Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mesut Ozil

Querido, vou mudar de casa

Publicações recomendadas

Citação de noikeee, Em 20/01/2023 at 21:12:

Por curiosidade, porque optaram por essa opção? Quando andei à procura, descartei essa possibilidade por medo do prédio não ser acabado ou não ser construído com a qualidade que se esperava.

Estava a procurar T3 com no máximo 20 anos. Não estava a encontrar nada de gostasse muito. Acabei a visitar um prédio em construção que me agradou muito mais em termos de áreas, em termos de garagem, em termos de arrecadação, etc. Já para não falar na possibilidade de eu escolher praticamente tudo desde início. E qual era a diferença em termos financeiros? 20-30k em comparação com prédios com 20 anos a precisar de remodelação, alguns sem garagem ou arrecadação e a maioria a precisar de algumas obras ou manutenção. Não fugiu muito do budget e deu. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, Em 20/01/2023 at 22:12:

Por curiosidade, porque optaram por essa opção? Quando andei à procura, descartei essa possibilidade por medo do prédio não ser acabado ou não ser construído com a qualidade que se esperava.

É mais barato. Precisamente pelo que dizes... Estou nesse dilema também...

Compartilhar este post

Link para o post

Um conselho sobre isso de fazer negócios com empreiteiros antes da obra estar acabada, quando aparecerem muito bem vestidos, de fatinho e a dizer que vai tudo acabar no tempo previsto fujam, a minha família perdeu quase 1M com um desses. Eu fiz negócio com um numa tasca, enquanto ele comia um cozido à portuguesa, estava todo porco e a cheirar a transpirado, disse-me que às vezes não conseguem acabar no tempo previsto e andou-me a mostrar as obras dele todo orgulhoso, a obra não derrapou 1 cêntimo e não atrasou 1 dia.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 34 minutos:

Um conselho sobre isso de fazer negócios com empreiteiros antes da obra estar acabada, quando aparecerem muito bem vestidos, de fatinho e a dizer que vai tudo acabar no tempo previsto fujam, a minha família perdeu quase 1M com um desses. Eu fiz negócio com um numa tasca, enquanto ele comia um cozido à portuguesa, estava todo porco e a cheirar a transpirado, disse-me que às vezes não conseguem acabar no tempo previsto e andou-me a mostrar as obras dele todo orgulhoso, a obra não derrapou 1 cêntimo e não atrasou 1 dia.

Desculpa, mas na realidade de uma família em que isto é sequer uma possibilidade, fica tudo mais fácil de decidir.

• Like 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Erwin, há 1 hora:

Desculpa, mas na realidade de uma família em que isto é sequer uma possibilidade, fica tudo mais fácil de decidir.

A única ajuda que tive dos meus pais foi a escritura, porque já estava com as contas a zero. De resto foram quase 10 anos a trabalhar 50h por semana, a viver num estúdio, sem férias, sem saídas à noite, com um carro todo podre, para juntar para a entrada da casa, acredita que não foi nada fácil de decidir e passei muitas noites sem dormir... Mas percebi que se pode confiar mais nestas pessoas do que naquelas que só vivem para as aparências, e muita gente deixa-se levar por isso, é só um aviso que deixo, vão ver as reportagens das burlas que há dessas empresas de construção que vão à falência e vejam o perfil dos vendedores, moram todos em casas de luxos, com carros topo de gama e andam bem vestidos, nenhum anda de carrinha de caixa aberta.

Editado por pm2lp
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 48 minutos:

A única ajuda que tive dos meus pais foi a escritura, porque já estava com as contas a zero. De resto foram quase 10 anos a trabalhar 50h por semana, a viver num estúdio, sem férias, sem saídas à noite, com um carro todo podre, para juntar para a entrada da casa, acredita que não foi nada fácil de decidir e passei muitas noites sem dormir... Mas percebi que se pode confiar mais nestas pessoas do que naquelas que só vivem para as aparências, e muita gente deixa-se levar por isso, é só um aviso que deixo, vão ver as reportagens das burlas que há dessas empresas de construção que vão à falência e vejam o perfil dos vendedores, moram todos em casas de luxos, com carros topo de gama e andam bem vestidos, nenhum anda de carrinha de caixa aberta.

