Plagio o Original Publicado 17 Março 2023 Lmao, empréstimo para pagar 1 ano de renda antecipada N to a lidar Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 17 Março 2023 Aspirador vertical o mais barato possível, recomendam algum? Tenho um robot e um tradicional, mas ás vezes para aspirar alguma coisa rápida sem ter de andar a ligar à ficha e assim, queria algo mais prático Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Março 2023 Não sei se alguém passou por algo parecido, mas cá vai: o meu pai instalou 3 painéis fotovoltaicos através da EDP em Fevereiro do ano passado. Hoje fui lá a casa e, por acaso, a conversa foi parar aí e ele disse-me que achava que a factura estava igual, e portanto a poupança era nula. Mostrou-me a app lá dos painéis, fui ver o histórico de produção/consumos e, desde que os instalou, praticamente 100% da produção foi para a rede. Eu não percebo grande coisa do assunto, mas qual pode ser a causa além de má instalação/configuração por parte da EDP? Há mais alguma coisa a fazer além de ligar para eles a reclamar? Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 21 Março 2023 Citação de Ghelthon, há 10 horas: Não sei se alguém passou por algo parecido, mas cá vai: o meu pai instalou 3 painéis fotovoltaicos através da EDP em Fevereiro do ano passado. Hoje fui lá a casa e, por acaso, a conversa foi parar aí e ele disse-me que achava que a factura estava igual, e portanto a poupança era nula. Mostrou-me a app lá dos painéis, fui ver o histórico de produção/consumos e, desde que os instalou, praticamente 100% da produção foi para a rede. Eu não percebo grande coisa do assunto, mas qual pode ser a causa além de má instalação/configuração por parte da EDP? Há mais alguma coisa a fazer além de ligar para eles a reclamar? Não percebo nada do assunto, mas tem bateria? Compartilhar este post Link para o post
Casual 1904 Publicado 21 Março 2023 Diria que te safavas melhor sobre esse assunto na ZWAME, têm lá tópico sobre isso. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Março 2023 Citação de Tio Hans, há 1 hora: Não percebo nada do assunto, mas tem bateria? Não tem, e portanto nunca iria conseguir aproveitar 100% da produção, isso parece-me claro. Mas aproveitar quase 0% durante um ano é impossível, está a pagar 2 vezes: paga o que consome e paga para produzir energia que depois oferece à EDP. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 21 Março 2023 Citação de Ghelthon, há 40 minutos: Não tem, e portanto nunca iria conseguir aproveitar 100% da produção, isso parece-me claro. Mas aproveitar quase 0% durante um ano é impossível, está a pagar 2 vezes: paga o que consome e paga para produzir energia que depois oferece à EDP. A casa costuma estar fechada durante o dia? Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Março 2023 (editado) Citação de Tio Hans, há 3 minutos: A casa costuma estar fechada durante o dia? Não, bem pelo contrário. Não é esse o motivo também, portanto ou a app está a dar informação errada, ou há alguma falha na instalação. Se bem que as facturas parecem indicar que não há qualquer problema com a app, porque antes ele pagava na ordem dos 100€/mês, hoje paga 150€, onde os 50€ são da mensalidade dos painéis. Editado 21 Março 2023 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 21 Março 2023 Citação de Ghelthon, há 59 minutos: Não, bem pelo contrário. Não é esse o motivo também, portanto ou a app está a dar informação errada, ou há alguma falha na instalação. Se bem que as facturas parecem indicar que não há qualquer problema com a app, porque antes ele pagava na ordem dos 100€/mês, hoje paga 150€, onde os 50€ são da mensalidade dos painéis. Tens um grupo no Facebook "autoconsumo fotovoltaico", sendo um grupo específico sobre isso, de certeza que te ajudam 1 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 21 Março 2023 Citação de Mafia_SCP, há 28 minutos: Tens um grupo no Facebook "autoconsumo fotovoltaico", sendo um grupo específico sobre isso, de certeza que te ajudam É isto. Btw o teu pai fez um péssimo negócio. Era melhor ele comprar os painéis e vender o excedente. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 21 Março 2023 Citação de challenger, há 42 minutos: tw o teu pai fez um péssimo negócio. Era melhor ele comprar os painéis e vender o excedente. Provavelmente, mas não falou comigo quando decidiu. Mas pior ainda que o negócio em si é estar a pagar à EDP para lhes oferecer energia, que é basicamente o que está a acontecer agora. 😅 Mas depois de os pagar imagino que eles sejam dele, e portanto possa fazer o que quiser, não? Compartilhar este post Link para o post
