Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Aquilo para o Pinochet não correu lá muito bem em termos económicos. Quer dizer, conseguiu dar um jeito após correr com os Chicago boys. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sinik, há 20 minutos:

Eu apesar de ser Cristão, não estou a impor a ninguém que seja Cristão. Apenas disse que grande parte dos valores que hoje em dia temos na nossa sociedade são de influência Cristã. Tu mesmo podendo ser Ateu (calculo que sejas) mesmo não concordando com todos esses valores, respeitas, aceitas e passarás esses valores aos teus filhos e talvez pessoas mais próximas de ti.

Essa é uma enorme falácia. 

Os valores morais e éticos não são nem deve ser dependentes da prática duma religião, seja ela Cristã, Mulçumana ou outra qualquer. Não faltam países com os melhores/maiores índices de desenvolvimento onde ser ateu ou agnóstico é a norma e não uma minoria.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 32 minutos:

Nao concordo que a falta de conhecimento tenha Uma relacao a 100% com a ED. Devem haver cientistas geniais que pouco percebem de historia. E um erro pensar isso. E e por isso que combatemos a ED da forma errada. Isto e claro ate porque ha pessoas que conhecem razoavelmente a historia e nem por isso deixam de admirar os feitos belicos dos alemaes e o carisma de Hitler. E os valores que as pessoas tem Sao diferentes umas das outras. Tu podes dar Mais valor a liberdade enquanto outra pode nao se importar de viver em ditadura desde que nao hajam imigrantes. E tambem depende das experiencias da Vida. Eu ja fui assaltado por um cigano. Nao sou racista. So que tenho a certeza que parte da populacao iria odia los para sempre devido a esse evento. Claro que se for um branco ninguem se preocupa com a raca. Mas se for Uma diferente da nossa quase ninguem e imune.

Ainda assim concordo que o conhecimento historico reduza imensamente o desejo de ED. O que nao quer dizer que seja causa efeito garantido.

Não falei de conhecimento em termos de formação académica, mas sim em termos de acesso a materiais que permitem perceber o que se passou no século XX quando a extrema-direita ascendeu ao poder. Tão e simplesmente isso. 

@sinik como estás a estabelecer a relação entre os valores éticos e morais transmitidos aos descendentes e a religião? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sinik, há 2 horas:

claro que não.  podem estar cá à vontade mas não à vontadinha, mas isso é para todos, sejam pretos, brancos, ciganos, islamicos etc.  

Defendo é que há questões culturais que devem ser preservadas  e que são eles (imigrantes) que tem que se adaptar à nossa cultura e não o contrário. Pode haver pequenas coisas que se podem fazer para as pessoas se sentirem um pouco mais confortáveis, mas desde que não tenham influência na nossa cultura. 

É o saber respeitar para ser respeitado.

Dá-me lá alguns exemplos de algo do teu quotidiano que tenha sido influenciado por imigrantes, sff.

Citação de sinik, há 35 minutos:

Eu apesar de ser Cristão, não estou a impor a ninguém que seja Cristão. Apenas disse que grande parte dos valores que hoje em dia temos na nossa sociedade são de influência Cristã. Tu mesmo podendo ser Ateu (calculo que sejas) mesmo não concordando com todos esses valores, respeitas, aceitas e passarás esses valores aos teus filhos e talvez pessoas mais próximas de ti.

Se só consegues ser boa pessoa por causa da religião...

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sinik, há 2 horas:

Crenças tens logo uma à partida, Cristianismo, grande parte dos nossos valores éticos e morais estão ligados ao Cristianismo e aos poucos querem acabar com isso.

Práticas ou hábitos, tens por exemplo as "mini comunidades".

Hmmm... Valores éticos e morais não vejo diferenças entre cristianismo, islamismo e judaísmo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

Dá-me lá alguns exemplos de algo do teu quotidiano que tenha sido influenciado por imigrantes, sff.

Se só consegues ser boa pessoa por causa da religião...

Dá me exemplos de valores não  Cristãos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sinik, há 43 minutos:

Apenas disse que grande parte dos valores que hoje em dia temos na nossa sociedade são de influência Cristã.

Em que post?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sinik, Agora:

O que é que isso tem a ver com o que eu disse?

O significado do que eu disse é isto: a religião não faz falta alguma na educação das pessoas, nem é necessária para passar valores a ninguém. Como vês nem os padres cumprem os valores religiosos, portanto...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 12 minutos:

Não falei de conhecimento em termos de formação académica, mas sim em termos de acesso a materiais que permitem perceber o que se passou no século XX quando a extrema-direita ascendeu ao poder. Tão e simplesmente isso. 

@sinik como estás a estabelecer a relação entre os valores éticos e morais transmitidos aos descendentes e a religião? 

Não percebi muito bem a pergunta

Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

O que é que isso tem a ver com o que eu disse?

