Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Estou com o Burkina, apesar de saber, e perceber as diferenças entre o Orçamento apresentado pelo PS e o que o BE pretende, não entendo na prática e com números o  que eles querem fazer. Mas também não dizem. Ontem, acho, andava a Martins com roideizinhos que fiquei na mesma; a Mortágua diz que está nos Açores e por isso não fala do OE (os Açores não são Portugal).

Citação de Black Hawk, há 1 minuto:

Se calhar, mas só se calhar, isso é dito nas negociações e não aos jornalistas. Digo eu...

Ou seja, preferem passar a imagem para a opinião publica que não fazem a mínima o que estão a fazer?

A mulher de César não basta ser séria...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 4 minutos:

Se calhar, mas só se calhar, isso é dito nas negociações e não aos jornalistas. Digo eu...

Se calhar valia a pena não tratar os portugueses como se fossem debiloides...só se calhar...

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Seferogol, há 2 minutos:

Ou seja, preferem passar a imagem para a opinião publica que não fazem a mínima o que estão a fazer?

A mulher de César não basta ser séria...

Não faço a mínima ideia como é que chegas a essa conclusão a partir do que escrevi. A mim, parece-me claro: aos portugueses diz-se o objetivo das negociações; nas negociações fala-se de números para se alcançar esses objetivos. Nem concebo isto de outra forma.

Se quiseres uma analogia, imagina que o Vieira está a negociar uma venda e diz aos microfones dos jornalistas que exige 35 milhões de euros. A forma de pagamento, as cláusulas, os intermediários, isso será discutido durante as negociações. No final, tendo-se chegado a um acordo, esses detalhes constarão em documentos oficiais e os detalhes do negócio serão revelados, mas durante a negociação bastava referir quais os objetivos pretendidos com a mesma.

Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Se calhar valia a pena não tratar os portugueses como se fossem debiloides...só se calhar...

Mas os portugueses são "debiloides". Mas não são só os portugueses, é a população em geral. Eu também o sou. Neste tema, sou. Não tenho conhecimentos para entender as implicações  de "gastar mais 700 milhões de euros no aumento/extensão do subsídio de desemprego" ou "retirar 700 milhões dos apoios às PMEs", como escreveste lá para trás. E como eu, a esmagadora maioria dos portugueses também não tem. Por isso há quem trate destes assuntos e a quem seja delegado falar, tratar e negociar em meu nome e de todos os portugueses.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 7 minutos:

Não faço a mínima ideia como é que chegas a essa conclusão a partir do que escrevi. A mim, parece-me claro: aos portugueses diz-se o objetivo das negociações; nas negociações fala-se de números para se alcançar esses objetivos. Nem concebo isto de outra forma.

Se quiseres uma analogia, imagina que o Vieira está a negociar uma venda e diz aos microfones dos jornalistas que exige 35 milhões de euros. A forma de pagamento, as cláusulas, os intermediários, isso será discutido durante as negociações. No final, tendo-se chegado a um acordo, esses detalhes constarão em documentos oficiais e os detalhes do negócio serão revelados, mas durante a negociação bastava referir quais os objetivos pretendidos com a mesma.

Parece que tu é que não percebes que o Vieira é presidente de um clube que é uma entidade privada, logo os portuguese não teem nada que ver com as negociacoes do Benfas. O OE é o uso do dinheiro publico que é como o nome diz, de interesse publico.

É muito facil dizer que não se quer aprovar porque o governo nao quer ajustar isto ou aquilo, sem se saber o que é. Neste caso o BE ate pode tar a tentar negociar um aumento das contribuicoes estatais para as camaras do BE (como fez o gajo de Ponte de Lima ha uns anos)...

Compartilhar este post


Link para o post

É para isso que servem as eleições, de resto. Para delegar mandatos a representantes que falarão pela minha voz sobre temas que não domino, mas em quem confio para tratarem da melhor forma em meu benefício e de todos os portugueses. Não estou à espera que eles me ensinem Economia; estou à espera que apresentem resultados. E os resultados pretendidos são aqueles que tu citaste.

Citação de Burkina2008, há 4 minutos:

Parece que tu é que não percebes que o Vieira é presidente de um clube que é uma entidade privada, logo os portuguese não teem nada que ver com as negociacoes do Benfas. O OE é o uso do dinheiro publico que é como o nome diz, de interesse publico.

É uma analogia... não é suposto ser um caso literalmente igual.

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 19 minutos:

Se calhar, mas só se calhar, isso é dito nas negociações e não aos jornalistas. Digo eu...

Sim, vai mesmo o bloco que nas negociações, dos orçamentos anteriores, andou a dizer cá para fora em números o que queira e não queria que agora vai ser contido. O Costa até chegou a mandar a boca que o que era negociado com o BE vinha tudo cá para fora e que com o PCP não era assim. 

Compartilhar este post


Link para o post

O problema dos OE é que são um equilibrio.

Eu acho que nenhum partido diria que se devia pagar menos impostos ou aumentar o gasto na saude/ensino/...

