Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
johan

Que características deve um jovem ter para arranjar emprego?

Publicações recomendadas

Visitante

Só por causa dessa m*rda até curtia que a app do rapaz fosse vendida a uma gigante da Informática por uns milhões valentes. :lol:

Assim engolias essa idiotice que disseste.

Se isso acontecesse, ficava mesmo contente, a sério. Podia servir de exemplo para outros seguirem o mesmo caminho e fazerem algo de útil da sua vida em vez de outras cenas, nomeadamente, ser o guarda costas do presidente do seu clube na net :lol:

Eu estou numa situação do crl, falando nisso :mrgreen:

Estou numa empresa com alguns problemas, mas adoro o trabalho que faço, sou reconhecido por isso, inclusivé pelos administradores, e há enormes possibilidades de me fazerem um contrato a partir de Abril. No entanto, surgiu-me uma proposta, para entrar também a partir de Abril, para a área comercial de um hotel (como Sales Executive). Mas é no Algarve, implica arranjar casa, e todas as coisas que advêm com a mudança de habitação. Eu disse que ia ponderar, mas é uma vaga muitíssimo interessante, relativamente bem remunerada, e num dos melhores hotéis da Europa, que faz parte provavelmente da maior cadeia hoteleira do Mundo.

Agora é a parte difícil: escolho o conforto, num sítio que já conheço, estável, e onde adoro trabalhar; ou arrisco?

Arriscar, sem dúvida. Evoluirás muito mais enquanto pessoa se saires da zona de conforto e lidares com pessoas diferentes numa zona diferente. E aparentemente, também evoluirás como profissional :biggrin:

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

Se isso acontecesse, ficava mesmo contente, a sério. Podia servir de exemplo para outros seguirem o mesmo caminho e fazerem algo de útil da sua vida em vez de outras cenas, nomeadamente, ser o guarda costas do presidente do seu clube na net :lol:

Já tu podias aprender a discutir sem (tentar, porque não consegues mais) atacar os destinatários, mas não pode esperar-se isso de ti.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Já tu podias aprender a discutir sem (tentar, porque não consegues mais) atacar os destinatários, mas não pode esperar-se isso de ti.

Continuamos por mp, não quero estragar o tópico agora que encarrilou de novo :)

Compartilhar este post

Link para o post

Arriscar, sem dúvida. Evoluirás muito mais enquanto pessoa se saires da zona de conforto e lidares com pessoas diferentes numa zona diferente. E aparentemente, também evoluirás como profissional :biggrin:

O meu pensamento foi esse, epá, mas tenho um receio gigante de não vir a gostar, porque é uma mudança radical, num momento um pouco delicado na minha vida, em termos financeiros. Mas por outro lado, aquilo pode abrir portas incríveis, ainda ontem um colega meu que trabalha lá, ofereceram-lhe um contrato para trabalhar no melhor hotel da cadeia no Dubai, a progressão lá dentro é incrível.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

O meu pensamento foi esse, epá, mas tenho um receio gigante de não vir a gostar, porque é uma mudança radical, num momento um pouco delicado na minha vida, em termos financeiros. Mas por outro lado, aquilo pode abrir portas incríveis, ainda ontem um colega meu que trabalha lá, ofereceram-lhe um contrato para trabalhar no melhor hotel da cadeia no Dubai, a progressão lá dentro é incrível.

Adorava trabalhar no Dubai, porra :prayer:

Compreendo que seja uma mudança radical e que possa ser arriscado, mas se for na tal maior cadeia de hotéis do mundo e se correr mal, a experiência lá adquirida não é suficiente para conseguires outro emprego, mesmo que ao nível do que tens agora?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, e até pode ser para ir para melhor do que onde estava antes. É na Hilton, e é para o departamento comercial do Conrad Algarve :mrgreen: (vejam umas fotos, aquilo é DO CRL)

Compartilhar este post

Link para o post

E o que é ser-se bom Vaart, ter as skills para desempenhar determinada função? Acho que cada vez as pessoas estão mais bem preparadas e portanto, é normal que sejam pedidas outras qualidades para além das qualidades técnicas. E estou a falar na generalidade dos casos, não quando há cunhas envolvidas.

O "ser-se" bom depende das exigências da tua função a nível técnico e relacional, sim, porque todo o posto de trabalho tem um contexto inerente a si próprio, há contextos que apontam: (a) unicamente para a importância dos aspetos técnicos; (b) outros que têm as relações interpessoais como principal fator de sucesso; e © ainda há outros que exigem a conjugação de ambos os fatores. Para mim, que já fiz seleção, é fundamental a existência de três pressupostos: (a) saber-ser; (b) saber-fazer; e © saber-estar. Vou-te dar um exemplo, para que o que disse anteriormente fique mais claro.

