Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
JohnyM

Discussão de Leis de Jogo e Lances diversos

Publicações recomendadas

As últimas duas não aconteciam já? O verificar de chuteiras já vi várias vezes o auxiliar a fazer isso e a falta fora de campo ainda nos últimos dias vi uma assim ser marcada na linha. Uma que propunha era nos pontapés de baliza ser marcado livre indirecto contra a equipa quando tocam a bola dentro da área. Muitas vezes fazem isso quando são pressionados e repete-se, a meu ver, injustamente.

o jogador só entra numa paragem de jogo, assim já pode entrar a qualquer momento. mas isso é estúpido porque ele pode trocar as chuteiras dentro de campo

Compartilhar este post

Link para o post

JohnyM, depois, quando puderes, vê a questão que coloquei, sff.

Qual é o lance? quase não vejo futebol na tv...

Compartilhar este post

Link para o post

" “Imprudência” significa que o jogador atua sem ter em conta o perigo ou as consequências do seu ato para o seu adversário. "

" “Força excessiva” significa que o jogador faz um uso excessivo da força, correndo o risco de lesionar o seu adversário. "

Enquadras aquilo onde?

Compartilhar este post

Link para o post

Porque o 4º árbitro tá lá para outras coisas. Depois se há algum engano, sobra para o árbitro. Isso aí só concordo (como já acontece até no distrital, sem 4º árbitro) em amarelos por perdas de tempo com o jogo a terminar. Até chegarmos a esse ponto, as regras e o futebol têm de evoluir muito

Não seria mais útil, assim sendo, ter dois árbitros como "4º árbitro"? Faz mais sentido para mim ter aí um extra do que aqueles 2 nas balizas, especialmente quando a tendência é para haver a aplicação em massa da tecnologia da linha de golo.

Já agora, lanço outra discussão: como recentemente foi anunciado o começo dos testes com o vídeo-árbitro, qual acham que seria o melhor modelo a seguir, tendo em conta o que se usa noutros desportos?

Ténis: 3 pedidos de hawk-eye para cada jogador em cada set (caso o set vá a tie-break, cada jogador recebe um pedido extra). Se o jogador que o pede estiver errado, perde um pedido. Se estiver certo, mantém-se com o número de pedidos que tem no momento.

Futebol americano: não sei agora precisar o número de pedidos que cada equipa tem, mas sei que, caso o pedido seja errado, perdem um time-out.

Rugby: são os próprios árbitros a pedir o vídeo-árbitro, caso tenham dúvidas.

Pessoalmente acho que devia ser como no rugby.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Não faço ideia, sinceramente.

Para mim, imprudência. Logo é advertência. Se fosse força excessiva era expulsão.

Não seria mais útil, assim sendo, ter dois árbitros como "4º árbitro"? Faz mais sentido para mim ter aí um extra do que aqueles 2 nas balizas, especialmente quando a tendência é para haver a aplicação em massa da tecnologia da linha de golo.

Já agora, lanço outra discussão: como recentemente foi anunciado o começo dos testes com o vídeo-árbitro, qual acham que seria o melhor modelo a seguir, tendo em conta o que se usa noutros desportos?

Ténis: 3 pedidos de hawk-eye para cada jogador em cada set (caso o set vá a tie-break, cada jogador recebe um pedido extra). Se o jogador que o pede estiver errado, perde um pedido. Se estiver certo, mantém-se com o número de pedidos que tem no momento.

Futebol americano: não sei agora precisar o número de pedidos que cada equipa tem, mas sei que, caso o pedido seja errado, perdem um time-out.

Rugby: são os próprios árbitros a pedir o vídeo-árbitro, caso tenham dúvidas.

Pessoalmente acho que devia ser como no rugby.

Os árbitros de baliza estão lá para mais do que ver se a bola entra ou não (apesar de grande parte das vezes parecer que não estão lá a fazer nada).

Concordo com uma mistura entre futebol americano e rugby. o árbitro tem direito a X e cada equipa ao mesmo X

Compartilhar este post

Link para o post

Os árbitros de baliza estão lá para mais do que ver se a bola entra ou não (apesar de grande parte das vezes parecer que não estão lá a fazer nada).

Concordo com uma mistura entre futebol americano e rugby. o árbitro tem direito a X e cada equipa ao mesmo X

Sim, estão para ver outras coisas como faltas nas bolas paradas e afins.

Mas é como dizes, vê-se pouco do trabalho deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, estão para ver outras coisas como faltas nas bolas paradas e afins.

Mas é como dizes, vê-se pouco do trabalho deles.

Isso é normal porque eles funcionam acima de tudo através do audio. Mas não desculpa a inutilidade que eles são. Foi basicamente uma forma (parva) de adiar a entrada da Tecnologia Linha Baliza (TLB)

Compartilhar este post

Link para o post

Como referi no tópico geral do Sporting, trago para aqui este debate. Bloqueios? Deve ser apitada falta? Em que casos?

Deixo dois exemplos envolvendo jogos do Sporting esta época:

O primeiro, frente ao Moreirense, onde o Esgaio faz um bloqueio à barreira, abrindo a passadeira para o Gelson ficar isolado e marcar.

O segundo, ontem no jogo frente à Académica, onde há um bloqueio/empurrão sobre o Adrien de forma a abrir o espaço onde passa a bola rematada por Rafa, que dá o primeiro golo aos visitantes.

