Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
del9y

[Sporting 14/15] Rumores & Transferências

Publicações recomendadas

A mim faz-me lembrar o Hulk com os pés do Slimani.

E com o cérebro de uma lentilha.

Compartilhar este post

Link para o post

O Bebé bem orientado até podia ter dado um bom jogador, tem algumas qualidades interessantes. Muito do jogador que é hoje se deve ao facto de não ter tido uma formação digna desse nome, digo eu. Agora, o que ele é actualmente não serve, nem de longe nem de perto, para um clube como o Sporting.

Compartilhar este post

Link para o post

O Bebé bem orientado até podia ter dado um bom jogador, tem algumas qualidades interessantes. Muito do jogador que é hoje se deve ao facto de não ter tido uma formação digna desse nome, digo eu. Agora, o que ele é actualmente não serve, nem de longe nem de perto, para um clube como o Sporting.

Exacto.

Neste momento não interessa, até porque o salário dele é exagerado para a qualidade dele.

Mas ele não é tão mau como o pintam por aqui. Tem 23 anos e se tiver juízo ainda vai longe.

Compartilhar este post

Link para o post

Podia. 100% correcto. Passado.

Ninguém diz que o Bebé não teria dado um grande jogador se tivesse tido formação. Mas não teve. E portanto, não deu. É um jogador que encaixa na perfeição em equipas que joguem em transição. Mas ao mesmo tempo, é um elefante numa loja de porcelanas para uma equipa que jogue um futebol mais pausado e em ataque continuado.

Os casos Heldon e Wilson Eduardo são bem recentes e demonstram muito daquilo que seria o Bebé por cá. A mim parece-me claro como água. Com a diferença que o Heldon e o Wilson têm um maior sentido colectivo do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

Denilson para o lugar de Adrien

Pode estar iminente uma proposta do Mónaco por Adrien Silva e, para precaver a eventual saída do internacional português, o Sporting já começou a estudar alternativas no mercado. O jornal A BOLA avança com o nome de Denilson, médio que já passou pelo Arsenal e que representa atualmente o São Paulo. Os leões podem enviar em breve um dirigente ao Brasil para uma primeira abordagem.
Editado por RyanGiggs

Compartilhar este post

Link para o post

Podia. 100% correcto. Passado.

Ninguém diz que o Bebé não teria dado um grande jogador se tivesse tido formação. Mas não teve. E portanto, não deu. É um jogador que encaixa na perfeição em equipas que joguem em transição. Mas ao mesmo tempo, é um elefante numa loja de porcelanas para uma equipa que jogue um futebol mais pausado e em ataque continuado.

Os casos Heldon e Wilson Eduardo são bem recentes e demonstram muito daquilo que seria o Bebé por cá. A mim parece-me claro como água. Com a diferença que o Heldon e o Wilson têm um maior sentido colectivo do jogo.

Claro, concordo contigo, actualmente já não me parece ter perspectivas de vir a dar jogador de equipa grande. Onde eu queria chegar é que há gente que fala dele como se não tivesse um mínimo de qualidade e fosse um completo cepo com a bola nos pés, quando isso não é verdade.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá a ver... as coisas também não são bem assim. Eu conheço muito bem o Bebé e a verdade é que num nível ligeiramente mais elevado vocês nunca o viram a jogar numa equipa que privilegiasse um estilo mas temporizado e apoiado que o Paços. A forma de jogar do Paços foi-lhe pedindo isso e ele também tem características que 'casaram' bem com aquele registo de jogo, e aquilo foi correndo bem e deu no que deu, mas não é assim tão linear que lhe peçam outras coisas e ele simplesmente não seja capaz de dar.

E o individualismo vem também (mas não só) do facto de ele ter mais sucesso nesse tipo de situações do que nas colectivas precisamente por... falta de qualidade de quem o rodeia. Inconscientemente repete mais as decisões nas quais tem sucesso que são predominantemente as individuais, quando a qualidade dos intervenientes que com ele jogam também subir a probabilidade de isso mudar é grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro, concordo contigo, actualmente já não me parece ter perspectivas de vir a dar jogador de equipa grande. Onde eu queria chegar é que há gente que fala dele como se não tivesse um mínimo de qualidade e fosse um completo cepo com a bola nos pés, quando isso não é verdade.

O problema dele nunca foi ao nível técnico ou físico. É ao nível do entendimento do jogo. Aí, ele até no Paços destoa dos outros pela negativa. Que fará num grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu só não percebo porque é que o Heldon é sempre usado como um exemplo negativo. Estamos a falar de um gajo que chegou na 2ª metade do campeonato quando a equipa estava a jogar manifestamente pior. O Heldon ainda nem tempo teve de se mostrar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá a ver... as coisas também não são bem assim. Eu conheço muito bem o Bebé e a verdade é que num nível ligeiramente mais elevado vocês nunca o viram a jogar numa equipa que privilegiasse um estilo mas temporizado e apoiado que o Paços. A forma de jogar do Paços foi-lhe pedindo isso e ele também tem características que 'casaram' bem com aquele registo de jogo, e aquilo foi correndo bem e deu no que deu, mas não é assim tão linear que lhe peçam outras coisas e ele simplesmente não seja capaz de dar.

