Ed Publicado 10 Novembro 2015 Não seria mais justo, haver outra vez eleições o mais urgente possível? Assim, os Portugueses podiam votar ou numa coligação, ou noutra (ou nos outros partidos, que não estão coligados, obviamente). Parece-me mais justo, mas não sei até que ponto isto é possível. O "mais urgente possível" será só em Maio do próximo ano. Até lá, o Cavaco terá de fazer alguma coisa como não irá ter tomates para convidar/nomear o António Costa e deverá passar por outras alternativas, governo de gestão/iniciativa presidencial. Não quero coligações nas próximas eleições, quero partidos com ideias e com mensagens claras. Quero acima de tudo pluralidade e que o povo perceba no que raio está a votar. Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 10 Novembro 2015 Ah, e resta-me dizer que no fim disto a minha maior descrença está mesmo em todo o sistema político, é incrível a mediocridade em que está mergulhada a política portuguesa e também europeia, em todos os seus espectros. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 10 Novembro 2015 Os acordos pós-eleitorais são justos e, a meu ver, são muito mais interessantes para a boa governação de um país. O que está a acontecer chama-se democracia! Os partidos estão a negociar e a chegar a entendimentos. É isto. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 10 Novembro 2015 Já há uns dias. Olha, parabéns pela, mais que merecida, nomeação. Ah, e resta-me dizer que no fim disto a minha maior descrença está mesmo em todo o sistema político, é incrível a mediocridade em que está mergulhada a política portuguesa e também europeia, em todos os seus espectros. Mas isso já tem algum tempo, infelizmente. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 10 Novembro 2015 Eu só me pergunto é se nos outros países as discussões parlamentares também são este circo ou se conseguem ser civilizados. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 10 Novembro 2015 É de rir o pessoal no FB a dizer que a queda do governo não é democrática. :mrgreen: O "mais urgente possível" será só em Maio do próximo ano. Até lá, o Cavaco terá de fazer alguma coisa como não irá ter tomates para convidar/nomear o António Costa e deverá passar por outras alternativas, governo de gestão/iniciativa presidencial. Não quero coligações nas próximas eleições, quero partidos com ideias e com mensagens claras. Quero acima de tudo pluralidade e que o povo perceba no que raio está a votar. Acho que o bold já não está previsto na Constituição. O Eanes deve ter gasto os créditos todos :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 10 Novembro 2015 O "mais urgente possível" será só em Maio do próximo ano. Até lá, o Cavaco terá de fazer alguma coisa como não irá ter tomates para convidar/nomear o António Costa e deverá passar por outras alternativas, governo de gestão/iniciativa presidencial. Não quero coligações nas próximas eleições, quero partidos com ideias e com mensagens claras. Quero acima de tudo pluralidade e que o povo perceba no que raio está a votar. Duvido seriamente da iniciativa presidencial, e acho que mesmo a nível de estratégia, tendo em conta os últimos dias, o PSD prefere que o Costa assuma do que haja um governo de gestão. É mais arriscado para o partido. As coligações também podem ter ideias e mensagens claras. E no fim, se os partidos tiverem de se entender para garantir um governo estável, tanto melhor! Significa que as vontades de mais pessoas estão a ser tidas em conta. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 10 Novembro 2015 Eu só me pergunto é se nos outros países as discussões parlamentares também são este circo ou se conseguem ser civilizados. Há de tudo, mas a selvajaria não é exclusiva dos países pobres: Compartilhar este post Link para o post
treinadordebancada Publicado 10 Novembro 2015 A pergunta é: quantos mais passos atrás é que a coligação ainda queria dar até começar a dar passos para a frente? Na minha óptica estaríamos agora a levantar a perna para começar a dar o passo em frente. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 10 Novembro 2015 Não digo que não Perep mas assusta-me a ideia de ter um sistema político bipartido, que parece que é para aí que caminhamos. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 10 Novembro 2015 Na minha óptica estaríamos agora a levantar a perna para começar a dar o passo em frente. Agora nos próximos quatro anos ou agora no final do ano? É porque há um mês não parecia nada que estivéssemos a levantar perna nenhuma, isto a não ser se te estiveres a referir aos magotes que têm levantado as pernas para emigrar desta miséria. Compartilhar este post Link para o post
