Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Mayday, há 3 horas:

A ADSE não está agora a dizer que não queria pagar tanto. Está a dizer que sempre pagou a mais. Daí excesso de facturação.

Não ganham, os privados? Então e os 38M€ que foram cobrados a mais à ADSE? Foi para quem? Como é que uma seguradora que pagou a mais 38M€ pode ter ganho alguma coisa?

Não é por acaso que a ADSE comporta mais de 20% dos gastos dos grupos de saúde privados. Se não facturassem em excesso à ADSE e dividissem mais a facturação com o utente, via-os fugir para o publico porque os funcionários públicos não têm o suficiente para pagar o SNS  e ainda ir pagar 30€ ou 40€ por exame. 

A divisão para o utente/adse é definida pela adse. Mas estamos a brincar? E agora a adse lembrou-se que o tabelado afinal era demasiado. E isso é brincar com quem presta serviços e com quem fez acordos.

Além disso, neste momento a ADSE é totalmente paga pelos seus beneficiários. Curiosamente o estado está a dar cabo de algo em que todos estavam satisfeitos e no qual o estado não tinha gastos.

Editado por Duluoz-

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 5 horas:

No limite, Guerra Civil. Não estranharia. Não como a dos anos 30, mas uma coisa similar à actual Guerra da Ucrânia, com posições estáticas durante anos a fio.

Guerra civil, alguma vez?

Achas mesmo que numa regiao que esta dividida 50/50 e ond e a populacao vive bem, as pessoas vao abdicar do seu bem estar por uma guerra de independencia...comparar a situacao numa Ucrania do Leste, miseravel, com a Catalunha...:4_joy:

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duluoz-, há 9 horas:

A divisão para o utente/adse é definida pela adse. Mas estamos a brincar? E agora a adse lembrou-se que o tabelado afinal era demasiado. E isso é brincar com quem presta serviços e com quem fez acordos.

Além disso, neste momento a ADSE é totalmente paga pelos seus beneficiários. Curiosamente o estado está a dar cabo de algo em que todos estavam satisfeitos e no qual o estado não tinha gastos.

Não estas a entender o excesso de facturação. Quando um utente vai fazer um tratamento ao privado pela ADSE o privado orçamenta procedimentos que não são necessários ao tratamento, mas que poderiam fazer parte desse tratamento. Assim, pedem sempre o máximo possível à seguradora. 

Não é o que está tabelado é o que foi faturado. Quem fala em preços tabelados são os privados, que para justificar a aldrabice dizem que a culpa é da ADSE por ter preços que já não se usam. Se fossem mais generosos, não eram roubados. Entenda-se.

O estado é que está a dar cabo? Por se estar a proteger de ser roubado? Muito bom. 

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mayday, há 6 horas:

Universidade Católica fatura mais de 65 milhões e não paga impostos

Ah, mais um grande exemplo do privado. Gerar lucro e f*der o estado.

Um excelente exemplo do que por aqui falámos. Privado, sim, mas com a ajuda do estado.

Só precisei de ler o subtítulo: 

"Única que tem uma isenção fiscal atribuída por decreto-lei"

Então, é o Estado que define condições totalmente desvantajosas para os contribuintes, mas a Católica é que é má por ser lucrativa? Mas quê, o Estado ao propor determinadas condições deveria levar a que eles dissessem "hum, isso é muito dinheiro para nós, preferimos que ofereçam menos..."?

Enquanto não perceberem que determinados instrumentos financeiros, ao alcance do Estado e supostamente de poupança, estão a ser abusados pelo próprio ESTADO, vamos sempre andar frustrados com este tipo de notícias, porque ninguém gere empresas para perder dinheiro e quanto mais vier, melhor.

E já agora, aí diz que a Católica fatura 65M, não diz quanto disso é lucro e quanto disso provém de apoios do Estado. Logo, o que deveria chamar a atenção na notícia seria exatamente este ponto:

Este decreto-lei foi assinado por três pessoas com ligações à universidade: Cavaco Silva, Roberto Carneiro e Miguel Beleza, entretanto falecido.

