Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Reigns

FC Porto - Futebol

Publicações recomendadas

Quando o Josué jogar alguma coisa dou-te razão, agora isto não é FM que eles marcam um golo de penalty e tem logo 9.9 de pontuação...

Pois, fica-te pelo FM.

Compartilhar este post

Link para o post

Também concordo. Agora, para quem se dá ao trabalho de ler e trocar opiniões comigo, sabe que a minha opinião vai contra isso... porque não estão reunidas as condições normais.

Em condições normais o Lucho não tinha saído.

Em condições normais tínhamos um 11 base estabelecido.

Em condições normais o Quaresma passava a vida no banco.

Em condições normais o Fernando já tinha saído. Mas, por culpa dele ou de outrém, não saiu. E, tendo em conta as circunstâncias, tenho para mim que não faz parte do melhor meio campo do Porto. Faria, na minha ideia, se o PF começasse por mudar as suas ideias. Faria, também, caso não houvesse nenhuma solução melhor.

Os melhores jogos do Porto foram feitos com Defour no papel de Fernando, Herrera e Carlos Eduardo e é por aí que acho que se devia apostar.

Epá, mas mesmo não estando reunidas as condições normais, o Fernando será sempre mais jogador que o Defour, mesmo que o esquema seja feito à imagem do belga e não do brasileiro. O Fernando evoluiu imenso, é um 6 de classe mundial, tem agora muitos mais recursos ofensivos e transformou-se num médio muito completo. Seja qual for o esquema e o sistema, seja o 4-3-3 dos últimos anos ou o duplo-pivot do PF, ele tem que ser titular, mesmo que não renda o máximo que pode render.

Compartilhar este post

Link para o post

Vais dizer que não é verdade? Desde que está no Porto que não exibe a qualidade que tem.

Vou. Não está no topo das suas potencialidades porque com a equipa neste estado isso é impossível. Mesmo assim vai evidenciando qualidades que eu, muito sinceramente, nunca esperei que ele fosse ter. Inteligência/predisposição (não só nos movimentos atacantes, mas acima tudo na forma como defende), toque de bola, visão, intensidade, vontade e uma técnica muito apurada. Só no último jogo picou duas bolas por cima da defesa direitinhas para o Jackson que acabou por não marcar golo.

De resto, é o único que naquela posição (10) tenta agitar as águas, que procura dar sempre o linha de passe, tenta passes de ruptura e combinar com os colegas sem ser passar a bola para o extremo e esperar que ele saque um cruzamento. O Quintero também o faz, mas a intensidade de um e de outro é tão diferente lol, neste momento o Josué é o médio mais moderno que nós temos. Está a ser a maior surpresa da época, muito sinceramente. Numa equipa oleada e a carburar não tenho dúvidas que já tinha explodido.

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo Fonseca surpreendeu ao avançar com Abdoulaye no onze que enfrentou o P. Ferreira.Surpreendeu não só os adeptos como o próprio Maicon que, depois de se ter sentado no banco diante do Estoril para a Taça de Portugal, voltou a ficar entre os suplentes.

O central, que ainda no final de janeiro foi capitão dos dragões na receção ao Marítimo para a Taça da Liga, não lidou bem com a posição secundária a que foi submetido na última ronda da Liga. “Ninguém gosta de ser suplente, e o Maicon, por aquilo que já fez pelo FC Porto, pelo que já representa para o clube, sente-se bastante constrangido. Porém, nós estamos a falar com ele”, revelou António Araújo. Lembre-se que, no final do jogo com oP. Ferreira, Paulo Fonseca explicou que a decisão de fazer avançar Abdoulaye esteve relacionada com as características de jogo que esperava encontrar. Assim, Maicon deve regressar ao onze já no domingo.

@ record

o que ele ja fez, e pelo que ja representa para o clube

:weedman:

Compartilhar este post

Link para o post

Epá, mas mesmo não estando reunidas as condições normais, o Fernando será sempre mais jogador que o Defour, mesmo que o esquema seja feito à imagem do belga e não do brasileiro. O Fernando evoluiu imenso, é um 6 de classe mundial, tem agora muitos mais recursos ofensivos e transformou-se num médio muito completo. Seja qual for o esquema e o sistema, seja o 4-3-3 dos últimos anos ou o duplo-pivot do PF, ele tem que ser titular, mesmo que não renda o máximo que pode render.