Agora o que é desonesto é dizer que nao se aprova o orcamente porque quer que mais dinheiro seja gasto com os desempregados ou com a contratacao de novos medicos (acho que aqui é mais falta de medicos para contratar do que falta de dinheiro), sem dizer onde se vai retirar esse dinheiro.

O @Black Hawk pode dizer que delegou essas responsabilidades nos partidos em que votou, mas duvido que mantivesse a mesma postura, se o BE (ou  o partido em que votou) para aprovar o orcamento exiguisse que o governo aumentasse a carga tributiva aos licenciados em psicologia, para 80% do salario, de forma a canalizar esse dinheiro para aumentar a extensao do subsidio de desemprego em 6 meses.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 46 minutos:

Não faço a mínima ideia como é que chegas a essa conclusão a partir do que escrevi. A mim, parece-me claro: aos portugueses diz-se o objetivo das negociações; nas negociações fala-se de números para se alcançar esses objetivos. Nem concebo isto de outra forma.

Se quiseres uma analogia, imagina que o Vieira está a negociar uma venda e diz aos microfones dos jornalistas que exige 35 milhões de euros. A forma de pagamento, as cláusulas, os intermediários, isso será discutido durante as negociações. No final, tendo-se chegado a um acordo, esses detalhes constarão em documentos oficiais e os detalhes do negócio serão revelados, mas durante a negociação bastava referir quais os objetivos pretendidos com a mesma.

 

Eu não quero detalhes, quero, tal como o @Burkina2008 disse, onde vão buscar o dinheiro para investir no SNS, etc. 

Se dizem, por exemplo, que só aprovam o OE de o Governo contratar mais 100 médicos, quero saber onde pretendem cortar para contratar esses médicos. É que a manta é curta, e se puxam de um lado, vai destapar o outro...

Compartilhar este post


Link para o post

Isso de não dizer onde se vai buscar o dinheiro para pagar o que se exige é crónico no PCP e BE.

Compartilhar este post


Link para o post

Eu ando a concordar demasiadas vezes com o @Burkina2008para o normal, mas ele está cheio de razão.

Estar na oposição é facílimo, principalmente quando se sabe, a priori, que nunca se governará. É só mandar umas bujardas, uns chavões com os quais ninguém intelectualmente honesto discorda e pronto. 

Alguém discorda que é preciso mais meios para o SNS? Alguém discorda que é preciso mais e melhores transportes públicos? Alguém discorda que é preciso melhores condições nas escolas, como turmas mais pequenas? Alguém discorda que a idade da reforma actual é um exagero?

Mas e dinheiro para pagar isso? Onde é que se vai buscar?

Compartilhar este post


Link para o post

Então mas não vêm aí carradas de dinheiro da UE? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 18 horas:

Eu preferia saber em que é que BE discorda do orcamento...em concreto

no orçamento em concreto não vejo o que possa ser um dealbreaker para o BE. Acho que é mais apostura do PS de que não gostam.

Compartilhar este post


Link para o post

40% do OE para a saúde é destinado aos privados. Onde é que será que o BE e o PCP querem ir buscar o dinheiro? Ou a verba destinada ao Fundo de Resolução para o NB que o governo vai pedir emprestado à banca para depois pagar com juros sem que se faça primeiro uma auditoria. 

Típico desta extrema-esquerda.

Privados+vs+Estado.JPG

O PS que comece a seguir o caminho do CDS que só atrapalha.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 1 hora:

40% do OE para a saúde é destinado aos privados. Onde é que será que o BE e o PCP querem ir buscar o dinheiro? Ou a verba destinada ao Fundo de Resolução para o NB que o governo vai pedir emprestado à banca para depois pagar com juros sem que se faça primeiro uma auditoria. 

Típico desta extrema-esquerda.

Privados+vs+Estado.JPG

O PS que comece a seguir o caminho do CDS que só atrapalha.

Não sei onde vais tirar esses 40%, ja que o orçamento da saude foram 11,23 bilioes de Euros é segunda essa capa 447 milhoes foram para privados. Ou seja 4% não 40% que num ano em que devido a pandemia o estado necessitou de por exemplo capacidade laboratorial que não existia nem era possivel construir rapidamente no público , me parece um valor bastante razoável

Em relação ao fundo de resolução do NB é um problema sistemico que não sendo tratado convenientemente pode rapidamente levar a problemas que nos saem mais caros...

Mas mesmo que estes fossem os dois temas onde o BE quer ir resgatar verbas para o OE, é pura especulação porque eles também não o indicaram como tal

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 2 horas:

 Ou a verba destinada ao Fundo de Resolução para o NB que o governo vai pedir emprestado à banca para depois pagar com juros sem que se faça primeiro uma auditoria.

Foi feita uma auditoria entre 2000 e 2018.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 2 horas:

Quando foi a última vez que se fez um orçamento de base zero? Isto basicamente tem sido pegar no anterior e acrescentar ali e tirar noutro sítio.

