Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
depina

Combustíveis "low cost" chegam a todos os postos na quinta-feira

Publicações recomendadas

Combustíveis "low cost" chegam a todos os postos na quinta-feira

Os postos de abastecimento vão passar a vender combustíveis simples, ou seja, gasóleo e gasolina sem aditivos e por isso mais económicos.

Contactadas pela Lusa, as petrolíferas a operar em Portugal escusam-se a explicar como é que vão por em prática a lei nº. 6/2015, publicada no dia 16 de janeiro, e que obriga todos os postos de combustível do território continental a disponibilizar combustíveis simples, mas dizem que o diploma, aprovado por unanimidade, será cumprido.

Também a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro), que representa petrolíferas como a Galp, a BP, a Repsol ou a Cepsa, se recusou a falar da legislação na semana anterior à sua entrada em vigor, recordando apenas o seu "desacordo".

Aquando da discussão da proposta legislativa, a Apetro alertou para o facto da redução de preços não ser a apregoada, dada a impossibilidade de as petrolíferas praticarem preços próximos dos postos das grandes superfícies, uma vez que são modelos de negócio diferentes, com níveis de serviço distintos.

A uma semana da entrada em vigor da lei, desconhece-se os preços ou a estratégica comercial que as marcas vão seguir para fazer cumprir a lei, sendo que em muitos postos algumas mangueiras dos produtos "premium" - os mais aditivados e mais caros - estão há vários dias fora de serviço para serem substituídos pelos combustíveis simples, constatou a Lusa.

Fonte oficial da Galp limitou-se a dizer que a petrolífera "vai respeitar a lei" nos seus 715 postos de abastecimento em Portugal. Já em fevereiro, o presidente da empresa, Ferreira de Oliveira, dizia ter "equipa a trabalhar" para cumprir a legislação, admitindo a possibilidade de contestar o diploma nos tribunais.

"Temos que tirar a nossa gama de produtos para por lá uma gama que o Governo nos impõe num mercado que está totalmente livre", disse o presidente da petrolífera, adiantando que a Galp trocará os seus produtos aditivados pelos simples, uma vez que as atuais circunstâncias impedem o investimento em mais tanques e bombas.

Também a BP garantiu que está preparada para cumprir a lei, a partir de 16 de abril, nos seus 350 postos de abastecimento em Portugal. "No decorrer deste processo, estamos comprometidos em manter a qualidade reconhecida dos nossos produtos. Neste momento, no âmbito da estratégia comercial não é possível dar mais informação", adiantou fonte oficial da BP à Lusa.

A Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC), que terá a missão de fiscalizar o cumprimento do novo diploma, explicou que a lei dos combustíveis simples não coloca quaisquer restrições à comercialização de combustíveis aditivados, contudo, e como forma de salvaguardar o direito de informação aos consumidores, os postos estão obrigados a indicar o tipo de aditivos incorporados nos combustíveis.

Os postos estão ainda obrigados a identificar claramente as mangueiras que fornecem os designados combustíveis simples, por forma a possibilitar ao consumidor optar por este combustível, em princípio mais barato do que os aditivados.

Em dezembro, quando o decreto-lei foi aprovado, o ministro da Energia, Moreira da Silva, defendeu que a nova legislação "reforça a liberdade de escolha dos consumidores e leva mais longe o objetivo de coesão territorial, permitindo aos consumidores distinguirem de forma clara entre a gasolina e o gasóleo rodoviários simples e a gasolina e o gasóleo rodoviários submetidos a processos de aditivação suplementar, possibilitando uma escolha consciente e informada sobre o que estão de facto a comprar".

@JN

Compartilhar este post

Link para o post

Aditivos, segundo percebi da reportagem que a SIC fez.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso está na notícia, mas quais são as diferenças no desempenho do carro que esses aditivos ou a ausência deles significam?

Compartilhar este post

Link para o post

Isso está na notícia, mas quais são as diferenças no desempenho do carro que esses aditivos ou a ausência deles significam?

«O aditivo permite que o carro polua menos o ambiente, que gaste menos em manutenção e permite retirar melhor rentabilidade de cada litro de combustível, ou seja, com o mesmo número de litros consegue fazer mais quilómetros com o carro e protege o motor do automóvel», sublinhou.

http://www.tsf.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1656462

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen:

Posso estar a falar de cor, mas isso soa só a conversa de alguém interessado em vender a versão mais cara do combustível.

Compartilhar este post

Link para o post

A gasolina comum como não tem tratamento, a % de "lixo" que ocorre durante a combustão será maior e ficará depositado nas válvulas, que posteriormente irá comprometer a mistura de ar com a gasolina a médio prazo. Basicamente com o passar do tempo, é propicia a que o carro tenha um consumo superior.

