Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2016] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Durante o jogo começo logo a encorajar, no início da segunda parte peço mais.

Resulta? Encorajar sempre, independentemente do adversário?

Compartilhar este post

Link para o post

Resulta? Encorajar sempre, independentemente do adversário?

o que é isso de resultar ? As palestras durante os jogos são subjectivas, não há um indicador de que forma afectam a equipa (até porque não são visíveis grandes alterações na linguagem corporal). Parece-me que a SI lançou isto porque alguém acordou uma manhã e lembrou-se que realmente não fazia sentido o treinador não poder dirigir-se aos jogadores a meio dos jogos e ficou tudo mal amanhado, colado com cuspo. Como nesta edição não mexeram nesta parte, o cuspo vai perdendo a cola.

Por oposição, o que resulta muito bem é dizer aos jogadores para irem para dentro do campo e vingarem-se (quando a opção está disponível)

Compartilhar este post

Link para o post

o que é isso de resultar ? As palestras durante os jogos são subjectivas, não há um indicador de que forma afectam a equipa (até porque não são visíveis grandes alterações na linguagem corporal). Parece-me que a SI lançou isto porque alguém acordou uma manhã e lembrou-se que realmente não fazia sentido o treinador não poder dirigir-se aos jogadores a meio dos jogos e ficou tudo mal amanhado, colado com cuspo. Como nesta edição não mexeram nesta parte, o cuspo vai perdendo a cola.

Por oposição, o que resulta muito bem é dizer aos jogadores para irem para dentro do campo e vingarem-se (quando a opção está disponível)

Eu acho que estas palestras têm mais influência do que o que estás a dizer que têm. São um complemento ao resto claro, mas acho que também têm a sua importância.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que estas palestras têm mais influência do que o que estás a dizer que têm. São um complemento ao resto claro, mas acho que também têm a sua importância.

Podem ter, mas são subjectivas (as palestras) e a reacção dos jogadores é pouco notória. Não é de estranhar quando pelo fórum da SI se considera normal e natural, por exemplo, a complacência e desinteresse dos jogadores nos jogos de pré-época, dado que, segundo o dito fórum, no futebol os jogadores não ligam nenhuma às pré-épocas :facepalm:

Só uso no início do jogo e no início da 2ª parte

Compartilhar este post

Link para o post

Podem ter, mas são subjectivas (as palestras) e a reacção dos jogadores é pouco notória. Não é de estranhar quando pelo fórum da SI se considera normal e natural, por exemplo, a complacência e desinteresse dos jogadores nos jogos de pré-época, dado que, segundo o dito fórum, no futebol os jogadores não ligam nenhuma às pré-épocas :facepalm:

Só uso no início do jogo e no início da 2ª parte

Fico mais descansado então, é que comecei agora um jogo novo com a última atualização do JC3 e as coisas não estão a correr nada bem na pré-época ahah

Captura%20de%20tela%202016-01-13%2023.52.27.png

Compartilhar este post

Link para o post

Fico mais descansado então, é que comecei agora um jogo novo com a última atualização do JC3 e as coisas não estão a correr nada bem na pré-época ahah

Parece que não estão mesmo :biggrin: mas de certeza que não será por causa das palestras.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que não estão mesmo :biggrin: mas de certeza que não será por causa das palestras.

Não me assustei muito porque os jogos correram mal, mas houve coisas positivas. Consegui chegar às dinâmicas que o el_capone falou aqui mais a cima e agora só tenho que conseguir com que as táticas fiquem a um bom nível de competência e manter uma boa moral.

O Man United veio buscar o Salvio pela cláusula (60M) e o PSG também tentou vir buscar o Fejsa mas não deu o suficiente e eu rejeitei, como é óbvio o Fejsa chateou-se e tive que acabar por o vender pelo melhor possível. Consegui fazer muito boas compras mas tenho medo que as coisas corram mal por a equipa ficar demasiado jovem.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta,

Sou novo aqui a participar mas há muitos anos que venho aqui consultar as vossas opiniões.

