Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Kygo

[Debate] Favor ou contra o acolhimento de refugiados na Europa?

Publicações recomendadas

Graças aos facebooks e a este assunto, já apaguei umas quantas pessoas da minha lista de contactos lol.

Dá-me nojo ver o quão frias as pessoas conseguem ser em relação a este tema.

Ninguém escolhe o sítio, religião ou etnia com que nasce, mas todos têm o direito de procurar uma melhor vida para si e para os seus. Acho moralmente execrável que se negue auxílio a quem mais precisa.

Agora, eu admito que estou pouco por dentro do assunto para saber ao certo as verdadeiras consequências e números envolvidos, mas não acredito que esteja para lá do alcance do que a Europa pode oferecer. No entanto acho que também se deve tentar concertar a origem do problema, até porque aqueles que tentam atravessar as fronteiras não são os únicos a passar dificuldades, para trás ficam todos aqueles demasiado pobres para o bilhete...

Compartilhar este post

Link para o post

O que vale é que eles também não querem ficar por cá.

true, portugal é só um entreposto, parece-me.

podiam fazer uma votação aqui no cmpt

Editado por lolitos

Compartilhar este post

Link para o post

Todos os anos a mesma m*rda. No ano passado era a crise do ébola. Este ano é o problema dos refugiados. Vai deixar de se falar como o ébola.

O tempo passa e a Europa pouco faz. Lidamos com os nossos problemas a nível interno e aqueles que têm problemas inacreditavelmente maiores que os nossos mas que vivem fora da Europa nenhuma ajuda recebem.

Está na altura de mudar isso, deveríamos acolher estes refugiados de acordo com um sistema rígido mas compreensivo. É nestes momentos que espero que a compaixão de cada um prevaleça sobre o egoísmo.

Mas o acolhimento dos refugiados não é solução para nada. A solução passa pela procura de condições estáveis para que eles possam viver nos seus países. Mas aí é que a porca torce o rabo e ninguém fala.

Todos têm medo de enfrentar os governos corruptos que controlam aquelas regiões.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que, irracionalmente, sou a favor, mas confesso que me faz confusão ver que há grupos de refugiados a fazer exigências no que ao destino diz respeito e ainda a rejeitar comida. Afinal, quando se está nestas condições miseráveis, o que se quer é, simplesmente, um lugar seguro e toda a ajuda é bem-vinda. Sei que, possivelmente, os que têm isto tipo de atitude até são uma minoria, mas mesmo assim é de registar e faz-me repensar a situação. Já para não falar da intolerância religiosa e cultural que os invade.

Compartilhar este post

Link para o post

podiam fazer uma votação aqui no cmpt

já para alojar o forum é um problema, quanto mais para alojar um refugiado

Compartilhar este post

Link para o post

Completamente de acordo em que eles venham mas espero do governo um plano coerente e estratégico para essa vinda deles para cá.

Primeiro que tudo receber, acolher e sim depois fazer a traigem. A vida humana está em primeiro lugar e a do grupo (todos nós) vem logo a seguir. Ver quem são quais as intenções, se têm antecedentes, etc. Acho fundamental para uma visão a longo prazo termos atenção se os que para cá vêm não vêm com segundas intenções.

Depois passariam a ocupar postos de trabalho que fossem iomportantes, talvez tentar aproveitar a desertificação do interior para ocupar aquilo que ta a cair de velho. Não sei, não acho que deva de ser tudo posto a andar para o vazio mas tambem que sejam direcionados para isso e para outras coisas. Que aproveitem bem os recursos que trazem de lá acho que é fundamental. Nem todos lá são cerventes, pedreiros e calceteiros. Devem de haver boas cabeças e espero que consigam cá ter condições para nos ajudar.

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que, irracionalmente, sou a favor, mas confesso que me faz confusão ver que há grupos de refugiados a fazer exigências no que ao destino diz respeito e ainda a rejeitar comida. Afinal, quando se está nestas condições miseráveis, o que se quer é, simplesmente, um lugar seguro e toda a ajuda é bem-vinda.

da maneira ad-hoc com que isto tudo se está a passar, metade deles nem estão a fugir da guerra.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou ligeiramente a favor. Na minha opinião, é nossa obrigação (e de todo o ser humano) tentar viver em paz e proporcionar a melhor vida possível aos da nossa espécie. Ao abrirmos as portas da Europa a todos estes refugiados, estaremos a melhorar a sua vida. Pelo menos, a nível de segurança. Portanto, que se ajude estas pessoas.

Dito isto, penso que se vamos construir abrigos para estas pessoas porque é que não ajudamos os nossos sem-abrigo, primeiro? Para além disso, há sempre o risco de alguns membros do ISIS se infiltrarem. Quem tem cu tem medo e é natural que se pense nisso.

Compartilhar este post

Link para o post

Mil vezes os refugiados do que a corja racisto-xenófoba que saltou de um esgoto qualquer e invadiu as caixas de comentários de todas as notícias relacionadas com isto no facebook...

Compartilhar este post

Link para o post

Sou a favor de se resolver o problema na origem.

E entretanto?

