Shabby Publicado 2 Março 2015 Se há adepto que não precisa de títulos para amar o seu Clube, é o Sportinguista. E isto não é dizer 'sim' a uma mentalidade desleixada e não exigente no que toca à competitividade. É simplesmente um facto. Somos malta jovem, e nestes nossos anos de vida testemunhámos do pior que já houve deste enorme Clube, na sua mais negra fase de sempre, e obviamente não me refiro apenas ao insucesso desportivo do futebol profissional. É óbvio que com isto não quero estar a dizer que somos superiores ou melhores que os outros, mas a verdade é que, se há uma massa adepta fiel em Portugal, é a do Sporting. E isto, generalizando, óbvio. Pessoalmente, já sou tão apanhado pelo verde e branco que acho (para não dizer que tenho mesmo a certeza) que podia estar até ao resto da vida sem ganhar títulos, que continuava a ser Sportinguista do "fundo do coração". Em relação a alguma compreensível frustração para com os nossos clichés, do tipo "para o ano é que é"... pouco mais tenho a dizer, a não ser orgulho. Porque essa mentalidade é completamente insubstituível. A partir do momento em que deixarmos de acreditar nessas tão badaladas palavras, é porque deixámos de ser adeptos do Sporting. Nunca. De resto, é o que disse no meu outro post. Ao nível financeiro, o Clube é muitíssimo bem gerido, e apesar de ao nível desportivo ainda haver uma natural inexperiência, ninguém me tira da cabeça de que o futuro é efectivamente bastante brilhante. Esta época... foi um erro de casting. Mas foi mesmo. Como há pouco disse, mas o pessoal já viu a equipa que temos este ano, com menos de 2 anos de BdC, com menos de 2 anos depois da saída do abismo? Mesmo que o plantel seja menos profundo que o dos rivais, o habitual onze é de uma qualidade imensa, dadas as nossas condições. É só malta portuguesa cheia de qualidade (o que nos relembra o potencial económico da coisa). O nosso onze é brutal, e só tem vindo a melhorar, especialmente na defesa. Ainda há pouco li no tópico do jogo o Puro a dizer que, do FCP, também poucos jogadores deles entrariam no nosso onze, e é mais que verdade! Bolas, temos Nani e Carrillo nas aulas. Temos um meio-campo 100% português, com João Mário e Adrien e ainda um Leão com potencial de topo chamado William (que ainda hoje me provou que sente muito o Clube. Reparei mesmo nisto, nos pormenores, na raça com que foi progressivamente mostrando, mesmo com o jogo já perdido. Para mim, aquilo é genuíno amor à verde e branca). Os laterais deixam a desejar, sim, mas os centrais estão muitíssimo melhores que os do início da época, e na baliza temos o melhor GR português. Claro que isto levanta a óbvia questão: Então, porque é que não há sucesso desportivo a condizer com tanta qualidade? - Pois... Sou literalmente forçado a assumir que a culpa é de quem treina isto. E isto é triste, também, porque provavelmente não teremos Nani. E provavelmente não teremos mais 2 ou 3 pérolas que temos neste momento. "E se nem com estes ganhámos o título... esquece lá isso". É chato. E se, a confirmar-se a mudança de treinador, voltamos a escolher alguém incapaz de atingir os nossos objectivos? É verdade... Mas esse é o jogo que teremos de jogar. Siga garantir o 3º lugar para estarmos novamente na UCL, siga continuar a acreditar nisto tudo, siga continuar com a evolução sustentada do Sporting Clube de Portugal. Sobre a questão do treinador e dos 4 anos, sinceramente, não acho que seja grande impeditivo. Acho que se chegará sempre a um acordo de cavalheiros, e que o MS não iria dificultar a saída, caso a iniciativa seja da direcção. 3º lugar, Taça de Portugal e muito Sporting. É o que "peço". Compartilhar este post Link para o post
depina Publicado 2 Março 2015 Eu tenho 18 anos e não me lembro de ver o Sporting a ser campeão :( eu lembro me de estar a tomar banho e ao mesmo tempo a festejar :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 2 Março 2015 (editado) Se há adepto que não precisa de títulos para amar o seu Clube, é o Sportinguista. E isto não é dizer 'sim' a uma mentalidade desleixada e não exigente no que toca à competitividade. É simplesmente um facto. Somos malta jovem, e nestes nossos anos de vida testemunhámos do pior que já houve deste enorme Clube, na sua mais negra fase de sempre, e obviamente não me refiro apenas ao insucesso desportivo do futebol profissional. É óbvio que com isto não quero estar a dizer que somos superiores ou melhores que os outros, mas a verdade é que, se há uma massa adepta fiel em Portugal, é a do Sporting. E isto, generalizando, óbvio. Pessoalmente, já sou tão apanhado pelo verde e branco que acho (para não dizer que tenho mesmo a certeza) que podia estar até ao resto da vida sem ganhar títulos, que continuava a ser Sportinguista do "fundo do coração". Em relação a alguma compreensível frustração para com os nossos clichés, do tipo "para o ano é que