Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Peplin

Presidenciais 2016

285 votos

1. 1. Vão votar ?

2. 2. Se responderam sim,votarão em quem?

Publicações recomendadas

Como é que alguém consegue estar indeciso entre o Marcelo ou a Marisa? Não consigo compreender.

Entre os "principais" candidatos o Marcelo era claramente aquele em quem eu votaria, isto falando numa luta entre Marcelo e Sampaio.

Marisa, tal como a Catarina nas legislativas foram aquelas que mais procuraram a palavra "mudança", uma alteração de mentalidade, da qual eu gosto.

Enquanto que para as legislativas, que apenas me identifica com o BE, nestas eleições, com probabilidades de ganhar as eleições gostava do Marcelo.

É normal haver essa indecisão.

E quando falo em Marcelo ou em Marisa, não estou a falar deles como pessoa apenas.

Compartilhar este post

Link para o post

Vitória normal e esperada do Marcelo, fico feliz com o resultado da Marisa, a "minha" candidata. Fico também contente pela humilhante derrota da Maria de Belém.

Entre os "principais" candidatos o Marcelo era claramente aquele em quem eu votaria, isto falando numa luta entre Marcelo e Sampaio.

Marisa, tal como a Catarina nas legislativas foram aquelas que mais procuraram a palavra "mudança", uma alteração de mentalidade, da qual eu gosto.

Enquanto que para as legislativas, que apenas me identifica com o BE, nestas eleições, com probabilidades de ganhar as eleições gostava do Marcelo.

É normal haver essa indecisão.

E quando falo em Marcelo ou em Marisa, não estou a falar deles como pessoa apenas.

A pergunta do Chandler tem a ver com o facto do Marcelo e da Marisa defenderem coisas quase diametralmente opostas e, daí, ser complicado perceber como se pode estar indeciso entre "coisas" tão diferentes.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Vitória normal e esperada do Marcelo, fico feliz com o resultado da Marisa, a "minha" candidata. Fico também contente pela humilhante derrota da Maria de Belém.

A pergunta do Chandler tem a ver com o facto do Marcelo e da Marisa defenderem coisas quase diametralmente opostas e, daí, ser complicado perceber como se pode estar indeciso entre "coisas" tão diferentes.

Sim eu percebi, porém no meu caso é o que referi anteriormente.

Identifico me mais com as ideias da Marisa, tal como nas legislativas identificava me mais com as ideias da Catarina (ou seja das ideias do partido), porém o mais óbvio era que os vencedores seriam ou o Marcelo ou o Sampaio numa suposta 2º votla, e apesar de o Marcelo e a Marisa serem praticamente o oposto, e olhando apenas para dois candidatos e os seus programas, optei por votar no Marcelo.

E esta indecisão, pelo que tenho conversado, foi partilhada por mais algumas pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post

A isso chama-se "voto útil", e isso é uma treta pegada (pelo menos quando não estamos a falar de segundas voltas).

Compartilhar este post

Link para o post

A isso chama-se "voto útil", e isso é uma treta pegada (pelo menos quando não estamos a falar de segundas voltas).

Como assim, voto útil? Prefere uma candidata com ideias e discurso claramente de esquerda mas vota num conservador de direita; em que contexto pode isto ser considerado "voto útil"? :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Como assim, voto útil? Prefere uma candidata com ideias e discurso claramente de esquerda mas vota num conservador de direita; em que contexto pode isto ser considerado "voto útil"? :lol:

porém o mais óbvio era que os vencedores seriam ou o Marcelo ou o Sampaio numa suposta 2º votla

Ou seja, "identifico-me mais com X, mas como X não tem hipóteses, voto Y".

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, posso concordar com isso.

Nas legislativas podia ter votado no Coelho ou no Costa, mas como não me identificava com nenhum dos dois, o voto era simples, branco, porém entre os candidatos gostei das ideias do BE, e foi em quem acabei por votar.

Já nestas, entre os dois principais, gosto um pouco do Marcelo e seus ideais e restringi me a 2 opções, Marcelo ou Sampaio, pois eram os dois candidatos mais "fortes" por assim dizer.

E porque me restringi a estes 2? Porque não queria uma segunda volta.

Ou seja, "identifico-me mais com X, mas como X não tem hipóteses, voto Y".

No Y, em que gosto de algumas das suas ideias.

E como eu, houve muitos a fazerem, principalmente aqueles que preferiam o Marcelo ao Sampaio.