Gostaria que alguém me ajudasse com a minha tática. Não consigo obter resultados positivos, estou em 13º no campeonato, e a minha equipa tanto joga bem (quando joga falta sempre o ultimo passe), como joga mal que doí (levo com golos de cruzamento na linha de fundo com o meu lateral em cima do extremo a pressionar, a defesa falha passes e entrega a bola ao adversário isolado, entre outros casos assim estúpidos)

O meu objetivo, é ter uma equipa compacta a nível defensivo, que não deixe espaço de manobra aos adversários, que pressione até recuperar a bola mas sem sair muito das suas posições para não abrirem espaços. Com bola que jogue pelo seguro mas que no ultimo terço do campo não facilite. Com movimentações e passes curtos de forma rápida arranjem espaço de forma a concretizar sem rematar longe.

Será que alguém me pode dar uma dica ou outra? Obrigado :compinchas:

Sem_T_tulo.png

image.png

Compartilhar este post

Link para o post

crl DEPOIS DE MESES DE CABELOS ARRANCADOS CONSEGUI FINALMENTE DESCOBRIR COMO POR OS LATERAIS E EXTREMOS A CRUZAR NESTE FM ALELUIA :estrelas: :estrelas: :estrelas:

Agora o importante aqui é alguem sabe me dizer quais os atributos mais importantes para uma defesa que jogue alta e em linha é que estou a comer muitas bolas nas costas

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta,

Sou novo aqui a participar mas há muitos anos que venho aqui consultar as vossas opiniões.

Gostaria que alguém me ajudasse com a minha tática. Não consigo obter resultados positivos, estou em 13º no campeonato, e a minha equipa tanto joga bem (quando joga falta sempre o ultimo passe), como joga mal que doí (levo com golos de cruzamento na linha de fundo com o meu lateral em cima do extremo a pressionar, a defesa falha passes e entrega a bola ao adversário isolado, entre outros casos assim estúpidos)

O meu objetivo, é ter uma equipa compacta a nível defensivo, que não deixe espaço de manobra aos adversários, que pressione até recuperar a bola mas sem sair muito das suas posições para não abrirem espaços. Com bola que jogue pelo seguro mas que no ultimo terço do campo não facilite. Com movimentações e passes curtos de forma rápida arranjem espaço de forma a concretizar sem rematar longe.

Nada como começar pelo princípio.

Clique aqui

Compartilhar este post

Link para o post

crl DEPOIS DE MESES DE CABELOS ARRANCADOS CONSEGUI FINALMENTE DESCOBRIR COMO POR OS LATERAIS E EXTREMOS A CRUZAR NESTE FM ALELUIA :estrelas: :estrelas: :estrelas:

Agora o importante aqui é alguem sabe me dizer quais os atributos mais importantes para uma defesa que jogue alta e em linha é que estou a comer muitas bolas nas costas

Convém não serem muito lentos, apesar de em alguns casos isso não ser problemático, tipo o Luisão.

Diria que o posicionamento é o mais importante das típicas de centrais (cabeceamento, impulsão, marcação, posicionamento, concentração, desarme, acho que me estou a esquecer de alguma mas não tenho o jogo aberto).

Eu se vir que os gajos estão a meter bolas nas costas da defesa, baixo um nível na defesa, nem que seja logo aos 5 minutos e normalmente acalmam.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta,

Boas.

Vejo algumas incongruências, o que me leva a ter dificuldade em perceber o estilo de jogo que queres implementar:

Tens a instruções de manter a posse de bola e trabalhar a bola até à área, o que sugere um futebol de posse, mas depois tens o ritmo de jogo no máximo que é mais indicado para um jogo de transições rápidas.

Talvez seja melhor, se queres realmente um futebol de posse, reduzir o ritmo de jogo.

Depois tens outras situações que me parecem um verdadeiro suicidio:

Linha defensiva muito subida, mas sem largura o que deve abrir grandes espaços nas laterais.

Depois tens marcação apertada, o que com a defesa em linha e a pressão no máximo deve abrir buracos enormes na tua defesa.