é"... pouco mais tenho a dizer, a não ser orgulho. Porque essa mentalidade é completamente insubstituível. A partir do momento em que deixarmos de acreditar nessas tão badaladas palavras, é porque deixámos de ser adeptos do Sporting. Nunca. Destaco os dois bolds porque o primeiro é de quem não sabe o que a conquista de títulos implica. A partir do momento em que deixarmos de conquistar títulos damos largos passos para a perca da massa associativa que está para vir e consequentemente a perda de adeptos num computo geral. A segunda, no dia em que essa frase cliché deixar de existir é que podes ter realmente orgulho. A mentalidade insubstituível é a de "para o ano defendemos o título que conquistamos este ano". Isso sim é uma mentalidade insusbtituivel. Mentalidade insubstituível era nem serem necessárias pronunciar essas palavras, mas volto a dizer, tudo isto, toda esta conversa é o resultado de uns últimos 20 a 30 anos miseráveis em termos de títulos. Nos últimos 20 anos devemos ter sido 1 vez campeões a mais que o Boavista. Curto, muito curto. Editado 2 Março 2015 por HugoMLMartins Compartilhar este post Link para o post
Hououin Kyouma Publicado 2 Março 2015 (editado) Lembro-me de ir ao estádio festejar o título de 99/00 com a minha família. Ficamos a rapar um frio do crl e a ouvir o Jorge Gabriel só à espera de ver os jogadores desfilarem, e depois houve invasão de campo e fudeu tudo. Depois o de 01/02 lembro-me de estarem a transmitir o final do jogo do Benfica x Boavista, em que a vitória do Benfica nos deu o campeonato, e estarem a mostrar em direto os festejos do Jardel ainda mesmo antes do jogo acabar. Até me lembro dele a emborcar a garrafa de champanhe. Mas nessas alturas pouco ou nada ligava ao futebol. O que despertou o meu gosto pelo futebol foi o Euro 2004, mais especificamente o Portugal x Espanha, que escolhi ver prai a partir da 2ª parte porque sim. Se não fosse esse jogo se calhar nem hoje ligava muito :mrgreen: A partir daí tornámo-nos no Arsenal de Portugal. Editado 2 Março 2015 por Hououin Kyouma Compartilhar este post Link para o post
André Sousa Publicado 2 Março 2015 Não há palavras para descrever esse post do Shabby... Compartilhar este post Link para o post
xicantonio Publicado 2 Março 2015 Li o texto do Zacker, sim é verdade, e descobri que já não sou adepto do Sporting Ainda não sei como contar ao meu pai Compartilhar este post Link para o post
ricky Publicado 2 Março 2015 Em relação a alguma compreensível frustração para com os nossos clichés, do tipo "para o ano é que é"... pouco mais tenho a dizer, a não ser orgulho. Porque essa mentalidade é completamente insubstituível. A partir do momento em que deixarmos de acreditar nessas tão badaladas palavras, é porque deixámos de ser adeptos do Sporting. Nunca. vai te lixar Compartilhar este post Link para o post
Hououin Kyouma Publicado 2 Março 2015 E nuns festejos quando os jogadores mandaram o repórter da SIC para dentro de um jacuzzi (?) e lhe estragaram o equipamento :lol: deve ter sido no de 99/00, certo? Compartilhar este post Link para o post
Arrow Publicado 2 Março 2015 Tenho 20 anos e lembro me de festejar o título de 2000 e o de 2002 a correr pela casa com o cachecol. Good times. O que me faz mais confusão é achar se que não temos equipa para lutar pelo título. Há muito pessoal a pensar assim. Temos, claramente! Já temos uma direcção competente, já "só" falta um treinador competente. Quero acreditar que na próxima época finalmente arranjemos alguém que nos faça dar o salto qualitativo de que, urgentemente, necessitamos. Viva o Sporting. Compartilhar este post Link para o post
Hououin Kyouma Publicado 2 Março 2015 Não há palavras para descrever esse post do Shabby... Pelo menos não disse que a culpa disto tudo é da congeminação maligna do Porto e do Benfica que mexem tudo desde os bastidores e não deixam o Sporting ser campeão. Mas depois lembro-me da quantidade de adeptos que acredita piamente nisto. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 2 Março 2015 Bolas, temos Nani e Carrillo nas aulas. Acho muito bem. Há vida depois do futebol. Compartilhar este post Link para o post
Phil Publicado 2 Março 2015 O texto do Shabby assusta-me duma maneira que não sei explicar. Compartilhar este post Link para o post