Mas não, o que importa é escrever que o Privado é um bicho papão porque faz dinheiro.

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 7 minutos:

E já agora, aí diz que a Católica fatura 65M, não diz quanto disso é lucro e quanto disso provém de apoios do Estado. Logo, o que deveria chamar a atenção na notícia seria exatamente este ponto:

Segundo li pelo reddit o lucro terá sido de 2 milhões, sendo os impostos equivalentes 400 mil euros.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de HappyKing, há 1 minuto:

Segundo li pelo reddit o lucro terá sido de 2 milhões, sendo os impostos equivalentes 400 mil euros.

Quais impostos, o IRC? Isso andará à volta dos 20%, que é o valor normal.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 3 minutos:

Quais impostos, o IRC? Isso andará à volta dos 20%, que é o valor normal.

Sinceramente não faço ideia, a informação surgiu daqui:

image.png.9e4c5f6246a68395379beefc5c65faa3.png

Essa notícia está em primeiro lugar no reddit português.

Mesmo isso dos impostos não sei se é bem assim devido a isto:

image.png.048c22b24e5108ce461fd01da7a2ac21.png

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Confesso que as minhas bases de Contabilidade de Entidades Públicas estão enferrujadas mas se fossem uma entidade verdadeiramente pública eles receberiam uma verba do Estado no início do ano, que somando ao valor das propinas e outras receitas, equivaleria aos gastos totais previstos para o ano contabilístico para dar um lucro nulo.

No final desse ano, se houvesse excesso (lucro) esse valor seria devolvido ao Estado e se houvesse prejuízo seria efectuado o movimento contrário.

Concluindo, acho portanto que essa teoria de serem uma instituição pública é mentira.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 15 minutos:

Confesso que as minhas bases de Contabilidade de Entidades Públicas estão enferrujadas mas se fossem uma entidade verdadeiramente pública eles receberiam uma verba do Estado no início do ano, que somando ao valor das propinas e outras receitas, equivaleria aos gastos totais previstos para o ano contabilístico para dar um lucro nulo.

No final desse ano, se houvesse excesso (lucro) esse valor seria devolvido ao Estado e se houvesse prejuízo seria efectuado o movimento contrário.

Concluindo, acho portanto que essa teoria de serem uma instituição pública é mentira.

Confesso que sou leigo na matéria mas na Wikipédia da universidade tem isto:

image.thumb.png.3b8902ab0939bc822c6913a816f62af0.png

Agora: se me perguntares as diferenças entre uma pessoa de utilidade pública e uma instituição pública eu não sei portanto fica só a informação.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 29 minutos:

Confesso que sou leigo na matéria mas na Wikipédia da universidade tem isto:

image.thumb.png.3b8902ab0939bc822c6913a816f62af0.png

Agora: se me perguntares as diferenças entre uma pessoa de utilidade pública e uma instituição pública eu não sei portanto fica só a informação.

Pois, pode haver algumas diferenças de universidade para universidade devido ao seu estatuto mas por norma funciona da maneira que eu disse. Há o exemplo do ISCTE, bastante conhecido até, que comprou os terrenos circundantes à Universidade (incluindo o edifício do IMTT) porque tinha excesso de cabimento orçamental e em vez de devolverem ao Estado decidiram investir.

Compartilhar este post

Link para o post

O PIB português cresceu 2,1 % no conjunto do ano. Cresceu 1,7 % em relação ao período homólogo e 0,4 % face ao trimestre anterior.

Na Alemanha, o PIB ficou estagnado face ao trimestre anterior, evitando assim a entrada em recessão técnica.