TP Publicado 10 Novembro 2015 Não é. O PR não pode convocar eleições dentro dos últimos 6 meses de mandato. Pois, era o que pensava. 6 meses é muita fruta. Os acordos pós-eleitorais são justos e, a meu ver, são muito mais interessantes para a boa governação de um país. O que está a acontecer chama-se democracia! Os partidos estão a negociar e a chegar a entendimentos. Não digo que não são justos, só estou a dizer, o que faria mais sentido neste momento (se fosse possível, que já vi que não é). As pessoas que votaram no PS, nem em sonhos achavam que estes se iam coligar com o PCP ou com o BE. Assim como quem votou no BE e no PCP, teve o mesmo pensamento. Votou no seu partido, não votou numa coligação. Digo eu. Daí dizer, que havendo eleições agora e fosse Coligação Esquerda vs. Coligação Direita, era muito mais justo. Não sendo possível, não faço ideia do que acontecerá. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 10 Novembro 2015 Não digo que não Perep mas assusta-me a ideia de ter um sistema político bipartido, que parece que é para aí que caminhamos. Pelo contrário, a meu ver há partidos que estão a ganhar importância. E quero acreditar que há um centrão que ainda se vai manifestar. O único apêndice político, neste momento, é o CDS. E é porque não é fiel à sua ideologia. Mas também há espaço à direita para o surgimento de soluções. Compartilhar este post Link para o post
John Bonifácio Publicado 10 Novembro 2015 Eu só rezo para que na formulação dos acordos com o PS tenha havido o bom-senso de contabilizar o peso que Bruxelas tem nos nossos orçamentos. Compartilhar este post Link para o post
Cabeça de giz Publicado 10 Novembro 2015 Elas podem querer o que quiserem, mas não é assim que as coisas funcionam. Essa frase, sobre política, parece coisa do catedrático de santa comba :mrgreen: no momento em que o sistema político da democracia não se adaptar ao que as pessoas querem está condenado. em caso extremo até coloca a democracia em causa. Eu só me pergunto é se nos outros países as discussões parlamentares também são este circo ou se conseguem ser civilizados. ui... googla ou youtuba que vais ver que somos uns tenrinhos :mrgreen: mas que o nível está bem abaixo do que a situação geral recomendava, lá isso está. de todas as partes. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 10 Novembro 2015 Não digo que não são justos, só estou a dizer, o que faria mais sentido neste momento (se fosse possível, que já vi que não é). As pessoas que votaram no PS, nem em sonhos achavam que estes se iam coligar com o PCP ou com o BE. Assim como quem votou no BE e no PCP, teve o mesmo pensamento. Votou no seu partido, não votou numa coligação. Digo eu. Daí dizer, que havendo eleições agora e fosse Coligação Esquerda vs. Coligação Direita, era muito mais justo. Não sendo possível, não faço ideia do que acontecerá. Mas eu acho que isso nem faria sentido. As pessoas elegem deputados. No fim, os grupos parlamentares, por via dos seus líderes, podem negociar medidas para garantir estabilidade. Justo! As pessoas que votaram PS estarão representadas, as que votaram BE estarão representadas e as que votaram BE estarão representadas! O encontro ideológico é muito mais democrático do que a governação totalitária, aos meus olhos. E repara, o que é que vai acontecer? Vai ser posto em prático um programa de Governo composto, em grande parte, pela proposta do PS, que se aproximou de BE e PCP em algumas medidas. Representativo! Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 10 Novembro 2015 Há de tudo, mas a selvajaria não é exclusiva dos países pobres: PWeaLGealHQ No início pensei que se tratasse de uma colectânea de sketeches dos Monty Python. E ainda me estou a rir do outro a pronunciar "order" com uma voz de 2 decibéis. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Koper Publicado 10 Novembro 2015 Não sei se isto vai correr bem ou não, mas fico contente por um país tradicionalista e comodista como o nosso ter algo de novo e que rompa com o usual. Isto é democracia. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 10 Novembro 2015 Pois, era o que pensava. 6 meses é muita fruta. Não digo que não são justos, só estou a dizer, o que faria mais sentido neste momento (se fosse possível, que já vi que não é). As pessoas que votaram no PS, nem em sonhos achavam que estes se iam coligar com o PCP ou com o BE. Assim como quem votou no BE e no PCP, teve o mesmo pensamento. Votou no seu partido, não votou numa coligação. Digo eu. Daí dizer, que havendo eleições agora e fosse Coligação Esquerda vs. Coligação Direita, era muito mais justo. Não sendo possível, não faço ideia do que acontecerá. Quem é que te disse uma coisa dessas? Eu conheço pelo menos uma pessoa que votou no Bloco com a esperança de que das eleições resultasse uma solução governativa liderada pelo PS com o envolvimento do Bloco. Compartilhar este post Link para o post