Black Hawk Publicado 2 Março 2015 Nos últimos 20 anos devemos ter sido 1 vez campeões a mais que o Boavista. Curto, muito curto. E só mais duas vezes do que o Amora 8-[ Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 2 Março 2015 Destaco os dois bolds porque o primeiro é de quem não sabe o que a conquista de títulos implica. A partir do momento em que deixarmos de conquistar títulos damos largos passos para a perca da massa associativa que está para vir e consequentemente a perda de adeptos num computo geral. A segunda, no dia em que essa frase cliché deixar de existir é que podes ter realmente orgulho. A mentalidade insubstituível é a de "para o ano defendemos o título que conquistamos este ano". Isso sim é uma mentalidade insusbtituivel. Mentalidade insubstituível era nem serem necessárias pronunciar essas palavras, mas volto a dizer, tudo isto, toda esta conversa é o resultado de uns últimos 20 a 30 anos miseráveis em termos de títulos. Nos últimos 20 anos devemos ter sido 1 vez campeões a mais que o Boavista. Curto, muito curto. acho que ele não percebe é o que as duas frases significam. Ao fim de muito tempo sem ganhar a frase do "para o ano é que é" deixa de fazer sentido, passam a ser mais um. Ainda criticavam os que diziam que se estava a assistir a uma Belenização do Sporting. Pudera, com mentalidades como a dele. Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 2 Março 2015 Já temos alguma coisa para nos rir hoje. Compartilhar este post Link para o post
Poeira Publicado 2 Março 2015 Por acaso curtia ter umas aulas de Linguística com o Nani. 2h30 a uma Segunda de manhã. Ninguém merece. Quanto à questão da mentalidade, é simples, e vai mesmo com um exemplo: digam a um Sportinguista comum que, se no espaço de 3 anos, descontando este, o Sporting não ganhar um título (um campeonato, para não deixar aqui dúvidas de interpretação), o projecto actual é um falhanço total. E depois, contem quantos deles vos vão perguntar se estão a jogar com o baralho todo, ou se bateram com a cabeça na parede. "Ai, porque nós estamos tão frágeis financeiramente...", ou "Ai, porque os outros investem imenso...", ou "Ai, porque temos um plantel de miúdos, e assim não vamos lá...", ou "Ai, porque nos últimos 20 anos demos muitos passos para trás, e isto não se avança assim em tão pouco tempo...", ou (o meu preferido) "Ai, porque toda a gente vê que os outros só lá vão porque o gajo do apito os leva ao colo e porque eles lhes oferecem fruta e café com leite...". Ainda tenho aqui mais um rol de desculpas, se quiserem que continue. O problema disto é que, no Sporting, enraizou-se uma cultura que é de tudo menos de exigência máxima. Incluindo, e sobretudo, nos adeptos. Exigir-se um campeonato ao Sporting passou a ser quase utópico. Exigir que se ganhe pelo menos uma competição por época passou a ser quase utópico. Exigir que o Sporting faça da sua casa uma fortaleza, e que não perca lá pontos em mais do que 2/3 jogos passou a ser quase utópico. E pronto, é tudo quase utópico. E portanto, exigir-se passou a ser quase utópico no Sporting. É esperar, fazer a festa em Agosto, gritar "é este ano crl!" e depois, com sorte, ainda temos um Natal minimamente feliz. É a cultura do conformismo puro que se enraizou e que continua a enraizar-se no clube. E actualmente, "o máximo que podemos exigir", sem entrar no campo da utopia, é uma qualificação para a Champions. E a continuar assim, chegará o dia em que "o máximo que podemos exigir" é uma qualificação para a Liga Europa. E esperemos que nenhum de nós venha a assistir a um dia em que, hipoteticamente, "o máximo que podemos exigir" já só seja a manutenção. Não é e nunca será a minha forma de ver as coisas, felizmente. E fico muito contente por ser quase utópico no que toca a este assunto. Compartilhar este post Link para o post
Refutador Publicado 2 Março 2015 Não que interesse muito agora, mas alguém sabe porque é que o Mané não foi sequer para o banco? E também não foi por aí, mas gostava de perceber porque é que o Tanaka passa de titular a suplente não utilizado sem razão aparente. Foi castigo porque falhou aqueles golos contra o Wolfsburgo? :rolleyes: De resto, ia escrever meia dúzia de tretas sobre o jogo e sobre as expectativas para o resto da época, mas não estou com disposição para isso. É frustrante assistir todas as épocas ao mesmo filme, mas resta-nos acreditar que da próxima vez vamos acertar no treinador. Sim, porque o principal culpado desta situação é só um e chama-se Marco Silva. Além de a equipa não apresentar evolução rigorosamente nenhuma deste Setembro/Outubro, a gestão do plantel tem sido pura e simplesmente um desastre, com jogadores acomodados porque, façam o que fizerem, jogam sempre e jogadores em crise de confiança porque sabem que só contam em último caso. Enfim, está mais do que provado que não tem mãos para isto, anda completamente aos papéis, e não me parece sinceramente que os estragos vão ficar por aqui...Mas pronto, isso logo se vê no final da época. Da minha parte, é isto: ou ganha a Taça de Portugal e segura o 3º lugar ou pode ir à sua vida. E mesmo que assegure estes objectivos e continue no cargo, tenho MUITAS reservas que seja a melhor decisão a tomar. Pá, 8 ou 9 meses de trabalho (!) e o resultado é este futebolzinho sem evolução? É suposto acreditar que as coisas vão melhorar só porque sim? Vou dormir, por hoje chega. Compartilhar este post Link para o post
