Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
johan

[Reportagem] No princípio era a bola

Publicações recomendadas

Guest trz

Ainda não vi tudo, mas esse puto gabriel, nossa :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu revejo-me nas palavras de algumas pessoas que aí participam. É uma diferença tremenda. Felizmente a minha infância foi do caneco.

Compartilhar este post

Link para o post

Felizmente tive uma infância MUITO boa, balizas com pedras usar latas ou pinhas como bola (quando ninguém tinha bola). Passar os intervalos todos a jogar a bola, chegar às aulas todo suado e com as calças/sapatos rotos, enfim...Saudades :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem treina miúdos destas idades, como eu, é um vídeo que deixa um pouco a pensar. Eu tive uma infância porreira, nunca me faltou sítio para jogar à bola e era assim que me divertia todos os dias a qualquer hora.

Atualmente dou dois treinos por semana (1h cada), se o futebol destas crianças se resumir a isso acabam por não desenvolver as suas capacidades como realmente podiam. Depois há outro pormenor e que fazem referência aí no vídeo, qualquer treinador quer ser um Mourinho, querem formatar os miúdos desde cedo para ganhar ou para jogar um futebol cheio de táticas, não há espaço para a imprevisibilidade, para novos estímulos. Acaba por ser compreensível o lado do Gabriel, que prefere jogar à bola na rua, porque não há regras, joga como quer (ele próprio diz que não tem que defender)...E ele mais cedo ou mais tarde vai ter que se habituar às regras, ao ter que defender, mas ainda tem muito tempo pela frente.

Por outro lado há hábitos que se criam que depois são difíceis de mudar, porque anteriormente nunca tiveram regras. Um jogador que está acostumado a resolver jogos, a jogar só para a frente, acaba por ser complicado, mais tarde, meter-lhe na cabeça que tem que ter outras funções.

Compartilhar este post

Link para o post

Felizmente tive uma infância MUITO boa, balizas com pedras usar latas ou pinhas como bola (quando ninguém tinha bola). Passar os intervalos todos a jogar a bola, chegar às aulas todo suado e com as calças/sapatos rotos, enfim...Saudades :carinhoso:

Tão verdade. Tantas mas tantas saudades que eu tenho da minha infância :carinhoso:

Para quem treina miúdos destas idades, como eu, é um vídeo que deixa um pouco a pensar. Eu tive uma infância porreira, nunca me faltou sítio para jogar à bola e era assim que me divertia todos os dias a qualquer hora.

Atualmente dou dois treinos por semana (1h cada), se o futebol destas crianças se resumir a isso acabam por não desenvolver as suas capacidades como realmente podiam. Depois há outro pormenor e que fazem referência aí no vídeo, qualquer treinador quer ser um Mourinho, querem formatar os miúdos desde cedo para ganhar ou para jogar um futebol cheio de táticas, não há espaço para a imprevisibilidade, para novos estímulos. Acaba por ser compreensível o lado do Gabriel, que prefere jogar à bola na rua, porque não há regras, joga como quer (ele próprio diz que não tem que defender)...E ele mais cedo ou mais tarde vai ter que se habituar às regras, ao ter que defender, mas ainda tem muito tempo pela frente.

Por outro lado há hábitos que se criam que depois são difíceis de mudar, porque anteriormente nunca tiveram regras. Um jogador que está acostumado a resolver jogos, a jogar só para a frente, acaba por ser complicado, mais tarde, meter-lhe na cabeça que tem que ter outras funções.

Isso tem muito a ver com a personalidade da pessoa. Tanto podes conseguir moldar um jogador desses que tenha 25 anos como um que tenha 16. Basta saber como falar com ele, e mostrar-lhe que tanto ele como a equipa ficam a ganhar mais com determinada acção, apesar de perceber o que queres dizer :)

Editado por janeka

Compartilhar este post

Link para o post

Deixem o menino ser um vagabundo em campo que assim será enorme no futuro. Que pés.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei bastante

Os miúdos agora querem é saber do swag, faz-me confusão ver os pátios dos prédios às aranhas.