Imagina um investigador que, além da investigação, também desempenha funções de docente.

Usualmente, para se ser investigador é necessário ter um know-how (leia-se conhecimento técnico) sobre os assuntos que se analisam, sendo que tanto se pode investigar uma área específica como várias (multidisciplinaridade). Além dos conhecimentos técnicos, também tens que ter competências sociais para te relacionares com as organizações nas quais fazes investigação, com os teus pares e para lidares com o público quando apresentas os teus trabalhos em congressos, por exemplo. Há investigadores perfeitos a nível técnico, que roçam quase a excelência, porém são socialmente inaptos, dado que são ineficazes ao nível das suas relações interpessoais, não sabem comunicar assertivamente, não estão abertos ao diálogo e pura e simplesmente não sabem explicar, para quem está fora do mundo académico, as suas descobertas e importância do seu trabalho. Esta pessoa, para mim, não é boa, porque não consegue conjugar a díade conhecimento técnico-aspetos relacionais de forma apropriada. Desta maneira, este investigador, quando dá aulas, apesar de saber muito, não consegue explicar aos seus estudantes as matérias que se estão a analisar e a sua importância no contexto laboral, porque simplesmente "está fechado" no seu Mundo e encontra-se demasiado agarrado às suas concepções egocêntricas.

Por outro lado, há outros investigadores que não roçam a excelência, apesar de serem excelentes não são extraordinários, mas que apresentam aspetos relacionais fantásticos, tendo sucesso no diálogo com as organizações, colegas e demais pessoas. Ou seja, aliam a um conhecimento técnico muito bom uma eficácia ao nível das relações interpessoais. Para mim, este investigador é bom, porque apresenta um equilíbrio entre os dois principais fatores do seu trabalho. Este mesmo investigador, quando dá aulas, consegue transmitir aos seus estudantes as matérias e consegue explicar, de forma correta e aberta, a importância que certas matérias têm mundo de trabalho, isto porque se consegue relacionar perfeitamente com o mundo que o envolve não estando "estanque" às especificidades do mundo académico.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Então acho que concordamos quanto ao o que é ser bom ;) Juntando à tua definição outra característica que eu considero essencial em qualquer trabalhador ou estudante, proactividade, acho que estamos perante o cenário "ideal" para alguém que procura ter uma carreira. :)

Compartilhar este post

Link para o post

Ser bom é garantia de algo, arriscar, emigrar, sair da zona de conforto... o gajo do bater punho registou-se por cá e ninguém avisou?

Compartilhar este post

Link para o post

acho que estamos perante o cenário "ideal" para alguém que procura ter uma carreira. :)

A existência de um cenário "ideal" não implica a realização do mesmo.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade. E cada vez está melhor.

a sério?

o que ouço de colegas meus que estão por lá (que são praí 70% do curso) só me dá vontade de nem lá entrar. Se for para perder vida tudo bem, mas há pessoas que não estão dispostas a isso, muito menos têm possibilidades disso.

Compartilhar este post

Link para o post

quem é que está a tomar conta do conrad? Não é a imocom, pois não?

Nop. A IMOCOM tinha era As Cascatas, mas acho que já não está.

Compartilhar este post

Link para o post

"Limitado és tu chico, que andas aí com uma app básica que não dá dinheiro nenhum e com um curso de m*rda." Um gajo que diz isto, só pode ser muito ressabiado...

Eu no post que fiz, a única coisa que critiquei foi realmente a cena de tu dizeres "se eu consegui os outros têm de conseguir". Ainda bem que o fizeste e fico orgulhoso por isso, mas tu podes ser a excepção à regra e nem todas as pessoas têm de ser como tu. Foi a única coisa que critiquei, com o resto eu concordo: temos que nos esforçar para atingirmos o que queremos.

Mas com esse teu post que, cobardemente, editaste e onde me atacaste pessoalmente, só mostra realmente que és mesmo ressabiadinho. Tenho pena, de facto. Essas críticas, felizmente, não me atingem e não me machucam de forma alguma. Cada um tem o direito à sua opinião, simplesmente fica na consciência de cada um aquilo que sentem e aquilo que dizem. Se disseste isso é porque achas e a mim só me dá vontade de rir, porque como é que um gajo que não me conhece minimamente tem a indecência de vir com algo tão reles e a jogar tão baixo.