Shabby Publicado 2 Março 2015 Destaco os dois bolds porque o primeiro é de quem não sabe o que a conquista de títulos implica. A partir do momento em que deixarmos de conquistar títulos damos largos passos para a perca da massa associativa que está para vir e consequentemente a perda de adeptos num computo geral. A segunda, no dia em que essa frase cliché deixar de existir é que podes ter realmente orgulho. A mentalidade insubstituível é a de "para o ano defendemos o título que conquistamos este ano". Isso sim é uma mentalidade insusbtituivel. Mentalidade insubstituível era nem serem necessárias pronunciar essas palavras, mas volto a dizer, tudo isto, toda esta conversa é o resultado de uns últimos 20 a 30 anos miseráveis em termos de títulos. Nos últimos 20 anos devemos ter sido 1 vez campeões a mais que o Boavista. Curto, muito curto. "podia estar até ao resto da vida sem ganhar títulos, que continuava a ser Sportinguista do "fundo do coração" - Qual é o mal desta afirmação? Oi? Mas alguma vez o meu Sportinguismo ou de qualquer outro depende da conquista de títulos futebolísticos? Com certeza que há aqui algum tipo de desentendimento, devo estar a interpretar mal a coisa, porque simplesmente não pode ter sido isso o que quiseste dizer. E que título é que tu conquistaste este ano? Eu acho uma graça tremenda a vocês, que querem parecer tão mas tão correctos, que se dão ao trabalho de distorcer por completo o que um gajo diz para dizer que a mentalidade ideal não é X mas que é Y. E não é nada conversa de quem não ganha títulos, pelo menos exclusivamente. Eu não preciso de ser "do que ganha". Eu escolhi o meu Clube, foi aquele que me agarrou, e desde aí que essa ligação foi crescendo e solidificando-se cada vez mais. Cresci sem ver praticamente nenhum campeonato conquistado, apenas Taças de Portugal e Supertaças. E é por isso que consigo dizer que jamais, mas jamais eu deixo de ser Sportinguista quer o futebol vença ou não. Jamais. O meu apoio ao Clube é incondicional, como de qualquer adepto que realmente goste disto. Isto foi o que quis dizer, que é mais que óbvio. Essa última afirmação é realmente genial. Li o texto do Zacker, sim é verdade, e descobri que já não sou adepto do Sporting Ainda não sei como contar ao meu pai "A partir do momento em que deixarmos de acreditar nessas tão badaladas palavras, é porque deixámos de ser adeptos do Sporting." - Compreendo que isto pareça exagerado. Não sei, realmente posso gostar e apoiar o Clube ao mesmo tempo que não acredito que tenha sucesso desportivo na temporada seguinte. Não vou aprofundar mais porque sei que o teu propósito não é o do debate. Fica o miminho. Acho muito bem. Há vida depois do futebol. Deixa. Por acaso curtia ter umas aulas de Linguística com o Nani. 2h30 a uma Segunda de manhã. Ninguém merece. Quanto à questão da mentalidade, é simples, e vai mesmo com um exemplo: digam a um Sportinguista comum que, se no espaço de 3 anos, descontando este, o Sporting não ganhar um título (um campeonato, para não deixar aqui dúvidas de interpretação), o projecto actual é um falhanço total. E depois, contem quantos deles vos vão perguntar se estão a jogar com o baralho todo, ou se bateram com a cabeça na parede. "Ai, porque nós estamos tão frágeis financeiramente...", ou "Ai, porque os outros investem imenso...", ou "Ai, porque temos um plantel de miúdos, e assim não vamos lá...", ou "Ai, porque nos últimos 20 anos demos muitos passos para trás, e isto não se avança assim em tão pouco tempo...", ou (o meu preferido) "Ai, porque toda a gente vê que os outros só lá vão porque o gajo do apito os leva ao colo e porque eles lhes oferecem fruta e café com leite...". Ainda tenho aqui mais um rol de desculpas, se quiserem que continue. O problema disto é que, no Sporting, enraizou-se uma cultura que é de tudo menos de exigência máxima. Incluindo, e sobretudo, nos adeptos. Exigir-se um campeonato ao Sporting passou a ser quase utópico. Exigir que se ganhe pelo menos uma competição por época passou a ser quase utópico. Exigir que o Sporting faça da sua casa uma fortaleza, e que não perca lá pontos em mais do que 2/3 jogos passou a ser quase utópico. E pronto, é tudo quase utópico. E portanto, exigir-se passou a ser quase utópico no Sporting. É esperar, fazer a festa em Agosto, gritar "é este ano crl!" e depois, com sorte, ainda temos um Natal minimamente feliz. É a cultura do conformismo puro que se enraizou e que continua a enraizar-se no clube. E actualmente, "o máximo que podemos exigir", sem entrar no campo da utopia, é uma qualificação para a Champions. E a continuar assim, chegará o dia em que "o máximo que podemos exigir" é uma qualificação para a Liga Europa. E esperemos que nenhum de nós venha a assistir a um dia em que, hipoteticamente, "o máximo que podemos exigir" já só seja a manutenção. Não é e nunca será a minha forma de ver as coisas, felizmente. E fico muito contente por ser