Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
pabcc2000

Filme de animação sobre acontecimentos de Fátima com estreia mundial em 2017

Publicações recomendadas

genesis_DNOTICIAS_logo.jpg

Um filme de animação sobre os acontecimentos de Fátima, que está a ser produzido no Porto e com estreia mundial a 13 de maio de 2017, inclui um "boneco" do papa Francisco, já convidado a dar voz à personagem.

À agência Lusa, o acionista da empresa Imaginew, responsável pela produção, realização, distribuição e promoção do filme, de nome "Fé", explicou que a animação terá, em média, 15 personagens, a duração de 70 a 80 minutos, um investimento de oito milhões de euros e uma produção em 3D (hologramas tridimensionais) sem atores reais.

Segundo Rui Pedro Oliveira, o filme é para pessoas dos 10 aos 100 anos, vai ser falado em português, inglês, espanhol, italiano e polaco, e legendado em "mais de 30 línguas" para chegar aos 1,2 mil milhões de católicos em todo o mundo.

"A ideia surgiu por acaso. O ano passado fui ao santuário e reparei que faltava pouco tempo para assinalar os 100 anos do milagre das aparições. Então, pensei em fazer algo fora da caixa", afirmou, assumindo que o objetivo "é engrandecer nacional e internacionalmente o Santuário de Fátima".

Em maio de 2017, comemoram-se os 100 anos dos acontecimentos de Fátima e o papa Francisco já confirmou que quer deslocar-se ao maior templo mariano do país.

Rui Pedro Oliveira explicou que "Fé" é um filme com tecnologia de ponta, divertido, fiel aos acontecimentos, com elevado rigor histórico e científico, mas "cheio de surpresas e aventuras", que teve a aprovação do Santuário de Fátima e do Vaticano.

Caracterizando-o como "audaz e arrojado", o responsável acredita que a aceitação do público será boa, porque é uma "bonita história com uma forte mensagem".

O responsável revelou que grande parte das vozes que darão vida às personagens animadas já foram escolhidas, mas escusou-se a revelar nomes, adiantando apenas ter enviado uma carta ao papa Francisco para ser a "voz off" do seu "boneco".

"Apesar de ter esperança que o papa Francisco aceite, ainda não recebi qualquer resposta do Vaticano, porque estes assuntos demoram tempo. Mas, mesmo que não aceite, certamente irá responder a dizer que não", declarou Rui Pedro Oliveira.

O produtor adiantou que os bonecos já estão a ser desenhados, assinalando que o da Jacinta Marto está pronto.

Os desenhos são trabalhos demorados, porque têm de reproduzir o "mais fielmente possível" as personagens, tanto que há um profissional apenas para animar cabelos, poeiras e água, realçou.

O produtor da animação do filme, da empresa Sketchpixel, que já trabalhou nos filmes "Senhor dos Anéis", "Harry Potter", "Avatar" ou "Noé", esclareceu que a modelação da primeira personagem demora cerca de três meses e, as seguintes, já oscilam entre um e dois meses.

"Na fase de 'concept' é preciso estudar todas as expressões corporais e faciais, o movimento, o comportamento e a personalidade porque, por exemplo, o andar de uma pessoa divertida é diferente do de uma pessoa sisuda", notou Miguel Abreu.

A banda sonora do "Fé" foi elaborada por um compositor e maestro português, mas terá a participação da orquestra Divan, composta por músicos muçulmanos, católicos e judeus.

Não percebo...não arranjaram tema mais engraçado para crianças!? :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebes o quê? Acreditando ou não, Fátima está na nossa cultura. Um filme de animação para a pequenada, quer portuguesa quer estrangeira, é uma excelente ideia. Agora se julgas que um filme para crianças tem de ser obrigatoriamente engraçado, então estou bem f*dido, que cada vez que via o Rei Leão soltava uma lágrima com o Mufasa.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebes o quê? Acreditando ou não, Fátima está na nossa cultura. Um filme de animação para a pequenada, quer portuguesa quer estrangeira, é uma excelente ideia. Agora se julgas que um filme para crianças tem de ser obrigatoriamente engraçado, então estou bem f*dido, que cada vez que via o Rei Leão soltava uma lágrima com o Mufasa.

