pm2lp Publicado 7 Outubro 2022 Citação de stelfans, há 18 minutos: Parece-me é que Eles acham que os valores sao normais e as familias nao tem problemas em pagar a renda..ainda. Ainda é cedo para ver como vai correr 2023 mas claramente o governo acha que vai correr bem. Eu disse renda mas queria dizer prestação, é do hábito foram muitos anos em casa arrendada... Quando a casa não era mim sim, a renda era deduzida no IRS e fazia toda a diferença. Já se sabe que o que ganhamos por poupar e investir em casa própria é pagar mais impostos. Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 8 Outubro 2022 Citação de pm2lp, Em 07/10/2022 at 17:49: Eu disse renda mas queria dizer prestação, é do hábito foram muitos anos em casa arrendada... Quando a casa não era mim sim, a renda era deduzida no IRS e fazia toda a diferença. Já se sabe que o que ganhamos por poupar e investir em casa própria é pagar mais impostos. A troika acabou com isso em 2011, sobre os juros salvo erro. Compartilhar este post Link para o post
Marcos_RDM Publicado 9 Outubro 2022 Quem comprou sofás recentemente, que lojas aconselham em termos relação qualidade/preço? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 9 Outubro 2022 (editado) Citação de Marcos_RDM, há 1 hora: Quem comprou sofás recentemente, que lojas aconselham em termos relação qualidade/preço? Sofaszone, se houver perto de ti. Preços razoáveis e fazem tudo conforme queiras. Editado 9 Outubro 2022 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Marcos_RDM Publicado 10 Outubro 2022 Citação de Ghelthon, há 9 horas: Sofaszone, se houver perto de ti. Preços razoáveis e fazem tudo conforme queiras. Obrigado, não conhecia e acaba por ter loja aqui perto de casa. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Outubro 2022 9€ por ano, han? Isso é que vai ser gastar. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 10 Outubro 2022 Sobre as faturas da luz e gás, não haveria uma forma de normalizar e simplificar a informação dos detalhes de fatura? E obrigar as empresas a mudar de contadores para enviar dados certos (2022...) e acabar com estimativas? 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Outubro 2022 Citação de kareca, há 3 minutos: Sobre as faturas da luz e gás, não haveria uma forma de normalizar e simplificar a informação dos detalhes de fatura? E obrigar as empresas a mudar de contadores para enviar dados certos (2022...) e acabar com estimativas? A mudança para os contadores digitais já é obrigatória, acho eu. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 10 Outubro 2022 Citação de Mayday, há 9 minutos: A mudança para os contadores digitais já é obrigatória, acho eu. Devem ter uns belos anos para isso. Até lá "evite estimativas e envie a leitura", que é um "veja lá se não quer pagar mais por um serviço que temos a liberdade para fazer umas regras de 3 simples" Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 10 Outubro 2022 Quanto à luz acho que a e-redes tem de ter tudo digital daqui a uns anos. Para o gás é que acho que não há prazo. Acho que ainda não instalam contadores inteligentes. O melhor é fazer como em casa dos meus avós. Contador antigo, e precisaram de mudar a potência. A E-redes quando foi mudar a potência mudou o contador para um dos novos com contagem remota. Btw, mesmo com os contadores de contagem remota é preciso ter cuidado. Eu não tenho tido problemas, mas tenho um vizinho meu que já lhe enviaram faturas por estimativa na mesma. O comercializador diz que a E-redes não lhes enviou as leituras. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 10 Outubro 2022 Citação de challenger, há 2 minutos: Btw, mesmo com os contadores de contagem remota é preciso ter cuidado. Eu não tenho tido problemas, mas tenho um vizinho meu que já lhe enviaram faturas por estimativa na mesma. O comercializador diz que a E-redes não lhes enviou as leituras. Os dados têm de passar pela e-redes para chegar ao comercializador? Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 10 Outubro 2022 Citação de kareca, há 19 minutos: Os dados têm de passar pela e-redes para chegar ao comercializador? Yap, o contador é da E-redes, que recebe as contagens. Depois tem de as passar ao comercializador. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 10 Outubro 2022 Citação de challenger, há 47 minutos: Quanto à luz acho que a e-redes tem de ter tudo digital daqui a uns anos. Para o gás é que acho que não há prazo. Acho que ainda não instalam contadores inteligentes. O melhor é fazer como em casa dos meus avós. Contador antigo, e precisaram de mudar a potência. A E-redes quando foi mudar a potência mudou o contador para um dos novos com contagem remota. Btw, mesmo com os contadores de contagem remota é preciso ter cuidado. Eu não tenho tido problemas, mas tenho um vizinho meu que já lhe enviaram faturas por estimativa na mesma. O comercializador diz que a E-redes não lhes enviou as leituras. A EDP deixou de pedir leituras à e-redes nos primeiros meses de pandemia. A mim f*deu-me bem f*dido que tinha mudado o contador há pouco tempo. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 10 Outubro 2022 Citação de Mayday, há 3 horas: A EDP deixou de pedir leituras à e-redes nos primeiros meses de pandemia. A mim f*deu-me bem f*dido que tinha mudado o contador há pouco tempo. Curiosamente o meu vizinho que teve o problema também tem a luz na EDP. Eu tenho a Endesa e tem corrido bem. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 11 Outubro 2022 Ajudem-me lá a escolher um aquecedor. Vou ter a cria agora no frio e interessa-me colocar um no quarto que dê para regular a temperatura, que vá ligando/desligando para manter o quarto quente. É incrivel a panóplia de aquecedores que existem, tirei a licenciatura na área errada -.- Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 11 Outubro 2022 (editado) Citação de Bashir, há 8 minutos: Ajudem-me lá a escolher um aquecedor. Vou ter a cria agora no frio e interessa-me colocar um no quarto que dê para regular a temperatura, que vá ligando/desligando para manter o quarto quente. É incrivel a panóplia de aquecedores que existem, tirei a licenciatura na área errada -.- Se tiveres possibilidade, mete ar condicionado. Penso que é o mais económico e eficiente. E já ficas com solução para o verão também caso seja preciso Editado 11 Outubro 2022 por Mafia_SCP Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 11 Outubro 2022 Citação de Mafia_SCP, há 7 minutos: Se tiveres possibilidade, mete ar condicionado. Penso que é o mais económico e eficiente. E já ficas com solução para o verão também caso seja preciso Irei colocar, mas noutra divisão. Tenho um imbróglio para resolver, e é impossivel colocar no quarto onde vou precisar do aquecedor. Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 11 Outubro 2022 (editado) Citação de Bashir, há 52 minutos: Irei colocar, mas noutra divisão. Tenho um imbróglio para resolver, e é impossivel colocar no quarto onde vou precisar do aquecedor. No ano passado instalei salamandra a pellets no hall, a mandar o calor para os quartos(a mulher não gosta de ar condicionado), os pellets eram a 4euros o saco, andam agora a 8/9/10euros e é quando há. Ainda comprei 20 sacos a 4.60, quando acabarem se ainda tiverem aos preços que andam agora, acho que vou ligar o meu velhinho aquecedor a óleo, sempre ouvi que gastam muito, mas o meu só tem 4 grelhas ou lá como se chama, nunca notei de pagar muito mais de luz. O meu cunhado no ano passado comprou um que aquilo parece quase uma tv, são convectores ou lá como se chama, sinceramente acho que a óleo resulta melhor e deve gastar o mesmo. Pode ser que alguém conheça algo mais eficaz e económico, mas neste momento acho que eficaz e económico só mesmo uma manta Editado 11 Outubro 2022 por Mafia_SCP Compartilhar este post Link para o post
TukTuk Publicado 11 Outubro 2022 Os contadores inteligentes são todos da E-Redes. Mas como disseram é preciso ter cuidado porque mesmo com contador inteligente, as leituras podem não estar a ser enviadas. Se nada mudou, pode haver contadores a comunicar a informação através de GPRS ou PLC. O GPRS é mais caro, portanto a opção recaía sobre o PLC. O problema do PLC, é que comunica melhor dependendo da % de contadores inteligentes em determinado nódulo da rede. Antes era necessário uma % bastante alta de contadores instalados, o que causava um grande diferencial entre % de contadores instalados vs. contadores a comunicar. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 11 Outubro 2022 Também já tive problemas desses com as leituras não serem enviadas. O comercializador dizia que era a E-Redes que não lhes mandava as leituras, então andei com emails para trás e para a frente até que lá se resolveu, e houve um mês de acerto onde paguei uns 5€ na factura, ahah. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 11 Outubro 2022 Mas a E-Redes faz parte da EDP. Deve ser falta de comunicação entre ambos Compartilhar este post Link para o post
migxstoper Publicado 11 Outubro 2022 Os convectores a nível de aquecimento e da rapidez com que que aquecem toda a divisão são espetaculares. A nível de economia não consigo precisar. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 11 Outubro 2022 Estes últimos posts mostram bem a trapalhada da mecanica que está implementada. Custa-me interiorizar que nesta fase da tecnologia, não há algo fiável para fazer uma simples leitura de um número e enviar para uma base de dados. Só consigo acreditar que existe pouca vontade ou má fé. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 11 Outubro 2022 Citação de Alonso., há 38 minutos: Mas a E-Redes faz parte da EDP. Deve ser falta de comunicação entre ambos Faz parte do grupo EDP, mas a E-redes é (ou deveria ser) totalmente independente das empresas comercializadoras de electricidade do grupo, a EDP Comercial e a SU electricidade. 2 Compartilhar este post Link para o post
TukTuk Publicado 11 Outubro 2022 Citação de challenger, há 3 horas: Faz parte do grupo EDP, mas a E-redes é (ou deveria ser) totalmente independente das empresas comercializadoras de electricidade do grupo, a EDP Comercial e a SU electricidade. Isso mesmo. No fundo pertence ao grupo mas são empresas independentes. Aliás a mudança de nome e logo de EDP Distribuição para E-Redes foi para não ficar associada à marca EDP por exigência da ERSE. A EDP Comercial tem ou deveria ter a mesma informação da E-Redes que qualquer outra comercializadora. Compartilhar este post Link para o post