Sou ligeiramente a favor. Na minha opinião, é nossa obrigação (e de todo o ser humano) tentar viver em paz e proporcionar a melhor vida possível aos da nossa espécie. Ao abrirmos as portas da Europa a todos estes refugiados, estaremos a melhorar a sua vida. Pelo menos, a nível de segurança. Portanto, que se ajude estas pessoas.

Dito isto, penso que se vamos construir abrigos para estas pessoas porque é que não ajudamos os nossos sem-abrigo, primeiro? Para além disso, há sempre o risco de alguns membros do ISIS se infiltrarem. Quem tem cu tem medo e é natural que se pense nisso.

Este tem sido provavelmente o argumento que mais tenho lido. E gostava que provassem que não se ajuda sem abrigos em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Mil vezes os refugiados do que a corja racisto-xenófoba que saltou de um esgoto qualquer e invadiu as caixas de comentários de todas as notícias relacionadas com isto no facebook...

Mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

de repente passou-se a ter pena dos nossos sem-abrigo? é que aposto que a maioria de quem diz isso, é daqueles que passa por eles na rua e os ignora. a hipocrisia que se está a gerar neste assunto mete-me nojo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que toda gente deve ter direito a um lar onde se sente seguro e com perspectivas de uma vida próspera; mas por outro lado há coisas que me fazem opor a isto:

- Porque é que se dá casas e se arranja habitação a migrantes, enquanto há milhares de sem-abrigos e pessoas a passar necessidades a sério (não é os que têm o RSI e que preferem ficar a receber o subsidio de desemprego do que arranjar um trabalho, porque isso implica fazerem alguma coisa (como conheço alguns)), que são nossos compatriotas, que estão aqui tão perto de nós e temos vergonha de olhar para eles?

- Porque é que eles não vão para os países árabes, que estão mais perto dos seus países, partilham a religião e teriam uma integração bem mais fácil?

Para além de o EI poder estar a aproveitar esta vaga de migração para meter radicais na Europa, mas isso são outros quinhentos

Compartilhar este post

Link para o post

Obviamente a favor mas tem que ser ir ao fundo da questão e nisso cheira-me que a Europa, como em tantas outra questões, vai chutar para canto.

Compartilhar este post

Link para o post

de repente passou-se a ter pena dos nossos sem-abrigo? é que aposto que a maioria de quem diz isso, é daqueles que passa por eles na rua e os ignora. a hipocrisia que se está a gerar neste assunto mete-me nojo.

basicamente, é isto.

eu continuo a fazer a minha parte, se puder ajudo a nova causa, mas sem deixar de ajudar o que ajudo. espero que o barulho faça quem nunca ajuda a dar qqr coisa. Um bom exemplo é a AMI, que é famosa pela ajuda lá fora, mas que actualmente gasta a grande maioria dos recursos por cá.

Compartilhar este post

Link para o post

Verdade, até fico triste a ler esses comentários, choca-me haver ainda tanto racismo e ignorância na nossa sociedade.

Compartilhar este post

Link para o post

Obviamente a favor mas tem que ser ir ao fundo da questão e nisso cheira-me que a Europa, como em tantas outra questões, vai chutar para canto.

desta vez até concordo com o que diz o cromo do durão, o problema não é a europa, são os governos dos países. e enquanto uns quiserem e outros não...

Compartilhar este post

Link para o post

Sou a favor de uma intervenção séria no local de modo a não ser preciso que estas pessoas saiam de lá e mais nada.

Contudo este assunto levanta tudo aquilo que tem de mau a nossa sociedade, e quando digo isto falo tanto para o sim como para o não.

Muita gente diz que não de uma maneira estúpida e racista sem ter uma explicação concreta assim como muita gente diz que sim de uma forma hipócrita só porque fica bem dizer isso e ainda se acha um ser superior a quem não concorda.

Editado por Axadrezado

Compartilhar este post

Link para o post

Sou contra. Porque acho que temos um exemplo bem visível na Europa como França em que o seu crescimento económico nos últimos anos foi a quase nulo, e pela fase que estamos a passar de momento, penso que seria a melhor hora pois vai trazer ainda mais estabilidade económica. Não pensem que sou egocêntrico pois não o sou simplesmente temos de ver os factos.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual é o problema?

Nenhum, continua por favor.

Todo o teu comentário é genial, só ressalvei a parte dos RSIs porque ainda ninguém se tinha lembrado de jogar essa cartada neste assunto - e adoro ler ignorantes a falar sobre a questão dos RSIs lambões e preguiçosos de café. É um hobby meu...

Já agora, porque será que os refugiados não vão para os países árabes? Afinal aquilo é tudo monhés, tudo a mesma coisa. Será que é porque eles estão a fugir dos locais por onde proliferam as ideologias das quais eles estão, justamente, a fugir?

Compartilhar este post

Link para o post

Sou contra. Porque acho que temos um exemplo bem visível na Europa como França em que o seu crescimento económico nos últimos anos foi a quase nulo, e pela fase que estamos a passar de momento, penso que seria a melhor hora pois vai trazer ainda mais estabilidade económica. Não pensem que sou egocêntrico pois não o sou simplesmente temos de ver os factos.

E na Alemanha foi o contrário. Vai descobrir a diferença, vais ver que não é fácil mas faz sentido e resulta.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...