Isto resumidamente é:

Os favoritos são Marcelo e Sampaio.

Destes dois preferes os ideais que o Marcelo defende.

Editado por Ricardo Pinto

Compartilhar este post

Link para o post

Não se esforcem.

Só não digo que é a coisa mais descabida que li hoje no CMPT porque passei no Como Conquistar antes.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, posso concordar com isso.

Nas legislativas podia ter votado no Coelho ou no Costa, mas como não me identificava com nenhum dos dois, o voto era simples, branco, porém entre os candidatos gostei das ideias do BE, e foi em quem acabei por votar.

Já nestas, entre os dois principais, gosto um pouco do Marcelo e seus ideais e restringi me a 2 opções, Marcelo ou Sampaio, pois eram os dois candidatos mais "fortes" por assim dizer.

E porque me restringi a estes 2? Porque não queria uma segunda volta.

Nada contra ti, és livre de ter a tua opinião e de votares como e em quem bem entenderes. Mas espero que percebas que nada do que dizes faz sentido, e é das piores coisas que a democracia tem - com atitudes dessa não muda nada.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim eu percebi, porém no meu caso é o que referi anteriormente.

Identifico me mais com as ideias da Marisa, tal como nas legislativas identificava me mais com as ideias da Catarina (ou seja das ideias do partido), porém o mais óbvio era que os vencedores seriam ou o Marcelo ou o Sampaio numa suposta 2º votla, e apesar de o Marcelo e a Marisa serem praticamente o oposto, e olhando apenas para dois candidatos e os seus programas, optei por votar no Marcelo.

E esta indecisão, pelo que tenho conversado, foi partilhada por mais algumas pessoas.

No entanto, para haver uma segunda volta seria completamente indiferente votares no Sampaio da Nóvoa ou na Marisa, portanto não compreendo porque meteste isto como um Marcelo vs Sampaio da Nóvoa, já que a tua indecisão seria entre Marcelo e Marisa (algo que também me custa um pouco a compreender, dada as diferenças dos ideias de cada um, mas isso são contas de outro rosário).

Meanwhile, na freguesia de Rans:

12631279_10153478738522725_8412535649370936241_n.jpg?oh=980a4069a679baac3fdc30f1276f39d6&oe=5741C0A5

:mrgreen:

(sim, eu sei que o Tino foi presidente desta freguesia)

Compartilhar este post

Link para o post

Isso não é voto útil, é voto pateta.

Entristece-me sequer pensar quantos desses votos não estarão nos 52%.

Editado por Chandler

Compartilhar este post

Link para o post

A minha freguesia é sempre a mesma tristeza, PSD e sus muchachos all the way - e por larguíssima vantagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Nada contra ti, és livre de ter a tua opinião e de votares como e em quem bem entenderes. Mas espero que percebas que nada do que dizes faz sentido, e é das piores coisas que a democracia tem - com atitudes dessa não muda nada.

Eu percebo que é algo difícil de entender, principalmente quando as ideias do programa do Marcelo e da Marisa são muito diferente.

Em relação à última parte, eu tenho a mesma opinião, e cabe a cada um de nós mudar, porém durante toda a campanha tive sempre inclinado para votar no Marcelo, alías, quando a votação aqui do CMPT foi criada, disse que votava nele, não tinha qualquer hesitação no meu voto.

Com o aproximar da eleições, dei uma atenção especial ao BE, e identifiquei me com algumas das suas ideias, e foi apenas esta a minha dúvida entre votar num ou noutro.

Porém acabei por votar no Marcelo, pelas razões acima ditas.

Quando digo que me identifico com os ideais defendidos pelo BE, não são com todos, bem longe disso, concordo em parte, tal como concordo em parte com os ideias apresentados pelo PSD.

Gostar de alguns ideias de um partido não inviabiliza que não se identifique com outras ideias propostas por outro partido.

Compartilhar este post

Link para o post

A Maria de Belém nem conseguia ler bem. Deve estar a chorar até agora.

Compartilhar este post

Link para o post

"Podíamos arranjar uma candidata mais engraçadinha e com um discurso mais populista."

O Jerónimo em grande.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho mal ter havido tanta gente a votar na Marisa porque não me parece bom que se tente abdicar da melhor pessoa portuguesa a desempenhar o cargo de eurodeputado até hoje.