Lembro-me perfeitamente que perdi um bocado a vontade de jogar à bola quando o clube onde andava decidiu federar todos os escalões e todos os treinadores queriam implementar o carrossel, isto no futsal, e lá andávamos nós a fazer a vontade aos treinadores e parecíamos robôs porque miúdos de 12 anos a fazer passe para o lado, correr para a frente quase a dar uma volta ao campo e voltar para trás era uma m*rda. Não havia nada como o Xira em que no final da época ganhássemos ou perdêssemos iam todas as equipas ali para a piscina de Vila Franca festejar.

Mas agora é fino os pais dizerem aos amigos que o filho joga numa das academias do Sporting ou Benfica mesmo que tenha de pagar balurdios para o miúdo andar lá.

E a Alemanha é mesmo uma merda muito à frente :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Isto :carinhoso:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu jogava em ringues metade sintético, metade calhau ali para o Pragal onde valia jogar à tabela e eu tinha 10 ou 11 e jogava contra adultos, gajos de 16, gajos de 13, wtv... Era tudo à molhada e no fim ganhava quem metia mais cuecas...

Isso é que eram tempo :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

sdds de passar tardes a jogar futebol, seja 2vs2 e depois vão aparecendo mais amigos e mete-se em campo até não haver luz solar suficiente para ver a bola e já ninguém se lembra do resultado. :heart:

As minhas total 90, tal como o LC disse no seu exemplo, também eram todo o terreno :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda me lembro das primeiras Total 90 que tive, passava os dias com aquilo calçado :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Destas?

emdia01.jpg

É para não gozares comigo no hax :angry:

:mrgreen:

Até parece :angry:

Eu acho é que ainda há pouco tempo esta malta estava em plena infância :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Rebentei com um par de cada uma destas a jogar na rua. Que saudades :heart:

ffoot_fg_nikeairzoom90iiiwhitered.jpg

20207308940013.jpg

Editado por Pedrovsky

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não há muito tempo estava com uns amigos meus num jardim aqui ao pé de casa, um deles tinha uma bola no carro e pumba, logo tudo a dar toques. Isto à 1 da manhã! :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não vi o video, mas pelos comentários já percebi sobre o que é.

Sinceramente, ainda bem que tive uma infância assim. Horas e horas e horas a jogar futebol na rua. Não interessava que estivesse sol ou chuva, só era preciso pessoal e uma bola.. Dias sem telemoveis e sem net em que bastava um gajo ir tocar à campaínha ou berrar na rua pra irmos jogar :lol: :heart: saudades.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda não vi o video, mas pelos comentários já percebi sobre o que é.

Sinceramente, ainda bem que tive uma infância assim. Horas e horas e horas a jogar futebol na rua. Não interessava que estivesse sol ou chuva, só era preciso pessoal e uma bola.. Dias sem telemoveis e sem net em que bastava um gajo ir tocar à campaínha ou berrar na rua pra irmos jogar :lol: :heart: saudades.

E aqui para chamar o pessoal bastava fazer um remate às tábuas do ringue que passado ai uns 10 mins estava cá o pessoal todo. Muitas saudades mesmo ainda me junto todas as semanas para jogar com os meus amigos mas não é bem a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

No que toca à bola, eu fui um privilegiado. Durante a semana jogava num espaço desnivelado em cimento, construído nas traseiras do meu prédio, usado para estender a roupa dos moradores. Todos os miúdos do prédio e redondezas paravam lá para fazer daquelas traves metálicas de 1.5mx1.5m balizas de "bota-fora", de duelos de "dois-toques"- os nomes eram outros, mas os princípios eram estes- e de 5 contra 5. Desde o meu metro e trinta, passando pelo pé canhão do Miguel, irmão mais velho do Jota, até ao pai do pequeno Luís, o Sr Januário, em honra de quem nomeamos aquele verdadeiro estádio, todos passavam lá e vibravam até que as tardes crescessem para noites.

