Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Eutanásia

Publicações recomendadas

O PCP escreveu que na Holanda os ricos fogem para a Alemanha para não serem executados via eutanásia. Chegámos a isto.

Compartilhar este post

Link para o post

Não fazia ideia que era assim que se votava no parlamento. Nem amanhã se sai daqui

Compartilhar este post

Link para o post

Sou completamente a favor.

Já tive um caso na minha família e custava só de olhar. Nunca falei com a pessoa sobre essa questão, mas tenho a certeza que preferia a eutanásia a continuar com aquele sofrimento.

Editado por Robe

Compartilhar este post

Link para o post

Não fazia ideia que era assim que se votava no parlamento. Nem amanhã se sai daqui

Isto é votação nominal não a do costume.

Compartilhar este post

Link para o post

Não vai passar. Deputados do PS estão a aprovar o seu e abster-se nos outros e o PSD está a fazer o contrário, abster-se no do PS e aprovar os outros.

Voto estratégico à Eurovisão.

Compartilhar este post

Link para o post

Não passa agora, passa daqui a dois anos quando tiverem maioria. É triste que este tipo de escolhas referentes à nossa vida continuem a ser chumbadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Ter deputados sem qualquer formação na área de saúde a debater sobre questões de saúde, Juramento de Hipócrates e como os médicos devem proceder na sua prática clínica devia ser totalmente inaceitável nos dias que correm...

Qual é a tua posição sobre isto, Lucho?

Compartilhar este post

Link para o post

Paulo Rios do PSD virou a casaca, disse que ia votar no Sim mas mudou de ideias... :lol:

E mais curiosa esta mudança de opinião fica se tivermos em conta que sem as abstenções do PSD ao projecto do PS ficariam 114-114...

Compartilhar este post

Link para o post

Só mesmo alguém que não percebe nada do que está a ser discutido é que acha que isso chega sequer a ser argumento.

E btw, sou obviamente a favor da despenalização da eutanásia. Quanto mais não seja, pelo simples facto de achar que as pessoas devem poder escolher. Mas é mais do que isso, não vejo qualquer vantagem em prolongar o sofrimento de alguém que sabe que não tem qualquer hipótese médica de se "salvar". E esse sofrimento nem sempre tem de ser físico - imagino que a "simples" ideia de que se tem os dias contados, sem saber qual vai ser o último, seja super dolorosa psicologicamente.

Não percebo a argumentação de certas Direitas, que dizem que "não é preciso matar, vamos masé cuidar". Mas porra, há alguma forma de tirar o sofrimento a alguém que tem cancro em estado terminal, em que nem a morfina ajuda, como já li testemunhos por aí? O que é que os cuidados paliativos podem fazer por uma pessoa neste estado? São coisas pouco comparáveis, acho eu. Os cuidados paliativos não são (pelo menos não o serão em todos os casos) alternativa à eutanásia.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

O argumento do juramento tem ainda mais piada quando se vê o tipo de tratamento que alguns médicos (nao quero dizer a maioria...) faz no público e depois no privado.

Compartilhar este post

Link para o post

O argumento do juramento tem ainda mais piada quando se vê o tipo de tratamento que alguns médicos (nao quero dizer a maioria...) faz no público e depois no privado.

Por acaso nunca li esse argumento, mas... será que queremos decidir as nossas vidas em função de algo que foi escrito há cerca de 2500 anos?

Compartilhar este post

Link para o post

Votam nestes politicos que decidem assuntos destes baseando se em politiquices...queixam se que ganham pouco...tem o pais que merecem!

Compartilhar este post

Link para o post

A sério que a coisa do CDS admitiu ter direcionado o voto para uma ação política, por não ser esta a legislatura que deve aprovar esta lei? Na AR?

Só faltou dizer que este Governo não se vai safar tão facilmente de ter a Tristas a usar o trunfo da falta de investimento na Saúde para sacar votos. Que asco!!

Editado por John Reverend

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que a Eutanásia, mais cedo ou mais tarde, venha a ser legalizada e deixe de estar nesta zona cinzenta atual. Certamente isto foi só o começo, espero que pelo menos se comece a falar e a discutir com mais força sobre este assunto e na próxima legislatura já se consiga avançar com este algo mais concreto.

A via do referendo não me parece a mais apropriada e espero que alguns partidos já se pronunciem sobre esta matéria no próximo programa eleitoral.

Compartilhar este post

Link para o post

chiça, tanta raiva q vai nas redes sociais

até parece que vai morrer alguém com este chumbo

Captura_de_ecr_2018_05_29_s_23_16_48.png

Tu és esta pessoa crl! Ou isso ou seria muito fácil pensar nessa piada. Mas eu prefiro pensar na primeira. Com o chiça e tudo.