Compartilhar este post

Link para o post

Programa? Que programa? Alguém vai governar e ninguém me avisou? É perfeitamente legítimo ter dúvidas entre o Marcelo e a Marisa. Isto para quem prefere olhar para o lado pessoal dos candidatos e não encarar estas eleições como uma guerra partidária.

Editado por Enzo Dios Perez

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que alguém consegue estar indeciso entre o Marcelo ou a Marisa? Não consigo compreender.

Eu estive, e acabei por votar em branco. Para Presidenciais, sinceramente, pouco me importa a cor política dos candidatos, importa-me mais a energia que transmitem e a clareza das suas palavras.

Pelo que tive oportunidade de ver nos debates e no dia a dia dos discursos dos candidatos, tínhamos 3 pessoas claramente competentes para o cargo, sendo que uma delas, para além de competente, era popular. Acho que isso acabou por definir o top 3.

Compartilhar este post

Link para o post

Maria de Belém vai ter de pagar campanha do próprio bolso

Maria de Belém ao votar, no domingo, em Colares

O resultado da ex-ministra da Saúde foi tão mau que, ao ficar abaixo dos 5% dos votos expressos - ficou-se pelos 4,24% -, não lhe permitirá ter acesso a financiamento estatal.

A campanha, segundo o orçamento apresentado na Entidade das Contas, terá tido despesas na ordem dos 650 mil euros.

Maria de Belém contava, ainda de acordo com esse orçamento, com uma subvenção pública de 790 mil euros, presumindo um resultado eleitoral de 25% (foi com 25% que Mário Soares passou à segunda volta, em 1986).

Não recebendo nada do Estado, Maria de Belém terá de contar com os seus próprios meios - recursos próprios, empréstimos, donativos, etc. - para pagar a campanha.

Também a campanha de Edgar Silva não receberá nada do Estado - mas aqui deverá ser o PCP a avançar (Maria de Belém não poderá contar com o PS). Os custos da campanha foram orçamentados em 750 mil euros.

---

Mais poético do que o final de campanha e resultado eleitoral era o dinheiro da devolução das subvenções servir para pagar a campanha até ao último cêntimo.

É óbvio que não vai suceder, mas era definitivamente... poético.

Compartilhar este post

Link para o post

Programa? Que programa? Alguém vai governar e ninguém me avisou? É perfeitamente legítimo ter dúvidas entre o Marcelo e a Marisa. Isto para quem prefere olhar para o lado pessoal dos candidatos e não encarar estas eleições como uma guerra partidária.

Até tu Enzo?

A Marisa Matias candidatou-se contra o Marcelo. "Não me candidato para subtrair. Candidato-me para somar. Somar novas forças às outras forças, porque todas são necessárias para que o candidato da direita não ganhe a presidência, muito menos sem passar por um exigente debate democrático".

Adoro essas tretas do identificar e de serem eleições pessoais. Pá eu vou votar num Presidente da Republica que é a figura máxima do estado Português, que comanda as FA, que pode demitir um governo, que representa Portugal no estrangeiro especialmente tendo em conta a importância que as relações com a Europa tem hoje.

Não vou votar num PR para ir tomar um café com ele, para discutir a bola, por curtir da pinta dele, por me fazer lembrar um familiar, porque acho encatador os "bôm" e os sons que faz a puxar escarretas...

Compartilhar este post

Link para o post

Até tu Enzo?

A Marisa Matias candidatou-se contra o Marcelo. "Não me candidato para subtrair. Candidato-me para somar. Somar novas forças às outras forças, porque todas são necessárias para que o candidato da direita não ganhe a presidência, muito menos sem passar por um exigente debate democrático".

Adoro essas tretas do identificar e de serem eleições pessoais. Pá eu vou votar num Presidente da Republica que é a figura máxima do estado Português, que comanda as FA, que pode demitir um governo, que representa Portugal no estrangeiro especialmente tendo em conta a importância que as relações com a Europa tem hoje.

Não vou votar num PR para ir tomar um café com ele, para discutir a bola, por curtir da pinta dele, por me fazer lembrar um familiar, porque acho encatador os "bôm" e os sons que faz a puxar escarretas...

Acho que para isso (que está em bold) é preciso alguem com liderança e capaz de tomar decisões por si que julgue serem as melhores para o País. Mais uma vez, não vejo onde está o problema em ter dúvidas entre a Marisa e o Marcelo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...