Olhando depois para as funções dos jogadores, vejo ainda mais incongruências:

Tens na tua equipa 2 criadores de jogo, um F9 e um guarda-redes libero, ou seja 4 jogadores com funções especializadas, mas depois escolhes um futebol muito fluido que aponta para uma equipa com jogadores sem funções especializadas.

O teu trio da frente, com os dois avançados interiores e o F9 aparece-me bem montado, apesar de achar que podes variar mais o teu jogo, e gosto do apoio que é dado do criador de jogo avançado e do médio área-área. No entanto recomendava teres um jogador mais fixo na posição de médio defensivo.

Por fim os laterais.

Teres laterais a apoiar avançandos interiores atacantes geralmente não é das melhores combinações, porque tens os avançados interiores a ir para dentro e um corredor que fica por explorar pois o lateral não sobe o suficiente.

Porque não mudares um dos laterais para atacante e colocares o avançando interior à frente dele a apoiar. Do outro lado podes ter o avançado interior a atacar, apoiado por um ala a apoiar. Como entretanto mudaste o médio defensivo para uma função mais fixa, ficas mais garantido na defesa.

Mas, isto são mais pormenores.

O pior mesmo na tua táctica é a confusão nas instruções à equipa, porque estás a dar instruções contraditórias.

Compartilhar este post

Link para o post

Convém não serem muito lentos, apesar de em alguns casos isso não ser problemático, tipo o Luisão.

Diria que o posicionamento é o mais importante das típicas de centrais (cabeceamento, impulsão, marcação, posicionamento, concentração, desarme, acho que me estou a esquecer de alguma mas não tenho o jogo aberto).

Eu se vir que os gajos estão a meter bolas nas costas da defesa, baixo um nível na defesa, nem que seja logo aos 5 minutos e normalmente acalmam.

obrigado bro ;)

Compartilhar este post

Link para o post

jogar FM este ano passa muito pela coberturas principalmente as ofensivas, longe vão os tempos em que encher a caixa é que era ou estar ali sempre em cima deles, o Milles lançou um artigo a umas boas semanas aras onde ele diz ( e bem ) que este ano não podes ter muita gente no ataque, pq a AI esta trabalhada para explorar espaços, defesas muito altas também só resultam com jogadores turbinados, ou seja quando estão a atacar devem ter a preocupação que o espaço entre linhas esta bem fechado, existe alguém para recuperar as segundas bolas e no flanco oposto ao ataque existe alguém a tapar esse espaço, assim já será mais difícil o adversário conseguir um contra ataque, quando o adversário sai a jogar convém não deixar espaço nas costas da nossa defesa e ter os jogadores mais adiantados a não permitir a progressão com a bola e os mais recuados a fazer cobertura defensiva, ou seja sem estarem a pressionar, isto num bloco baixo claro, aconselho a usar a estratégia contra ataque para este patch, no que já testei parece-me a melhor ideia

deixo aqui um exemplo da vitoria que tive contra o Benfica , na qual usei contra ataque estratégia com um bloco baixo sem pressionar no meio campo adversário, de destacar que eles tem grandes nomes do futebol na equipa como cuadrado e tantos outros e o meio melhor jogador tem cerca de 13 de atributo máximo, aqui é que a gente vê nestas situações quando realmente as coisas resultam

se vocês observarem vão ver que eles fizeram uma quantidade enorme de remates mas como o espaço entre linhas estava bem fechado quase todos era feitos do meio da rua, não permiti que chegassem a baliza, é óbvio que não dominamos o jogo, mas tendo em conta a equipa que tenho tinha que ser desta forma, desde que façam bem as coberturas podem usar outro tipo de estratégias se tiverem jogadores para isso claro

Q4zCuSn.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta,

Andava com o mesmo problema que tu a nivel defensivo a minha equipa tambem ia feita tola e desorientava tudo, resolvi meter a pressao da equipa no geral a "igual a equipa" que é o que equivale ao normal, depois so pus pressionar mais aos homens da frente, nos homens do meio campo e de tras pus marcação apertada e desarme duro faz com que os jogadores se mantenham sempre perto do adversario e mal teem oportunidade carrinho em cima deles :mrgreen: mas sinto muito mais coesa defensivamente pois eles veem ao ataque e os meus medios nao fazem aquelas corridas malucas ao outro lado do campo esperam ate eles entrarem no "seu terreno" o que faz com que cortem linhas de passe e muitas das vezes os adversarios ficam sem ideias e perdem a bola com passes estupidos. Para ja estou a testar e esta a correr bem.