quase utópico no que toca a este assunto. Uau, olhem para mim, tão correcto e exigente que eu sou! Assim é que é! :lol: Pois eu vou-te explicar, que, basicamente, o facto de exigires ou deixares de exigir é uma escolha pessoal a que tens todo o direito. A não ser que tenhas um cargo com alguma relevância no Sporting, os teus deveres como Sócio do Clube são, entre muitos, o de o apoiar o clube dentro das tuas possibilidades. Fazer valer o nosso supremo direito de votar nas eleições e nas Assembleias Gerais, elegendo quem achamos adequado a servir o Sporting. Se possível pagar quotas, comprar merchandise e ir aos estádios, obviamente. Mas o que eu sublinhei foi o apoio incondicional ao Clube. Não é por ganhar ou deixar de ganhar que se deixa de apoiar. Foi isto que eu disse. Isto não tem nada a ver com exigência. A minha exigência para com jogadores e estrutura directiva, é, dentro do que me é possível, a de que dêem o seu melhor. Eu não me ponho a um nível de "exigir" títulos. A ninguém. Claro que quero que a exigência seja sempre a de procurar a vitória, isto na cabeça de quem realmente nos representa em campo e no banco, mas o meu apoio em nada muda pelo ganhar ou deixar de ganhar títulos. E se apoio e sempre apoiarei o Sporting, é claro que, quando está visto que já não seremos campeões este ano, a minha mentalidade seja a de continuar a acreditar e apoiar. Não consigo sinceramente ver o que é que possivelmente podes ver de errado nisto. E claro que para ti, o gentleman politicamente correcto do CMPT, esses argumentos aí do "típico" Sportinguista conformado e que não tem exigência nenhuma, carecem todos de fundamentação. É que, curiosamente, são quase todos verdades. Estivemos frágeis financeiramente, os outros 2 rivais investem imensamente mais que nós, a equipa é a mais jovem e é inexperiente, obviamente que não se atinge o potencial de um clube reestruturado há menos de 2 anos, e depois vem o último, que é mais que tabu neste fórum. Não, claro que a corrupção no futebol é algo que não existe, só nas nossas cabeças. Claro que FCP e SLB não beneficiaram descaradamente de arbitragens escandalosas nos últimos anos :lol: É difícil falar com alguém que quer ser tão certinho, que fecha aos olhos ao mundo em que vive e cria a sua própria realidade onde os títulos e sempre foram unica e exclusivamente decididos em campo e que ganha sempre o melhor. E depois fala em utopias... Não percebi realmente o que vos fez tanta comichão, excepto a vontade de implicar e desfazer de outrem, como é hábito por estes lados. O texto do Shabby assusta-me duma maneira que não sei explicar. Nem eu. Apoiar incondicionalmente um Clube e não "exigir"(sim, porque isto do exigir vai mesmo profundo) títulos = adepto derrotista/mau adepto. Parece que se fala de algum tipo de maneira de estar na vida, e não da relação Clube/Adepto. E nem por aqui isto faz sentido, na minha cabeça. Eu devo estar a perceber mesmo mal. Quero acreditar que essa exigência esteja realmente dissociada do apoio. Porque não percebo. Então "exigem" títulos à força toda. Muito bem. Mas e então, se o Clube não vos "der" esses títulos, o que é que vão fazer? Deixam de apoiá-lo por isso? Como acho que a resposta é não, e que continuam, como sempre fizeram, a apoiar o Clube quer ele ganhe ou não, não vou desenvolver mais este raciocínio(até porque já ia por caminhos potencialmente absurdos, como o de comparar esta relação Clube/Adepto com relações pessoais/sucesso profissional e etc). Portanto concluo que nos entendemos mal, e que todos iremos apoiar o Sporting Clube de Portugal quer este ganha ou perca, como não podia deixar de ser. As "exigências" ficam ao cuidado de cada um, ficando registado que vocês são "exigentes" e eu, sei lá... o "condescendente". Compartilhar este post Link para o post
Pickle Rick Publicado 2 Março 2015 "podia estar até ao resto da vida sem ganhar títulos, que continuava a ser Sportinguista do "fundo do coração" - Qual é o mal desta afirmação? Oi? Mas alguma vez o meu Sportinguismo ou de qualquer outro depende da conquista de títulos futebolísticos? Com certeza que há aqui algum tipo de desentendimento, devo estar a interpretar mal a coisa, porque simplesmente não pode ter sido isso o que quiseste dizer. E que título é que tu conquistaste este ano? Eu acho uma graça tremenda a vocês, que querem parecer tão mas tão correctos, que se dão ao trabalho de distorcer por completo o que um gajo diz para dizer que a mentalidade ideal não é X mas que é Y. E não é nada conversa de quem não ganha títulos, pelo menos exclusivamente. Eu não preciso de ser "do que ganha". Eu escolhi o meu Clube, foi aquele que me agarrou, e desde aí que essa ligação foi crescendo e solidificando-se cada vez mais. Cresci sem ver praticamente nenhum campeonato conquistado, apenas Taças de Portugal e Supertaças. E é por isso que consigo dizer que