Quanto é que deste de entrada?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 54 minutos:

Ainda não percebi a lógica. Tenho de ir a uma tasca para comprar uma casa, é isso? Tudo o que seja de camisa para dentro das calças e carro que seja de 2000 para cima é aldrabão? Que parvoíce.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 10 minutos:

Quanto é que deste de entrada?

50k

Citação de Duda34, há 4 minutos:

Ainda não percebi a lógica. Tenho de ir a uma tasca para comprar uma casa, é isso? Tudo o que seja de camisa para dentro das calças e carro que seja de 2000 para cima é aldrabão? Que parvoíce.

Não foi isso que eu disse... Nem quero dizer que toda a gente que ande com alto carrão e que ande bem vestida seja aldrabão, não se deixem é levar só por isso, e se for o contrário, se calhar ainda se pode confiar mais, porque gente trabalhadora sabe o que custa ganhar dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, Em 20/01/2023 at 15:19:

Alguém deste cantinho comprou um apartamento/casa em construção ainda? Preciso de tirar uma dúvida sobre bancos sff. 

Eu, e estou a morar nela à 1 ano.

Eu escolhi assim porque preferia algo novo. Demorou +3 meses que o previsto mas também deu para juntar mais algum e ir fazendo as compras do que precisava.

Se tiverem incluído grande parte dos eletrodomésticos é perfeito. Não tive problemas com o banco, e a avaliação foi bastante superior ao valor pelo qual comprei.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 2 horas:

20 ou 10%?

Foi mais um bocado, no total e já com o crédito metido paguei tipo 30% da casa antes dela estar pronta. Foi assim um contrato kamikaze, felizmente correu tudo bem mas não sei se me metia noutra igual. A vantagem que tive é que com o dinheiro dum apartamento, que era o plano inicial, comprei uma vivenda.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de pm2lp, há 4 horas:

Mas lá, podias contar que se fosse preciso tinhas rede de salvação, porque no ato da escritura ainda deixas uns milhares lá enterrados.

Mesmo assim, há muita gente que não pode sequer ponderar ter as contas a 0 por uma coisa que não vai ver durante imenso tempo.
Eu comprei o meu apartamento antes de ele estar pronto também, mas sei que tenho "sorte" e que se a mim custou tomar a decisão de o fazer, imagino que para grande parte deste país isso nem seja sequer equacionável, era mais nesse sentido que estava a falar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de AdrianoGomes, há 12 horas:

Eu, e estou a morar nela à 1 ano.

Eu escolhi assim porque preferia algo novo. Demorou +3 meses que o previsto mas também deu para juntar mais algum e ir fazendo as compras do que precisava.

Se tiverem incluído grande parte dos eletrodomésticos é perfeito. Não tive problemas com o banco, e a avaliação foi bastante superior ao valor pelo qual comprei.

O que acontece neste caso da avaliação ser superior ao valor da compra do imóvel?

Btw alguém já montou calhas para os cortinados em pladur? Queria saber se era fácil de se fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 3 minutos:

O que acontece neste caso da avaliação ser superior ao valor da compra do imóvel?

Tenho ideia que no CH te dão o valor menor entre a avaliação e o preço de compra, mas posso estar errado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 26 minutos:

Tenho ideia que no CH te dão o valor menor entre a avaliação e o preço de compra, mas posso estar errado.

Os bancos emprestam 90% do valor da avaliação. Ou seja, se avaliarem em 100m, emprestam 90.

Há bancos que emprestam 85 ou 80. Mas a lógica é a mesma para todos

Editado por Gilberto Carlos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Gilberto Carlos, há 1 hora:

Os bancos emprestam 90% do valor da avaliação. Ou seja, se avaliarem em 100m, emprestam 90.

