Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mr. White

[Liga dos Campeões] FC Bayern München 6-1 FC Porto (RF)

Publicações recomendadas

Foi uma boa campanha, sim. Mas fica sempre aquela sensação de "saber a pouco" depois da 1ª mão

Compartilhar este post

Link para o post

As m*rda são mais complexas do que parecem.

O FCP foi muito elogiado, e eu percebo, por causa da pressão alta da semana passada. E o facto é que surpreenderam o Bayern. A grande questão é que da primeira vez que o FCP pressionou deu grande penalidade; na segunda o Quaresma fez o 2-0; e então as coisas ficaram simplificadas para a maior parte dos "bitaiteiros", que o Dante tinha uns pés como mesinhas de cabeceira, que o Xabi não era intenso, etc.

Então eu pergunto: e se dessas duas vezes o Bayern consegue sair da pressão e chegar na frente com a bola controlada, o que é que ia acontecer a seguir?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não sei se quero o 3-5-2 (foi mais um 3-6-1 aliás) na Luz, eu gostei hoje do esquema na 2ª parte mas estávamos num contexto específico em que o Bayern podia se contentar com o resultado e já estava um pouco desgastado também; entrar assim num jogo de início é diferente e põe-nos à mercê de um adversário que decida explorar o ponto fraco da táctica que é falta de cobertura nos flancos, facilmente o nosso lateral fica num 1 para 2 se a equipa adversária conseguir ter alguma bola para o lateral deles subir.

Agora a verdade é que é usualmente uma boa táctica para se jogar contra equipas que jogam com um par de pontas-de-lança, e o Benfica joga assim tal como o Bayern jogou hoje, porque ficamos com um 3 vs 2 na nossa àrea, 2 jogadores de marcação e um jogador para as sobras que é o ideal defensivamente.

Jogar assim também implica mudar completamente as rotinas duma equipa habituada a estar em 4-3-3 a época toda, e mandar o Quaresma para o banco. Logo num jogo que ele provavelmente vai ter a felicidade de apanhar com o Eliseu pela frente...

Compartilhar este post

Link para o post

As m*rda são mais complexas do que parecem.

O FCP foi muito elogiado, e eu percebo, por causa da pressão alta da semana passada. E o facto é que surpreenderam o Bayern. A grande questão é que da primeira vez que o FCP pressionou deu grande penalidade; na segunda o Quaresma fez o 2-0; e então as coisas ficaram simplificadas para a maior parte dos "bitaiteiros", que o Dante tinha uns pés como mesinhas de cabeceira, que o Xabi não era intenso, etc.

Então eu pergunto: e se dessas duas vezes o Bayern consegue sair da pressão e chegar na frente com a bola controlada, o que é que ia acontecer a seguir?

Pois, isto aqui é muito 8 ou 80 (e nem é só aqui, basta ouvir os comentários na televisão), eu já tinha dito algo parecido, o Porto teve mérito a criar essas oportunidades mas a verdade é que muita equipa tentou fazer exactamente o mesmo a equipas do Guardiola e muito raramente resultou em tanta ocasião de 1 para 1 com o guarda-redes.

Ou seja o nosso plano na 1ª mão resultou bem porque foi bem executado sim, mas também tivemos muita sorte que este tenha dado frutos de uma forma tão óbvia, tão directa, e ainda por cima tão cedo no jogo.

Neste 2º jogo foi um pouco o contrário, para já o nosso efeito surpresa foi completamente ao ar e quase que o Bayern é que teve esse efeito com 1 ou outra ligeira alteração, depois a partir da altura que os golos começaram a entrar a equipa desconcentrou-se completamente e nem houve tempo para rectificar muita coisa até já tar a eliminatória perdida. Logo que o Lopes teve tempo para falar com a equipa, mudando o sistema táctico e o chip psicológico, a coisa estabilizou completamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, isto aqui é muito 8 ou 80 (e nem é só aqui, basta ouvir os comentários na televisão), eu já tinha dito algo parecido, o Porto teve mérito a criar essas oportunidades mas a verdade é que muita equipa tentou fazer exactamente o mesmo a equipas do Guardiola e muito raramente resultou em tanta ocasião de 1 para 1 com o guarda-redes.

Ou seja o nosso plano na 1ª mão resultou bem porque foi bem executado sim, mas também tivemos muita sorte que este tenha dado frutos de uma forma tão óbvia, tão directa, e ainda por cima tão cedo no jogo.