jamais, mas jamais eu deixo de ser Sportinguista quer o futebol vença ou não. Jamais. O meu apoio ao Clube é incondicional, como de qualquer adepto que realmente goste disto. Isto foi o que quis dizer, que é mais que óbvio. Essa última afirmação é realmente genial. "A partir do momento em que deixarmos de acreditar nessas tão badaladas palavras, é porque deixámos de ser adeptos do Sporting." - Compreendo que isto pareça exagerado. Não sei, realmente posso gostar e apoiar o Clube ao mesmo tempo que não acredito que tenha sucesso desportivo na temporada seguinte. Não vou aprofundar mais porque sei que o teu propósito não é o do debate. Fica o miminho. Deixa. Uau, olhem para mim, tão correcto e exigente que eu sou! Assim é que é! :lol:/> Pois eu vou-te explicar, que, basicamente, o facto de exigires ou deixares de exigir é uma escolha pessoal a que tens todo o direito. A não ser que tenhas um cargo com alguma relevância no Sporting, os teus deveres como Sócio do Clube são, entre muitos, o de o apoiar o clube dentro das tuas possibilidades. Fazer valer o nosso supremo direito de votar nas eleições e nas Assembleias Gerais, elegendo quem achamos adequado a servir o Sporting. Se possível pagar quotas, comprar merchandise e ir aos estádios, obviamente. Mas o que eu sublinhei foi o apoio incondicional ao Clube. Não é por ganhar ou deixar de ganhar que se deixa de apoiar. Foi isto que eu disse. Isto não tem nada a ver com exigência. A minha exigência para com jogadores e estrutura directiva, é, dentro do que me é possível, a de que dêem o seu melhor. Eu não me ponho a um nível de "exigir" títulos. A ninguém. Claro que quero que a exigência seja sempre a de procurar a vitória, isto na cabeça de quem realmente nos representa em campo e no banco, mas o meu apoio em nada muda pelo ganhar ou deixar de ganhar títulos. E se apoio e sempre apoiarei o Sporting, é claro que, quando está visto que já não seremos campeões este ano, a minha mentalidade seja a de continuar a acreditar e apoiar. Não consigo sinceramente ver o que é que possivelmente podes ver de errado nisto. E claro que para ti, o gentleman politicamente correcto do CMPT, esses argumentos aí do "típico" Sportinguista conformado e que não tem exigência nenhuma, carecem todos de fundamentação. É que, curiosamente, são quase todos verdades. Estivemos frágeis financeiramente, os outros 2 rivais investem imensamente mais que nós, a equipa é a mais jovem e é inexperiente, obviamente que não se atinge o potencial de um clube reestruturado há menos de 2 anos, e depois vem o último, que é mais que tabu neste fórum. Não, claro que a corrupção no futebol é algo que não existe, só nas nossas cabeças. Claro que FCP e SLB não beneficiaram descaradamente de arbitragens escandalosas nos últimos anos :lol:/> É difícil falar com alguém que quer ser tão certinho, que fecha aos olhos ao mundo em que vive e cria a sua própria realidade onde os títulos e sempre foram unica e exclusivamente decididos em campo e que ganha sempre o melhor. E depois fala em utopias... Não percebi realmente o que vos fez tanta comichão, excepto a vontade de implicar e desfazer de outrem, como é hábito por estes lados. Nem eu. Apoiar incondicionalmente um Clube e não "exigir"(sim, porque isto do exigir vai mesmo profundo) títulos = adepto derrotista/mau adepto. Parece que se fala de algum tipo de maneira de estar na vida, e não da relação Clube/Adepto. E nem por aqui isto faz sentido, na minha cabeça. Eu devo estar a perceber mesmo mal. Quero acreditar que essa exigência esteja realmente dissociada do apoio. Porque não percebo. Então "exigem" títulos à força toda. Muito bem. Mas e então, se o Clube não vos "der" esses títulos, o que é que vão fazer? Deixam de apoiá-lo por isso? Como acho que a resposta é não, e que continuam, como sempre fizeram, a apoiar o Clube quer ele ganhe ou não, não vou desenvolver mais este raciocínio(até porque já ia por caminhos potencialmente absurdos, como o de comparar esta relação Clube/Adepto com relações pessoais/sucesso profissional e etc). Portanto concluo que nos entendemos mal, e que todos iremos apoiar o Sporting Clube de Portugal quer este ganha ou perca, como não podia deixar de ser. As "exigências" ficam ao cuidado de cada um, ficando registado que vocês são "exigentes" e eu, sei lá... o "condescendente". Tu não consegues entender o que significa deixar de ganhar títulos para o nosso clube pois não ? Não consegues entender que a nossa grandeza está directamente ligada à conquista de títulos e que se isso deixar de acontecer, podemos, sei lá, caminhar para um nada bonito na perca da massa associativa. Quer tu queiras quer não, se quisermos continuar a ser grandes, os títulos são obrigatórios, e eu não estou na disposição de deixar cair o clube em desgraça e perdoar as coisas com o pensamento de para o ano há mais. Escusas de fazer o discurso de vítima, que sabes perfeitamente o que disseste e se não sabes algo vai muito mal. Mas vou repetir outra vez, a mentalidade de "para o ano há mais" não se coaduna com este clube. Eu vou fingir que me estas a trollar ou algo do género porque não quero acreditar que existem Sportinguistas com esse pensamento conformista. Compartilhar este post Link para o post
