Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

[Video] Luís Pedro Nunes sobre a praxe

Publicações recomendadas

Nunca percebi o sentido de quem não quer ir à praxe ter de se declarar anti-praxe e inclusive assinar uma folha qualquer, não pode simplesmente não querer saber do assunto? É que já vi doutores/veteranos pressionarem bastante como se aquilo se tratasse de algum documento oficial obrigatório.

Já ouvi essa conversa algumas vezes, a folha é que nunca apareceu :lol:

Editado por Foster

Compartilhar este post

Link para o post

Vou comentar a praxe pela primeira vez. Fui praxado e praxei... e levei aquilo como uma brincadeira... e uma brincadeira dura no máximo uns dias.

Na UM dura desde setembro té Maio. Faz-se da praxe aquilo que não é. A praxe na maioria das Universidades é uma instituição. Praticamente há pessoas que colocam as leis da praxe ao lado das leis da Constituição.

O problema disto é apenas um: demasiado serious business. É o problema de haver pessoas que vivem a praxe demasiado. A vida não é só isto, a vida é bué cenas.

E concordo com o Luis Pedro Nunes. Esta situação é insustentável e as universidades têm de se demarcar por completo disto.

Compartilhar este post

Link para o post

Praticamente há pessoas que colocam as leis da praxe ao lado das leis da Constituição.

O problema disto é apenas um: demasiado serious business.

Check

Compartilhar este post

Link para o post

acham a praxe integração ou humilhação ?

Depende de quem praxa.

Eu acho que integra e faço os possiveis para q os meus caloiros se sintam integrados e não humilhados, mas há quem se sirva da praxe para humilhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou comentar a praxe pela primeira vez. Fui praxado e praxei... e levei aquilo como uma brincadeira... e uma brincadeira dura no máximo uns dias.

Na UM dura desde setembro té Maio. Faz-se da praxe aquilo que não é. A praxe na maioria das Universidades é uma instituição. Praticamente há pessoas que colocam as leis da praxe ao lado das leis da Constituição.

O problema disto é apenas um: demasiado serious business. É o problema de haver pessoas que vivem a praxe demasiado. A vida não é só isto, a vida é bué cenas.

E concordo com o Luis Pedro Nunes. Esta situação é insustentável e as universidades têm de se demarcar por completo disto.

Concordo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Há também um assunto importante que tem sido esquecido. A praxe não é algo com uma estrutura definida e igual para todas as universidades. Andei na praxe no primeiro ano no Porto e ao inicio não gostei, mas a verdade é que tendo ido para aquela universidade sem conhecer ninguém, a praxe até me foi util inicialmente. E quanto à humilhação, só se for por andar vestido com uma camisola ridicula e na rua a cantar as músicas da faculdade aos berros com os meus colegas, de resto não me lembro de nenhuma humilhação. E também nunca gozamos com nada nem com ninguém, até pelo contrário, não eras raras as vezes em que se fazia luto e se trazia à memória acontecimentos passados. Agora, claro, havia lá pessoal frustrado, mas até isso os caloiros podem controlar, não é dificil perceber que tipo de comportamentos podem ter e não ter os "doutores", e no caso de abusarem, basta falar com um membro mais velho. Como quando um idiota achou por bem que eu teria de fazer 50 flexões e não me deixar ir à aula. Bastou ameaça-lo com queixinhas ao colher que o gajo só não se borrou todo porque não sei.

De qualquer forma, findo o primeiro ano e o propósito da integração, larguei as praxes. Há muita gente que gosta mesmo daquilo, o que não quer dizer que sacrifiquem o curso, e portanto não me custou deixar os destinos da praxe a esse pessoal. :)

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/praxe-solidaria-poe-caloiros-a-pintar-paredes-no-bairro-da-ajuda.html

Esta noticia é de 2012 mas mostra que nem todas as praxes são necessariamente más e que se pode retirar algum contributo para a sociedade. Pena é que a maioria que as organiza não pensa assim.

Editado por Apocalypse Now

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/praxe-solidaria-poe-caloiros-a-pintar-paredes-no-bairro-da-ajuda.html

Esta noticia é de 2012 mas mostra que nem todas as praxes são necessariamente más e que se pode retirar algum contributo para a sociedade. Pena é que a maioria que as organiza não pensa assim.

Tira isso daqui, ainda vão dizer que os fumos da tinta sufocaram uma criança e portanto a praxe mata crianças.

Compartilhar este post

Link para o post

nem me vou esticar muito sobre este assunto porque já sei o que a casa gasta mas deixo o meu testemunho. Fui praxado, este ano vou praxar e digo-vos uma coisa: aprendi muito enquanto pessoa. Aprendi a baixar as orelhas quando era preciso, aprendi a ser solidário, aprendi a divertir-me mais naturalmente e aliás, alguns dos meus melhores amigos conheci na praxe. Uma das minhas melhores amigas praxou-me.