Neste 2º jogo foi um pouco o contrário, para já o nosso efeito surpresa foi completamente ao ar e quase que o Bayern é que teve esse efeito com 1 ou outra ligeira alteração, depois a partir da altura que os golos começaram a entrar a equipa desconcentrou-se completamente e nem houve tempo para rectificar muita coisa até já tar a eliminatória perdida. Logo que o Lopes teve tempo para falar com a equipa, mudando o sistema táctico e o chip psicológico, a coisa estabilizou completamente.

É que se eles saem da pressão a partir dos 10 minutos o que ia acontecer era que o Casemiro e o Maicon e a malta lá de trás ia começar a levantar os braços e a berrar para os da frente fecharem...e por muito que o Lopetegui os incentivasse a manter a linha de pressão alta, eles invariavelmente iam acabar por ceder.

Compartilhar este post

Link para o post

Inicio muito complicado do Porto. A partir do 1º golo percebeu-se que iria ser difícil conseguir alguma transição, pois linhas de passe e discernimento nada. A partir do segundo até ao fim do intervalo foi o descalabro.

Mesmo assim, o golo do Jackson deu algum animo e se marca o 5-2 naquele remate cruzado iria ser um final de jogo do camandro. Ah por falar no colombiano, está mais que na altura de ir para um colosso. Que craquezão, foi pena não ter mais bola e apoios porque cada vez que tinha bola coitados do Boateng e Badstuber. Este 2ª teve uma entrada na primeira parte em que podia ter levado vermelho numa entrada sobre o Quaresma, coisa feia pés juntos e em salto lol. Nunca percebi como é que ainda continua por lá, mas pronto também está sempre no estaleiro.

Outra nota, boa entrada do Rúben Neves num jogo desta dimensão. Mais uma vez, deu para ver que com bola dá 10 a 0 ao Casemiro. Sinceramente, espero que na próxima seja dono e senhor da posição no vosso clube, Portugal agradece.

O Ricardo também fez uma boa 2ª parte, curioso para ver se para o ano é titular no lado direito.

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que colocar um central na lateral com o Ricardo para o lugar mostrou logo ao que é que se ia.

Acreditar que se sobrevive a um Bayern com este registo de jogo e com estes executantes a defender em 40 metros o jogo inteiro é de quem não faz grande ideia do que está a fazer. Para 5 minutos, um ou outro chuveirinho no desespero ainda vá que não vá, 90 minutos atrás dela e deles enfiados no buraco a tentar tapar tudo o que é espaço quando parecia que existiam jogadores do Bayern a nascer em todo o lado é perfeitamente disparatado.

Sinceramente, não vi uma recuperação de bola do Porto até ao 3-0 que não redundasse em acção vertical. Acção vertical para o homem mais adiantado, o desgraçado do Jackson, que andava a defender a 20 metros da cabeça da área, ou para a acção individual de um dos extremos ou do Oliver que irremediavelmente resultava em uns cinquenta jogadores do Bayern logo em cima da bola.

O primeiro até podia ter tardado a entrar, o Fabiano até podia ter uma noite mais inspirada, mas achar que a estratégia inicial tinha capacidade de resultar num contexto daqueles é perfeitamente disparatado. Alguém lhe devia ter dito que a 2ª mão também tinha 90 minutos para jogar, não eram só 10.

Compartilhar este post

Link para o post

A verdade é que colocar um central na lateral com o Ricardo para o lugar mostrou logo ao que é que se ia.

E fica aí a resposta para quem acha que o Ricardo pode sequer ter voto na matéria quanto a ser o lateral na próxima época.

Compartilhar este post

Link para o post

E fica aí a resposta para quem acha que o Ricardo pode sequer ter voto na matéria quanto a ser o lateral na próxima época.

Não sei se este jogo será o ideal para responder a essa pergunta, pareceu-me perceptível até pelo como a forma que o Lopetegui abordou o jogo que este foi um jogo de características especiais

Compartilhar este post

Link para o post

Acreditar que se sobrevive a um Bayern com este registo de jogo e com estes executantes a defender em 40 metros o jogo inteiro é de quem não faz grande ideia do que está a fazer. Para 5 minutos, um ou outro chuveirinho no desespero ainda vá que não vá, 90 minutos atrás dela e deles enfiados no buraco a tentar tapar tudo o que é espaço quando parecia que existiam jogadores do Bayern a nascer em todo o lado é perfeitamente disparatado.