Concordo, o Fernando é um enorme jogador, tem capacidades que poucos médios no mundo têm.

O que defendo não é isso. O que defendo é que o meio campo mais forte é composto por 3 jogadores que não ele. E digo isto tendo em conta a realidade atual do FCP, que inclui um treinador que não abdica das suas ideias, mesmo que se veja que não têm grande resultado.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo, o Fernando é um enorme jogador, tem capacidades que poucos médios no mundo têm.

O que defendo não é isso. O que defendo é que o meio campo mais forte é composto por 3 jogadores que não ele. E digo isto tendo em conta a realidade atual do FCP, que inclui um treinador que não abdica das suas ideias, mesmo que se veja que não têm grande resultado.

Mas como é que o melhor meio-campo do Porto não contém o melhor médio (e já agora, melhor jogador) do Porto?

O Fernando é praticamente tão importante no Porto como o William no Sporting. Sem ele, toda a equipa perde, principalmente, imensa segurança e consistência defensiva, entre muitos outros aspectos.

Eu percebo que se ache que, para o sistema do PF, há jogadores com perfis que encaixam melhor no sistema. Mas mesmo não tendo o perfil ideal para o sistema, o Fernando está uns valentes furos acima de qualquer outro médio do Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas como é que o melhor meio-campo do Porto não contém o melhor médio (e já agora, melhor jogador) do Porto?

O Fernando é praticamente tão importante no Porto como o William no Sporting. Sem ele, toda a equipa perde, principalmente, imensa segurança e consistência defensiva, entre muitos outros aspectos.

Eu percebo que se ache que, para o sistema do PF, há jogadores com perfis que encaixam melhor no sistema. Mas mesmo não tendo o perfil ideal para o sistema, o Fernando está uns valentes furos acima de qualquer outro médio do Porto.

A diferença é que o meio campo do Sporting funciona, os jogadores complementam-se e implementam dinâmicas que permitem o jogo tornar-se consistente. Tanto ofensiva, como defensivamente.

E, pegando nesse exemplo que estás mais familiarizado, imagina que agora vinha outro treinador par ao Sporting que implementava um sistema tático diferente.

Mesmo meio campo, com diferente disposição no terreno de jogo e dinâmicas a ele agregadas. Só que o William, com essa mudança, torna-se um jogador subaproveitado (apesar de continuar a ser o melhor jogador da equipa). O jogo torna-se inconsistente, desnorteado, etc, etc, etc. Por outro lado, quando o William descansou num jogo, ou estava suspenso ou o crl, o Dier aproveitou essa oportunidade (com os outros dois elementos iguais) e o jogo do Sporting foi fluído, seguro, dinâmico. No jogo a seguir, o treinador volta a apostar no mesmo meio campo e continua a funcionar perfeitamente.

O meio campo torna-se melhor só por ter lá o William, mesmo não jogando népia?

Compartilhar este post

Link para o post

E tu perdes o teu tempo poeira? Caga nisso.

Nao entendo essa implicância, até porque tem a sua pertinência o que ele diz em relaçao ao meio-campo.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao entendo essa implicância, até porque tem a sua pertinência o que ele diz em relaçao ao meio-campo.

Que raio de pertinência achar que o Real sem Ronaldo joga melhor? Ou o Barça sem Messi? É exactamente a mesma coisa. É parvoíce, é vontade de ser diferente e é vontade de dar nas vistas. Mas vindo de onde vem não me surpreende.

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a querer dizer que o Fernando, por estar a ser subaproveitado, "emperra" o meio-campo do Porto?

Isso não faz sentido. E mesmo não contextualizando (o que até dava jeito aqui, porque adversários diferentes criam dinâmicas diferentes), não acredito que em termos defensivos esse meio-campo do Porto tenha sido mais seguro sem o Fernando do que com ele. Podem ter acontecido 1/2 jogos em que não existiram problemas defensivos, mas isso pode-se ter dado mais por demérito do adversário do que propriamente por mérito do Porto (jogos no Dragão, por exemplo, em que muitas equipas ganhavam mais se não abdicassem de atacar de forma apoiada).