Acho que não me fiz entender bem. O termo "engraçado" não é o mais correto. Penso que temas referentes a religião não devem ser trazidas ao cinema infantil. Um filme infantil deve ser, na minha opinião, um filme que para além de divertir (e divertir não obriga a que seja cómico), traga um tema que não seja motivo de dúvida e conflito no mundo em que vivemos. Penso que trazer temas sobre religião, ou seja, que não sejam da opinião de todos, não é correto para crianças que não percebam o que anda à volta do assunto e que não conheçam o significado de palavras como milagre, por exemplo. Diria que assistir a um filme destes é mexer com o pensamentos que as crianças não se devem preocupar até certa idade, em que decidem as suas preferencias e crenças religiosas. Se quisesem falar de um tema português, poderiam muito bem ter falado de D. Afonso Henriques, centrado na coragem e força de um dos grandes herois portugueses...acredito que daria um filme de animação bem mais interessante e adequado ao publico em questão. :smilie_cmpt:

Compartilhar este post

Link para o post

Tu só conheces o mundo se tiveres a noção de tudo desde que começas a perceber as coisas. Qual é o mal de uma criança de 10 anos, que com essa idade anda no 5º ano, ver um filme destes? Até parece que não sabe o significado de um milagre. Fica a conhecer um acontecimento marcante da cultura portuguesa de uma forma que lhe agrada.

Compartilhar este post

Link para o post

Tu só conheces o mundo se tiveres a noção de tudo desde que começas a perceber as coisas. Qual é o mal de uma criança de 10 anos, que com essa idade anda no 5º ano, ver um filme destes? Até parece que não sabe o significado de um milagre. Fica a conhecer um acontecimento marcante da cultura portuguesa de uma forma que lhe agrada.

Mas este filme não é direcionado para miudos que andem no 5º ano, mas sim para meninos que tenham 5, 6, 7 e 8 anos. Para um rapaz com 10 e 11 anos, este tema é aborrecido. E aquilo a que me referi anteriormente dirige-se a miudos mais novos que essa idade, pois serão, certamente, os mesmos a ir vê-lo.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas é suposto ser um filme de propaganda religiosa? É que pela conversa aqui é o que parece... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O gajo da notícia fala dos 10 aos 100 e acredito que seja uma abordagem "engraçada" ao tema. Mesmo que seja alguém do básico, tu não podes deixar que uma criança deixe de conhecer o Mundo porque fica com dúvidas. A dúvida é a melhor maneira de conseguires conhecimento e se calhar até aprende algumas coisas com isto. Achas que as crianças de 6 anos não enfrentam coisas mais complicadas para perceber que ver um filme sobre um milagre? O que tu dizes não faz sentido. Se calhar, pela tua lógica, devia-se deixar de mostrar a Cinderela para as miúdas não acreditarem que à meia-noite as abóboras deixam de ser coches ou deixarem de ver o Bambi ou o Rei Leão para não ficarem com dúvidas quanto ao que é a morte e o que isso representa.

Editado por Koper

Compartilhar este post

Link para o post

E porque é que um filme de animação tem de ser direccionado principalmente para crianças? Eles até dizem que é para todas as idades.

Bom, eu sou ateu, mas não vejo nenhum mal em fazer filmes destes relacionados com religião, mesmo que o acontecimento em si seja pouco verosímil. Até é uma excelente medida para impulsionar a animação em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

O gajo da notícia fala dos 10 aos 100 e acredito que seja uma abordagem "engraçada" ao tema. Mesmo que seja alguém do básico, tu não podes deixar que uma criança deixe de conhecer o Mundo porque fica com dúvidas. A dúvida é a melhor maneira de conseguires conhecimento e se calhar até aprende algumas coisas com isto. Achas que as crianças de 6 anos não enfrentam coisas mais complicadas para perceber que ver um filme sobre um milagre? O que tu dizes não faz sentido. Se calhar, pela tua lógica, devia-se deixar de mostrar a Cinderela para as miúdas não acreditarem que à meia-noite as abóboras deixam de ser coches ou deixarem de ver o Bambi ou o Rei Leão para não ficarem com dúvidas quanto ao que é a morte e o que isso representa.