Posso estar a falar de cor, mas isso soa só a conversa de alguém interessado em vender a versão mais cara do combustível.

Também achei isso, mas o mecânico onde os carros de familia param falou nisto, e como não tem nenhum posto de combustivel acredito no homem :mrgreen:

Editado por Drope

Compartilhar este post

Link para o post

O que deve saber sobre os combustíveis "low cost"

Eu desde que vi os testes da DECO tenho feito assim, utilizo maior parte das vezes gasolina low-cost e depois durante um mês de vez em quando ando com outra para esticar(geralmente BP98). :mrgreen:

Editado por Osbourne

Compartilhar este post

Link para o post

Só tenho uma coisa a dizer para quem tem carros já um pouco com mecânica eléctrica não recomendo nada por combustível low cost, pois ainda ontem ficaram trezentos euros na bosch para por um injector.

Pessoas amigas que tem conhecimento mecânica, dizem mesmo para não por combustível desse. Eu também não acreditava até me acontecer o injector do carro passar de um valor normal entre 90-110 para 360.. E a sorte do carro foi entrar em modo de segurança por ter um injector electrónico.

Compartilhar este post

Link para o post

Ando com um carro com 20 anos, o menor dos meus problemas será a falta dos aditivos.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu punha gasolinha do Intermarche e Jumbo.

À pouco tempo comecei a por gasolina da Galp e já tive problemas nos travões.

Mas é verdade os problemas nos travões e já gastei um balurdio. :-(

Compartilhar este post

Link para o post

Experimenta meter gasolina no depósito e não nas rodas :laugh:

Compartilhar este post

Link para o post

Ando com um carro com 20 anos, o menor dos meus problemas será a falta dos aditivos.

Pa o meu também tem essa idade e noto diferença

Compartilhar este post

Link para o post

Meto há 3 ou 4 anos gasolina no Intermarché, nunca tive problemas até agora

Compartilhar este post

Link para o post

já fiz mais de 100mil km com combustíveis dos supermercados e nunca tive nenhum problema no motor, Isuzu :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Bp98 ? $$$$$$$$

É cara é, mas é boa e nota-se um aumento no rendimento do carro, mas é só de vez em quando. :mrgreen:

Tb costumo comprar um produto que utilizo quando atesto o depósito para limpar os injectores, nunca tive problemas com os combustíveis low-cost.

Compartilhar este post

Link para o post

Costumo variar, mas nunca fiz uma verdadeira comparação. Vou ver se faço isso, meto 10€ de cada ou assim para ver qual dura mais. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Fazer uma experiência sobre resultados a longo prazo e meter 10€ em combustível de cada um para comparar é, para não dizer outra coisa, ineficaz e incoerente.

Editado por Lip Zola

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço quem tenha feito o teste numa viagem de sensivelmente 300km com combustível galp vs low cost e com o depósito mais ou menos ao mesmo nível. É claro que há sempre variações na velocidade mas o ritmo não diferiu muito. Com a Galp deu para chegar ao fim da viagem, com low cost teve que reabastecer antes de chegar ao destino. Vale o que vale, também só testou uma vez.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço quem tenha feito o teste numa viagem de sensivelmente 300km com combustível galp vs low cost e com o depósito mais ou menos ao mesmo nível. É claro que há sempre variações na velocidade mas o ritmo não diferiu muito. Com a Galp deu para chegar ao fim da viagem, com low cost teve que reabastecer antes de chegar ao destino. Vale o que vale, também só testou uma vez.

normalmente é isto, 'evapora' mais rapido

Compartilhar este post

Link para o post

Quando punha low cost também notava que um deposito não fazia tantos km. Além disso os aditivos têm substâncias que ajudam a lubrificar o motor entre outros, por isso não arrisco mais.

Compartilhar este post

Link para o post

“Vamos continuar a ser enganados” sobre o preço dos combustíveis.

Eu já fiz alguns testes, mas em cidade no para arranca etc e como me deu uma média de km's equivalente optei por começar a poupar.

Mas em longas distâncias como referiram acho que vale mais optar por outras. Fiz várias vezes PORTO-VR e 30€ da BP 98 ou 95 geralmente não entrava na reserva mas com low-cost 95 por exemplo, chegava a VR já a pedir mais! A subir o Marão noto bastante diferença, só mais um exemplo, vale o que vale. :mrgreen:

Editado por Osbourne

Compartilhar este post

Link para o post

As coisas são low-cost por algum motivo... e no caso dos combustíveis, em particular, o low-cost é uma miragem. Dura menos, tem menos aditivos que são importantes, etc.

Compartilhar este post

Link para o post

As coisas são low-cost por algum motivo... e no caso dos combustíveis, em particular, o low-cost é uma miragem. Dura menos, tem menos aditivos que são importantes, etc.

burkina

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...