Compreendo que as dinâmicas do meio-campo do Porto com e sem o Fernando sejam diferentes, e compreendo que haja aspectos em que talvez um meio-campo sem o Fernando funcione ligeiramente melhor, mas na grande maioria dos aspectos, o Fernando é um claro upgrade ao meio-campo, contra qualquer adversário e em qualquer competição.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento, o FCP completamente à deriva num "esquema táctico" que vem apresentando com o Fernando é assim, nem quero imaginar sem o Fernando :estrelas: No entanto, entendo a ideia do Vieira.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa comparação faria o seu sentido se o Ronaldo e o Messi ja nao estivessem bem estabilizados nos seus clubes e a oferecerem garantias de muitos mais anos ao serviço do clube. Ja o Porto, não terá esse luxo porque ele está de saida. E dentro dessa condicionante o Porto tem de forçosamente, dado que as ideias do PF são vincadas e pouco susceptiveis de mudança, tem de moldar o onze e criar um meio-campo forte sem ele e a sugestão dele até ja foi testada e deu bom resultado.

E é isso que ele tem estado a dizer, apesar de uma ou outra incorreção.

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a querer dizer que o Fernando, por estar a ser subaproveitado, "emperra" o meio-campo do Porto?

Isso não faz sentido. E mesmo não contextualizando (o que até dava jeito aqui, porque adversários diferentes criam dinâmicas diferentes), não acredito que em termos defensivos esse meio-campo do Porto tenha sido mais seguro sem o Fernando do que com ele. Podem ter acontecido 1/2 jogos em que não existiram problemas defensivos, mas isso pode-se ter dado mais por demérito do adversário do que propriamente por mérito do Porto (jogos no Dragão, por exemplo, em que muitas equipas ganhavam mais se não abdicassem de atacar de forma apoiada).

Compreendo que as dinâmicas do meio-campo do Porto com e sem o Fernando sejam diferentes, e compreendo que haja aspectos em que talvez um meio-campo sem o Fernando funcione ligeiramente melhor, mas na grande maioria dos aspectos, o Fernando é um claro upgrade ao meio-campo, contra qualquer adversário e em qualquer competição.

Sim, emperrar é um termo bonito que se pode adequar.

Lá está, eu compreendo essa ideia, mas a partir do momento em que o jogo se torna mais fluído, consistente e lógico com um meio campo, acho que faz mais sentido apostar nesse grupo do que voltar à casa de partida porque... está escrito Fernando na camisola. Aconteceu o mesmo com o Lucho, mas como o PF se vinha só de o ver a chegar ao centro de treinos, continuou a ser titular. Jogo após jogo. Era melhor que os restantes elementos concorrentes? Sem dúvida. Servia para o tipo de jogo pretendido pelo treinador? Nem por isso. O que aconteceu foi andar a emperrar o jogo do Porto (e é claro que aqui existe todo o tipo de condicionantes, como as que tu referiste e outras como o próprio equilíbrio da equipa) até aparecer o Carlos Eduardo que ofereceu mais à equipa que o Lucho, apesar de não ser, de longe, melhor que o argentino.

E antes das dinâmicas diferentes consoante os adversários há a dinâmica da própria equipa, consigo mesma.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, emperrar é um termo bonito que se pode adequar.

Lá está, eu compreendo essa ideia, mas a partir do momento em que o jogo se torna mais fluído, consistente e lógico com um meio campo, acho que faz mais sentido apostar nesse grupo do que voltar à casa de partida porque... está escrito Fernando na camisola. Aconteceu o mesmo com o Lucho, mas como o PF se vinha só de o ver a chegar ao centro de treinos, continuou a ser titular. Jogo após jogo. Era melhor que os restantes elementos concorrentes? Sem dúvida. Servia para o tipo de jogo pretendido pelo treinador? Nem por isso. O que aconteceu foi andar a emperrar o jogo do Porto (e é claro que aqui existe todo o tipo de condicionantes, como as que tu referiste e outras como o próprio equilíbrio da equipa) até aparecer o Carlos Eduardo que ofereceu mais à equipa que o Lucho, apesar de não ser, de longe, melhor que o argentino.

E antes das dinâmicas diferentes consoante os adversários há a dinâmica da própria equipa, consigo mesma.

Mas há que ver mesmo o contexto. Porque eu acredito que, mesmo no sistema do PF, o Fernando pode dar mais que o Defour a jogar como elemento mais defensivo. O Lucho é um caso diferente, porque a idade retirou-lhe a capacidade física, e a falta de capacidade física retirou-lhe algum do discernimento com bola.