A nivel de ultimo passe so a uns dias consegui desbloquear isso tambem, a unica maneira que eu vi ate agora de eles jogarem como tu queres e eu quero foi meter passe curto a toda a equipa, disciplinados, e laterais e extremos com passe directo e mais passes de risco, tou com grande dinamica ofensiva agora e acabou a treta de na lateral andarem a engonhar ate perder a bola, mal teem oportunidade cruzam na area, e tenho "levar a bola ate a area"

Compartilhar este post

Link para o post

Nada como começar pelo princípio.

Clique aqui

Obrigado :wink:

Boas.

Vejo algumas incongruências, o que me leva a ter dificuldade em perceber o estilo de jogo que queres implementar:

Tens a instruções de manter a posse de bola e trabalhar a bola até à área, o que sugere um futebol de posse, mas depois tens o ritmo de jogo no máximo que é mais indicado para um jogo de transições rápidas.

Talvez seja melhor, se queres realmente um futebol de posse, reduzir o ritmo de jogo.

Depois tens outras situações que me parecem um verdadeiro suicidio:

Linha defensiva muito subida, mas sem largura o que deve abrir grandes espaços nas laterais.

Depois tens marcação apertada, o que com a defesa em linha e a pressão no máximo deve abrir buracos enormes na tua defesa.

Olhando depois para as funções dos jogadores, vejo ainda mais incongruências:

Tens na tua equipa 2 criadores de jogo, um F9 e um guarda-redes libero, ou seja 4 jogadores com funções especializadas, mas depois escolhes um futebol muito fluido que aponta para uma equipa com jogadores sem funções especializadas.

O teu trio da frente, com os dois avançados interiores e o F9 aparece-me bem montado, apesar de achar que podes variar mais o teu jogo, e gosto do apoio que é dado do criador de jogo avançado e do médio área-área. No entanto recomendava teres um jogador mais fixo na posição de médio defensivo.

Por fim os laterais.

Teres laterais a apoiar avançandos interiores atacantes geralmente não é das melhores combinações, porque tens os avançados interiores a ir para dentro e um corredor que fica por explorar pois o lateral não sobe o suficiente.

Porque não mudares um dos laterais para atacante e colocares o avançando interior à frente dele a apoiar. Do outro lado podes ter o avançado interior a atacar, apoiado por um ala a apoiar. Como entretanto mudaste o médio defensivo para uma função mais fixa, ficas mais garantido na defesa.

Mas, isto são mais pormenores.

O pior mesmo na tua táctica é a confusão nas instruções à equipa, porque estás a dar instruções contraditórias.

Tenho ritmo alto pois quando o tinha em normal a equipa trocava a bola a entrada da área e essa troca era feita de forma lenta o que fazia com que os adversários depois tinham todo o tempo de tapar qualquer linha de passe que podia aparecer ..

Eu quero um futebol de posse até chegar ao ultimo terço, aí quero transições rápidas com os jogadores (principalmente os 3 da frente) a deambular das posições de forma a criar linhas de passe.

A linha subida era para reduzir o espaço que se encontrava entre os defesas e o meio campo. Mas tens razão não tinha reparado nisso, e tendo em conta que sofro muitos golos de cruzamento talvez o problema venha de aí!

Então a tua sugestão é de jogar de forma estruturada por ter tantos jogadores com funções específicas?

Aconselhas então um Recuperador de bolas na posição de medio defensivo?

Obrigado pelas dicas :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado :wink:

Tenho ritmo alto pois quando o tinha em normal a equipa trocava a bola a entrada da área e essa troca era feita de forma lenta o que fazia com que os adversários depois tinham todo o tempo de tapar qualquer linha de passe que podia aparecer ..

