Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Agora nos próximos quatro anos ou agora no final do ano? É porque há um mês não parecia nada que estivéssemos a levantar perna nenhuma, isto a não ser se te estiveres a referir aos magotes que têm levantado as pernas para emigrar desta miséria.

Agora, neste momento. No entanto, como é óbvio, seriam passos lentos.

Mas que melhoras têm tido as pessoas? Conheces alguem que tenha visto a sua vida melhorar nos ultimos meses??

Sim, conheço em variados aspectos desde a saúde à educação passando pelas suas áreas profissionais.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, no caso de eleições antecipadas, em consequência de uma eventual instabilidade entre o PS-BE-PCP, perpetiva-se que o Passos volte ao cargo de primeiro-ministro? Com o PC é só registos históricos, então. Depois de presidir o governo com a duração mais curta da democracia portuguesa, ainda pode vir a tornar-se o primeiro que, depois de derrubado, regressa ao cargo.

É isso mais ou menos.

No caso de ele voltar é sinal que PS + PCP + BE fizeram m*rda da grossa. Eu pessoalmente acho que eles vão ter muito trabalho, se não fazem o melhor possível para o país a curto e a longo prazo (aka meter as pessoas contentes a curto prazo e conseguir resultados para a que a longo prazo o país não se f*da à grande.) Se não acontecer isso, o PSD (se não lhes der uma à Costa destas eleições), vai estar durante muitos anos à frente, infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa frase, sobre política, parece coisa do catedrático de santa comba :mrgreen:

no momento em que o sistema político da democracia não se adaptar ao que as pessoas querem está condenado. em caso extremo até coloca a democracia em causa.

Como imaginas não disse isto numa onda de autoritarismo. :mrgreen:

Mas pá, eu votei BE e adorava que a Catarina Martins fosse PM, mas sei perfeitamente que as coisas não funcionam assim.

Quem é que te disse uma coisa dessas? Eu conheço pelo menos uma pessoa que votou no Bloco com a esperança de que das eleições resultasse uma solução governativa liderada pelo PS com o envolvimento do Bloco.

Eu pensei nisso, também. Já "conheces" duas. 8)

No entanto é engraçado que se vires os outdoors publicitários reparas que alguns não puseram caras e outros puseram.

E o que é que isso tem? Mal de quem decide um voto por outdoors.

Compartilhar este post

Link para o post

E o que é que isso tem? Mal de quem decide um voto por outdoors.

Não tem mal nenhum.

O que deste a entender é que quem está indignado está indignado porque não faz ideia para que serviu o voto dela.

E eu estou a dizer que vai na volta se fizeres uma sondagem isso até deu mais votos à esquerda porque houve pessoas que votaram no sorriso do Costa e outros na beleza e juventude da Catarina Martins e da Mortágua (mas depende dos gostos de cada um)

E mal de quem decide o voto por outdoors mas está estudado que a imagem conta e conta muito, seja na politica, na restauração, na habitação, etc, chama-se marketing e tem um poder enorme na decisão das pessoas.

Portanto.

"A esmagadora maioria das pessoas acha que votou para que o X fosse primeiro-ministro."

e são os próprios partidos nas campanhas de outdoors que fazem isso ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Não tem mal nenhum.

O que deste a entender é que quem está indignado está indignado porque não faz ideia para que serviu o voto dela.

E eu estou a dizer que vai na volta se fizeres uma sondagem isso até deu mais votos à esquerda porque houve pessoas que votaram no sorriso do Costa e outros na beleza e juventude da Catarina Martins e da Mortágua (mas depende dos gostos de cada um)

E mal de quem decide o voto por outdoors mas está estudado que a imagem conta e conta muito, seja na politica, na restauração, na habitação, etc, chama-se marketing e tem um poder enorme na decisão das pessoas.

Portanto.

"A esmagadora maioria das pessoas acha que votou para que o X fosse primeiro-ministro."

e são os próprios partidos nas campanhas de outdoors que fazem isso ;)

Mas eu disse que isso só acontecia a quem votou na coligação?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu acho que isso nem faria sentido.

As pessoas elegem deputados. No fim, os grupos parlamentares, por via dos seus líderes, podem negociar medidas para garantir estabilidade. Justo! As pessoas que votaram PS estarão representadas, as que votaram BE estarão representadas e as que votaram BE estarão representadas! O encontro ideológico é muito mais democrático do que a governação totalitária, aos meus olhos. E repara, o que é que vai acontecer? Vai ser posto em prático um programa de Governo composto, em grande parte, pela proposta do PS, que se aproximou de BE e PCP em algumas medidas. Representativo!

Eu concordo contigo. Eu só acho que era mais justo, o que disse anteriormente. Mas pronto, são opiniões, e pelos vistos, o que estou a dizer nem é possível de ser feito, só daqui a 6 meses. 6 meses é demasiado tempo.

Quem é que te disse uma coisa dessas? Eu conheço pelo menos uma pessoa que votou no Bloco com a esperança de que das eleições resultasse uma solução governativa liderada pelo PS com o envolvimento do Bloco.