(em ambos os casos, é o primeiro golo do vídeo)

O que dizem as regras, em concreto? Há alguma alínea ou artigo dirigido especificamente a estes casos? Opinem, especialmente o nosso árbitro.

Compartilhar este post

Link para o post

Na minha opinião, os bloqueios são ilegais. Agora, há formas de os tornar legais. No primeiro caso, que acho que é mais fácil de ver, para mim é falta. Mas é falta porque o Esgaio foi meter-se lá e usou os braços para impedir o jogador do Moreirense de se fazer à bola. Se ele lá estivesse parado e quieto, apenas a importunar a barreira, era totalmente legal, porque ele não seria obrigado a mexer-se...

Compartilhar este post

Link para o post

O que dizem as regras, em concreto? Há alguma alínea ou artigo dirigido especificamente a estes casos? Opinem, especialmente o nosso árbitro.

"Por “impedir a progressão de um adversário” entende-se colocar-se na trajetória do adversário para o obstruir, bloquear, abrandar a sua corrida, ou obrigá-lo a mudar de direção, sem que a bola se encontre a uma distância jogável para ambos os jogadores.

Todos os jogadores têm direito à sua posição no terreno de jogo; encontrar-se no caminho do adversário não é o mesmo que movimentar-se para se colocar no seu caminho.

É permitido proteger a bola. Um jogador que se coloca entre um adversário e a bola por razões táticas não comete nenhuma infração enquanto a bola se encontrar a uma distância jogável e desde que não agarre o adversário fazendo uso dos braços ou do corpo. Se a bola se encontra a uma distância jogável, o jogador pode ser carregado de forma correta por um adversário."

distância jogável entende-se por 3/4m.

Nos lances em causa, a do Esgaio enquadro mais como empurrar do que propriamente impedir progressão porque ele não fica lá sossegado, ele vai lá empurrar. No Adrien a mesma coisa, no máximo considero aquilo um agarrar/empurrar, mas esses lances é muito complicado dentro de campo, principalmente nos cantos onde todos se agarram uns aos outros

Compartilhar este post

Link para o post

É a minha visão, também. Acho que toda a gente concordará minimamente com isto, a tal "zona cinzenta" está mais na definição de bloqueio. Por bloqueio considero um choque originado a partir de um movimento voluntário de um jogador A que tem como intuito só e apenas impedir o movimento de outro jogador B. E nesses casos deveria ser sempre assinalada falta, para mim.

Como mencionei no outro tópico, lido frequentemente com situações deste tipo no futsal, e vejo a vantagem algo desonesta que traz a quem faz o bloqueio. A diferença é que no futsal acontece com alguma frequência em situações de jogo corrido, enquanto que no futebol se resumem a bolas paradas.

Finalmente, para mim há falta nos dois lances que coloquei aqui, se bem que em ambos os casos acaba por haver mais empurrão, até..

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aqui duas dúvidas:

Um árbitro pode não dar tempo de compensação por, por exemplo, um jogo estar já decidido, estar tudo cansado e as condições estarem más? E se o fizer, pode ter influência negativa na nota do observador?

Qual é o critério para o número de jogos de suspensão quando um jogador leva entre uns 3 e uns 6 jogos? Esse castigo é apenas baseado no relatório do árbitro? Isto a nível distrital.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho aqui duas dúvidas:

Um árbitro pode não dar tempo de compensação por, por exemplo, um jogo estar já decidido, estar tudo cansado e as condições estarem más? E se o fizer, pode ter influência negativa na nota do observador?

Qual é o critério para o número de jogos de suspensão quando um jogador leva entre uns 3 e uns 6 jogos? Esse castigo é apenas baseado no relatório do árbitro? Isto a nível distrital.

Não pode. Se não há condições suspende-se o jogo, mas não pode dar compensação porque não apetece. Tão cansados, treinassem mais e melhor lol

O critério depende sempre do regulamento de disciplina e dos factos mencionados pelo árbitro no relatório. Quer seja a nivel nacional, distrital ou internacional

Compartilhar este post

Link para o post

Ele explicou-se mal. Acho que o que ele perguntou é se num jogo que está 5-0/6-0 chega-se aos 90 minutos e o arbitro pode apitar para o fim do jogo sem tempo de compensação?

Compartilhar este post

Link para o post

Ele explicou-se mal. Acho que o que ele perguntou é se num jogo que está 5-0/6-0 chega-se aos 90 minutos e o arbitro pode apitar para o fim do jogo sem tempo de compensação?

Claro que não. Se há tempo de compensação tem de dar. Isso não faz sequer sentido...

Compartilhar este post

Link para o post

Ja agora, como e que numa 2ª parte com 5 paragens para substituições, alguma perda de tempo de uma das equipas e uma assistencia em campo, o arbitro so da 3 min?

Editado por Shark

Compartilhar este post

Link para o post

não sei a resposta oficial mas o lance não está a ser consensual. não vou para já comentar porque vou esperar por mais opiniões.

Factores para análise do lance. Ou melhor, factores para análise se é ou não expulsão:

Para o árbitro considerar “anular uma clara oportunidade de golo” deve ter em conta os seguintes factores de gravidade:

- A distância entre o local da falta e a baliza;

- A possibilidade de manter ou controlar a bola;

- A direcção da jogada;

- A posição e o número de defensores;

- A falta que impede o adversário duma clara oportunidade de golo, que pode ser sancionada com um pontapé-livre directo ou indirecto.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...