Eu quero um futebol de posse até chegar ao ultimo terço, aí quero transições rápidas com os jogadores (principalmente os 3 da frente) a deambular das posições de forma a criar linhas de passe.

A linha subida era para reduzir o espaço que se encontrava entre os defesas e o meio campo. Mas tens razão não tinha reparado nisso, e tendo em conta que sofro muitos golos de cruzamento talvez o problema venha de aí!

Então a tua sugestão é de jogar de forma estruturada por ter tantos jogadores com funções específicas?

Qualquer mentalidade ofensiva trata disso automaticamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, ou entao reduzes o numero de jogadores com funções especificas e adotas uma forma mais flexível/fluída.

Não te aconselho o Recuperador de Bolas na posição de médio defensivo, porque é um jogador que pressiona muito e sai muito da posição.

Aconselho-te antes ou um médio defensivo, ou um trinco ou um Half Back (não sei o nome na versão portuguesa), porque são os jogadores que naquela posição têm a opção de "manter posição" ativada por defeito, ou seja são jogadores verdadeiramente posicionais que tão mais coesão ao triângulo defensivo (médio defensivo e os 2 centrais).

Dos 3 que te falei, o trinco é o mais fixo. O raio de acção dele em termos de pressão é menor e por isso fica sempre mais perto dos centrais.

O Médio defensivo pressiona mais.

O Half Back, é tipo um misto entre um 3º central (quando tens a bola) e um médio defensivo (quando não tens a bola).

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, ou entao reduzes o numero de jogadores com funções especificas e adotas uma forma mais flexível/fluída.

Não te aconselho o Recuperador de Bolas na posição de médio defensivo, porque é um jogador que pressiona muito e sai muito da posição.

Aconselho-te antes ou um médio defensivo, ou um trinco ou um Half Back (não sei o nome na versão portuguesa), porque são os jogadores que naquela posição têm a opção de "manter posição" ativada por defeito, ou seja são jogadores verdadeiramente posicionais que tão mais coesão ao triângulo defensivo (médio defensivo e os 2 centrais).

Dos 3 que te falei, o trinco é o mais fixo. O raio de acção dele em termos de pressão é menor e por isso fica sempre mais perto dos centrais.

O Half Back, é tipo um misto entre um 3º central (quando tens a bola) e um médio defensivo (quando não tens a bola).

Pivô Defensivo.... já desde o FM15 que tem problemas de posicionamento, não sendo fiel à função.

Compartilhar este post

Link para o post

Pivô Defensivo.... já desde o FM15 que tem problemas de posicionamento, não sendo fiel à função.

Também não gosto muito da maneira como está implementado, principalmente porque "arrasta" os centrais para cima quando sobe no terreno.

Compartilhar este post

Link para o post

Qualquer mentalidade ofensiva trata disso automaticamente.

Vou testando a tatica com as vossas dicas e daqui a uns tempos já ponho o feedback.

Obrigado aos dois! :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Há alguma maneira de "obrigar" os laterais a cruzar mais vezes? É que sempre que estão perto da linha de fundo, ou passam para os avançados interiores ou para um dos médios centro.

mfaQraM.png

SQg7Afg.png

Editado por Conceicao101

Compartilhar este post

Link para o post

Há alguma maneira de "obrigar" os laterais a cruzar mais vezes? É que sempre que estão perto da linha de fundo, ou passam para os avançados interiores ou para um dos médios centro.

Obviamente, estás a dizer aos jogadores para serem mais pacientes no último terço do campo

Compartilhar este post

Link para o post

Se colocares a instruções "antecipar cruzamentos" assim que eles pegarem na bola, cruzam logo.

Como são alas atacantes, e só vão receber a bola no ultimo terço do terreno (geralmente) acabam por cruzar praticamente da linha de fundo.

Tens é de pensar se, tens jogadores na área para aproveitar esses cruzamentos, pois muitas vezes eles não cruzam porque vêm que não vão criar perigo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...