Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lourenço

[Video] É expulso quando ia ser substituído

Publicações recomendadas

Razão tinha o professor Jorge Miranda (que é o pai da nossa Constituição), que me disse uma vez (a mim e aos que estavam naquela sessão) que se arrependia de não ter posto expressamente um artigo no texto constitucional sobre o princípio do bom senso (que deve sempre nortear qualquer aplicação de uma lei)

Tão verdade.

Nunca concordei com a amostragem do cartão amarelo a um jogador por tirar a camisola.

Compartilhar este post

Link para o post

O Vukcevic também não foi expulso depois de festejar um golo tirando a camisola? até tenho ideia que foi num jogo europeu

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

O Vukcevic também não foi expulso depois de festejar um golo tirando a camisola? até tenho ideia que foi num jogo europeu

Sim.

Não deixa de ser idiota.

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, é preciso perceber porque é que se mostra amarelo quando um jogador tira a camisola. Alguém sabe? Eu não sei.

Esta expulsão só tem algum fundamento se for para evitar a publicidade debaixo das camisolas. Caso contrário, é uma aberração.

Esse criterio de amarelo nao começou a ser aplicado a partir de 2001?

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiro, é preciso perceber porque é que se mostra amarelo quando um jogador tira a camisola. Alguém sabe? Eu não sei.

Esta expulsão só tem algum fundamento se for para evitar a publicidade debaixo das camisolas. Caso contrário, é uma aberração.

Durante algum 1 ou 2 epocas essa regra foi abolida, juntamente com a de que saltar por cima dos paineis publicitarios, ir festejar para junto das redes, etc, etc era considerado conduta anti-desportiva e dava amarelo, mas por exemplo desviar um painel e passar ao lado, já não dava, e ambas foram retiradas das leis.

os cartões amarelos por retirar a camisola voltaram, porque se verificava que muitas equipas utilizavam isso para retardar o reatamento do jogo, dessa forma prejudicavam intecionalmente a equipa adversaria, foi por isso que levantar a camisola acima da cabeça voltou a ser considerado conduta anti-desportiva.

Se bem me lembro, houve uma ou duas equipas na alemã que utilizaram este "metodo" ostensivamente tendo chegado toda a equipa a despir a camisola depois de um golo, depois demorando uma porrada de tempo para voltar a retomar o jogo, por isso o IFAB voltou a colocar este ponto na lei.

nada tem a ver com a publicidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Mal expulso. Nesta situação o bom senso tem que se sobrepor à aplicação das regras.

Agora imagina que estás tu a apitar o jogo tens observador, quero que se f*da o bom senso se disso depender a minha classificação!

Compartilhar este post

Link para o post

Durante algum 1 ou 2 epocas essa regra foi abolida, juntamente com a de que saltar por cima dos paineis publicitarios, ir festejar para junto das redes, etc, etc era considerado conduta anti-desportiva e dava amarelo, mas por exemplo desviar um painel e passar ao lado, já não dava, e ambas foram retiradas das leis.

os cartões amarelos por retirar a camisola voltaram, porque se verificava que muitas equipas utilizavam isso para retardar o reatamento do jogo, dessa forma prejudicavam intecionalmente a equipa adversaria, foi por isso que levantar a camisola acima da cabeça voltou a ser considerado conduta anti-desportiva.

Se bem me lembro, houve uma ou duas equipas na alemã que utilizaram este "metodo" ostensivamente tendo chegado toda a equipa a despir a camisola depois de um golo, depois demorando uma porrada de tempo para voltar a retomar o jogo, por isso o IFAB voltou a colocar este ponto na lei.

Obrigado pelo esclarecimento.

Se não tem a ver com a publicidade, é evidentemente mal expulso. De que forma é que tirar a camisola quando se está a ser substituído constitui conduta anti-desportiva? Não percebo.

Compartilhar este post

Link para o post

O que está nas regras provavelmente é que se o jogador tira a camisola dentro de campo seja qual for o motivo tem de ser mostrado amarelo, e se assim for, ele é bem expulso.