Num jogo de maior dificuldade, contra Sporting, Benfica ou até mesmo contra Braga/Estoril, duvido muito que um meio-campo sem Fernando seja mais seguro e consistente do que um meio-campo com Fernando.

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo a ser "desaproveitado", o Fernando é o melhor jogador do plantel para jogar no duplo-pivot. Todos nós conhecemos a sua capacidade defensiva, mas tem sido frequente o Fernando fazer passes de ruptura e cavalgadas com a bola em progressão para o ataque. E faz isso com qualidade. Na minha opinião, o nosso jogo não se tornou mais fluído, consistente e lógico porque estava lá o Defour em vez do Fernando (suponho que estejas a falar do jogo contra o Braga) mas porque o Herrera jogou em terrenos mais avançados na 2ª parte e não se fixou ao lado do Defour como tinha jogado na 1ª parte. Aliando a isso o facto de o Carlos Eduardo jogar mais atrás do que o Lucho, o meio-campo ficou mais próximo de aquilo que nós pretendemos, que é jogar só com um trinco e 2 médios-interiores.

Editado por Underscore

Compartilhar este post

Link para o post

Mas há que ver mesmo o contexto. Porque eu acredito que, mesmo no sistema do PF, o Fernando pode dar mais que o Defour a jogar como elemento mais defensivo. O Lucho é um caso diferente, porque a idade retirou-lhe a capacidade física, e a falta de capacidade física retirou-lhe algum do discernimento com bola.

Num jogo de maior dificuldade, contra Sporting, Benfica ou até mesmo contra Braga/Estoril, duvido muito que um meio-campo sem Fernando seja mais seguro e consistente do que um meio-campo com Fernando.

Eu também acredito que o Fernando pode dar muito mais, mesmo sob estes ideais do PF. E eu continuo a dizer que o Defour não joga melhor que o Fernando naquela posição, o meio campo é que se torna mais equilibrado, acho que isso já estava claro.

Não acho o Lucho um caso assim tão diferente. Os motivos são diferentes, mas as dificuldades são semelhantes. Se um viu a idade afetar-lhe o rendimento, o outro vê as instruções e tarefas incubidas pelo treinador limitarem as suas potencialidades. Um saíu (do 11, não estou a contar com a saída do clube) para a equipa não cair no rendimento (e mesmo assim demorou algum tempo até o PF ter cujones), mas o outro tem de ficar? Não entendo, muito honestamente.

Entendo que ele é muito mais do que aquilo que consegue mostrar atualmente, acho que estamos todos de acordo aí. Agora, se existe um trio que já mostrou grande capacidade e maior rendimento que todas as outras conjunturas utilizadas... porque não apostar nisso?

Mesmo a ser "desaproveitado", o Fernando é o melhor jogador do plantel para jogar no duplo-pivot. Todos nós conhecemos a sua capacidade defensiva, mas tem sido frequente o Fernando fazer passes de ruptura e cavalgadas com a bola em progressão para o ataque. E faz isso com qualidade. Na minha opinião, o nosso jogo não se tornou mais fluído, consistente e lógico porque estava lá o Defour em vez do Fernando (suponho que estejas a falar do jogo contra o Braga) mas porque o Herrera jogou em terrenos mais avançados na 2ª parte e não se fixou ao lado do Defour como tinha jogado na 1ª parte. Aliando a isso o facto de o Carlos Eduardo jogar mais atrás do que o Lucho, o meio-campo ficou mais próximo de aquilo que nós pretendemos, que é jogar só com um trinco e 2 médios-interiores.

Ou seja, o PF só deu a oportunidade, a dádiva do senhor, ao Defour para poder entender-se melhor com os colegas e criar melhores dinâmicas? Recordo-me desse jogo com o Braga (mas não o tenho só como exemplo, o jogo com o Estoril até à lesão do CE também o serve) de ver o Defour lado a lado com o Herrera... tal como o Fernando.

Não vou muito nessa história da inversão do triângulo na segunda parte com o Braga. Também consigo arranjar print screens de qualquer jogo do Porto que mostram apenas um jogador no vértice recuado, não é por isso que passamos a jogar num 4-3-3 habitual.