E o individualismo vem também (mas não só) do facto de ele ter mais sucesso nesse tipo de situações do que nas colectivas precisamente por... falta de qualidade de quem o rodeia. Inconscientemente repete mais as decisões nas quais tem sucesso que são predominantemente as individuais, quando a qualidade dos intervenientes que com ele jogam também subir a probabilidade de isso mudar é grande.

Eu acho-o incapaz de se adaptar. Até pode melhorar, mas não me parece que algum dia vá melhorar o suficiente para ser uma verdadeira mais-valia para um grande. Porque acho que há um défice enorme ali, que não será totalmente corrigido mesmo quando jogar com jogadores de outra qualidade.

Eu só não percebo porque é que o Heldon é sempre usado como um exemplo negativo. Estamos a falar de um gajo que chegou na 2ª metade do campeonato quando a equipa estava a jogar manifestamente pior. O Heldon ainda nem tempo teve de se mostrar.

Não é um exemplo negativo. É um exemplo de alguém que não encaixa no estilo de jogo pelas características que tem. Nunca renderá tanto como no Marítimo, e não é pela diferença do patamar competitivo em que se encontra agora. É por aquilo que lhe é pedido num grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma inclinação muito grande para jogar dessa forma porque também tem sido a forma como ele tem tido sucesso ao longo dos últimos largos anos, isso vai naturalmente mudar num outro contexto, não sei se o suficiente, mas é algo que terá tendência a dissipar-se.

Até pode ser algo que seja contra-producente e que o faça desaparecer por ele deixar de fazer aquilo em que tem sido bom ao longo destes anos, até porque a fazer o que ele faz noutro nível há quem o faça mais e melhor.

Eu dei a minha opinião sobre ele aqui no Verão de 2010 e repito-a: há algum talento. Na altura em que aconteceu não havia nem de perto talento para o United. Maior que o talento só a falta de juízo e o ego. Domados destes dois há matéria-prima para moldar e construir um jogador de um nível superior, assim ele o queira.

Compartilhar este post

Link para o post

Há uma inclinação muito grande para jogar dessa forma porque também tem sido a forma como ele tem tido sucesso ao longo dos últimos largos anos, isso vai naturalmente mudar num outro contexto, não sei se o suficiente, mas é algo que terá tendência a dissipar-se.

Até pode ser algo que seja contra-producente e que o faça desaparecer por ele deixar de fazer aquilo em que tem sido bom ao longo destes anos, até porque a fazer o que ele faz noutro nível há quem o faça mais e melhor.

Eu dei a minha opinião sobre ele aqui no Verão de 2010 e repito-a: há algum talento. Na altura em que aconteceu não havia nem de perto talento para o United. Maior que o talento só a falta de juízo e o ego. Domados destes dois há matéria-prima para moldar e construir um jogador de um nível superior, assim ele o queira.

Eu também acho que há talento. Aliás, em termos físicos ele é muito acima da média, e também tem alguns recursos técnicos. Só que depois demonstra falhas na decisão que noutro jogador qualquer sem a sua capacidade física e talento seriam falhas imperdoáveis. E num grande, normalmente, a capacidade de decisão de um jogador é posta à prova de forma muito mais frequente. Não basta ter o talento e o físico.

Mas também depende dos modelos de jogo. Recuando uns anos, ele era capaz de ser muito feliz no Porto do Jesualdo, por exemplo. Ou até no Sporting do Domingos.

Compartilhar este post

Link para o post

E num grande, normalmente, a capacidade de decisão de um jogador é posta à prova de forma muito mais frequente.

Pronto, agora é que temos o caldo entornado. :mrgreen:

Explica-me isto. Podias ter dito isto de outras maneiras e eu podia concordar contigo, exactamente como aí está não concordo.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto, agora é que temos o caldo entornado. :mrgreen:

Explica-me isto. Podias ter dito isto de outras maneiras e eu podia concordar contigo, exactamente como aí está não concordo.

Podia ter dito que depende do modelo de jogo, como disse aí atrás algures :mrgreen:

Na forma como eu acho que um grande deve jogar, pronto. É óbvio que um grande não é obrigado a jogar sempre em ataque continuado, no meio-campo adversário, em menos espaço e com mais bola. Neste estilo, teoricamente, um jogador é obrigado a tomar mais decisões, com e sem bola, e de forma mais rápida, pois o espaço é menor e está mais congestionado.

Mas há vários outros estilos, em que isto não acontece tanto.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que o facto de teres mais bola faz com que tenhas de tomar mais decisões?

