Visitante Publicado 26 Setembro 2014 (editado) quem lê isto "tudo isto levou a uma convergência real do nosso país a outras economias mais poderosas na Europa" não fica a pensar de que se trata de convergência do crescimento percentual do PIB face a outros países... O PIB per capita é um indicador económico e é usado por algum motivo, agrega em si milhares de factores (à falta de melhor palavra) da economia em análise, qualquer pessoa com o minimo de conhecimento de Macroeconomia saberá isso. Mas se não tiveres ficado convencido é tranquilo, não sou nem de perto nem de longe um conhecedor da economia portuguesa, principalmente do Sec. XX, mas tenho a certeza que explorando as páginas do INE, da OCDE e lendo um bocadinho de Maddison e restantes autores que se basearam no seu trabalho, talvez possas ficar melhor esclarecido do porquê dos anos 60 terem sido os anos de maior desenvolvimento de Portugal, e não só ;) A estatística é uma coisa bem lixada quando não é posta em perspectiva. :lol: O nosso PIB até pode ter crescido de igual forma em relação ao deles, mas se o PIB deles é já bem maior que o nosso, nada muda porque a distância continua a ser a mesma. Alguém precisa de rever o significado de convergência... se o nosso PIB per capita cresce a uma velocidade superior ao de outro país, significa que há uma aproximação, independentemente do tamanho dos respectivos PIB ;) Ah, é que ainda por cima coloquei uma tabela em cima com a percentagem do PIB per capita português em relação aos 10 países do Norte e Centro da Europa mais desenvolvidos, e nota-se um crescimento. A burrice é bem lixada quando não é posta em perspectiva :lol: Editado 26 Setembro 2014 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 26 Setembro 2014 Angola também anda a crescer em média 10 % ao ano desde 2000 e não é por isso que daqui a 10 anos vai ser um país desenvolvido ou o seu povo vai ter uma vida próspera. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 26 Setembro 2014 Angola também anda a crescer em média 10 % ao ano desde 2000 e não é por isso que daqui a 10 anos vai ser um país desenvolvido ou o seu povo vai ter uma vida próspera. Onde é que eu disse isso? Basta ler o flow do tópico: culpa do PSD - Culpa do PS/Socrates - Culpa da CEE - whatever a dizer que se for a ver o que está mal em Portugal vamos até ao D. Afonso Henriques - vim dizer que os anos 60 até foram bons ;) Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 26 Setembro 2014 O PIB per capita é um indicador económico e é usado por algum motivo, agrega em si milhares de factores (à falta de melhor palavra) da economia em análise, qualquer pessoa com o minimo de conhecimento de Macroeconomia saberá isso. Mas se não tiveres ficado convencido é tranquilo, não sou nem de perto nem de longe um conhecedor da economia portuguesa, principalmente do Sec. XX, mas tenho a certeza que explorando as páginas do INE, da OCDE e lendo um bocadinho de Maddison e restantes autores que se basearam no seu trabalho, talvez possas ficar melhor esclarecido do porquê dos anos 60 terem sido os anos de maior desenvolvimento de Portugal, e não só ;) Alguém precisa de rever o significado de convergência... se o nosso PIB per capita cresce a uma velocidade superior ao de outro país, significa que há uma aproximação, independentemente do tamanho dos respectivos PIB ;) Ah, é que ainda por cima coloquei uma tabela em cima com a percentagem do PIB per capita português em relação aos 10 países do Norte e Centro da Europa mais desenvolvidos, e nota-se um crescimento. A burrice é bem lixada quando não é posta em perspectiva :lol: Eu sei bem o que é o PIB per capita, obrigado pelo esclarecimento. e não, se eu tenho 10€ e alguém tem 100€ , se o nosso dinheiro aumentar em 10% eu vou ficar sempre à mesma distância. Ou seja, a nossa economia cresceu, em pontos percentuais, o mesmo que outras economias europeias, mas não o fez em termos absolutos, porque se eles tinham 100 ficaram com 110 e nós que tinhamos 10 ficámos com 11. Portanto a tua premissa é falaciosa. "real convergência" :lol: Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 26 Setembro 2014 Eu sei bem o que é o PIB per capita, obrigado pelo esclarecimento. e não, se eu tenho 10€ e alguém tem 100€ , se o nosso dinheiro aumentar em 10% eu vou ficar sempre à mesma distância. Ou seja, a nossa economia cresceu, em pontos percentuais, o mesmo que outras economias europeias, mas não o fez em termos absolutos, porque se eles tinham 100 ficaram com 110 e nós que tinhamos 10 ficámos com 11. Portanto a tua premissa é falaciosa. "real convergência" :lol: Oh que crl :lol: Eu disse que cresceu o mesmo? Crescemos mais, está nas tabelas :lol: Compartilhar este post Link para o post