Eu conheço outra. Não votei no Bloco por acreditar fielmente no seu programa, foi mesmo na esperança de poderem trazer o PS um pouco mais para a esquerda. A dependência do PCP é que não me agrada.

Peço desculpa. 95% das pessoas que votaram nesses partidos não pensariam que houvesse coligação entre eles. Agora que há efectivamente uma coligação à esquerda, claro que é fácil dizer "não! eu sabia que ia haver coligação! por isso é que votei no X porque sabia que se ia coligar ao Y e ao Z e assim o governo vinha abaixo!" não aconteceu nada disto, com a maioria das pessoas, obviamente. Até porque estes 3 partidos, têm pouco em comum. O próprio António Costa disse várias vezes mal do PCP e do BE, ainda hoje o Montenegro passou 90% do discurso a fazer citações destas.

Por mim, nada contra. Só tenho é medo que quando uma destas duas "braçadeiras" que o PS se agarrou para não se afogar, uma lhe falhe, a instabilidade que daí virá.

Editado por TP

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho é que isto não vai mudar nada, das duas uma, ou vamos ficar na mesma ou vamos ficar pior :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Mas eu disse que isso só acontecia a quem votou na coligação?

Portanto, estava-se a falar de pessoas no facebook que estão indignadas porque não votaram no Costa, outras que estão indignadas por o PaF "é que ganhou" e mais exemplos que não me apetece escrever.

Estavas a falar de quem então? Desculpa lá, mas dás a entender que quem está a chorar não sabe porque votou.

Mas siga.

Compartilhar este post

Link para o post

Peço desculpa. 95% das pessoas que votaram nesses partidos não pensariam que houvesse coligação entre eles. Agora que há efectivamente uma coligação à esquerda, claro que é fácil dizer "não! eu sabia que ia haver coligação! por isso é que votei no X porque sabia que se ia coligar ao Y e ao Z e assim o governo vinha abaixo!" não aconteceu nada disto, com a maioria das pessoas, obviamente. Até porque estes 3 partidos, têm pouco em comum. O próprio António Costa disse várias vezes mal do PCP e do BE, ainda hoje o Montenegro passou 90% do discurso a fazer citações destas.

Por mim, nada contra. Só tenho é medo que quando uma destas duas "braçadeiras que o PS se agarrou para não se afogar, uma lhe falhe, a instabilidade que daí virá.

Para já não há coligação nenhuma, porque apenas o PS irá para o Governo.

Depois, a instabilidade seria muito maior se este Governo continuasse, porque iria tremer a cada votação e veria a maioria das suas propostas e medidas a ser chumbadas. E um Governo que nada decide vale isso mesmo: nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Peço desculpa. 95% das pessoas que votaram nesses partidos não pensariam que houvesse coligação entre eles.

muda isso para 60% dos que votaram PS e 10% dos que votaram BE, e a gente até concorda um poquito. Em relação ao PCP podes deixar ficar assim :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, estava-se a falar de pessoas no facebook que estão indignadas porque não votaram no Costa, outras que estão indignadas por o PaF "é que ganhou" e mais exemplos que não me apetece escrever.

Estavas a falar de quem então? Desculpa lá, mas dás a entender que quem está a chorar não sabe porque votou.

Mas siga.

Falei em "indignadas" sim, mas estava a falar de uma maneira geral. Da mesma maneira que a maioria das pessoas vê a política como se fosse futebol e diz que "é do partido X".

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo contigo. Eu só acho que era mais justo, o que disse anteriormente. Mas pronto, são opiniões, e pelos vistos, o que estou a dizer nem é possível de ser feito, só daqui a 6 meses. 6 meses é demasiado tempo.

Mas era mais justo, porquê? Em que é que este cenário não é justo?

Repara, se isso acontecesse daqui a 6 meses, o PS, o BE e a CDU iam a eleições separados. E se calhar, se necessário, no final das eleições iam voltar a chegar a um acordo. Um acordo pós-eleitoral não é sinónimo de uma coligação pré-eleitoral, são bem distintos.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora, neste momento. No entanto, como é óbvio, seriam passos lentos.

Sim, conheço em variados aspectos desde a saúde à educação passando pelas suas áreas profissionais.

Melhorias na educação? ahahahahahahahahahahahahahah

Compartilhar este post

Link para o post

Para já não há coligação nenhuma, porque apenas o PS irá para o Governo.

Depois, a instabilidade seria muito maior se este Governo continuasse, porque iria tremer a cada votação e veria a maioria das suas propostas e medidas a ser chumbadas. E um Governo que nada decide vale isso mesmo: nada.

Não há coligação, há "coligação". mesma m*rda, muda o cheiro.

Exacto, daí te dizer, que acho que seria mais justo haver eleições o mais urgente possível, para tirar as teimas. As pessoas que votaram no PS, agora que o vêem coligado ao BE e ao PCP, vão continuar a votar nesta coligação? As que votaram no PCP e agora os vêem juntos ao PS, continuam a votar? Eu não sei se sim, se não. Era caso de ver, na minha opinião, fazendo novamente eleições.

