Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Lebohang

Jogadores que vieram da terceira e tiveram sucesso na primeira

Publicações recomendadas

Jogadores que vieram da terceira e tiveram sucesso na primeira

Há vários jogadores que passaram directamente do Campeonato Nacional de Seniores para a I Liga portuguesa.

Há uns meses, Costinha treinava em horário pós-laboral no Lusitano Futebol Clube de Vildemoinhos, clube da Série D do Campeonato Nacional de Seniores (CNS). Esta era mais uma tentativa de dar o salto, depois de passagens pela formação do FC Porto e da Académica e pela II Divisão da Dinamarca. Num campeonato como o CNS, com tantas equipas e tantos jogadores, as hipóteses de passar despercebido serão sempre maiores do que ter protagonismo. Mas Costinha não passou despercebido. E, aos 23 anos, deu o salto que sempre ambiciou para se tornar num dos protagonistas do bom arranque de temporada do Vitória de Setúbal. Da III Divisão à primeira, sem passar pela segunda. Como ele, há mais.

Costinha, avançado que já marcou dois golos na presente temporada, é um dos 17 jogadores recrutados esta época por equipas da I Liga a emblemas do CNS – foram nove os clubes primodivisionários que o fizeram. Nem todos se estrearam no primeiro escalão, e alguns até foram emprestados, mas vários já se estabeleceram como valores seguros. Destes 17, Costinha, um avançado, é o mais utilizado, tendo conquistado o estatuto de titular desde a primeira jornada, e está perto de ser totalista (614 minutos em 630 possíveis) na equipa orientada por Quim Machado.

Fora desta estratégia de recrutamento estão os três “grandes”, Benfica, Sporting e FC Porto. Segundo José Amador, ex-coordenador da prospecção do Marítimo em Portugal continental, estes três clubes estão “mais atentos a atletas ainda em formação de divisões inferiores, com idade não superior a 21/22 anos, e menos a jogadores seniores”. “Assim que sabem de um miúdo com 16/17 anos a jogar como titular no CNS, soa o alarme”, refere.

O Vitória de Setúbal é a equipa da I Liga que mais apostou em jogadores do CNS. Tem quatro no plantel e três deles já foram utilizados em jogos do campeonato. Um deles até marcou na estreia. “Foi uma bela estreia, pena é não termos ganho”, diz Rui Pedro Coimbra Chaves, “Ruca”, lateral-esquerdo que o Vitória recrutou ao Mafra e que marcou um golo logo na primeira jornada da Liga frente ao Boavista, num jogo que acabaria por dar em empate (2-2).

Ruca, natural de Tondela, só chegou ao escalão principal aos 25 anos, apesar de passagens pela formação de clubes históricos como o Beira-Mar e o Gil Vicente. Mas só na época passada é que deu mais nas vistas como um dos jogadores importantes para a promoção do Mafra do CNS à II Liga – o central Marco Baixinho também estava nessa equipa e tem sido um dos destaques de início de época no Paços de Ferreira, que é orientado por Jorge Simão, durante boa parte da época treinador do clube, antes de ser chamado para o Belenenses.

“Não é fácil colocar jogadores do CNS na I Liga. Há sempre alguma desconfiança, porque sempre são dois escalões de diferença”, reconhece o empresário Nuno Correia, que gere as carreiras de Costinha, Ruca e Baixinho e que, na época passada conseguiu colocar o central João Afonso directamente do Benfica de Castelo Branco no Vitória de Guimarães - a NCFoot, empresa de Correia, tem a sua própria rede de observadores, não apenas para o CNS, mas também para os campeonatos de escalões etários inferiores e tem, actualmente, 38 jogadores em carteira.

Não haverá uma fórmula certa para promover o salto de um jogador do CNS para a I Liga. Estará algures entre a persistência dos empresários, a qualidade dos departamentos de prospecção dos clubes e o conhecimento prévio dos jogadores por parte dos treinadores. O que marca a diferença, diz Quim Machado, treinador do Vitória de Setúbal, está no investimento dos clubes em scouting. “O Vitória tem feito esse trabalho de casa. E eu também tenho a minha base de dados”, diz o técnico dos sadinos..

Nada acontece, acrescenta Machado, se os jogadores não tiverem qualidade. “É preciso ter olho e saber escolher. Quando existe qualidade não temos medo de apostar neles. E o Vitória tem tido proveito desse trabalho”, acrescenta Machado, citando o exemplo do médio Pedro Tiba, recrutado pelos sadinos em 2013 ao Tirsense, da IIB, e que, quando estava ao serviço do Sp. Braga, chegou a ser convocado para a selecção nacional.