A diferença é que o Defour se entendeu melhor com o Herrera, tornando-o um jogador mais confiante o que, por conseguinte, o tornou um jogador mais livre. O que, a juntar à capacidade de perceção de jogo do CE, se torna perfeito.

Compartilhar este post

Link para o post

O Josué chega e sobra.

Amas mesmo o rapaz, estou a ver :-k

Btw, o que é que hoje estava a acontecer no Dragão? Passei lá às 21h30 e as luzes minímas estavam ligadas e estava a dar música. Espreitei para o relvado e não se via nada.

Editado por Varela

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também acredito que o Fernando pode dar muito mais, mesmo sob estes ideais do PF. E eu continuo a dizer que o Defour não joga melhor que o Fernando naquela posição, o meio campo é que se torna mais equilibrado, acho que isso já estava claro.

Não acho o Lucho um caso assim tão diferente. Os motivos são diferentes, mas as dificuldades são semelhantes. Se um viu a idade afetar-lhe o rendimento, o outro vê as instruções e tarefas incubidas pelo treinador limitarem as suas potencialidades. Um saíu (do 11, não estou a contar com a saída do clube) para a equipa não cair no rendimento (e mesmo assim demorou algum tempo até o PF ter cujones), mas o outro tem de ficar? Não entendo, muito honestamente.

Entendo que ele é muito mais do que aquilo que consegue mostrar atualmente, acho que estamos todos de acordo aí. Agora, se existe um trio que já mostrou grande capacidade e maior rendimento que todas as outras conjunturas utilizadas... porque não apostar nisso?

Mais equilibrado sim. Mas mais limitado também. É a tal questão: contra os pequenos dá para controlar e acabar por ganhar, mas contra as melhores equipas é coisa para tremer por todos os lados. E convém que o meio-campo de uma equipa como o Porto cumpra bem contra os pequenos e se necessário for, cumpra ainda melhor contra as melhores equipas.

Mesmo limitando as potencialidades ao Fernando, ele continua a dar muitas coisas à equipa que mais ninguém consegue dar. Em termos defensivos então, é uma diferença bem grande. E eu, que também tenho visto os jogos do Porto, acho que na 2ª parte do jogo contra o Braga não houve nenhuma inversão do triângulo, não foi isso que fez aquele meio-campo render. O que o fez render foi que o jogo durante quase toda a 2ª parte (a partir do 1-0, logo no início) esteve partido e jogava-se mais juntos às 2 áreas do que no centro do terreno. Era transições de um lado e de outro. E isso trouxe ao de cima as melhores características, por exemplo, do Herrera e do CE, que são jogadores de transição, de correr com a bola no pé e galgar vários metros, em vez de fazerem a bola correr.

O Defour é um jogador de equilíbrios, certo. Mas sem o Fernando, um meio-campo mais intenso e pressionante engole um duplo-pivot com Defour e Herrera. Se contra o Sporting na Taça da Liga até um duplo-pivot com Fernando e Herrera foi engolido, que fará sem o brasileiro, que recupera bolas como ninguém em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Ia responder, mas acho que não ia acrescentar nada e íamos acabar por entrar num ciclo. Entendo perfeitamente essa ideia, apesar de não concordar.

Compartilhar este post

Link para o post

Atenção que eu não disse que o Fonseca inverteu o triangulo contra o Braga, mas que, pelas movimentações do Herrera havia uma maior presença deste em zonas mais adiantadas do terreno.

Eu fui ver esse jogo com o Estoril e não estavamos a jogar nada de especial.

Basicamente, entendo esse ponto de vista mas concordo com o Poeira. No entanto, acho que a equipa pode ter esse equilibrio com o Fernando, desde que não saia tantas vezes da posição como faz actualmente. Talvez seja um contra-senso, mas parece-me que o Fernando, a jogar no duplo-pivot, arrisca mais que o Defour.

Compartilhar este post

Link para o post

O Fernando emperrava os jogos na altura do Jesualdo, na altura em que passava só para os lados e para trás. Fazia circulação segura. Agora de momento não acontece isso, excelente nas recuperações de bola, muito bom no passe e tem um pulmão que dura e dura. Melhor não há.

c5d1fb9437e591c45e26ab3469d3f708.gif

:heart:

cae698efa3fafc546b872f1db199c9f5.gif

6bbca3095224752688a5d7fdd3cd243f.gif

Fantástico. Não se pode pedir mais a um jogador para a posição dele.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...