Não levo isso a mal. Fica tranquilo.

E já agora Burkina, eu acredito claramente na meritocracia, simplesmente não acho que o mundo seja "se eu vinguei, os outros também têm que vingar e se não vingam é porque são preguiçosos e uma m*rda". Tão simples como isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Nop. A IMOCOM tinha era As Cascatas, mas acho que já não está.

se for a hilton é para ir para lá. se for a imocom é melhor pensares duas ou três vezes lol

Compartilhar este post

Link para o post

se for a hilton é para ir para lá. se for a imocom é melhor pensares duas ou três vezes lol

É a Hilton, sim. Pelo menos no Conrad, porque o Hilton Vilamoura agora tem uma gestão diferente, separou-se da cadeia.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Oblivion essa decisão só tu podes tomar mas acho que tu já sabes qual é que queres tomar, confesso que se fosse eu não arriscava, talvez seja nisso que sou mesmo muito fraco: arriscar.

Compartilhar este post

Link para o post

Há diferentes níveis de risco. Este é um risco elevado, visto que tenho dívidas a pagar, e uma mudança tão radical que envolva rendas de casa, água, luz, etc., pode ser algo overwhelming neste momento. Mas veremos até Abril como a coisa fica.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post

A existência de um cenário "ideal" não implica a realização do mesmo.

Pegando nisto para demonstrar que há pessoas que, mesmo sem o cenário "ideal", vingam mais facilmente que aqueles que lutam para construir tal cenário. Estava a almoçar e ligam-me da Universidade a perguntar se conhecia o tipo XPTO (dado que tínhamos frequentado a mesma Universidade) que estava a concorrer com outro investigador da UAlg para uma posição. Disse que sim e questionei o motivo da pergunta, então disseram-me que o sujeito XPTO tinha ficado com a posição em detrimento do nosso conhecido.

Fiquei espantado, mas nem dei a entender ao colega com quem falava. O problema é que o sujeito XPTO não tem, nem currículo, pelo menos na minha opinião, nem envergadura moral e intelectual para, neste momento, ter o cargo que lhe foi atribuído ao passo que o meu conhecido tinha todas as qualidades e mais algumas para ficar naquela posição, aliás ele é um role-model para o nosso grupo de investigação. Entretanto, o sujeito XPTO publicou com toda a pompa e circunstância o seu feito, o que despertou alguma curiosidade em vários colegas meus, de licenciatura e mestrado, porque todos sabem bem que o sujeito XPTO, em termos de comunicação e venda da banha da cobra é o melhor, não haja dúvida disso, contudo em termos de experiência académica (investigação e docência) e profissional (trabalhar como psicólogo em campo) é quase uma nulidade. Isso gerou alguma descrença até nesses meus antigos colegas, porque alguns deles, apesar de trabalharem, não o fazem na área e, na minha opinião, são bastante melhores que ele em todos os campos.

Portanto, o cenário "ideal", por vezes, pode existir e não significar sucesso ou progressão na carreira, como pode não existir e mesmo assim as pessoas terem uma carreira acima da média.

PS: Até a mim, esta situação me deixou a pensar.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto, o cenário "ideal", por vezes, pode existir e não significar sucesso ou progressão na carreira, como pode não existir e mesmo assim as pessoas terem uma carreira acima da média.

Subscrevo!

Compartilhar este post

Link para o post

O que não faltam são empresas que não metem anúncios, preferem perguntar a pessoal lá dentro se conhece alguém com determinadas características.

E cada vez mais esse método de recrutamento está a ganhar preponderância, o que poupam em custos é brutal.

À partida estando numa boa empresa ninguém quererá referenciar um amigo que não faz um crl pq vai estar sempre associado à pessoa. Aliás referenciar não significa em lado nenhum que fica. Já fiz referências que nem chamados a entrevista foram.

Outra coisa é que cada vez mais há mais empresas a premiar monetáriamente as boas referências. Exemplo: se referenciares uma pessoa, ela cá ficar um ano (se ficar esse tempo é porque à partida corresponde ao procurado) recebes 500€ p.ex.

Compartilhar este post

Link para o post

Oblivion, tens um convite para ir para a Quinta do Lago e ainda cá estás?

Compartilhar este post

Link para o post

Oblivion, tens um convite para ir para a Quinta do Lago e ainda cá estás?

Oh crl, não me digam essas coisas :mrgreen: eu por mim ia já amanhã, mas a vaga só abre em Abril, até lá tenho tempo para orientar a minha viding.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...