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.publico.pt/2019/02/14/sociedade/noticia/supremo-tribunal-administrativo-aceita-intimacao-apresentada-sindicato-enfermeiros-1861947#gs.6XvXfUxu

Citação

O Supremo Tribunal Administrativo aceitou, nesta quinta-feira, a intimação apresentada pelo Sindicato Democrático dos Enfermeiros (Sindepor), confirmou Carlos Ramalho, presidente da estrutura sindical, ao PÚBLICO.

Na intimação, apresentada no passado dia 11, os profissionais da área da saúde pediam que se considerasse inválida a requisição civil decretada pelo Governo. Agora, o Ministério da Saúde tem cinco dias para apresentar a sua defesa.

A decisão do tribunal não suspende, no entanto, a requisição civil decretada pelo Governo, conforme explica o advogado do sindicato, Garcia Pereira, à agência Lusa. Ainda assim, considera ser uma decisão "muito importante".

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post

Isso das PPP não me entra na cabeça. Há mais algum país onde isto aconteça nos mesmos moldes? Ou seja, em que o Estado estabelece PPP e depois sai sempre a perder? Nas auto-estradas então é um fartote, as concessionárias ganham sempre, em todos os cenários, e depois as estradas estão uma valente m*rda.

Citação de kareca, Em 12/02/2019 at 22:10:

É só andar pelo reddit e ler americanos dizerem que quando tiverem cancro, ficam em casa. Não têm dinheiro para tratamentos.

Mas há N histórias disso por essa web fora. Ainda esta semana vi num lado qualquer que alguém foi às urgências porque, se não fosse, "se ia suicidar", ficou 3 dias internado(a) e durante esse tempo teve 2 ou 3 consultas com psiquiatras.

Depois chegou a cartinha, $15k ou algo parecido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de John Reverend, há 27 minutos:

Observador: CGD. Maior parte dos grandes devedores do banco público já faliu.

https://observador.pt/2019/02/14/cgd-maior-parte-dos-grandes-devedores-do-banco-publico-ja-faliu/

Isto ainda vai passar por entre os pingos da chuva, que é como quem diz pela conversa das ppps.

Já faliram, mas não têm pessoas por detrás? Não podem ser pedidas satisfações a essas pessoas?

Isto faz lembrar o GTA: a polícia está atrás de ti mas, se ficares sem estrelas, já não querem saber de ti, mesmo tendo apenas passado 5 segundos. Aqui é parecido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 21 minutos:

Já faliram, mas não têm pessoas por detrás? Não podem ser pedidas satisfações a essas pessoas?

Isto faz lembrar o GTA: a polícia está atrás de ti mas, se ficares sem estrelas, já não querem saber de ti, mesmo tendo apenas passado 5 segundos. Aqui é parecido.

Acho que o mais importante aqui é responsabilizar quem concedeu os empréstimos de forma tão leviana e- digo eu- criminosa.

Editado por John Reverend

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de John Reverend, há 9 minutos:

Acho que o mais importante aqui é responsabilizar quem concedeu os empréstimos de forma tão leviana e- digo eu- criminosa.

Exato. Eu começo a ficar assustado com o facto de a perspetiva da maioria do pessoal face a estes problemas  cada vez mais passar pela maior (única?) culpabilização de quem quer mais dinheiro, e não de quem o dá de forma irresponsável e, por vezes, criminosa. Sendo que esses mesmos tipos andam sempre a saltitar dentro da esfera pública, e sentem-se totalmente impunes para continuar a mamar na teta dos contribuintes.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 5 horas:

Só precisei de ler o subtítulo: 

"Única que tem uma isenção fiscal atribuída por decreto-lei"

Então, é o Estado que define condições totalmente desvantajosas para os contribuintes, mas a Católica é que é má por ser lucrativa? Mas quê, o Estado ao propor determinadas condições deveria levar a que eles dissessem "hum, isso é muito dinheiro para nós, preferimos que ofereçam menos..."?

Enquanto não perceberem que determinados instrumentos financeiros, ao alcance do Estado e supostamente de poupança, estão a ser abusados pelo próprio ESTADO, vamos sempre andar frustrados com este tipo de notícias, porque ninguém gere empresas para perder dinheiro e quanto mais vier, melhor.