O significado do que eu disse é isto: a religião não faz falta alguma na educação das pessoas, nem é necessária para passar valores a ninguém. Como vês nem os padres cumprem os valores religiosos, portanto...

mas eu falei de religião?

Compartilhar este post

Link para o post

Simplificando, porque dizes que grande parte dos nossos valores éticos e morais estão associados ao Cristianismo? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sinik, há 4 minutos:

mas eu falei de religião?

Citação de sinik, há 7 minutos:

Cristão é todo o indivíduo que adere ao cristianismo, uma religião monoteísta abraâmica centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, e que foi profetizada na Bíblia hebraica (Antigo Testamento).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cristão

Parece que sim.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Parece que sim.

Não, Cristianismo não é religião, existem é religiões que tem como base o Cristianismo...mas se quiseres eu posso explicar-te isso de forma mais concreta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sinik, há 1 minuto:

Não, Cristianismo não é religião, existem é religiões que tem como base o Cristianismo...mas se quiseres eu posso explicar-te isso de forma mais concreta.

Ah, já percebi onde queres chegar. Mas agora mando-te outra questão: consegues seguir os ensinamentos do Cristianismo sem professar uma religião?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 9 minutos:

Simplificando, porque dizes que grande parte dos nossos valores éticos e morais estão associados ao Cristianismo? 

Porque acredito que grande parte dos valores que foste aprendendo ao longo da tua infância se basearam por exemplo nos 10 mandamentos. Isto sem explorar muito a questão.

Compartilhar este post

Link para o post

A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.   

Edit, não consigo editar o tamanho da letra

edit 2, os cristãos só têm um mandamento

Editado por Che

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, já percebi onde queres chegar. Mas agora mando-te outra questão: consegues seguir os ensinamentos do Cristianismo sem professar uma religião?

Consigo! Talvez não consiga na totalidade, mas consigo!

Citação de Che, há 1 minuto:

A religião pura e imaculada diante de nosso Deus e Pai é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas aflições e guardar-se isento da corrupção do mundo.   

Edit, não consigo editar o tamanho da letra

edit 2, os cristãos só têm um mandamento

Amar o próximo como te amas a ti mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque acredito que grande parte dos valores que foste aprendendo ao longo da tua infância se basearam por exemplo nos 10 mandamentos. Isto sem explorar muito a questão.

Estás a falar do que acreditas, das tuas crenças. Isso não faz com que o que tu afirmas seja totalmente verdade. 

Citação de sinik, Agora:

Amar o próximo como te amas a ti mesmo.

Mesmo quando o próximo te prejudica?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, Agora:

Estás a falar do que acreditas, das tuas crenças. Isso não faz com que o que tu afirmas seja totalmente verdade. 

Cresces-te a aprender outros valores que não esses?

Compartilhar este post

Link para o post

Consigo! Talvez não consiga na totalidade, mas consigo!

Ou seja, aplicas o que consegues e/ou te convém. Como 99% dos cristãos, diga-se.

Citação de sinik, Agora:

Cresceste a aprender outros valores que não esses?

A tua teoria é que, sem os valores do cristianismo, andaríamos aqui todos a matar-nos uns aos outros, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, aplicas o que consegues e/ou te convém. Como 99% dos cristãos, diga-se.

Como 100% dos Cristãos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sinik, há 12 minutos:

Cresces-te a aprender outros valores que não esses?

Foram-me transmitidos um conjunto de valores, os quais, com base na experiência, se foram modificando. Agora, não sei se todos se enquadram no âmbito cristão. 

A tradição cristã dá muita ênfase à família, mas quando a tua família não te ajuda nos momentos de maior necessidade porque razão tu lhe hás-de atribuir grande importância? Só porque os valores cristãos assim o dizem? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sinik, Agora:

Como 100% dos Cristãos.

Não chego a tanto, porque pessoas tipo monges e afins seguem tudo à risca, portanto acho que se justifica uma margem de 1%.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 3 minutos:

A tua teoria é que, sem os valores do cristianismo, andaríamos aqui todos a matar-nos uns aos outros, é isso?

Não homem. Só estou a dizer que a nossa Cultura foi construída em cima desses valores. Ou é assim tão difícil de admitir isso? Ou queres dizer-me que o Cristianismo não tem influência nenhuma na cultura Ocidental?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de sinik, Agora:

Não homem. Só estou a dizer que a nossa Cultura foi construída em cima desses valores. Ou é assim tão difícil de admitir isso? Ou queres dizer-me que o Cristianismo não tem influência nenhuma na cultura Ocidental?

Certo. Mas esta discussão começou contigo a dizer que não podíamos aceitar que os imigrantes viessem mudar esses valores. E eu ainda não percebi que valores foram mudados com a vinda de imigrantes.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...