Tenho de recnhecer que tens razão naquilo que dizes, pode se realmente uma forma de dar conhecimento de um episódio importante da história não só portuguesa, mas mundial, aos mais novos, mas apenas penso que a religião não é o melhor tema a ser colocado em um filme, muito menos para crianças. Espero que o filme centre mais o facto histórica do que o motivo religioso :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não me fiz entender bem. O termo "engraçado" não é o mais correto. Penso que temas referentes a religião não devem ser trazidas ao cinema infantil. Um filme infantil deve ser, na minha opinião, um filme que para além de divertir (e divertir não obriga a que seja cómico), traga um tema que não seja motivo de dúvida e conflito no mundo em que vivemos. Penso que trazer temas sobre religião, ou seja, que não sejam da opinião de todos, não é correto para crianças que não percebam o que anda à volta do assunto e que não conheçam o significado de palavras como milagre, por exemplo. Diria que assistir a um filme destes é mexer com o pensamentos que as crianças não se devem preocupar até certa idade, em que decidem as suas preferencias e crenças religiosas. Se quisesem falar de um tema português, poderiam muito bem ter falado de D. Afonso Henriques, centrado na coragem e força de um dos grandes herois portugueses...acredito que daria um filme de animação bem mais interessante e adequado ao publico em questão. :smilie_cmpt:

o público em questão são crianças?

Compartilhar este post

Link para o post

16870042_gYsfk.png

Chamou Senhor Presidente?

Compartilhar este post

Link para o post

A diferença é que ninguém diz às crianças que o Bambi ou o Rei Leão " é um filme com tecnologia de ponta, divertido, fiel aos acontecimentos, com elevado rigor histórico e científico, mas "cheio de surpresas e aventuras""

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que a escolha do tema (religião), apesar de entranhada na nossa cultura, não seja o mais adequado para uma "estreia" destas e para um investimento deste tamanho:

- a religião está cada vez mais afastada de nós e da nossa cultura, cada vez há mais ateus e o público português está mais afastado do catolicismo e consequentemente não é das prioridades na educação de uma criança.

- é um filme de animação, logo o público não será dos "10 aos 100" por mais que o queiram referir nos seus planos de Marketing - quanto muito será familiar para o público muito religioso. Não estou a ver um grupo de amigos adolescentes ou na casa dos 20-30: "Então pessoal, vamos a votos, vemos o "Super Heróis da Marvel 4", o "Fast and Furious 9", o "Americanos aos tiros e explosões", ou os "Pastorinhos e o Milagre de Fátima"? Público mais velho que isso, muito dificilmente vai ao cinema.

- sendo o público infantil a partir dos 10, acrescento que os putos dessa idade são basicamente "macaquinhos difíceis de entreter" - e já todos tivemos esta idade. Eu com 10, só queria era jogar à bola, Game Boy e ver os bonecos do Panda. Hoje os miúdos hão de ter gostos um bocado diferentes, mas continua-me a parecer que não se vão interessar muito pelo "milagre de Fátima" (pessoalmente, ainda tive familiares a oferecerem-me cassetes de bonecos da Bíblia e nunca cheguei a tocar em nenhuma).

- do ponto de vista pessoal - e ateu - acho giro que queiram pegar em algo "português", mas não sei até que ponto é internacionalizável, em termos de interesse. Do ponto de vista de alguém não-católico, se queriam pegar em algo nacional, até o Adamastor está quase melhor documentado e comprovado. Daí achar que se trata de propaganda religiosa e continuação da marketização e monetização de Fátima.