Sim mas tambem não pode ser de outro jeito, imagino que 90% do orcamento do estado (do lado da despesa) são obrigações que não podem ser mexidas - salarios, pagamento de emprestimos, contribuicoes etc...

Qualquer um de nos faz (ou deveria fazer) um orcamento mensal, mas tambem com as obrigacoes que a maioria das pessoas teem, o espaco de manobra para grandes alteracoes nos gastos de um mes para o outro é reduzido.

  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post

Berlin’s new airport. It’s built, but will they fly?

Será que à 7a é de vez?

Para quem não está a par é a tuguice dos alemães. 
 

Now, after six missed openings, countless lawsuits, a handful of corruption scandals and two parliamentary inquiries (one of them still going), and at a cost of around €7bn ($8.2bn), ber will mark its official opening on October 31st with incoming flights on Lufthansa and easyJet.”

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Gorki, há 1 hora:

O BE não sei, mas já vi propaganda do PCP a dizer onde ia buscar dinheiro e onde o aplicava. 

Sim o PCP normalmente é bastante mais concreto nestas coisas, o que é bastante positivo a meu ver.

Pode-se concordar ou não com as propostas de ajuste do orcamento do PCP, mas pelo menos sabemos exactamente do que estamos a falar

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 10 horas:

Sim mas tambem não pode ser de outro jeito, imagino que 90% do orcamento do estado (do lado da despesa) são obrigações que não podem ser mexidas - salarios, pagamento de emprestimos, contribuicoes etc...

Qualquer um de nos faz (ou deveria fazer) um orcamento mensal, mas tambem com as obrigacoes que a maioria das pessoas teem, o espaco de manobra para grandes alteracoes nos gastos de um mes para o outro é reduzido.

Sim, aceito isso para uma grande parte da despesa mas também não é preciso ir muito longe para saber que há institutos públicos que gastam propositadamente todo o orçamento anual para não perderem a parte não gasta no ano seguinte.

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 11 horas:

Qualquer um de nos faz (ou deveria fazer) um orcamento mensal

Não querendo desviar a conversa, seria porreiro se tu, o @Tio Hans, o @Ego Sum e outro pessoal das economias que não me lembro agora, pudessem dar umas dicas sobre gestão pessoal/familiar. Talvez até um tópico para isso. Dava-me jeito, pessoalmente, e de certeza que a muito mais pessoas também.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 minutos:

Não querendo desviar a conversa, seria porreiro se tu, o @Tio Hans, o @Ego Sum e outro pessoal das economias que não me lembro agora, pudessem dar umas dicas sobre gestão pessoal/familiar. Talvez até um tópico para isso. Dava-me jeito, pessoalmente, e de certeza que a muito mais pessoas também.

Isso já foi falado por em tempos, algures por aqui.

Eu digo-te o que faço:

Todos os meses, no dia em que recebo o ordenado, faço um resumo do meu património: o que tenho a ordem, em certificados de aforro, em ppr, etc. e o que devo, cartão de crédito e crédito à habitação. Tenho também um ficheiro com as despesas fixas mensais (escola da miúda, casa, luz, meo, combustível). Faço as contas e vou ver se gastei mais ou menos que o esperado e tento justificar a diferença e perceber se ando a esticar-me ou não.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 4 minutos:

Não querendo desviar a conversa, seria porreiro se tu, o @Tio Hans, o @Ego Sum e outro pessoal das economias que não me lembro agora, pudessem dar umas dicas sobre gestão pessoal/familiar. Talvez até um tópico para isso. Dava-me jeito, pessoalmente, e de certeza que a muito mais pessoas também.

Eu acho importante registar as receitas e despesas para ter noção a quantas se anda. Normalmente quando a malta faz esse exercício durante um mês chega ao fim e tira algumas conclusões engraçadas em relação a exageros ou despesas que anda a ter que já não precisa (aquelas subscrições automáticas que nos esquecemos de cancelar por exemplo).

Eu comecei a fazer esse exercício mais rigoroso em 2017. Há várias aplicações que auxiliam esses registos, eu uso a Moneyboard. Para mim já é um reflexo, quando estou a pagar estou a registar na app em simultâneo. O registo resume-se a inserir valor e categoria. No fim do mês vou à app e faço export CSV para a Drive para adicionar a um excel que tem tudo compilado e que alimenta dashboards que entretanto criei para ser a análise ser visual. 

Este tipo de exercício motiva-me pela gamification da coisa, é o mesmo motivo de ter um fitness tracker há anos para saber quantos kms ando por dia, quantas horas dormi e com que qualidade, etc. Não ando propriamente a olhar para isto e ver "gastei muito em cerveja este mês, no próximo mês vou gastar menos" :mrgreen:

Quem não tem paciência para isso tb há bancos que têm apps que por defeito categorizam as saídas de dinheiro.

 

Há 2 anos li um livro do Pedro Andersson, aquele que faz o programa da SIC com as dicas de como poupar/investir/gerir orçamento familiar e gostei.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...