Editado por frnk th tnk

Compartilhar este post

Link para o post

Captura_de_ecr_2018_05_29_s_23_16_48.png

Tu és esta pessoa crl! Ou isso ou seria muito fácil pensar nessa piada. Mas eu prefiro pensar na primeira. Com o chiça e tudo.

o meu nickname é plagio, frnk

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que a Eutanásia, mais cedo ou mais tarde, venha a ser legalizada e deixe de estar nesta zona cinzenta atual. Certamente isto foi só o começo, espero que pelo menos se comece a falar e a discutir com mais força sobre este assunto e na próxima legislatura já se consiga avançar com este algo mais concreto.

A via do referendo não me parece a mais apropriada e espero que alguns partidos já se pronunciem sobre esta matéria no próximo programa eleitoral.

Isto foi um adiar, o passo mais certo é legalizar a Eutanásia.

O mais triste de hoje nem foi o chumbo, foi observar que o nosso país continua a ter uma quantidade de gente ignorante incrível. Ver fanatismo religioso a justificar opções que deviam ser pessoais é das coisas mais tristes. Tentar justificar com a religião o facto de não eu poder vir a escolher morrer com dignidade é algo que me deixa completamente parvo. Mais que uma decisão ignorante, é uma decisão egoísta.

Felizmente, as coisas vão alterar-se num futuro próximo.

Compartilhar este post

Link para o post

E btw, a abertura parece-me claramente vir da convivência com situações ou processos mais delicados. Qual é a vossa experiência para também serem a favor da eutanásia, já agora ?

Compartilhar este post

Link para o post

Por ideologia, acho que se o individuo X vive refém de uma doença incurável e apenas se limita a esperar pela morte a sofrer, merece ter o direito de terminar a sua vida com a menor sofrimento possível

A nível pessoal, pela minha avó materna. Sofreu de paramiloidose, também conhecida "doença dos pezinhos", que a tornou tão frágil e dependente de 3ºs e de hemodiálise. Ainda fracturou a bacia numa queda que numa pessoa normal nem se magoava, lutou e sofreu bastante com a doença e outros problemas que teve, derivados da mesma, até que desistiu.

Mas apesar de tudo, ela ainda conseguiu ter uma vida minimamente normal, quando comparada com outras situações que vemos nas notícias ou por aí.

Acho que é um direito que todos nós devemos ter. De que serve ficar vivo apenas para estar vivo se o resto do corpo, ou partes dele, já morreram.

Compartilhar este post

Link para o post

E btw, a abertura parece-me claramente vir da convivência com situações ou processos mais delicados. Qual é a vossa experiência para também serem a favor da eutanásia, já agora ?

Eu vi um tio, mais de um ano, (sem contar com o período doloroso de operações e recaídas) ligado às máquinas porque um tumor na cabeça, depois de momentos de esperança, o tornou praticamente num vegetal. Nos últimos dias de vida, quando desperto, o que conseguia fazer era deixar cair lágrimas quando nos ouvia a voz. Nada mais conseguia fazer.

Mas não é só a situação próxima que me faz ser a favor. Seria a favor na mesma porque acho que é um assunto que "não nos diz respeito". Isto é, devíamos aceitar a despenalização da Eutanásia para que quem precisa dela a possa usar. Haver esse direito de escolha. Sem que as nossas ideologias, fanatismos ou ignorâncias se ponham no meio. É obviamente um assunto mais amplo que necessita de explicações mais detalhadas e precisas, mas acho que no mínimo o que devemos conseguir é consagrar esse direito de se poder escolher.

Li um conto do James Salter que fala sobre os dias seguintes a um homem tomar a decisão de desligar as máquinas que mantêm a mulher em vida, são dias de angustia e sofrimento, mas não pude deixar de pensar no sofrimento dos familiares que ficaram a cuidar do meu tio até ao fim. São vidas que se puserem em suspenso, numa angustia e desespero sufocante que duram até hoje, mesmo depois da sua morte. A verdade é que até chegar a morte, cuidamos, mas, nesta situação nada podemos fazer. É um falso cuidar. É que o cuidar, para quem está ligado às máquinas, é deixá-lo num centro hospitalar (o melhor que o nosso bolso puder pagar) e ir lá visitá-lo. E depois é esperar. Nestas situações não é só o doente que espera pela morte e isso, inevitavelmente, marca-nos a vida toda. Pergunto se isto é vida?

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...