Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

[Video] Luís Pedro Nunes sobre a praxe

Publicações recomendadas

É que nem é pelo turn on/off, simplesmente há noites que não há paciência para ir sacar porcas à tenda do licor beirão :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

corrigiste depois...no worries!

Continua lá a brincar as tunas...

A tua citação é exactamente igual ao meu post.

Compartilhar este post

Link para o post

Pode depender de imensos factores, a localização é mais um, sim, que pode ser importante. Ainda há alguns dias (acho) falei disso noutro tópico... um amigo meu de Lisboa ficou espantado com a vida académica do Porto e mesmo assim acha que a do Porto não se compara (por inferioridade) à de aqui. O Rumpas assistiu à actuação da TMUC aqui na queima no ano passado à nossa beira e ficou muito surpreendido com a qualidade musical e com a quantidade de pessoas que seguia a actuação, que conhecia as letras, que conhecia as pessoas.

Por outro lado também ficou surpreendido, apesar de já estar à espera, com a quantidade abissal (e a proporção) de gente de capa e batina nas ruas comparado com o sítio que ele estuda lá em Lisboa.

E mesmo quando eu estava nos Açores, a tuna masculina e a tuna mista de lá costumavam ser sempre (raras excepções) consideradas as melhores dos festivais que faziam por cá, também (sobretudo a masculina) quase só com originais - e com gente ligada à música, ao contrário do que esse artista aí tentou fazer passar, a coordenar a cena.

A TMUC, por exemplo, só canta originais em palco, não há um único arranjo, nenhum cover, nada - o que também é engraçado tendo em conta o argumento do "é tudo igual". Por outro lado a tuna mista dos Açores, apesar de bastantes originais tinha alguns covers muito porreiros e muito bem feitos...

As tunas femininas acho que são mais fraquitas porque não gosto tanto do conjunto de vozes femininas em coro, mas mesmo assim também há sempre uma música ou outra bem conseguida.

E mesmo outras tunas do país que vou vendo em festivais quer aqui quer no El Açor em S. Miguel não são nada de assim tão fraco musicalmente como aqui foi dito. Aliás, acho que estava a música portuguesa muito, muito bem, se o seu pior fossem as músicas das tunas. Assim de repente, e em termos musicais, a Cartola de Aveiro é porreira, a própria Estudantina aqui num estilo mais austero, a Desertuna da Covilhã, a TUIST...

Mas lá está, são gostos. Eu acho, pegando num exemplo que vem cá agora na latada, Capicua a pior m*rda que apareceu na música portuguesa desde o Zé Cabra e há gente que adora, simplesmente não me incomoda nada se assistir a uma actuação disso porque o recinto é grande, posso ocupar outro espaço ou posso simplesmente estar na conversa com amigos.

Compartilhar este post

Link para o post

Este burkina ou não gosta de rigorosamente nada ou então tem traumas com tudo e mais alguma coisa

Compartilhar este post

Link para o post

As únicas pessoas que vão aos festivais das tunas são gajos de outras tunas...ou então tem haver cerveja a borla ou a 50 cêntimos, que ninguém consegue ouvir aquela m*rda mais de 10 minutos sem estar com os copos

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre que vejo um ajuntamento de gente Universidade com, pelo menos, uma guitarra, fujo como o diabo foge da cruz. Que gente irritante que pensa que podem fazer barulho em qualquer lado e que toda a gente quer ouvir.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é fácil alguém conseguir debater com pseudo-argumentos tão rudimentares, f*da-se.

Não, não é só pessoal das outras tunas, e cerveja de borla ou barata ou cara ou o crl que f*da, é só no fim, nunca estive num festival em que se vendesse ou desse cerveja lá dentro.

Normalmente os festivais por aqui são no TAGV, que é provavelmente a melhor sala de espectáculos da cidade e deve ter festival semana sim, semana não. Nos Açores são no Coliseu, que é a maior sala de espectáculos da ilha. Estão sempre cheios, pelo menos os que eu frequento, e poucos espectadores são de outras tunas, até porque esses nem costumam ter lugares sentados disponíveis, têm de assistir dos degraus.

