Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Che

Sporting: BCP e Novo Banco prolongaram prazo das VMOC

Publicações recomendadas

Visitante

Isso é vergonhoso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não levaram desta vez mas a tareia ficou guardada para daqui a dez anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda se tenta dizer "SE for verdade", mas já nem adianta. Bruno! Bruno! Bruno!

wtf meu? :lol: se eu alguma vez fosse minimamente acritico sequer face a qualquer situação ou negociata grave que se passasse no meu clube, muito mal me sentiria. Mas tu é que sabes de ti e da forma como encaras esses assuntos, por isso escusas de tentar equiparar.

Compartilhar este post

Link para o post

wtf meu? :lol: se eu alguma vez fosse minimamente acritico sequer face a qualquer situação ou negociata grave que se passasse no meu clube, muito mal me sentiria. Mas tu é que sabes de ti e da forma como encaras esses assuntos, por isso escusas de tentar equiparar.

Tu na outra situação insinuaste que eu era acrítico e apoiante cego do presidente, colocaste o "Vieira! Vieira! Vieira!" só porque eu acho que começa a ser ridículo a cada negócio de jogador se associar e andar a procurar os estádios que vão ser construídos... quase todos os clubes nesta viragem de século construíram ou estão a construir estádios novos. Se faz negociatas? Lá fará as suas, como o Pinto da Costa também as faz e não deixa de ser o melhor presidente da história do Porto, é praticamente impossível encontrar quem não as faça neste meio. Se no final do mandato do Bruno se confirmar que o homem nunca terá feito as suas negociatas, bato-vos palmas por terem encontrado um homem puritano para defender as vossas cores, porque é raro nos dias de hoje. Agora, saiu uma notícia num jornal que dava conta do Vieira mediar a negociação de 4/5 representantes dos clubes da 2ª Liga com a Altice no Estádio da Luz, coisa que fará pouco sentido e que portanto deverá ser mentira... ainda se fosse com a NOS... aí sim faria sentido. Agora, só critiquei o simples facto de através de uma notícia sem sentido e justificação lógica de um desportivo, estarem ali a tirar conclusões e a aproveitarem o espaço para virem com as trivialidades do costume sobre o homem. As coisas não têm que ser 8 ou 80. Não é preciso ser-se apoiante cego do Vieira ou crítico constante em tudo o que mexa de notícias, mesmo que as fontes sejam blogues de desocupados que inventam enredos ou jornais cuja credibilidade só é consistente quando interessa. Se com o que escrevi, tiraste a conclusão que te estava a chamar acrítico, tiraste a conclusão errada.

Editado por Marlo Stanfield

Compartilhar este post

Link para o post

Comunicado do Sporting a propósito do vencimento dos VMOC

O Sporting Clube de Portugal comunica que, no âmbito da reestruturação financeira negociada pela sua actual Direcção, o Millennium BCP e o Novo Banco decidiram prorrogar o prazo de vencimento dos VMOC's que adquiriram em 2010 (e que, de outra forma, se converteriam em acções em Janeiro de 2016) para Dezembro de 2026, colocando assim esta emissão em linha com uma outra efectuada pela SAD em Dezembro de 2014, no quadro do mesmo plano de reestruturação financeira.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Podiam era dizer quais foram as contrapartidas :(

Compartilhar este post

Link para o post

O facto de isto já estar previsto na reestruturação financeira e o de não interessar minimamente a um banco deter % do capital de uma SAD devem ser suficientes...

Compartilhar este post

Link para o post

O facto de isto já estar previsto na reestruturação financeira e o de não interessar minimamente a um banco deter % do capital de uma SAD devem ser suficientes...

Se não interessa minimamente a um banco deter % do capital de uma SAD porque raio disponibilizam VMOC's? É que se não existe a intenção de as converter em ações no final do prazo trata-se apenas e só de um empréstimo com 0% de juros. E se ainda por cima esse empréstimo não for amortizado no final do prazo e o banco se disponibiliza a aumentar o prazo por mais 10 anos estamos perante um negócio que interessará a um banco? Tenho muita dificuldade em perceber essa lógica...

Compartilhar este post

Link para o post

Se não interessa minimamente a um banco deter % do capital de uma SAD porque raio disponibilizam VMOC's? É que se não existe a intenção de as converter em ações no final do prazo trata-se apenas e só de um empréstimo com 0% de juros. E se ainda por cima esse empréstimo não for amortizado no final do prazo e o banco se disponibiliza a aumentar o prazo por mais 10 anos estamos perante um negócio que interessará a um banco? Tenho muita dificuldade em perceber essa lógica...

Eu não estou por dentro das motivações de quem gere os bancos neste tipo de negócios, mas da forma como olho para a situação não encontro motivos de relevo para que um banco possa ter interesse em deter qualquer % do capital de uma SAD que não distribui dividendos e para a qual dificilmente encontrará comprador (como se subentende pelo facto de que qualquer uma das direções do Sporting desde pelo menos 2005 até 2016 ter falado de entradas de capital alheio e isso nunca ter sido conseguido).

Olho para as VMOC como uma forma de encostar o clube (que detém a % maioritária da SAD) à parede e de lhe dar a entender que, das duas uma: ou a gestão financeira a partir do momento da emissão das VMOC é bem conduzida e há uma orientação total no sentido de garantir que as VMOC serão amortizadas a 100% no final do seu prazo, ou então o banco converte as VMOC em ações e o clube perde a sua posição de controlo total. Ou seja, em condições extremas (de má gestão financeira) acredito que os bancos preferissem converter as VMOC em ações e depois vender essas ações ao desbarato ao louco que as quisesse comprar.

Neste caso concreto, a gestão tem sido feita (pelo menos a julgar por aquilo que é informação pública) com 2026 na mente e com o objetivo de chegar a essa data com capacidade de pagar os 135M devidos, os bancos terão eventualmente reconhecido isso e é isso que, aliado ao que referi no 1º parágrafo, faz com que a decisão que tomaram seja a mais lógica no meu entender.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas a questão que o Descartes coloca, e que me parece que se coloca aqui, tem a ver com a existência desta hipótese à partida. Se os bancos não vão ter interesse em converter as VMOC em acções, porque é que esse negócio surgiu à partida?

A VMOC só dá uma posição de força, que permita "encostar o clube à parede", se a conversão em acções for do interesse da entidade bancária. Se o banco não tem interesse, como dizes, se a conversão das VMOC em acções ia resultar numa venda ao desbarato, como dizes, então os clubes vão ter sempre esta hipótese de dizer "pá, malta, olhem aqui este plano, isto daqui a 10 anos tá óptimo para vos pagarmos de volta!". Ad eternum.

Compartilhar este post

Link para o post

A razão da extensão também me parece óbvia. Já a razão do lançamento de VMOCs não me parece tão clara, isto se estivermos a pensar estritamente dentro do domínio financeiro, porque caso contrário parece-me mais ou menos evidente que estes negócios da China são mais um resultado da promiscuidade entre os banqueiros e algumas empresas e também da utilidade dos clubes de futebol para lavagem de dinheiro e demais vigarices.

Compartilhar este post

Link para o post

Porto e Benfica têm destas garantias tambem?

Lembro-me do Benfica há uns anos ter dado ações como garantia para uma marosca qualquer, mas não me lembro ao certo

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...