Como não é do meu interesse, não vou acompanhar o tema, mas acho um investimento de 8 milhões de euros demasiado para o que é, além de arriscado.para os investidores e produtores. Acho que a única hipótese de isto correr bem é com visitas de grupo de escolas, catequeses e escuteiros. Parece-me desinteressante para os miúdos e não me parece que criem argumentos para que o seja.

Compartilhar este post

Link para o post

No interior especialmente não acho que haja um afastamento das pessoas mais jovens em relação à religião.

Compartilhar este post

Link para o post

No interior especialmente não acho que haja um afastamento das pessoas mais jovens em relação à religião.

Pelo contrário. Nós como estamos na cidade nem ligamos a isso, mas no interior é o inverso. Um exemplo simples disso é quando estou na terra dos meus avós, todos os miudos que viviam o ano interior lá iam à missa, os que estavam lá de férias não.

Compartilhar este post

Link para o post

É esta m*rda que eu odeio no cinema português. Sempre pegados a estas m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

E ainda se diz que os católicos é que são tacanhos...:lol:

As opções então, são fantásticas. Um diz que o tema "Fátima" é demasiado pesado para os catraios e sugere o D. Afonso Henriques. Que, digo eu, daria um belo filme de animação a cortar cabeças aos mouros à espadeirada... E logo a seguir vem o outro a colocar a opção Adamastor alegando que está mais documentado e, não se escandalizem, comprovado!!! :mrgreen:

Só visto...

Já agora, uma achega: no que respeita a internacionalização melhor do que isto só se fizessem um filme sobre o Cristiano Ronaldo. Numa altura em que faltam dois anos para as comemorações do centenário das aparições e com a visita já agendada do Papa é dinheiro em caixa, assim saibam fazer a devida promoção e marketing do filme.

Compartilhar este post

Link para o post

[youtubehd]-NP-RsRGzVo

Best shit ever

Compartilhar este post

Link para o post

- a religião está cada vez mais afastada de nós e da nossa cultura, cada vez há mais ateus e o público português está mais afastado do catolicismo e consequentemente não é das prioridades na educação de uma criança.

Não discuto muito religião, principalmente na internet. Mas vejo muitas vezes esta frase escritas pela internet fora e faz-me muita confusão.

Nos censos de 2011, 81% da populção portuguesa considera-se católica.

Compartilhar este post

Link para o post

Não discuto muito religião, principalmente na internet. Mas vejo muitas vezes esta frase escritas pela internet fora e faz-me muita confusão.

Nos censos de 2011, 81% da populção portuguesa considera-se católica.

acho que ele escreveu uma coisa errada:

não está a haver mais ateus mas mais agnósticos. Mas as pessoas mencionam ser católicas porque cresceram católicas e com ensinamentos virados para o catolicismo, mas na verdade não o praticam praticamente...nunca. Excepto nas tradições mais básicas ou feriados.

Compartilhar este post

Link para o post

Metade dos portugueses vai pelo menos uma vez por semana à igreja

Estudo do Instituto Português de Administração e Marketing revela que mais de 80% da população religiosa realiza orações uma vez por semana. Quatro em cada cem inquiridos pelo IPAM assumiram ter mudado de credo.

Mais de metade dos portugueses que dizem ter uma religião vão à igreja ou a outros locais de culto pelo menos uma vez por semana. Esta é uma das conclusões do estudo sobre hábitos religiosos realizado pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM), segundo o qual quase 90% da população nacional é crente. A grande preferência é pela religião católica, mas mais por influência da família do que por opção própria.

"Podíamos pensar que as pessoas já não têm grande ligação à igreja, mas o facto de 55% ir a locais de culto e oração pelo menos uma vez por semana significa que não. É surpreendente", afirma Pedro Mendes, coordenador do estudo do IPAM. Os que mais frequentam a igreja têm mais de 50 anos. Por outro lado, 31% dos inquiridos - quase todos com menos de 40 anos - "não tem grande atividade religiosa", isto é, vão uma vez por mês ou menos a locais de culto.

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4562010

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...