Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JohnyM

Discussão de Leis de Jogo e Lances diversos

Publicações recomendadas

Um colega disse-me que num livre marcado fora da área não se pode marcar a falta passando para alguém no interior da área. É verdade?

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, noutro teste surgiu a seguinte situação: um guarda-redes agride um jogador adversário dentro da baliza. O árbitro deve expulsar o guarda-redes e o jogo deve seguir com um livre indirecto, até aqui tudo ok. Mas como é que é decidido o sítio onde é marcado esse livre?

no local onde a bola se encontrava no momento da interrupção (é uma infração à lei 3)

Compartilhar este post

Link para o post

E se for um canto, por exemplo? Bate-se o canto ou passa a ser livre indirecto na mesma?

Compartilhar este post

Link para o post

E se for um canto, por exemplo? Bate-se o canto ou passa a ser livre indirecto na mesma?

só é livre indirecto se a bola estiver em jogo. se não estiver não podes punir tecnicamente (com faltas) só disciplinarmente (com cartões)

Compartilhar este post

Link para o post

Então é por esse motivo que, naquela situação que coloquei em spoiler ali em cima, o árbitro valida o golo? Porque, tendo sido golo, a bola já não está em jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

Então é por esse motivo que, naquela situação que coloquei em spoiler ali em cima, o árbitro valida o golo? Porque, tendo sido golo, a bola já não está em jogo?

não. ali é porque é golo antes de o arbitro apitar para interromper o jogo e voltar atrás seria beneficiar o infractor. mas o teu spoiler está errado porque nesses casos o jogador não é expulso, mas sim advertido

Compartilhar este post

Link para o post

A sério? Mas cortar um golo com a mão não dá expulsão? Ou neste caso deixa de ser "cortar um golo", visto que afinal de contas foi golo?

Compartilhar este post

Link para o post

A sério? Mas cortar um golo com a mão não dá expulsão? Ou neste caso deixa de ser "cortar um golo", visto que afinal de contas foi golo?

exactamente

Compartilhar este post

Link para o post

JohnyM, tens algo a dizer sobre o facto de não termos qualquer árbitro no Euro?

Compartilhar este post

Link para o post

JohnyM, tens algo a dizer sobre o facto de não termos qualquer árbitro no Euro?

era esperado. talvez tão cedo não tenhamos nenhum

Compartilhar este post

Link para o post

O Soares Dias não é bem visto lá fora? :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

O Soares Dias não é bem visto lá fora? :compinchas:

falta maturidade

Compartilhar este post

Link para o post

Reavivo o tópico para perguntar, sem qualquer intenção subjacente, a opinião do JohnyM sobre o estado da arbitragem em Portugal. Qualidade global dos árbitros, o facto de haver (digo eu) poucos árbitros "de elite" (antes tínhamos vários, agora temos um ou dois), o facto de termos árbitros internacionais com pouquíssima experiência de Primeira Liga, etc. Acho que é uma reflexão importante.

Compartilhar este post

Link para o post

Reavivo o tópico para perguntar, sem qualquer intenção subjacente, a opinião do JohnyM sobre o estado da arbitragem em Portugal. Qualidade global dos árbitros, o facto de haver (digo eu) poucos árbitros "de elite" (antes tínhamos vários, agora temos um ou dois), o facto de termos árbitros internacionais com pouquíssima experiência de Primeira Liga, etc. Acho que é uma reflexão importante.

Ui! Vamos ser consigo expressar tudo de forma decente

Estamos numa altura de mudança. A geração mais competente de sempre (Proença, Duarte Gomes, Olegário e Bertino Miranda à cabeça) abandonaram e ficaram como referências o Soares Dias e o Jorge Sousa, sendo que o Jorge daqui a 3 anos também sai. Claro que elementos destes não se trocam com facilidade. Falando por alto temos vários problemas: idades, quadros por cotas distritais e o "jogo de cintura".

O problema disto tudo foi os dirigentes dos últimos 10 anos nunca se preocuparam com o que vinha atrás. E o Vitor Pereira há 5/6 anos, e com o fim da 3ª divisão nacional, reparou que tinha um quadro de C2 (o atual CPP) muito velho e com poucas probabilidades de formar outro árbitro internacional de referência. E o que fez na altura? Começou a promover elementos em função da idade e não da competência. Por exemplo, todos os distritos indicam por ano 3 elementos para "subir à FPF", sendo que desses elementos 1 tem de ter obrigatoriamente menos de 26 anos e outro menos 28 ou 29. Portanto aqui começa a restrição das idades. Passando ao quadro C2 e é mais uma vez tratado em função das idades e não da competência. O processo de subida de divisão para C2N3 (uma época de estágio basicamente a apitar 2ª liga) também é feito em função de idades. Um exemplo disto é que este ano temos nesse mesmo estágio 1 árbitro classificado na época anterior em 59º (em 70 árbitros) e dos 10 primeiros só 4 foram para estágio porque os outros 6 são elementos "velhos". Temos portanto um regulamento feito em função da juventude e não da qualidade.