Depois, vêm as dificuldades inerentes aos ritmos competitivos diferentes entre a I Liga e o CNS. “Há diferenças em tudo”, refere Costinha, mas isso não quer dizer que a integração num patamar mais elevado seja necessariamente difícil. É tudo uma questão de autoconfiança. “Temos de acreditar em nós próprios e ter alguém que confie em nós. Há milhares de jogadores que gostariam de estar no nosso lugar. Estará sempre alguém à espreita e é preciso trabalhar sempre mais que o parceiro do lado”, diz o avançado.

Quim Machado diz que “existe sempre um risco”, mas estas apostas valem a pena, e não apenas pelo baixo custo: “É verdade que os clubes não estarão na melhor situação financeira, mas não é só por isso que devem fazer estas apostas. Os miúdos que saem da formação por vezes têm a primeira porta fechada e têm de dar um passo atrás. Quem tem qualidade, acaba por se impor.”

Compartilhar este post

Link para o post

O João Afonso é que nesta época parece mesmo um jogador de CNS. Não acerta uma.

Compartilhar este post

Link para o post

O Afonso e o Zé Manel também são dois bons exemplos de jogadores que vieram do CNS para a Liga com sucesso.

Depois temos Carlos Santos mas vamos fazer de conta que não.

Compartilhar este post

Link para o post
Segundo José Amador, ex-coordenador da prospecção do Marítimo em Portugal continental

:funny:

Cuspi um relatório :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

O Afonso e o Zé Manel também são dois bons exemplos de jogadores que vieram do CNS para a Liga com sucesso.

Depois temos Carlos Santos mas vamos fazer de conta que não.

o carlos santos nem aqui no elétrico era nada de jeito, quanto mais na primeira :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

:funny:

Cuspi um relatório :lol:

Um amigo meu e o grupo de trabalho dele há 3 anos andaram a fazer relatórios para ele, porque publiquei na altura uma palestra que organizaram sobre scouting (até me encontrei lá com o Fajo na altura) e um utilizador que entretanto foi expulso disse-me para lhes passar o contacto de um amigo que tinha interesse em falar com eles. Na altura andavam todos malucos com isso, scouts do Marítimo a ver putos de 15 anos na distrital de Castelo Branco e mandar relatórios todos xpto... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O próximo é o Magina do Angrense 8)

Esse é o miúdo de 16 anos que marcou dois golos quando entrou este fim-de-semana?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse é o miúdo de 16 anos que marcou dois golos quando entrou este fim-de-semana?

o dos dois golos é o tiago macedo.

O Ruca tem estado mediano.Fico contente por ser o clube que mais apostamos em divisoes inferiores

Compartilhar este post

Link para o post

o dos dois golos é o tiago macedo.

O Ruca tem estado mediano.Fico contente por ser o clube que mais apostamos em divisoes inferiores

O Magina já tem 28 anos. Ainda vai a tempo de um salto para a Segunda, primeira já é difícil. Teve algum azar com lesões na carreira mas é claramente jogador para outros voos.

esse Tiago Macedo é outro. Já se falava nele quando estava nas camadas jovens que era menino para chegar a outros patamares.

Aliás, o Angrense tem feito um trabalho notável nas camadas jovens nos últimos tempos, e também faz um excelente trabalho de prospeção na ilha, vai buscar carradas de jogadores ao Barreiro por exemplo. Facilmente o clube de futebol cá da ilha mais bem gerido, e tem uma excelente massa adepta. Antigamente, o clube de referência da ilha (e até dos Açores) é o Lusitânia, mas é o que dá ter gente que não sabe gerir um clube à frente...e agora a ambição de qualquer jovem por cá é o Angrense.

Falo muito no Angrense e por alguma razão. É um caso de sucesso que só tenho pena que não tenha a visibilidade que merece. Pode ser que quando emparelhado com uma equipa de Primeira agora na 4ª Eliminatória já se leia mais alguma coisa :)

Compartilhar este post

Link para o post

Um amigo meu e o grupo de trabalho dele há 3 anos andaram a fazer relatórios para ele, porque publiquei na altura uma palestra que organizaram sobre scouting (até me encontrei lá com o Fajo na altura) e um utilizador que entretanto foi expulso disse-me para lhes passar o contacto de um amigo que tinha interesse em falar com eles. Na altura andavam todos malucos com isso, scouts do Marítimo a ver putos de 15 anos na distrital de Castelo Branco e mandar relatórios todos xpto... :mrgreen:

Boa formação na altura ;-)

No CNS há tanto jogador com igual ou maior qualidade na primeira liga.