Haaa e tal o bom-senso, agora imaginemos que o árbitro não expulsa o jogador porque tem bom-senso e no final a equipa adversária contesta o jogo porque foi perdoada a expulsão, como é ? Quem se f*de é o árbitro.

Foi um caso de burrice do jogador porque nem faz sentido alguém sequer pensar tirar a camisola enquanto está a ser substituído, é estupidez pura.

Compartilhar este post

Link para o post

O que está nas regras provavelmente é que se o jogador tira a camisola dentro de campo seja qual for o motivo tem de ser mostrado amarelo, e se assim for, ele é bem expulso.

Haaa e tal o bom-senso, agora imaginemos que o árbitro não expulsa o jogador porque tem bom-senso e no final a equipa adversária contesta o jogo porque foi perdoada a expulsão, como é ? Quem se f*de é o árbitro.

Foi um caso de burrice do jogador porque nem faz sentido alguém sequer pensar tirar a camisola enquanto está a ser substituído, é estupidez pura.

Nas regras da FIFA, estão duas coisas:

Celebração de um golo

Os jogadores estão autorizados a manifestar a sua alegria aquando da

marcação de um golo, mas sem euforia excessiva.

São permitidas manifestações razoáveis. No entanto, as celebrações

“coreografadas” não devem ser permitidas se implicarem uma perda de

tempo excessiva, devendo os árbitros intervir nestes casos.

Um jogador será advertido se:

• na opinião do árbitro, faz gestos provocatórios, de troça, ou inflamatórios

• trepa as redes da vedação para comemorar um golo que acaba de ser

marcado

• se tira a camisola por cima da cabeça ou cobre a cabeça com a camisola

• se cobre a cabeça ou a cara com uma máscara ou outro artigo

semelhante

Sair do terreno de jogo para comemorar um golo não é, por si só, uma

infração passível de advertência, mas é importante que os jogadores

regressem ao terreno de jogo o mais rapidamente possível.

Pretende-se que os árbitros adotem uma atitude preventiva, demonstrando

bom senso neste género de situações.

Infrações passíveis de advertência

Um suplente ou um jogador que tenha sido substituído deve ser advertido

quando cometa uma das três seguintes infrações:

• tornar-se culpado de comportamento antidesportivo

• manifestar desacordo por palavras ou por atos

• retardar o recomeço do jogo

Algumas destas situações se verifica? Não me parece.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest fiasco

Desculpa lá não faz sentido nenhum.

E em relação à ultima frase, as centenas de noticas acerca desse facto (por alturas até dos serás do guaranás e afins) foram meramente casuais.

Não retarda em nada a partida. Alias, tudo retarda a partida, é preciso é que os jogadores queiram que isso aconteça. (aquela equipa da Islandia que cada coreografia era quase um filme oh crl, por exemplo)

Repito, não faz o mínimo sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueceste de ver uma coisa, no ponto da Lei 12 onde estão descritas advertencias por comportamento antidespotivo, tem uma alinea que diz e passo a citar: "actua de uma maneira que demonstra falta de respeito pelo jogo", e isto foi o que ele fez ao tirar a camisola.

Desculpa lá não faz sentido nenhum.

E em relação à ultima frase, as centenas de noticas acerca desse facto (por alturas até dos serás do guaranás e afins) foram meramente casuais.

Não retarda em nada a partida. Alias, tudo retarda a partida, é preciso é que os jogadores queiram que isso aconteça. (aquela equipa da Islandia que cada coreografia era quase um filme oh crl, por exemplo)

Repito, não faz o mínimo sentido.

O Guaraná só apareceu depois de terem voltado a implementar essa regra, numa altura em que apenas não era permitido retirar a camisola, mas podias tapar a cara com ela!