Cardia Publicado 2 Março 2015 (editado) Em relação ao post anterior do Shabby, e sem querer entrar em qualquer confronto , acho que não têm de existir adeptos " exigentes" e " condescendentes". Existem os que são mais e os que são menos exigentes. Eu penso que o amor que tenho a este clube surgiu por um motivo, que naturalmente não foram os titulos. Talvez aquilo a que muitos chamam a " mistica" sportinguista, toda a nossa história e o facto de termos os adeptos que temos. A questão é que esta mistica já se perdeu e custa-nos a encarar isso. È muito giro dizer que apoio o meu clube aconteça o que acontecer, mas penso que não é por sermos mais exigentes que o deixaremos de o fazer. Bolas, por alguma razão temos tanto orgulho em sermos do clube que teve os Cinco Violinos, que teve provavelmente um dos cantos mais famosos da história do futebol, que tivemos vários jogadores a destacarem-se pelos golos que marcavam. Será assim tão mau querer viver isto tudo outra vez? Será que é assim tão mau exigir que o clube ganhe um titilo por epoca, porque a nossa historia assim o exige e por nos lembrarmos do que sentimos da ultima vez que fomos campeões? Não digo que os adeptos menos exigentes não queiram sentir isto atenção. Mas há um ponto muito importante que foi referido atrás. Como iremos nós explicar aos nossos filhos o que é a história do nosso clube da mesma forma que foi explicada pelos nossos pais e os nossos avós? Editado 2 Março 2015 por Cardia Compartilhar este post Link para o post
Taka Publicado 2 Março 2015 Por acaso curtia ter umas aulas de Linguística com o Nani. 2h30 a uma Segunda de manhã. Ninguém merece. Quanto à questão da mentalidade, é simples, e vai mesmo com um exemplo: digam a um Sportinguista comum que, se no espaço de 3 anos, descontando este, o Sporting não ganhar um título (um campeonato, para não deixar aqui dúvidas de interpretação), o projecto actual é um falhanço total. E depois, contem quantos deles vos vão perguntar se estão a jogar com o baralho todo, ou se bateram com a cabeça na parede. "Ai, porque nós estamos tão frágeis financeiramente...", ou "Ai, porque os outros investem imenso...", ou "Ai, porque temos um plantel de miúdos, e assim não vamos lá...", ou "Ai, porque nos últimos 20 anos demos muitos passos para trás, e isto não se avança assim em tão pouco tempo...", ou (o meu preferido) "Ai, porque toda a gente vê que os outros só lá vão porque o gajo do apito os leva ao colo e porque eles lhes oferecem fruta e café com leite...". Ainda tenho aqui mais um rol de desculpas, se quiserem que continue. O problema disto é que, no Sporting, enraizou-se uma cultura que é de tudo menos de exigência máxima. Incluindo, e sobretudo, nos adeptos. Exigir-se um campeonato ao Sporting passou a ser quase utópico. Exigir que se ganhe pelo menos uma competição por época passou a ser quase utópico. Exigir que o Sporting faça da sua casa uma fortaleza, e que não perca lá pontos em mais do que 2/3 jogos passou a ser quase utópico. E pronto, é tudo quase utópico. E portanto, exigir-se passou a ser quase utópico no Sporting. É esperar, fazer a festa em Agosto, gritar "é este ano crl!" e depois, com sorte, ainda temos um Natal minimamente feliz. É a cultura do conformismo puro que se enraizou e que continua a enraizar-se no clube. E actualmente, "o máximo que podemos exigir", sem entrar no campo da utopia, é uma qualificação para a Champions. E a continuar assim, chegará o dia em que "o máximo que podemos exigir" é uma qualificação para a Liga Europa. E esperemos que nenhum de nós venha a assistir a um dia em que, hipoteticamente, "o máximo que podemos exigir" já só seja a manutenção. Não é e nunca será a minha forma de ver as coisas, felizmente. E fico muito contente por ser quase utópico no que toca a este assunto. Isso já é muito, Poeira. Temos que ganhar os jogos todos em casa para o campeonato e fora, na minha opinião, só é admissível perder pontos no Dragão ou na Luz. Mas é verdade o que dizes. E isso já se nota em tantos adeptos, em que empatar com o Marítimo fora ou com o Braga fora "já não é mau". Quanto àquele post do Shabby, uma curta muito simples: sem títulos, não teremos metade da massa associativa dentro de 50 anos. E 50 anos não é muito. Em 33 anos, ganhamos 2 campeonatos. Quantos ganharemos em mais 17 a continuar assim? 2? 1? O meu problema não é com os adeptos de agora, é com aqueles que nasceram no fim do último século ou já neste e que, desde novos, levam com esta mentalidade. Mais uns 20 anos e temos uma geração toda de adeptos que estão sempre satisfeitos por ir à Europa e nada mais. Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 2 Março 2015 O meu pai que é Boavisteiro ontem viu-me todo chateado e perguntou-me porque raio é que eu me chateava tanto com isto e se o via a ele a ficar assim qd a equipa dele perdia. Simples: Estou farto de não ser campeão. Já sinto saudades de ir festejar para os aliados e de ver aquilo tudo pintado de verde. É sempre a mesma desilusão todos os anos. Compartilhar este post Link para o post