Nunca te disseram que tentar conversar contigo é como tentar falar com um penedo? Que irritante e que triste figura... É que ainda se acrescentasse algo útil, se se debatesse ideias como com os outros participantes aqui do tópico... mas isto tudo que tens feito aqui só se pode chamar provocação gratuita.

Compartilhar este post

Link para o post

Não é fácil alguém conseguir debater com pseudo-argumentos tão rudimentares, f*da-se.

Não, não é só pessoal das outras tunas, e cerveja de borla ou barata ou cara ou o crl que f*da, é só no fim, nunca estive num festival em que se vendesse ou desse cerveja lá dentro.

Normalmente os festivais por aqui são no TAGV, que é provavelmente a melhor sala de espectáculos da cidade e deve ter festival semana sim, semana não. Nos Açores são no Coliseu, que é a maior sala de espectáculos da ilha. Estão sempre cheios, pelo menos os que eu frequento, e poucos espectadores são de outras tunas, até porque esses nem costumam ter lugares sentados disponíveis, têm de assistir dos degraus.

Nunca te disseram que tentar conversar contigo é como tentar falar com um penedo? Que irritante e que triste figura... É que ainda se acrescentasse algo útil, se se debatesse ideias como com os outros participantes aqui do tópico... mas isto tudo que tens feito aqui só se pode chamar provocação gratuita.

Eu sei que lá em Coimbra isso da tradição académica e das tunas é algo de fascinante, mas em Lisboa só os tótós é que andam trajados e nas tunas. Aliás em Lisboa deve ser dos sitios onde existe menos gente trajada.

Incrível mesmo é que só nos sítios nas berças onde existem universidades (sobretudo com gente que vem das berças) é que as tunas e tradição académica são fortes...aliás regra geral essas tradições académicas são coisas remanescentes do fascismo que durante os anos a seguir ao 25 de Abril quase que foram proibidas

Btw, os Açores têm universidade? Nem sabia, mas é de que? Biologia maritima?

Compartilhar este post

Link para o post

E pararem de lhe responder? Já se percebeu que está a picar de propósito, a ver se alguém lhe dá atenção. Deixem-no a falar com a parede, como têm o mesmo QI talvez se compreendam melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

E pararem de lhe responder? Já se percebeu que está a picar de propósito, a ver se alguém lhe dá atenção. Deixem-no a falar com a parede, como têm o mesmo QI talvez se compreendam melhor.

Não esperava isso de ti... :(

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post

A única coisa verdadeiramente surpreendente neste tópico foi descobrir que o Burkina tem 32 anos. Ninguém diria... Com aquela pista de aviões que orgulhosamente apresenta na fotografia dava-lhe mais uns quantos... e se eu tenho para oferecer...

Compartilhar este post

Link para o post

jggvk.png

parece ser só gente fixe...

A única coisa verdadeiramente surpreendente neste tópico foi descobrir que o Burkina tem 32 anos. Ninguém diria... Com aquela pista de aviões que orgulhosamente apresenta na fotografia dava-lhe mais uns quantos... e se eu tenho para oferecer...

Não esta assim como na foto mas aceitava uns tantos se tens para oferecer...

Compartilhar este post

Link para o post

E eu dava-te se pudesse. Assim estarias mais perto daquilo que aparentas em termos de discurso:

marretas61.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

nao costumo concordar com mtas coisas q o burkina diz mas nisto das tunas... well nao podia tar mais de acordo :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

nao costumo concordar com mtas coisas q o burkina diz mas nisto das tunas... well nao podia tar mais de acordo :lol:

troll.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sei que lá em Coimbra isso da tradição académica e das tunas é algo de fascinante, mas em Lisboa só os tótós é que andam trajados e nas tunas. Aliás em Lisboa deve ser dos sitios onde existe menos gente trajada.

Incrível mesmo é que só nos sítios nas berças onde existem universidades (sobretudo com gente que vem das berças) é que as tunas e tradição académica são fortes...aliás regra geral essas tradições académicas são coisas remanescentes do fascismo que durante os anos a seguir ao 25 de Abril quase que foram proibidas

Btw, os Açores têm universidade? Nem sabia, mas é de que? Biologia maritima?