Compartilhar este post

Link para o post

Esqueceste de ver uma coisa, no ponto da Lei 12 onde estão descritas advertencias por comportamento antidespotivo, tem uma alinea que diz e passo a citar: "actua de uma maneira que demonstra falta de respeito pelo jogo", e isto foi o que ele fez ao tirar a camisola.

Nem tu acreditas nessa bodega.

Compartilhar este post

Link para o post

Tirar a camisola é demonstrar falta de respeito pelo jogo? Num seminário, talvez. Num campo de futebol, não.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem tu acreditas nessa bodega.

Se eu acredito ou não não interessa, na minha opinião é bem expulso.

Compartilhar este post

Link para o post

Se conseguires explicar porque é que tirar a camisola é comportamento antidesportivo, dou-te razão.

Compartilhar este post

Link para o post

JonhyM, a infracção não terá sido à Lei 4, relativa aos equipamentos, tal como quando um jogador chuta uma bola após perder a chuteira, ou jogar sem caneleiras??? Ou seja, o jogador tá em campo, tem de ter a camisola vestida. Ou, como já vi e ouvi muitas vezes, dentro de campo o jogador tem de manter a camisola vestida e o número visível para poder ser identificado no momento...

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que tirar a camisola quando se festeja um golo merece sanção e noutra situação qualquer, não?

Porque está escrito na lei de jogo que retirar a camisola para festejar golo dá advertência. Em casos como este é omisso.

Não me parece que isso faça grande sentido, a não ser que a regra indique explicitamente que se admoesta um jogador se tirar a camisola no festejo de um golo. Imaginando que não é isso que está lá, a decisão é tecnicamente correcta, porque o jogador ainda estava em jogo.

Agora claro, como em tudo a regra principal é a do bom senso. Expulsar um jogador por algo tão irrelevante parece-me exagerado, mas pronto.

O problema é o imaginar e falar sem saber. Um gajo quando não sabe não fala. Ou então informa-se primeiro e depois fala. Eu não percebo de pesca, não falo de pesca.

No que diz respeito à regra: "está escrito na lei de jogo que retirar a camisola para festejar golo dá advertência."

Orá aí está. O árbitro aplica bom senso e f*de-se. Se está a ser observado e comete um erro desses estraga a sua época na hora. Isso do bom senso é muito bonito mas é na teoria. Para mim é como o fair-play. É "uma treta"

O comportamento antidesportivo é um saco sem fim. Cabe lá infrações até mais não.v Por exemplo, um suplente que entre em campo é advertido precisamente por comportamento antidesportivo.

Se conseguires explicar porque é que tirar a camisola é comportamento antidesportivo, dou-te razão.

No festejo do golo é. Porque está assim na Lei. Nesta situação, é omissa

JonhyM, a infracção não terá sido à Lei 4, relativa aos equipamentos, tal como quando um jogador chuta uma bola após perder a chuteira, ou jogar sem caneleiras??? Ou seja, o jogador tá em campo, tem de ter a camisola vestida. Ou, como já vi e ouvi muitas vezes, dentro de campo o jogador tem de manter a camisola vestida e o número visível para poder ser identificado no momento...

Correcto. Lei 4. A questão é que o jogador não joga a bola sem camisola. Da mesma forma que se perde a bota não é advertido por isso. É advertido por jogar a bola sem a bota (ou caneleira). Tem de ter a camisola vestida. Sempre. Mas é diferente de ser para advertência.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque está escrito na lei de jogo que retirar a camisola para festejar golo dá advertência. Em casos como este é omisso.

Eu queria era perceber o motivo. Se está na lei, por algum motivo é. E daí, talvez não.

O comportamento antidesportivo é um saco sem fim. Cabe lá infrações até mais não.v Por exemplo, um suplente que entre em campo é advertido precisamente por comportamento antidesportivo.

Sim, neste caso, o árbitro tem sempre a desculpa do "comportamento antidesportivo", que é algo suficientemente genérico para que não tenha problemas para o lado dele. Eu acho que é excesso de zelo e sede de protagonismo, é estragar o espectáculo sem necessidade nenhuma.