Este decreto-lei foi assinado por três pessoas com ligações à universidade: Cavaco Silva, Roberto Carneiro e Miguel Beleza, entretanto falecido.

Mas não, o que importa é escrever que o Privado é um bicho papão porque faz dinheiro.

Ora, importa ver a reportagem.

De apoios do Estado ainda recebem 7M€.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mayday, há 1 hora:

Ora, importa ver a reportagem.

De apoios do Estado ainda recebem 7M€.

Oh, não és nada meigo comigo. Então eu tenho lá disponibilidade para ver uma reportagem de 40 minutos sobre as contas da Católica? O que eu quero saber é a razão por que eles recebem esses apoios, e se cumprem as contrapartidas. Se o problema são mesmo os 7M, então vou ter de bater na mesma tecla: se o dinheiro é dos contribuintes e o Estado o desbarata em acordos ruinosos, quem é verdadeiramente o culpado?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 7 horas:

Essa notícia está em primeiro lugar no reddit português.

Mesmo isso dos impostos não sei se é bem assim devido a isto:

No meio deste pântano jurídico, a única coisa da qual tenho absoluta certeza é que a Universidade Católica é tudo menos pública. Jamais será uma Universidade Pública por um simples motivo: a UCP, um projeto antigo do Cardeal Cerejeira, ao qual Salazar torceu o nariz durante muito tempo, foi instituída pela Conferência Episcopal Portuguesa ao abrigo da Concordata entre Portugal e a Santa Sé e reconhecida pelo Estado português em 1971 com Marcello Caetano. Mais tarde, em 1990, o célebre decreto-lei assinado por Cavaco Silva, que de resto é mencionado na reportagem, estabelece, no seu artigo 1.º, que "a Universidade Católica Portuguesa «é uma instituição da Igreja Católica, canonicamente erecta ao abrigo do artigo XX da Concordata entre Portugal e a Santa Sé, de 7 de maio de 1940, e é reconhecida pelo Estado como instituição universitária livre, autónoma e de utilidade pública" Por outras, palavras, a UCP é da Igreja Católica. Ora, sendo a República Portuguesa, constitucionalmente, um Estado Laico, existe separação entre Estado e Igreja, portanto essa Universidade nunca poderia ser pública.

Ocorre que também não se identifica como privada. Em rigor, é uma "pessoa coletiva de utilidade pública", tendo sido equiparada a uma IPSS, como disse o professor e representante da Católica no debate que se seguiu na TVI 24, o qual já não recordo o nome. Isto é fascinante porque a Católica usufrui o melhor de dois mundos. Sendo uma entidade sem fins lucrativos não paga imposto sobre lucros, evidentemente, e não está sujeita às mesmas obrigações que outras universidades públicas na gestão orçamental e patrimonial, gozando ainda de um regime específico que lhe permite a tal isenção fiscal de que a reportagem fala. Acresce que concorre de forma desleal com outras instituições privadas.

Portanto, fica a questão: o que é a Universidade Católica? É que o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, no artigo 4º, diz o seguinte:

Ensino superior público e privado

1 - O sistema de ensino superior compreende:

a) O ensino superior público, composto pelas instituições pertencentes ao Estado e pelas fundações por ele instituídas nos termos da presente lei;

b) O ensino superior privado, composto pelas instituições pertencentes a entidades particulares e cooperativas.

Não há uma terceira via. Ou é Pública ou é Privada. Perante isto, a Católica é exatamente o quê?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 16 minutos:

Oh, não és nada meigo comigo. Então eu tenho lá disponibilidade para ver uma reportagem de 40 minutos sobre as contas da Católica? O que eu quero saber é a razão por que eles recebem esses apoios, e se cumprem as contrapartidas. Se o problema são mesmo os 7M, então vou ter de bater na mesma tecla: se o dinheiro é dos contribuintes e o Estado o desbarata em acordos ruinosos, quem é verdadeiramente o culpado?