Sinceramente, não vi uma recuperação de bola do Porto até ao 3-0 que não redundasse em acção vertical. Acção vertical para o homem mais adiantado, o desgraçado do Jackson, que andava a defender a 20 metros da cabeça da área, ou para a acção individual de um dos extremos ou do Oliver que irremediavelmente resultava em uns cinquenta jogadores do Bayern logo em cima da bola.

O primeiro até podia ter tardado a entrar, o Fabiano até podia ter uma noite mais inspirada, mas achar que a estratégia inicial tinha capacidade de resultar num contexto daqueles é perfeitamente disparatado. Alguém lhe devia ter dito que a 2ª mão também tinha 90 minutos para jogar, não eram só 10.

Na mouche. Que péssima estratégia e tanta coisa mal feita. Claro que ser eliminado pelo Bayern não é vergonha nenhuma mas depois de estar na frente, com todo o mérito, ir ao Allianz Arena defender um resultado em que bastava sofrer dois para ser eliminado... Por amor de deus. Muito mau.

Compartilhar este post

Link para o post

e ainda bem que aquela m*rda que ele fez este fim de semana nao deu para o torto porque se não ainda dava outro toque a pintura

Compartilhar este post

Link para o post

3 centrais contra o Benfica? Sim por favor.

Foi a única coisa decente que eu vi neste jogo. Jogar com 3 centrais e sem extremos e com mais jogo interior. Por aí até temos mais hipóteses de vencer na Luz.

Compartilhar este post

Link para o post

O Gaitan ia destruir tanto que o Cota do Bigode em vez de um resumo tinha de fazer uma longa metragem.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Alonso.

Mas se não vamos com 2 de vantagem a Alemanha, não querem defender? Iamos atacar? Iamos atacar em casa do Bayern? Eu até concordo que achem que o Porto foi demasiado defensivo e que defendia muito atrás.

Acho que é uma postura demasiado romântica do futebol vou ser sincero. Acho que o que acabou por correr mesmo mal foi aquele meio campo, onde o Herrera e o Oliver estiveram uma autentica desgraçada na primeira parte. Então o Oliver sentiu a pressão e o peso do jogo que foi uma coisa louca numa fase inicial, ele que é raro falhar um passe em 20 min se acertou 2 já foi muito.

Editado por Alonso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas se não vamos com 2 de vantagem a Alemanha, não querem defender? Iamos atacar? Iamos atacar em casa do Bayern? Eu até concordo que achem que o Porto foi demasiado defensivo e que defendia muito atrás.

Acho que é uma postura demasiado romântica do futebol vou ser sincero. Acho que o que acabou por correr mesmo mal foi aquele meio campo, onde o Herrera e o Oliver estiveram uma autentica desgraçada na primeira parte. Então o Oliver sentiu a pressão e o peso do jogo que foi uma coisa louca numa fase inicial, ele que é raro falhar um passe em 20 min se acertou 2 já foi muito.

O Reyes na direita foi a cagança do Lopetegui a falar. Toca à maioria dos treinadores. O JJ também meteu o Sidnei no Dragão, para encostar o DL à esquerda. E o mesmo vs. Liverpool, no ano anterior.

Há sempre algum receio por ver como se irá portar um miúdo num jogo de maior exigência, como seria o caso do Ricardo. Sendo um sinal de incompetência, até acaba por ter algum sentido, tendo em conta que se tratava de um central de origem e tal...

O pior é mesmo imaginar o que vai na cabeça de um treinador que monta uma ideia de jogo muito boa, para, na segunda mão, alterar tudo isso. Ainda para mais quando toda a gente sabe, e têm existido provas disso, que oferecer toda a iniciativa de jogo, recolhendo a equipa ao seu meio campo, é quase suicídio.

O Mourinho também ia com essa ideia para defrontar o Barça e levou 5. E foi mais umas vezes, e levou no lombo. Quando percebeu que podia jogar quase de igual para igual, a balança equilibrou.

Jogar em organização defensiva, remetido ao seu meio campo, é oferecer a solução do euromilhões ao adversário. Ele só tem de marcar as cruzes. Ainda para mais quando, do outro lado, há Guardiola e qualidade individual a dar com um pau.