Há bancos que emprestam 85 ou 80. Mas a lógica é a mesma para todos

Nop acho que o Ghelton tem razão

Se só te emprestam um tecto de 90%, te avaliam o imóvel por 100k, mas conseguiste com o vendedor acordar um preço de compra de 90k, não te emprestam a totalidade dos 90k. Emprestam 90% dos 90k. Tens sempre de dar uma entrada.

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 1 hora:

Btw alguém já montou calhas para os cortinados em pladur? Queria saber se era fácil de se fazer.

Facílimo, compras buchas destas e nem precisas de usar berbequim nem nada, uma chave de cruz e está feito. Tenho os meus assim postos por mim há dois anos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 39 minutos:

Nop acho que o Ghelton tem razão

Se só te emprestam um tecto de 90%, te avaliam o imóvel por 100k, mas conseguiste com o vendedor acordar um preço de compra de 90k, não te emprestam a totalidade dos 90k. Emprestam 90% dos 90k. Tens sempre de dar uma entrada.

Desculpa, tens razão.

Claro que podes sempre negociar. No meu caso, o banco avaliou o imóvel pouco acima dos valor de negócio, mas os termos de empréstimo mantiveram-se.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de fns, há 2 horas:

O que aconteceu no meu primeiro apartamento foi que a avaliação saiu a x, mas o preço acordado foi abaixo disso. Basicamente eram os 90% que me emprestaram. A nível de mais-valias, a vendedora não se importou que o negócio fosse dessa maneira, porque iria reinvestir o valor que ia receber.

Foi uma das grandes sortes que tive, senão ia ser daqueles gajos que se endividaria com um crédito pessoal para cobrir a entrada. Na altura só tinha para escrituras. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 30 minutos:

O que aconteceu no meu primeiro apartamento foi que a avaliação saiu a x, mas o preço acordado foi abaixo disso. Basicamente eram os 90% que me emprestaram. A nível de mais-valias, a vendedora não se importou que o negócio fosse dessa maneira, porque iria reinvestir o valor que ia receber.

Foi uma das grandes sortes que tive, senão ia ser daqueles gajos que se endividaria com um crédito pessoal para cobrir a entrada. Na altura só tinha para escrituras. 

Não consegui entender o teu exemplo.

Imagina que tinhas acordado comprar a casa por 100k e a avaliação foi 120k. O banco vai emprestar 90% dos 100k, que foi o valor que acordaste.

Porquê que tiveste sorte?

Compartilhar este post

Link para o post

Normalmente é 90% preço compra ou 85% preço avaliação, o valor mínimo dos 2.

Foi o que aconteceu com o meu, tava a espera de só ter de dar 10% de entrada mas depois a avaliação veio exatamente igual ao preço de compra. Conclusão, tive de dar 15% de entrada, tive a sorte de ter os tais 5% a mais disponíveis ou estava bem entalado

Compartilhar este post

Link para o post

Quando comprei casa tive de dar os 10% de entrada e dado que desde cedo vivia sozinho em casa alugada aliado a má gestão foi me sempre complicado juntar dinheiro. Tive de contrair um empréstimo pessoal, que me ficou num valor superior ao da renda. Felizmente no mês de janeiro e passados 2 anos e meio da compra consegui pagar o pessoal e foi um alívio de todo o tamanho.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hammerfall, há 57 minutos:

Como assim? Na escritura está um valor diferente daquele que o banco emprestou?

Compartilhar este post

Link para o post

Os bancos emprestam até um máximo de 90% sendo que o rácio venda/avaliação tem que ser 80%. Hoje em dia até está mais restritivo na maior parte dos bancos mas regra geral há uns meses era esta. Pegando no vosso exemplo:

Para uma casa de 100k e o banco emprestar 90k, a avaliação teria que vir a ~ 112k.

Editado por migxstoper

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...