Editado por Refutador

Compartilhar este post

Link para o post

Eu queria era perceber o motivo. Se está na lei, por algum motivo é. E daí, talvez não.

Sim, neste caso, o árbitro tem sempre a desculpa do "comportamento antidesportivo", que é algo suficientemente genérico para que não tenha problemas para o lado dele. Eu acho que é excesso de zelo e sede de protagonismo, é estragar o espectáculo sem necessidade nenhuma.

O motivo foi o que o Bazuka já disse. Gajos como o Jardel passaram a usar isso para ganhar €. E para acabar com isso meteram essa regra. Penso que foi por isto mas posso confirmar-te depois.

Não é excesso de zelo. É cumprir as leis. O árbitro não tem de ter bom senso. O bom senso é o que estraga as coisas. Num jogo resolvido, no final um jogador comete uma falta (normal) mas para 2º amarelo. O jogo está resolvido e a expulsão nada adianta a não ser punir o jogador. Expulsavas esse jogador ou aplicavas o bom senso?

Uma questão para ti (relacionado com isto): concordas com advertências e expulsões em escolas e/ou infantis?

Compartilhar este post

Link para o post

Dar um amarelo por um jogador tirar a camisola no festejo de um golo é só mais uma das javardices que a FIFA, UEFA, LPF, FPF e todas essas instâncias desportivas corruptas e mesquinhas fazem para sacar mais € à malta.

Compartilhar este post

Link para o post

O motivo foi o que o Bazuka já disse. Gajos como o Jardel passaram a usar isso para ganhar €. E para acabar com isso meteram essa regra. Penso que foi por isto mas posso confirmar-te depois.

:fixe:

Não é excesso de zelo. É cumprir as leis. O árbitro não tem de ter bom senso. O bom senso é o que estraga as coisas. Num jogo resolvido, no final um jogador comete uma falta (normal) mas para 2º amarelo. O jogo está resolvido e a expulsão nada adianta a não ser punir o jogador. Expulsavas esse jogador ou aplicavas o bom senso?

Mas ele está a cumprir que lei? Não está escrito em nenhum lado que tirar a camisola é comportamento antidesportivo e que merece sanção (tirando na celebração de um golo). A lei é suficientemente flexível neste ponto para que os árbitros possam, lá está, aplicar a regra do bom senso. Se o árbitro não tivesse expulsado o gajo, não creio que a equipa adversária tivesse alguma base para contestar o jogo, como disseram aí atrás.

Sobre a tua questão, sim, claro que expulsava. Mas aí estaria a cumprir uma lei bem definida, o que não é o caso desta expulsão. São situações diferentes.

Uma questão para ti (relacionado com isto): concordas com advertências e expulsões em escolas e/ou infantis?

Concordo.

Compartilhar este post

Link para o post

Dar um amarelo por um jogador tirar a camisola no festejo de um golo é só mais uma das javardices que a FIFA, UEFA, LPF, FPF e todas essas instâncias desportivas corruptas e mesquinhas fazem para sacar mais € à malta.

Nada a ver!

Imagina que num jogo da 3ª ou de outro campeonato qualquer sem cobertura televisiva, uma equipa marca golo, e 2 ou 3 tiram a camisola, e quando a voltam a vestir se lembram de a trocar, e um deles já tinha amarelo, trocou com outro que tinha, dessa forma pode levar outro cartão sem ser expulso, o arbitro não tem que levar a ficha de jogo com os respectivos cartões para o campo para poder confirmar sistematicamente qual jogador utiliza qual numero.

Regras são regras, não percebo qual é o problema, ou qual é a necessidade de tirar a camisola para festejar um golo!

Será que marcar um golo produz tanto calor que tenham que se despir para conseguir continuar em campo? Se sabem qual é a punição para esse tipo de gesto, só têm que ponderar se podem ou não levar um cartão.

Compartilhar este post

Link para o post

Por isso e para limitar as mensagens políticas

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...