Enzo Dios Perez Publicado 10 Novembro 2015 Quem é que te disse uma coisa dessas? Eu conheço pelo menos uma pessoa que votou no Bloco com a esperança de que das eleições resultasse uma solução governativa liderada pelo PS com o envolvimento do Bloco. Eu conheço outra. Não votei no Bloco por acreditar fielmente no seu programa, foi mesmo na esperança de poderem trazer o PS um pouco mais para a esquerda. A dependência do PCP é que não me agrada. Compartilhar este post Link para o post
P_KOR Publicado 10 Novembro 2015 Nada me daria mais prazer do que meter a minha viola no saco(politicamente falando) era sinal que tudo o que a este novo governo se comprometeu foi feito e a vida da esmagadora maioria dos portugueses melhorou (quer dizer, pelo menos passam a ter mais dinheiro na carteira). No entanto, nao me parece que isto vá funcionar, quando sairem as contra partidas das medidas que já foram apresentadas (e que todos no seu pleno juizo social teem razoes para aplaudir) virá também a primeira cisao no governo Ps colado a cola-cuspo.. E basta um dos 3 se chatearem para o governo deixar de ter maioria para aprovar o que quer. E acrescento, aposto o esquerdo que o primeiro a saltar fora será aquele que foi o primeiro a estender a mao... Espero daqui a umas meias duzias de meses nao estar aqui a dizer "i told you so", mas tenho um feeling que o Costa é provavelmente dos politicos mais perigosos que já passaram pela politica portuguesa. E ai incluo tmb o Portas, para que conste. Compartilhar este post Link para o post
Thor Odinsson Publicado 10 Novembro 2015 (editado) Estar a falar ao calhas? Simplesmente o ultimo gajo que realmente ganhou umas eleicoes antes do costa foi o Santa lopes ou estou enganado? Ou seja todos os outros foram por consequencia disso não? Sim, o rui rio foi muito nessas negociatas e tudo no porto! Um gajo cheio de escândalos, tanto que o porto está bem financeiramente e do outro lado do rio (onde havia outro antonio costa mas do psd) existe um dos maiores buracos nas autarquias portuguesas! O flopes concorreu às eleiçoes?!desde quando? E já agora, por favor, não confundas o Lenine com o Estaline, esse é que era ditador. Quem votou na esquerda não fica envergonhado como chegaram ao poder? So incoerências do Costa principalmente.. Chegaram ao poder porque os eleitores entenderam dar maioria parlamentar aos partidos de esquerda e por conseguinte retirar a maioria à coligação, perdendo milhares de votos, significando que não davam carta verde ao governo para continuar a governar e com a mesma politica?? Queres mesmo que vá buscar as palavras do antónio costa a dizer mal do PCP E BE e que nunca se iam coligar? LOL Também vale ir buscar citações de 2011 do portas a dizer que o psd com maioria absoluta nao era solução? Ou então uma frase atribuida a ele em que dizia algo do género: " mesmo que o PS vença as eleições, se a maioria for de direita, o PS não governará". Se for preciso dar um passo atrás (piorar a vida das pessoas para melhorar a vida do país) para dar dois à frente (posteriormente melhorar a vida das pessoas) vamos dizer que não mesmo que seja a única solução? Se o mal está feito quem vai pagar são as pessoas, por muito injustamente que seja. O pior disso é que quem sofre mais é, precisamente, quem menos o merecia. Se o país está a melhorar lentamente qual é a necessidade de mudar para alguém que não garanta um crescimento sustentado superior? Que eu saiba não estamos em tempos de experiências para ver quem governa melhor. Pouco me importa quem governa (até podia ser a pessoa que menos gostasse) desde que faça as coisas bem feitas. Mas que melhoras têm tido as pessoas? Conheces alguem que tenha visto a sua vida melhorar nos ultimos meses?? Hoje fez-se história, fez-se democracia, caíram màscaras e descobriram-se brilhantes actores. No entanto, é minha opinião que o futuro deste suposto governo PS é uma incógnita, e muito por causa do PCP. Aliàs, para quem está familiarizado com a obra do Tolkien, nomeadamente o Senhor dos Aneis, vejo o PCP como uma espécie de Isildur. Não tenho dúvidas que só por causa do PCP é que não existe uma coligação de esquerda. Editado 10 Novembro 2015 por Túrin_Turambar Compartilhar este post Link para o post
El Colosso Publicado 10 Novembro 2015 Tenho um laranjinha em minha casa que ainda não saiu do quarto com a azia, minha nossa :lol: Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 10 Novembro 2015 É mesmo triste perceber que as pessoas não sabem para que serviu o voto delas nestas eleições. A esmagadora maioria das pessoas acha que votou para que o X fosse primeiro-ministro. É triste. No entanto é engraçado que se vires os outdoors publicitários reparas que alguns não puseram caras e outros puseram. Compartilhar este post Link para o post