Boo Riquelme Publicado 26 Setembro 2014 Independentemente de dizeres o que quer que seja, não houve "real convergência com outras economias europeias", é um facto. Houve um crescimento (aparentemente maior, o que duvido, mas enfim) do PIB que se assimilou ao de outros países, mas o que não quer dizer que o nosso PIB fosse de 2 e o dos outros de 200. É algo tão simples de perceber. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 26 Setembro 2014 Alguém precisa de rever o significado de convergência... se o nosso PIB per capita cresce a uma velocidade superior ao de outro país, significa que há uma aproximação, independentemente do tamanho dos respectivos PIB ;) Ah, é que ainda por cima coloquei uma tabela em cima com a percentagem do PIB per capita português em relação aos 10 países do Norte e Centro da Europa mais desenvolvidos, e nota-se um crescimento. A burrice é bem lixada quando não é posta em perspectiva :lol: Daqui a 200 anos é que esses suecos vão ver quem manda, eheh! Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 26 Setembro 2014 Independentemente de dizeres o que quer que seja, não houve "real convergência com outras economias europeias", é um facto. Houve um crescimento (aparentemente maior, o que duvido, mas enfim) do PIB que se assimilou ao de outros países, mas o que não quer dizer que o nosso PIB fosse de 2 e o dos outros de 200. É algo tão simples de perceber. Houve convergência real com as outras economias, quer tu queiras quer não, pois os anos 60 foram marcados por um grande crescimento da industrialização em Portugal, industrialização esse que já havia começado no século passado nos países mais desenvolvidos, mas que havia sendo esgotado. Portugal era uma país essencialmente rural e como tal a sua economia equivalia no inicio dos anos 60 a uns 30% da economia do Reino Unido (maior potência europeia da altura). Nos anos 60, depois da industrialização ter arrancado de forma pujante, fomos convergindo em termos de PIB per capita até em 73 o nosso PIB per capita ser já de 50 e tal por cento do PIB per capita do Reino Unido. É uma questão de rendimentos marginais. Como tal, houve convergência. Se continuamos pobres, atrasados e com fome no país? Continuamos sim, não quer dizer que em termos de desenvolvimento não nos tenhamos aproximado dos países mais desenvolvidos. Daqui a 200 anos é que esses suecos vão ver quem manda, eheh! http://www.tradingeconomics.com/sweden/gdp-growth Cuidado com eles, estão a crescer à velocidade da luz :lol: (e esse post nem tem nada a ver com o que disse, só estou a falar no desenvolvimento de Portugal nos anos 60, mas não podia deixar passar a oportunidade de te humilhares :lol:) Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 26 Setembro 2014 Convergência "real" seria se nos tivéssemos aproximado realmente deles. Agora, só porque andámos um bocadito mais rápido que eles, sendo que a distância que nos separa é gigantesca, faz uma diferença dos diabos. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Pat Riley Publicado 26 Setembro 2014 Para mim, não. Se se sentir injustiçado porque um zé que passa o dia a coçar o escroto ganha quase tanto como ele, pode pedir um aumento. Mas não me parece que seja aceite. ;) Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 26 Setembro 2014 (editado) Convergência "real" seria se nos tivéssemos aproximado realmente deles. Agora, só porque andámos um bocadito mais rápido que eles, sendo que a distância que nos separa é gigantesca, faz uma diferença dos diabos. :lol: [É errado insultar, peço desculpa] Se tu numa corrida partires à minha frente 2 km e corrermos durante 10 minutos, sendo que eu levo uma velocidade maior que a tua, então não me vou aproximar de ti? Não quer dizer que a distância não continue a ser enorme, só quer dizer que me aproximei, nem que tenha sido por 10 centimetros. É isto que é convergência, é aproximar, não é coincidir. [É errado insultar] Melhor que isto não sei fazer, mil desculpas Editado 26 Setembro 2014 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 26 Setembro 2014 O problema aqui não é falar em crescimentos do PIB e em convergência, que semanticamente são verdade. O que é surreal é dizer-se que os anos 60 foram bons. Ok, foram bons para os números e para quem fez dinheiro com uma guerra fratricida, para o resto da população, fora os amigos do regime, foi mais uma década de miséria e retrocesso. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 26 Setembro 2014 (editado) O problema aqui não é falar em crescimentos do PIB e em convergência, que semanticamente são verdade. O que é surreal é dizer-se que os anos 60 foram bons. Ok, foram bons para os números e para quem fez dinheiro com uma guerra fratricida, para o resto da população, fora os amigos do regime, foi mais uma década de miséria e retrocesso. Há um meio termo. Economicamente foram bons, mas não quer dizer que isso se tenha traduzido em melhores condições de vida. Será o caso da China, com as devidas diferenças, a economia cresce, os donos das industrias crescem, mas o povo não vê as suas condições serem substancialmente melhoradas. No entanto, apenas a titulo de curiosidade, depois do choque petrolífero e do 25 de Abril, os governantes que se seguiram tentaram traduzir o crescimento económico do país em melhores condições, e o país praticamente estagnou daí em diante (não só por causa disso, mas também). E uma das principais razões foi o aumento brutal nos salários dos trabalhadores, que não acompanhou a produtividade que tínhamos por cá, e então os produtos que exportavamos foram trocados pelos produtos do Bloco de Leste, que eram mais baratos. E fazendo a ponte para o assunto que deu origem ao tópico, compreendo que tenham de ser dadas condições dignas aos trabalhadores e 505 euros é muito pouco, mas não se pode cair no erro de achar que se pode conseguir muito melhor enquanto o país estiver assim estruturado e nestas condições macroeconómicas que envolve a Europa. O futuro tem de passar pelo valor acrescentado e, por conseguinte, pela maior formação dos trabalhadores... a industria leve como os texteis e assim, tirando alguns setores pontuais, já deu o que tinha a dar por não sermos mais competitivos a nivel de preços. E quando falo em trabalhadores mais formados, faço uma ressalva para a abominação que é a existência de certos cursos superiores que não têm qualquer utilidade, em que os níveis de empregabilidade são mínimos a existirem sequer, e que o pessoal vai fazer um curso desses por causa da mentalidade de que se é curso superior, é bom e há emprego. :) EDIT: só mais uma achega em relação ao teu post; muitas das condições que tens hoje são fruto do processo de industrialização que tivemos nos anos 60 e que sem ele continuaríamos a ser mais um país predominantemente rural: portanto nem tudo foi mau, de certa forma, as condições de vida melhoraram, mesmo que tenham continuado más ;) Editado 26 Setembro 2014 por Visitante Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 26 Setembro 2014 Convergência "real" seria se nos tivéssemos aproximado realmente deles. Agora, só porque andámos um bocadito mais rápido que eles, sendo que a distância que nos separa é gigantesca, faz uma diferença dos diabos. :lol: Ele tem razão, Ghel. Se tu cresceres a uma taxa superior à de alguém que parte de uma base superior, até pode acontecer que, nos primeiros tempos a distância nominal entre ambos aumente, mas a tendência é que se aproximem. Todavia, olhar para o PIB, mesmo o per capita, como um indicador definitivo é uma parvoíce pegada. Se não fosse, o Qatar ou o Kuwait eram super-potências. Compartilhar este post Link para o post
whatever Publicado 26 Setembro 2014 Eu nunca disse que antes do 25 de Abril era tudo mau e não se fez nada e que depois Portugal arrancou numa caminhada triunfal em direcção ao desenvolvimento. Agora não sou é capaz de dizer que foi uma boa década com gente a passar fome, da mesma forma que não fico nada impressionado com os super crescimentos económicos de países que vivem sob ditaduras. E essa achega é no mínimo falaciosa, lá por o nosso desenvolvimento industrial ter tido lugar há quarenta anos não quer dizer que se tivesse tido lugar (ainda) mais tarde hoje andávamos todos de sachola na mão. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 26 Setembro 2014 Eu nunca disse que antes do 25 de Abril era tudo mau e não se fez nada e que depois Portugal arrancou numa caminhada triunfal em direcção ao desenvolvimento. Agora não sou é capaz de dizer que foi uma boa década com gente a passar fome, da mesma forma que não fico nada impressionado com os super crescimentos económicos de países que vivem sob ditaduras. E essa achega é no mínimo falaciosa, lá por o nosso desenvolvimento industrial ter tido lugar há quarenta anos não quer dizer que se tivesse tido lugar (ainda) mais tarde hoje andávamos todos de sachola na mão. O bold é verdade, mas os países que se industrializaram mais cedo ainda hoje são os mais desenvolvidos... em todos os aspectos, foi mais por aí :) E eu só peguei no teu post do D. Afonso para dizer que as coisas não correm mal desde sempre, também houve um período em que o país ainda evoluiu um bocadito (sim sim, apesar de tudo o que se passou nessa década) ;) Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 26 Setembro 2014 (editado) Se a memória não me falha em temos de números durante a década de 60 até ao 25 de Abril houve uma convergência real comparando com os países da Europa de 20 pontos percentuais. Portanto não, não foi um crescimentozito num ano que aconteceu e que não teve impactos sócio culturais. Para terem noção durante o período que compreende a 2a guerra mundial que houve destruição massiva na Europa e que Portugal saiu ileso a convergência do mesmo foi NULA. No pós 25 de Abril houve divergência real, só voltando a haver convergência aquando da entrada na CEE em 86. A partir da entrada no euro voltou a haver divergência real. Editado 26 Setembro 2014 por Ego Sum Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 26 Setembro 2014 Se a memória não me falha em temos de números durante a década de 60 até ao 25 de Abril houve uma convergência real comparando com os países da Europa de 20%. Portanto não, não foi um crescimentozito num ano que aconteceu e que não teve impactos sócio culturais. Para terem noção durante o período que compreende a 2a guerra mundial que houve destruição massiva na Europa e que Portugal saiu ileso a convergência do mesmo foi NULA. No pós 25 de Abril houve divergência real, só voltando a haver convergência aquando da entrada na CEE em 86. A partir da entrada no euro voltou a haver divergência real. 20 pontos percentuais ;) Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 26 Setembro 2014 20 pontos percentuais ;) Ups. E para quem tem dificuldade de perceber os números é o seguinte: aproximamo-nos da Europa em 20 pontos percentuais, não é Portugal cresceu o seu PIB em 20pps na sua escala pequena Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 26 Setembro 2014 (editado) Onde é que eu disse isso? Basta ler o flow do tópico: culpa do PSD - Culpa do PS/Socrates - Culpa da CEE - whatever a dizer que se for a ver o que está mal em Portugal vamos até ao D. Afonso Henriques - vim dizer que os anos 60 até foram bons ;) Mas foram bons no quê? Tínhamos uma ditadura, os jovens andavam a morrer no Ultramar e o país não saía da miséria e tu dizes-me que até foram bons? Vê lá se ganhas um pouco de noção. Editado 26 Setembro 2014 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
Kaz Publicado 26 Setembro 2014 "Aumento do salário mínimo pode trazer mais desemprego, diz Mário Fortuna" http://www.rtp.pt/acores/index.php?article=37654&visual=3&layout=10&tm=5 gostava de saber quanto tu recebes. :lol: Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 26 Setembro 2014 o problema de portugal nos anos 60 foi o dinheiro que estoirou na guerra e em infira-estruturas nas colónias. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 26 Setembro 2014 Mas foram bons no quê? Tínhamos uma ditadura, os jovens andavam a morrer no Ultramar e o país não saía da miséria e tu dizes-me que até foram bons? Vê lá se ganhas um pouco de noção. Vou já dar-me ao trabalho de me repetir :lol: Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 26 Setembro 2014 (editado) Ah, o grande crescimento económico! A prosperidade à vista dos portugueses nos gloriosos anos 60 que ia fazendo de nós uma potência europeia. Os malandros que fizeram o 25 de Abril é que deram cabo do progresso gigante que este país estava a verificar. Editado 26 Setembro 2014 por Peplin Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 26 Setembro 2014 Ah, o grande crescimento económico! A prosperidade à vista dos portugueses nos gloriosos anos 60 que ia fazendo de nós uma potência europeia. Os malandros que fizeram o 25 de Abril é que deram cabo do progresso gigante que este país estava a verificar. Foi exactamente isso que eu escrevi ;) Não sentes um pouquinho de vergonha por distorcer palavras das outras pessoas? Sinceramente, vá :-| Compartilhar este post Link para o post