Mais tarde, após ter mudado de cidade, anos mais velho e uns quantos centímetros maior, regressei ao Estádio Estender a Roupa- nome oficial daquele aterro cimentado- e não consegui compreender como fui tão feliz ali. Ainda hoje me maravilho quando tento imaginar como construí estas memórias. Haverá sempre uma bola para retirar do silvado que existia atrás da baliza com vista para os campos de treino do VSC- para onde íamos jogar sempre que o clube jogava fora- uns metros valentes abaixo do "relvado", uma gorda a chamar "Bruuuuuno, anda para casa filho-da-p*ta!" e uma bolada nos tomates vinda dos pés de jogador de futsal do Sr Januário.

Sim, eu ia à baliza, apesar de ser minorca. E, ali, era bom! Tão bom!!

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

Joguei muito "futebol de rua", mesmo. Cresci numa área rural portanto em qualquer lado se jogava, fosse ao pé de casa, fosse nos intervalos (TODOS os intervalos) na Escola Primária. À beira de casa costumava jogar num largo em que se aproveitava a estrada e um muro a ladeá-la - uma das balizas era feita com paus encostados ao muro, a outra com pedras.

Depois, por volta dos 6/7 anos, um amigo disse-me que começou a treinar num clube cá de Vila Real (Mateus, para quem conhecer) e, um dia, fui treinar também. O treinador era o Fraguito. E depois pronto, até dava uns toques e fiquei uns 6/7 anos nesse clube. Depois desse Fraguito, e consoante fui subindo nos escalões, tive outros treinadores, a maioria estudantes universitários da UTAD, mas nenhum deles entrou nestas coisas de rigor táctico ou afins. E o clube em si sempre foi de fracas posses (tanto é que já nem compete, actualmente).

Depois, fora do clube, ia jogando na Escola Básica, participando nos Inter-Turmas e Desporto Escolar, essas coisas.

Tudo isto para dizer que me revejo nalgumas coisas faladas na reportagem. Apesar de ter perfeita noção que não tenho nem nunca tive a qualidade necessária para fazer do futebol profissão, e que na altura não era tão esforçado e empenhado como devia, sinto-me um privilegiado por ter vivido isso tudo. Raras foram as vezes em que joguei em relvados, 99% dos campos eram pelados. Lembro-me de uma vez em que, para safar um golo, decidi fazer um carrinho - escusado será dizer que fiquei com a perna, desde a cintura até ao joelho, em carne viva. Mas não foi golo!!!! :lol: Ou de outra, em que estava um frio desgraçado no cimo da serra, um vento enorme e a cair granizo. E era nestes jogos que o chá quente que os directores nos davam ao intervalo sabia pela vida. Ou então, dos míseros 2 golos oficiais que marquei na minha carreira enquanto jogador federado (era defesa, e joguei quase exclusivamente futebol de 7). :lol:

São estas pequenas coisas que valem ouro, sem dúvida. <3

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Mateus

Além de levarem ratadas, 1x ainda levaram na boca :mrgreen: Bons tempos.

adidas_f50_one_display_image.jpg?1308719497

img8015z.jpg

Eu usava disto..

Compartilhar este post

Link para o post

Além de levarem ratadas, 1x ainda levaram na boca :mrgreen: Bons tempos.

Pela conversa, jogavas no Abambres. :mrgreen:

As minhas primeiras chuteiras nem de marca eram, lol. Pretas e brancas, daquelas mesmo clássicas. Depois acho que tive umas Mitre, umas Umbro, umas Adidas e umas Nike.

Compartilhar este post

Link para o post

Mondinense 8-)

Indo um bocado para off-topic, digo-te já que jogar na divisão de Vila Real foi das coisas mais merdosas. Desde campos horriveis, no cú de judas, acessos inacreditáveis, chegar lá e marcarem o campo com cimento, enfim. Dei graças a deus quando fui para a AF Braga.

Desde Mateus, Arrabães, Couto, Abaças (os tais do cimento... que selvagens), não sei qual o pior xD.

Ainda apanhei o Luisinho no Vila Real, nos júniores, jogava pra crl!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...