Dos que vieram da terceira o Eliseu nem é dos piores

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Um amigo...

Compartilhar este post

Link para o post

Baixinho :prayer: tanto levou na cabeça que lá conseguiu.

Notava-se que era um jogador acomodado, e há jogadores assim que só jogam mais estando inseridos noutros contextos e como ele há mais no CNS.

Vou deixar aqui alguns que poderiam estar mais acima, 2ª liga mínimo, e não estão.

Pipas 10 - 1º Dezembro

Luisinho 9 - 1º Dezembro

Rui Monteiro 6/8 - Sintrense

Hugo Bral 8/10 - Sintrense

Zé Pedro DE - Real

Rúben Marques 6/8 - Real (este é mesmo por fetiche meu, foi o jogador contra quem joguei que mais me impressionou, qualidade de passe longo e curto com os 2 pés muito acima da média)

Fábio Pala DD - Casa Pia

João Coito 6 - Casa Pia

Guti Extremo/Interior - Casa Pia

Leonel Filipe 8/10 - Oeiras (peca por ser franzino e pouco intenso, mas com muita qualidade técnica e de passe)

Brett 9 - Sacavenense

Cláudio extremo - Sacavenense (pena a idade)

São os que conheço melhor e que poderiam estar mais acima.

Depois há um problema que muita gente se esquece nestes jogadores. É que 70% são gajos que trabalham durante o dia e treinam à noite. Como é óbvio é mais difícil terem um rendimento melhor do que se só treinassem.

Compartilhar este post

Link para o post

Já acabei pro futebol e não tive qualidade/sorte pra chegar lá.

Hoje em dia tou "morto"

Compartilhar este post

Link para o post

Já acabei pro futebol e não tive qualidade/sorte pra chegar lá.

Hoje em dia tou "morto"

Sempre podes ir para coment... hmm, esquece.

Compartilhar este post

Link para o post

Oh schizo, o pala não dá crl. teve aqui no vitória, e além de não ter assim tanta qualidade como aparentava ter, não queria nada com isto. estava mais vezes na noite do que eu, e eu trabalhava na noite! agora pensa

Compartilhar este post

Link para o post

Oh schizo, o pala não dá crl. teve aqui no vitória, e além de não ter assim tanta qualidade como aparentava ter, não queria nada com isto. estava mais vezes na noite do que eu, e eu trabalhava na noite! agora pensa

Disse no mínimo segunda liga, não falei em 1ª para todos ;)

E vi 2 jogos dele e surpreendeu-me imenso este ano, ainda por cima já tinha jogado contra ele e não tinha gostado. Muita intensidade, pode ser que tenha mudado nesse aspecto Shark.

Sempre podes ir para coment... hmm, esquece.

Não dava, o meu hate ao Moutinho estava logo tramado pelos outros comentadores. :mrgreen:

Gostava de ser olheiro ou colaborar com um agente/empresa de agenciamento onde já fui convidado mas não tenho vida pra isso infelizmente.

Compartilhar este post

Link para o post

Baixinho :prayer: tanto levou na cabeça que lá conseguiu.

Notava-se que era um jogador acomodado, e há jogadores assim que só jogam mais estando inseridos noutros contextos e como ele há mais no CNS.

Vou deixar aqui alguns que poderiam estar mais acima, 2ª liga mínimo, e não estão.

Pipas 10 - 1º Dezembro

Luisinho 9 - 1º Dezembro

Rui Monteiro 6/8 - Sintrense

Hugo Bral 8/10 - Sintrense

Zé Pedro DE - Real

Rúben Marques 6/8 - Real (este é mesmo por fetiche meu, foi o jogador contra quem joguei que mais me impressionou, qualidade de passe longo e curto com os 2 pés muito acima da média)

Fábio Pala DD - Casa Pia

João Coito 6 - Casa Pia

Guti Extremo/Interior - Casa Pia

Leonel Filipe 8/10 - Oeiras (peca por ser franzino e pouco intenso, mas com muita qualidade técnica e de passe)

Brett 9 - Sacavenense

Cláudio extremo - Sacavenense (pena a idade)

São os que conheço melhor e que poderiam estar mais acima.

Depois há um problema que muita gente se esquece nestes jogadores. É que 70% são gajos que trabalham durante o dia e treinam à noite. Como é óbvio é mais difícil terem um rendimento melhor do que se só treinassem.

Rui Monteiro do Sintrense, craque e um gajo 5*

Editado por Drope

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...