Acho um erro por si só falar em quantidade de decisões, mas até acho que em termos qualitativos é bem mais complexo defender que ter bola e atacar. Até porque és reactivo em vez de seres tu a decidir as cambiantes do jogo. O adversário dá-te o estímulo, tu processas, decides e actuas. Por isso é que é tão difícil, por muito bom que sejas a ocupar espaços, defender durante um jogo inteiro. Tu até sabes onde é que tens de estar e quando é que tens de estar, mas vai haver uma altura em que demoras mais um centésimo de segundo a fechar o espaço que devias ter fechado e o adversário já lá entrou. Tu sabes fazer contas de somar, mas se passares uma hora a somar números vai chegar uma altura em que ou demoras mais, ou falhas, ou as duas. Chamam-lhe a fadiga táctica, as crises de raciocínio táctico, a fadiga central...

Dito isto, a quantidade de decisões no futebol de alta competição é igual nas duas equipas. São é decisões de diferentes tipos e as que tens de tomar sem bola são mais exigentes a nível do SNC porque são reactivas. Daí as crises de raciocínio táctico. E daí ser tão difícil passares um jogo todo a jogar sem bola e correr bem a menos que tenhas alguma sorte à mistura. O jogo tem 90', não são 90 segundos...

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Porque é que o facto de teres mais bola faz com que tenhas de tomar mais decisões?

Acho um erro por si só falar em quantidade de decisões, mas até acho que em termos qualitativos é bem mais complexo defender que ter bola e atacar. Até porque és reactivo em vez de seres tu a decidir as cambiantes do jogo. O adversário dá-te o estímulo, tu processas, decides e actuas. Por isso é que é tão difícil, por muito bom que sejas a ocupar espaços, defender durante um jogo inteiro. Tu até sabes onde é que tens de estar e quando é que tens de estar, mas vai haver uma altura em que demoras mais um centésimo de segundo a fechar o espaço que devias ter fechado e o adversário já lá entrou. Tu sabes fazer contas de somar, mas se passares uma hora a somar números vai chegar uma altura em que ou demoras mais, ou falhas, ou as duas. Chamam-lhe a fadiga táctica, as crises de raciocínio táctico, a fadiga central...

Dito isto, a quantidade de decisões no futebol de alta competição é igual nas duas equipas. São é decisões de diferentes tipos e as que tens de tomar sem bola são mais exigentes a nível do SNC porque são reactivas. Daí as crises de raciocínio táctico. E daí ser tão difícil passares um jogo todo a jogar sem bola e correr bem a menos que tenhas alguma sorte à mistura. O jogo tem 90', não são 90 segundos...

Eu aqui só me estava a referir às decisões tomadas nos momentos ofensivos. Não me estava a referir ao aspecto defensivo, até porque o Bebé é um avançado. E aí, no momento ofensivo, acredito que a capacidade de decisão de um jogador é mais posta à prova quanto mais ele estiver em contacto com a bola.

Porque de resto, eu concordo com tudo o que escreveste. Também acho muito mais complicado e complexo defender do que atacar.

Compartilhar este post

Link para o post

aleluia alguém que me compreende, claro que há melhores soluções que o bebé, mas ele não é tão mau como lhe pintam, ele ainda é novo pode evoluir

Editado por prbv

Compartilhar este post

Link para o post

Poeira, Alex!

Até me vieram as lágrimas aos olhos quando li que nao fazem parte da família "defender é mais fácil que atacar"

Obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "A Bola" online

2lmx62x.gif

«O Sporting tem concorrência por Rafael Martins», diz presidente do Audax
A- A A+

Embora reconheça que o Sporting está perto de selar a transferência do brasileiro Rafael Martins, o presidente do Audax, Fernando Solleiro, alertou que outros clubes estrangeiros também seguem o jogador.

«Faltam alguns detalhes mas nada que complique o negócio. Existem outras opções para o Rafael Martins, clubes interessados de fora de Portugal. O Sporting têm concorrência mas tem vantagem porque o jogador gosta do clube e já está adaptado ao futebol português», afirmou Fernando Solleiro, em declarações à Rádio Renascença.

O presidente do clube brasileiro acredita que o avançado irá conseguir dar o salto.

«Em todos os campeonatos paulistas que fez aqui pelo Audax, ele foi o melhor marcador da competição. A boa época foi apenas a confirmação do valor dele. Pode ser um jogador muito útil ao Sporting e acredito que será um dos melhores marcadores da equipa.»
Editado por Trenza

Compartilhar este post

Link para o post

Poeira, Alex!

Até me vieram as lágrimas aos olhos quando li que nao fazem parte da família "defender é mais fácil que atacar"

Obrigado!

Não pensam todos assim ? :o

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje fala-se no Vágner para substituir o Rui, caso ele saia para o Mónaco.

Dentro do mercado interno, era a minha opção. E o Marco já o treinou.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O Boeck tem de ser titular no Sporting se o Rui sair, era mesmo injusto que não o fosse.

Compartilhar este post

Link para o post

Braima Candé foi para o FCP... :blink: Mas pronto, só faz falta quem cá quer estar.

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso curto muito do Vágner.

Btw falam do RP no Mónaco por 15M.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...