Muita incompetência do Lopetegui neste aspecto. Matou o jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso para mim também é tanga. As grandes equipas não defendem em bloco alto nem em bloco baixo, as grandes equipas ajustam o bloco em função dos momentos do jogo. É uma sensibilidade que não calha a todos, não calha a todas as equipas que não têm essa percepção nem cultura, nem calha a quem só vê o futebol de um prisma e que encaixota tudo o que está do lado contrário no canto das coisas más.

No fundo, as grandes equipas fazem o que o Porto fez no Dragão, e que deixou no aeroporto à ida para lá.

É claro que num jogo normal, com as condições do de hoje, o Porto ia ter que fazer o que fez em alguns períodos do jogo, até era sinal que as coisas estariam a correr bem. O que é tremendamente errado aqui é elaborar uma estratégia destas para andar hora e meia naquilo. Não tem pés nem cabeça.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, o Porto defendeu em 50 metros, provavelmente até menos.

Logo aos 6 minutos de jogo, acho, estavam a fazer o terceiro alívio consecutivo para os centrais do Bayern recolherem a bola depois da linha do meio campo. Se não mudassem isto, seria uma questão de tempo até entrar um. E depois dois. E assim sucessivamente. Não mostraram grande ambição para quebrar isto e começar a pressionar logo na primeira fase de construção do Bayern.

E como é óbvio, as coisas não são estanques. O Porto, simplesmente, tinha de subir as suas linhas e não defender tão atrás. Isto não invalida que, durante o jogo, não fosse obrigado a defender em 30 metros, mas isto são circunstâncias do jogo em si. É impossível passar os 90' sempre no mesmo registo.

A ideia está lá, anyway.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo.

O que me parece uma treta é isto:

Jogar em organização defensiva, remetido ao seu meio campo, é oferecer a solução do euromilhões ao adversário. Ele só tem de marcar as cruzes.

É impossível fazer uma afirmação categórica deste género numa coisa tão variável e multi-factorial como é o futebol e ter razão. É quase como dizer que ou tens um ponta-de-lança alto ou não ganhas jogos.

Não faltam casos de equipas que ganharam jogos assim frente a adversários superiores, e que provavelmente, nunca os ganhariam se assim não fosse. Isto não significa que a estratégia de hoje do Porto seja legítima pelo que eu aí também disse.

E ainda há outra coisa: o Porto é dominador e tem bola, por força das circunstâncias, em 95% dos jogos que faz. Chegar a um jogo destes e pedir aos jogadores para fazer ininterruptamente algo deste género... tem tudo para correr bem.

Compartilhar este post

Link para o post

E não é?

Há jogos onde corre bem. A questão é que a probabilidade, no fim, será mais pequena que o contrário. Mesmo quando és competente, arriscas-te a levar com um golo porque dás a bola ao adversário e ele anda ali a rondar a tua baliza. Vide golo do Kelvin, onde o Benfica, durante o jogo, só concedeu uma oportunidade de golo, e o James estava fora-de-jogo. Curiosamente, esta época fomos muito menos competentes e acabámos por ganhar 2-0.

E o cerne da questão, é mesmo os metros que o Porto ofereceu ao Bayern. Eles nem estavam no seu próprio meio-campo, estavam mais atrás. Obviamente que o Bayern encurtava os sectores, com os centrais em cima, e, por vezes, à frente da linha de meio campo, e o Porto quando saía era só balão para a frente porque não havia espaço nenhum.

Defender tão atrás, para mim, é suicídio. Pelo espaço que dá ao adversário, para construir, e pelo espaço que te retira para a transição ofensivo. A partir do momento em que, do outro lado, está o Bayern, a coisa também fica complicada. O Mourinho fez algo semelhante, com o Real, e levou 5. Começou a equilibrar quando deixou de ter tanto medo, e passou a pressionar mais em cima. Obviamente que não fez isto durante o jogo todo.

Da mesma forma que também é natural que exista quem tenha sucesso a jogar assim. Mas, jogando com probabilidades, à partida nunca me parecerá, de todo, favorável.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu, do pouco que ainda consigo acompanhar do futebol europeu, tenho quase a certeza que a maior parte dos treinadores optam por jogar com o bloco médio/baixo pela dificuldade que é para a linha defensiva perceber como controlar a largura e, sobretudo, a profundidade nas costas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...