Este post está tão cheio de coisas incorrectas e ignorantes que até o teclado usado para o escrever deve ter dado curto-circuito.

Vê lá tu que ainda a monarquia estava forte e já existiam tunas, quanto mais estarem relacionadas com o fascismo. Aliás, famosos tunos como o Carlos Paredes e o Zeca Afonso ficaram bastante conhecidos por serem pró-fascismo, obviamente... O Paredes então até foi preso pela PIDE por fazer parte de grupos pró-Salazarismo. Já o Zeca Afonso tem uma música bastante conhecida, que se chama "Grândola, Vila Morena", música essa que era utilizada como banda sonora quando a PIDE fazia rusgas aqui no Diligência Bar, local também fechado por ser frequentado por esses fascistas praticantes do fado de Coimbra.

Vê lá tu que até são tão maus, que a tuna mais antiga de Portugal, a antiga TUAC (Tuna Académica da Universidade de Coimbra), mais conhecida por Estudantina, teve acompanhamento de gajos fracos, tipo Vitorino de Almeida e Paco de Lucia.

Ganha um cérebro, meio que seja até.

Editado por _Nikon_

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Nikon, acalma-te lá, os insultos não te levam a lado nenhum

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nem sou especialmente fã de tunas, mas acho que fazem muito mais sentido que a praxe, por acaso. E quem diz tunas diz outros grupos académicos, como grupos cénicos, grupos corais, e outros que certamente deverá haver.

Compartilhar este post

Link para o post

troll.jpg

quer dizer tirando a parte da ma educação e generalização de quem frequenta a tuna:lol:

de resto assino por baixo

Compartilhar este post

Link para o post

jggvk.png

parece ser só gente fixe...

Não esta assim como na foto mas aceitava uns tantos se tens para oferecer...

Passa no tópico "companhia do corpo"

Compartilhar este post

Link para o post

Este post está tão cheio de coisas incorrectas e ignorantes que até o teclado usado para o escrever deve ter dado curto-circuito.

Vê lá tu que ainda a monarquia estava forte e já existiam tunas, quanto mais estarem relacionadas com o fascismo. Aliás, famosos tunos como o Carlos Paredes e o Zeca Afonso ficaram bastante conhecidos por serem pró-fascismo, obviamente... O Paredes então até foi preso pela PIDE por fazer parte de grupos pró-Salazarismo. Já o Zeca Afonso tem uma música bastante conhecida, que se chama "Grândola, Vila Morena", música essa que era utilizada como banda sonora quando a PIDE fazia rusgas aqui no Diligência Bar, local também fechado por ser frequentado por esses fascistas praticantes do fado de Coimbra.

Vê lá tu que até são tão maus, que a tuna mais antiga de Portugal, a antiga TUAC (Tuna Académica da Universidade de Coimbra), mais conhecida por Estudantina, teve acompanhamento de gajos fracos, tipo Vitorino de Almeida e Paco de Lucia.

Ganha um cérebro, meio que seja até.

Primeiro eu não estou a tentar provocar, mas sinceramente "o tempo da monarquia" era tão ou mais fascista do que o periodo ditaturial do sec. XX

Segundo o facto de um ou varios grandes combatentes anti-fascistas ter feito parte das tunas, poder ter sido baseado em não ter qualquer outra opção para poder desenvolver a sua capacidade musical sem ser lá...outros tempos

Por outro e não estou a dizer que são realidades comparáveis, mas o Durão Barroso também começou no PCTP e acabou no PSD (claro que exemplos no sentido contrario são bem mais raros).

Alem do mais e desculpa se não escrevi de forma apropriada mas é a tradição académica em geral que é de índole fascista. Alias pela Europa fora mesmo em faculdades bem mais antigas não existe estas palermices (Espanha é a outra excepção pelas mesmas razões)

Em relação ao Vitorino e ao de Lucia....enfim os Queen também fizeram um disco em colaboração com os Five e isso não quer dizer que esses Five consigam fazer musica de jeito...

asafads.png

Compartilhar este post

Link para o post

Eu até gosto de ouvir as tunas, mas normalmente já estou mais para lá do que para cá :-

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...