Mafia_SCP Publicado 21 Março 2023 Citação de Ghelthon, há 2 horas: Provavelmente, mas não falou comigo quando decidiu. Mas pior ainda que o negócio em si é estar a pagar à EDP para lhes oferecer energia, que é basicamente o que está a acontecer agora. 😅 Mas depois de os pagar imagino que eles sejam dele, e portanto possa fazer o que quiser, não? O que sempre li no tal grupo que te indiquei é que meter os paineis através de edp/galp/etc não é grande ideia. Não dão grande assistência e muitas vezes em vez de baixar, a fatura ainda sobe porque está a injetar na rede como gasto(nunca percebi ao certo essa parte nem se é verdade) Compartilhar este post Link para o post
Thierry Henry Publicado 21 Março 2023 Malta, uma ajuda. Recebi hoje email do construtor da minha casa a indicar que no final do mês a EDP vai retirar o contador das obras do prédio e que devo ligar para a mesma EDP para me instalarem o contador no meu apartamento. Tenho algumas dúvidas sobre isto. Essa parte do contador é exclusiva da EDP ou posso/devo escolher outro fornecedor? Atualmente e da vossa experiência, qual o melhor fornecedor do serviço de eletricidade? Se for precisa mais alguma informação ou houver algo centralizado onde possa procurar resposta a estas perguntas indiquem-me, por favor. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 21 Março 2023 Citação de Thierry Henry, há 25 minutos: Malta, uma ajuda. Recebi hoje email do construtor da minha casa a indicar que no final do mês a EDP vai retirar o contador das obras do prédio e que devo ligar para a mesma EDP para me instalarem o contador no meu apartamento. Tenho algumas dúvidas sobre isto. Essa parte do contador é exclusiva da EDP ou posso/devo escolher outro fornecedor? Atualmente e da vossa experiência, qual o melhor fornecedor do serviço de eletricidade? Se for precisa mais alguma informação ou houver algo centralizado onde possa procurar resposta a estas perguntas indiquem-me, por favor. Quem instala o contador é o operador da rede, que é a E-redes. Podes contratualizar com o fornecedor de electricidade que quiseres, eles tratam de comunicar à E-redes para ir instalar o contador (se não me engano). Neste momento o mais vantajoso são os tarifários indexados (Luzboa por exemplo). Mas tem de se ir verificando regularmente se continuam a valer a pena já que variam com os preços de mercado. O que se prevê é que até ao final do ano valham a pena. Podes sempre ao simulador da Erse comparar ofertas. Tem atenção à potência que contratas. Não vale a pena estares a contratar potência a mais, se não é necessário (quanto mais potência mais pagas de termo fixo). Eu por exemplo tenho 3,45 kva e chega perfeitamente. 1 2 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 28 Março 2023 No seguimento do post acima, e no tema dos tarifários de electricidade indexados, este foi o primeiro mês em que tive uma fatura de uma mês completo com tarifário indexado. Paguei 14€ por 175 Kwh consumidos com potência de 3,45kva. Como termo de comparação no mercado regulado a mesma fatura ficaria em +52€ (excluindo IVA). Fica o alerta para terem atenção ao que estão a pagar e para irem simulando as melhores opções para os vossos casos. Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 10 Abril 2023 Maltinha que percebe de construção, se puderem dar umas luzes para quem está a pensar dar o passo de se meter numa contrução de raiz mande aí umas dicas. Cenas como tipo de telhado (o filme das infiltrações, o mais adequado e o moderno vs clássicos prós e contras), tipos de isolamento e material adequados, entre outros. Até podem dar o vosso testemunho se já passaram por um processo semelhante 😉 Compartilhar este post Link para o post
BrunoCardoso Publicado 14 Abril 2023 Por 30€ vale a pena ir lá analisar. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 14 Abril 2023 Citação de BrunoCardoso, há 8 minutos: Por 30€ vale a pena ir lá analisar. Alguém que compre e diga se vale a pena! Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 14 Abril 2023 Mais barato que um ferro de engomar, não sejam anjinhos. Compartilhar este post Link para o post
pm2lp Publicado 14 Abril 2023 A de 30 é muito pequena (2l), a outra de 50€ sim, é de 4.5l e se não estiver esgotada quando chegarem à loja, aproveitem. O PD já teve uma fixe a um preço parecido (55€) mas era de 3.8l, essa é maior e mais barata. Não encham é isso até cima como está na imagem sff. Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 15 Abril 2023 Citação de kareca, há 5 horas: Mais barato que um ferro de engomar, não sejam anjinhos. A Tristar é uma marca de confiança, não é por aí. O problema ali é mesmo a litragem. 2L é muito pouco. E a partir de hoje e enquanto as fritadeiras estiverem à venda os produtos para confeccionar devem subir ligeiramente, quiçá até estarão em promoção - mais caros. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 15 Abril 2023 Comprei uma de 7.5L na Amazon e zero arrependimento, é excelente. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 15 Abril 2023 Essas fritadeira são boas? Lembro-me que a minha mãe comprou uma fritadeira parecida, lá para (2018/19) e ninguém gostou cá em casa. Compartilhar este post Link para o post