E só quem praxe é que percebe a felicidade dos caloiros naquilo que passam. As macacadas. as bocas, os desfiles, o hino de curso. Aliás, nós temos um caloiro cego que liga todos os dias para a mãe a dizer que está a adorar a praxe. Acho que está tudo dito.

Em relação ao que disse esse 'jornalista', um verdadeiro jornalista não pode generalizar dessa maneira, concordo que a brincadeira do meco foi de mau gosto mas isso vai de Universidade para Universidade. Aqui em Braga é tudo muito controlado e a praxe é, REALMENTE, integração.

Compartilhar este post

Link para o post

Pronto. E eu agora dava-te um exemplo do irmão de um amigo meu que odiou a praxe em Braga porque era tudo à base da humilhação. Ora criticaste o jornalista por generalizar e acabaste, também tu, a generalizar sobre as qualidades da praxe em Braga. É o chamado fuck logic.

Compartilhar este post

Link para o post

Aliás, nós temos um caloiro cego que liga todos os dias para a mãe a dizer que está a adorar a praxe. Acho que está tudo dito.

Ele está a gostar porque não tem que olhar para o chão.

Editado por Sumudica by Night

Compartilhar este post

Link para o post

Ele gosta porque não vê o que os outros sofrem rsrsrs

EDIT: A tua foi melhor Sumudica :(

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

E fizeram coisas do género no Algarve, puseram os caloiros a limpar a mata, a participar no Banco Alimentar, etc.

Mas enfim, já dei demais para este peditório. Só é praxado quem quer, e já vi coisas bem mais graves do que isto da piscina do Meco.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, por exemplo, não consigo pintar paredes se não estiver a ser praxado.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol: fdc

Compartilhar este post

Link para o post

E fizeram coisas do género no Algarve, puseram os caloiros a limpar a mata, a participar no Banco Alimentar, etc.

Mas enfim, já dei demais para este peditório. Só é praxado quem quer, e já vi coisas bem mais graves do que isto da piscina do Meco.

Lá está, é um círculo vicioso, no qual indivíduos de personalidade duvidosa ajudam a criar outros indivíduos com o mesmo tipo de personalidade. Acho que a larga maioria das pessoas que se queixaram no tópico ou que subscreveram as palavras do Luís Pedro Nunes se referem a esse pessoal que aproveita a sua posição para fazer coisas horríveis.

E é por isto que acho inválido quando pessoal vem dizer "mas na minha praxe não é nada disto, é tudo óptimo". Ninguém está a dizer nada contra a vossa praxe, se a vossa é óptima, ainda bem, aquilo que queremos (ou eu, pelo menos) mandado abaixo são as situações absolutamente ridículas, criminosas até, que acontecem diariamente e há anos em todo o país, mas que passam impunes.

Eu nunca me interessei pela praxe por dois motivos: nunca gostei de subjugação em geral (e isso é algo que, mesmo nas praxes mais pacíficas, existe... pelo menos onde eu estava) e, sabendo que sou uma pessoa que se distrai com facilidade, não queria ter uma enorme distracção como a praxe no meu caminho. Portanto para mim a praxe nunca deu problema nenhum, é como dizes, só vai quem quer e eu não me interessava particularmente no "espírito académico". Mas quando chegar o dia do meu filho ir para a universidade, se ele se interessar nessas actividades, eu quero saber que ele pode ir fazê-las descansado, sem medos, sem estar sujeito a passar por experiências humilhantes, degradantes e desumanas.

Resumindo e concluindo, a praxe só depende das pessoas que as gerem, e se há pessoas que não têm capacidade intelectual ou psicológica para lidar com essa responsabilidade, então que essa lhe seja retirada com efeito imediato.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos todos de mãos dadas para o inferno

Compartilhar este post

Link para o post

acham a praxe integração ou humilhação ?

Depende de como o caloiro encarar aquilo.

Editado por lolitos

Compartilhar este post

Link para o post

f*dasse mas qual é o problema disto tudo.

Eu pessoalmente nunca fui praxado nem praxei ninguem. Nunca fui nem discriminade nem excluido de alguma coisa por não fazer nem uma nem outra.

sim acho que as praxes são uma idiotice, mas votar no PNR também é e no entanto as pessoas são livres de fazerem o que querem.

nao querem ser praxados nao vao ao dia das praxes!

Da mesma maneira, não querem fazer o ridiculo, não entrem nas tunas...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post

Chatear o pessoal na Rua Augusta.

O que vale é que os cães do pessoal das bolhas enxota-os quando chegam.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...