Questão das cotas distritais. Imagina a Associação de Futebol de Lisboa que tem 400 árbitros. Imagina agora a de Angra do Heroísmo com 60 árbitros. Ambas as associações só podem ter um máximo de 10 árbitros no quadro C2 e ambas só podem ter 6 árbitros no quadro C1 (futebol profissional). O que leva isto? A promover também o regionalismo e não a qualidade. Exemplo prático: o João Borlido Matos (C1) está a representar Viana do Castelo sendo do Porto porque lá não há vagas. E se não tem feito esta mudança não podia subir de divisão. E como o Porto tem imensos árbitros que por uma questão de idades não podem subir ao futebol profissional têm o quadro sobrelotado em C2 e portanto os árbitros desse distrito têm de passar para outros de forma a poderem subir. Só para teres noção, há árbitros do Porto filiados na Guarda!

Em relação ao jogo de cintura. Somos latinos e povo latino gosta é dos cambalachos e o futebol não foge a isso. Muitas vezes quem se mexe melhor nos bastidores é superior aos que só se mexem no campo. E isto funciona assim em tudo, não só aqui.

(explicado MUITO por alto é isto. Mais duvidas pergunta de forma mais especifica porque é mais fácil para mim)

Compartilhar este post

Link para o post

Achas o Olegário competente?

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca me pareceu competente, mas percebes mais disto do que eu :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Olegário que subiu aos nacionais depressa demais à custa desse jogo de cintura.

Eu tenho uma dúvida:

As regras ditam que a falta deve ser assinalada onde termina e não onde começa. Isto é se um avançado começa a ser agarrado fora da área e o agarrão se estende para dentro desta, é penalty.

Agora a minha dúvida é a seguinte, um jogador conduz a bola e é derrubado em falta. A bola sobra para um colega em boa posição e o árbitro dá a lei da vantagem. Esse colega também é derrubado em falta. O árbitro deve marcar a primeira ou a segunda falta?

Compartilhar este post

Link para o post

Olegário que subiu aos nacionais depressa demais à custa desse jogo de cintura.

Eu tenho uma dúvida:

As regras ditam que a falta deve ser assinalada onde termina e não onde começa. Isto é se um avançado começa a ser agarrado fora da área e o agarrão se estende para dentro desta, é penalty.

Agora a minha dúvida é a seguinte, um jogador conduz a bola e é derrubado em falta. A bola sobra para um colega em boa posição e o árbitro dá a lei da vantagem. Esse colega também é derrubado em falta. O árbitro deve marcar a primeira ou a segunda falta?

À partida a 2ª porque será mais vantajosa (dificilmente a bola ficaria a ser jogada para trás

Compartilhar este post

Link para o post

Certo. Ainda assim, o que dizes não me parece suficiente para haver um decréscimo de qualidade tão grande, até porque as condições são, penso eu, melhores actualmente

Já agora, peço a tua opinião sobre a notícia de hoje, em que os 2 melhores árbitros da actualidade (que mesmo tu disseste, Soares Dias e Jorge Sousa) irem apitar para as Arábias este fim-de-semana. Não é estranho que, havendo essa falta de qualidade, os 2 melhores vão assim apitar para fora (assumo eu, ganhar um dinheirito jeitoso pelo trabalho)?

Compartilhar este post

Link para o post

Uma coisa que aprendi esta semana: aquela história de um jogador levantar a bola para a cabeça e atrasar para o redes é imediatamente punida, nem é sequer necessário que o redes agarre a bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Certo. Ainda assim, o que dizes não me parece suficiente para haver um decréscimo de qualidade tão grande, até porque as condições são, penso eu, melhores actualmente

Já agora, peço a tua opinião sobre a notícia de hoje, em que os 2 melhores árbitros da actualidade (que mesmo tu disseste, Soares Dias e Jorge Sousa) irem apitar para as Arábias este fim-de-semana. Não é estranho que, havendo essa falta de qualidade, os 2 melhores vão assim apitar para fora (assumo eu, ganhar um dinheirito jeitoso pelo trabalho)?

Claro que não é estranho. Até porque a FPF também deve ganhar com isto

Uma coisa que aprendi esta semana: aquela história de um jogador levantar a bola para a cabeça e atrasar para o redes é imediatamente punida, nem é sequer necessário que o redes agarre a bola.

Confere

Compartilhar este post

Link para o post

Livre indirecto, nesse caso do Ibra?

Editado por kareca

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...