Gavazzo Publicado 2 Março 2015 Adorei ver a mobilização Sportinguista do Porto ontem. Se há coisa que mudou desde 2013 foi o orgulho que muita gente que até aí andava "escondida" não andava a demonstrar. Quem ontem passou parte da tarde pelo Solar sabe do que estou a falar, e sabe muito bem a quem andou a "lutar" durante anos para que mais e mais Sportinguistas amorfos cá do Norte se assumissem mais e encarassem o desporto de cabeça erguida e orgulho nas cores que apoiam. Sobre o jogo de ontem, nada a dizer. Fomos fracos e eles não. Foi de longe o jogo do qual saí mais conformado nos últimos anos todos. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 2 Março 2015 Não que interesse muito agora, mas alguém sabe porque é que o Mané não foi sequer para o banco? E também não foi por aí, mas gostava de perceber porque é que o Tanaka passa de titular a suplente não utilizado sem razão aparente. Foi castigo porque falhou aqueles golos contra o Wolfsburgo? :rolleyes: Isto é uma das coisas que mais me irrita no Marco Silva. Troca jogadores só porque sim, sem razão alguma, parece o Lopetegui. A questão é que esse até mexe mais ou menos, o Marco nem por isso. Não agora, mas o Marco tem de sair. A equipa joga cada vez pior, o campeonato já era, a Europa já era (mas nessa frente o Sporting até se bateu bem, não é por aí), falta a Taça de Portugal - essa temos obrigação de limpar, para minimizar a frustração desta época. Não temos um plantel recheado de estrelas, como o Porto ou o Benfica, mas temos obrigação de fazer mais com o plantel que temos. Neste defeso é empandeirar os Cédrics desta vida, tentar investir um bocadito em jogadores de qualidade, e num treinador que perceba da poda. Não interessa se é Português, desde que seja bom e com créditos firmados. Não me ocorre nenhum, mas deve haver montes deles. Sinceramente nem é a derrota de ontem que me chateia mais, é de facto a frustração de mais uma época que poderia ser bem melhor do que aquilo que foi/está a ser. Compartilhar este post Link para o post
nathanwilliams Publicado 2 Março 2015 (editado) Sinceramente, não esperava este resultado. Talvez por isso fiz 650 km para ir ver o jogo. Por, mais uma vez, acreditar que seria possível trazer alguma coisa de lá. Mais uma vez, em vão... Na altura mais crítica da época, falhámos completamente. Desta série de 6 jogos, que começou com o benfica, ganhámos apenas um. Lamentável. Isto não é, de todo, o Sporting. Isto não é nada. Isto no benfica ou no porto nunca aconteceria, nunca. Mas lá está, parecemos resignados, a equipa está tranquila como sempre, o velho discurso do "matematicamente é possível, não vamos parar de lutar..." continua e continuará. Depois disto, tenho a certeza que o MS se vai embora no fim da época. Não vale a pena continuar a bater no cego, certos treinadores portugueses aqui, neste momento, não funcionam. Não arriscam, não se transcendem, não jogam com os melhores. Para mim, este gajo peca por não mudar as coisas quando elas estão a correr mal. Ou por tardar a fazê-lo. Espero que no fim da época haja alguma atitude, uma espécide de manifestação, e espero que venha dos adeptos. Dos mais novos, daqueles que derrubaram o Godinho Lopes e puseram lá o BdC, que lutaram por ele, mas não só. Também dos velhos cheios de papel que vão sempre a Alvalade passear o seu Porsche. Mas que desta vez, lutem pelo clube, pela exigência, por títulos. Agora, e sinceramente, não sei a melhor maneira de o fazer. Só sei que está na altura de nos unirmos e mostrar que queremos ganhar. GANHAR A SÉRIO. Fim de vitórias morais, o fim do "Jogámos como nunca, perdemos como sempre", o fim do "Até morrer Sporting Allez". Epá, mostrem empenho, tragam alguém que pegue nisto e que não esteja cá só pelo dinheiro e prestígio que é jogar/treinar/fazer parte do Sporting. Se nada for feito, penso seriamente se o dinheiro que gasto nisto valerá a pena. Estou muito farto mesmo. Apoiar e apoiar já muitos fazem há anos, mas lá dentro a mentalidade vencedora já era há muito. É jogar para pôr fotos no Instagram a dizer que lutámos muito e que damos tudo pelo clube, e a seguir ao jogo ir comer uma qualquer podre de boa. Aposto que muitos poucos saíram do dragão lixados consigo mesmo. BASTA é desta mentalidade de m*rda. Editado 2 Março 2015 por nathanwilliams Compartilhar este post Link para o post