Mas como isto não é possível, não faço ideia como será feito. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Por mim, nada contra. Só tenho é medo que quando uma destas duas "braçadeiras" que o PS se agarrou para não se afogar, uma lhe falhe, a instabilidade que daí virá.

Faz-me muita confusão quando leio/ouço previsões/ameaças/chantagens sobre instabilidade política em relação à solução mais estável possível face aos resultados eleitorais. Muita confusão mesmo...

Compartilhar este post

Link para o post

Se for preciso dar um passo atrás (piorar a vida das pessoas para melhorar a vida do país) para dar dois à frente (posteriormente melhorar a vida das pessoas) vamos dizer que não mesmo que seja a única solução? Se o mal está feito quem vai pagar são as pessoas, por muito injustamente que seja. O pior disso é que quem sofre mais é, precisamente, quem menos o merecia. Se o país está a melhorar lentamente qual é a necessidade de mudar para alguém que não garanta um crescimento sustentado superior? Que eu saiba não estamos em tempos de experiências para ver quem governa melhor. Pouco me importa quem governa (até podia ser a pessoa que menos gostasse) desde que faça as coisas bem feitas.

Adoro a conversa do mal estar feito como se não tivesse nada a ver com a coligação. Viabilizaram 3 pecs e 2 orçamentos, mas o estado em que o país ficou não tem nada a ver com ninguém da coligaçao.. :-

Não há nada a melhorar nada. Não estás é a piorar tão acentuadamente devido ao BCE, nada mais.

O país não vai ficar um paraíso quando se privatizar tudo, os únicos serviços que o estado preste seja aos mais pobres dos pobres e o resto tenha "liberdade de escolha".

Encaixaste vários milhares de milhões com empresas estratégicas e mesmo assim tens uma dívida muito maior do que há 4 anos, centenas de milhares de pessoas abandonaram o país e a grande maioria das que por cá continua vive pior. Mais uns passos atrás destes, tropeças e nunca mais te levantas...

Compartilhar este post

Link para o post

Faz-me muita confusão quando leio/ouço previsões/ameaças/chantagens sobre instabilidade política em relação à solução mais estável possível face aos resultados eleitorais. Muita confusão mesmo...

Exato. O PS tem de ter muito cuidado mesmo a governar, porque basta uma medida não aprovar a um dos parceiros deles que se f*de. O PSD e o CDS nunca na vida conseguiriam governar sem maioria porque é impossível governar bem em Portugal sem maioria. Estamos no cenário mais estável

Compartilhar este post

Link para o post

Mas era mais justo, porquê? Em que é que este cenário não é justo?

Repara, se isso acontecesse daqui a 6 meses, o PS, o BE e a CDU iam a eleições separados. E se calhar, se necessário, no final das eleições iam voltar a chegar a um acordo. Um acordo pós-eleitoral não é sinónimo de uma coligação pré-eleitoral, são bem distintos.

A minha tese era que eles fossem a eleições todos juntos e não separados, porque senão então, voltamos ao mesmo. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, daí te dizer, que acho que seria mais justo haver eleições o mais urgente possível, para tirar as teimas. As pessoas que votaram no PS, agora que o vêem coligado ao BE e ao PCP, vão continuar a votar nesta coligação? As que votaram no PCP e agora os vêem juntos ao PS, continuam a votar? Eu não sei se sim, se não. Era caso de ver, na minha opinião, fazendo novamente eleições.

Provavelmente haveria eleições, caso tal fosse possível.

Não posso falar por todos os eleitores, cada um sabe de si. Como diz o Desc, esta é a solução mais estável mediante o panorama actual. Poderá não o ser durante os 4 anos, mas isso é futurologia - nas eleições anteriores a coligação teve maioria absoluta e também houve instabilidade, com o Portas quase a bater com a porta (hihi). Portanto vir agora fazer bandeira dessa hipotética instabilidade não faz sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha tese era que eles fossem a eleições todos juntos e não separados, porque senão então, voltamos ao mesmo. :mrgreen:

Tal como o CDS e o PSD há 4 anos? Ou aí já não havia problema?

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiseres ter uma ideia do que poderia ser um "tira-teimas" aconselho-te a ir estudar o que aconteceu na eleição do Presidente da República em 1986. É uma bela história sobre a forma como funcionam as dinâmicas esquerda/direita em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Se quiseres ter uma ideia do que poderia ser um "tira-teimas" aconselho-te a ir estudar o que aconteceu na eleição do Presidente da República em 1986. É uma bela história sobre a forma como funcionam as dinâmicas esquerda/direita em Portugal.

até virei a cara para o lado a ler isto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Faz aí um resumo, sff. Não sei do que falas e estou com preguiça de pesquisar.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso foi quando o Zenha foi "ultrapassado" pelo Soares para ir à segunda volta e ganhar ao Freitas do Amaral, não foi?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não há motivos para irem juntos, como tu próprio dizes, há ideias diferentes que justificam propostas iniciais diferentes. Agora, depois dos resultados, é democrático e aconselhável que se aproximem mutuamente para garantir estabilidade e representatividade. É isto que eu estou a defender que é justo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...