Queres um resumo?

É inconstitucional; Viola a concordata; Foi aprovado em conselho de ministros por 3 pessoas ligadas à Católica sem passar pelo parlamento; Não só não pagam qualquer tipo de impostos como ainda recebem apoios do Estado no valor 7M€; As contas são suspeitas porque desses 65M€ de lucro só apresentam resultado liquido de 2M€. 

E uma série de outros pormenores deliciosos que mostram como a politica neste país é a coisa mais pérfida. 

Em Itália houve um caso idêntico e a UE obrigou o Estado a cobrar esses impostos em retroactivos porque a UE sentiu-se lesada. Em Portugal para isso acontecer, depende da denuncia dos partidos. Vamos agora ver o poder da igreja na politica. É muito estranho que nenhum partido soubesse deste caso. 

De quem é a culpa? De Cavaco Silva e o seu governo e da Igreja.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mayday, há 7 minutos:

Queres um resumo?

É inconstitucional; Viola a concordata; Foi aprovado em conselho de ministros por 3 pessoas ligadas à Católica sem passar pelo parlamento; Não só não pagam qualquer tipo de impostos como ainda recebem apoios do Estado no valor 7M€; As contas são suspeitas porque desses 65M€ de lucro só apresentam resultado liquido de 2M€. 

E uma série de outros pormenores deliciosos que mostram como a politica neste país é a coisa mais pérfida. 

Em Itália houve um caso idêntico e a UE obrigou o Estado a cobrar esses impostos em retroactivos porque a UE sentiu-se lesada. Em Portugal para isso acontecer, depende da denuncia dos partidos. Vamos agora ver o poder da igreja na politica. É muito estranho que nenhum partido soubesse deste caso. 

De quem é a culpa? De Cavaco Silva e o seu governo e da Igreja.

Afinal concordamos nisto :6_smile: um gajo tem razão em queixar-se das PPP e da Caixa, mas a verdadeira razão por trás do estado em que estamos são exatamente estas pequenas facadinhas, pequenas mas consistentes.

Logo dou uma vista de olhos à reportagem, e cá virei com a minha perspetiva das coisas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 8 minutos:

Afinal concordamos nisto :6_smile: um gajo tem razão em queixar-se das PPP e da Caixa, mas a verdadeira razão por trás do estado em que estamos são exatamente estas pequenas facadinhas, pequenas mas consistentes.

Logo dou uma vista de olhos à reportagem, e cá virei com a minha perspetiva das coisas.

Eu não sou contra as PPP e acho que são bastante úteis, mas na teoria. Na prática, não. São um prejuízo para o Estado. Servem apenas para beneficiar entidades privadas, nada mais.

Citação de Ghelthon, há 4 horas:

Isso das PPP não me entra na cabeça. Há mais algum país onde isto aconteça nos mesmos moldes? Ou seja, em que o Estado estabelece PPP e depois sai sempre a perder? Nas auto-estradas então é um fartote, as concessionárias ganham sempre, em todos os cenários, e depois as estradas estão uma valente m*rda.

Mas que país entrega a concessão de uma ponte a um privado e assume as despesas de manutenção (e os riscos) e entrega os lucros à empresa concessionária? Só aqui.

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Citação de Mayday, há 1 minuto:

Eu não sou contra as PPP e acho que são bastante úteis, mas na teoria. Na prática, não. São um prejuízo para o Estado. Servem apenas para beneficiar entidades privadas, nada mais.

Sim, mas porque também é interessante perceber porque é que cada um desses grandes contratos foi desenhado para beneficiar de forma óbvia os privados. Estamos a falar em contratos baseados em pressupostos claramente irrealistas na maior parte das vezes, e ninguém saiu ainda responsabilizado por causa disso. E enquanto assim for, não há incentivo nenhum para não os usar como instrumento político como até aqui.

Preciso de criar um partido, fds.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...