Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Che, há 11 horas:

Portugal não tem um Partido Cooperativo, o que é um desastre. 

Seria uma força política para varrer isto tudo com um programa decente de conversão de empresas em cooperativas, criação de cooperativas e regime fiscal que esganasse as empresas capitalistas de tal forma que não as permitissem competir. 

Ok, chamem-me kautsyista, mas dava. E todos vivíamos melhor. 

As intervenções do che fazem me lembrar aquele sketch do Monty Python, qnd o rei chega a uma aldeia de peasents na lama, uma comuna anarquista, que têm um sistema q funciona bem e q n querem que o outro seja rei deles pq n votaram nele

Seria militante deste partido cooperativo

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Ó Catota, se vamos estar aqui a discutir se o PCP é tão extremista quanto o Chega, nem vale a pena. És mais inteligente do que isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 15 minutos:

Vês alguém a levantar problemas em alianças com o CDS ou a IL? O problema não é haver acordos, é com quem. 

ok já percebi there's no point. 

Da mesma maneira que os de direita são cegos por isto e aquilo, os de esquerda fazem o mesmo, o que está em causa não é as ideologias, mas se só se sabem julgar uns aos outros? what's the point? 

O partido X tá a mandar, os outros partidos todos só servem para criticar o que o partido X está a fazer, e que as medidas deles é que são boas. 

A cada década é sempre os mesmos estarolas a governar, e os outros estarolas a criticar quem governa. 

É só a minha opinião bué inocente neste assunto, mas não deviam estar aqueles (censurado) todos a trabalhar em conjunto para apresentarem um melhor trabalho ? 

Em vez de termos o primeiro ministro a entrar em guerrinhas com esquerda, direita, mancos, bidestros, o que quiserem.

Em tempo de pandemia o que é mais prioritário?

Unir a população?

estudar realmente opções e ter tomates de falar ao povo?

não, tomates é mandar o chega pa p*ta que os pariu, e os liberais para a toca deles

epá poupem-me, todos aqui vivem um pouco essas guerras, dá para ver neste tópico. 

Citação de Ghelthon, há 13 minutos:

Ó Catota, se vamos estar aqui a discutir se o PCP é tão extremista quanto o Chega, nem vale a pena. És mais inteligente do que isso.

não é isso que tá em questão. 

Mas é mais do género, porque é que uns são extremistas? e outros que ostracizam esses extremistas, são menos extremistas que eles? 

honest question. 

E não se trata de ideologias, porque eu não sou gajo de esquerda nem direita, sou mais PAN, porque tenho um cão. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 3 minutos:

Da mesma maneira que os de direita são cegos por isto e aquilo, os de esquerda fazem o mesmo, o que está em causa não é as ideologias, mas se só se sabem julgar uns aos outros? what's the point? 

O partido X tá a mandar, os outros partidos todos só servem para criticar o que o partido X está a fazer, e que as medidas deles é que são boas. 

A cada década é sempre os mesmos estarolas a governar, e os outros estarolas a criticar quem governa. 

É só a minha opinião bué inocente neste assunto, mas não deviam estar aqueles (censurado) todos a trabalhar em conjunto para apresentarem um melhor trabalho ? 

Em vez de termos o primeiro ministro a entrar em guerrinhas com esquerda, direita, mancos, bidestros, o que quiserem.

Unir a população?

não, tomates é mandar o chega pa p*ta que os pariu, e os liberais para a toca deles

epá poupem-me, todos aqui vivem um pouco essas guerras, dá para ver neste tópico. 

Mas é mais do género, porque é que uns são extremistas? e outros que ostracizam esses extremistas, são menos extremistas que eles? 

honest question. 

E não se trata de ideologias, porque eu não sou gajo de esquerda nem direita, sou mais PAN, porque tenho um cão. 

Pq o chega legítima o discurso de ódio, têm propostas do programa que vão contra a constituição, e quase a ctz que contra os direitos humanos tbm

Eu n me importaria de decapitar uns porcos capitalistas, e o PCP tbm n, mas o pcp n têm propostas para legalizar a decapitação a investidores

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 1 minuto:

Unir a população?

O Chega não tem lugar num país democrático. Claro que o que está em causa são as ideologias. É o tipo de ligações que tem de ser cortada à partida para não estarmos a chorar daqui a uns anos.

Compartilhar este post

Link para o post

O PSD, CDS, whatever, têm todo o direito de formar governo com quem quiserem e bem lhes apetecer e ninguém na oposição pode fazer algo contra isso. É legítimo. Agora também têm que arcar com as consequências do apoio nefasto que vão receber e terão que aguentar se um dia antecipadamente lhes retirarem o tapete do poder e se ficarem em cacos ultrapassados pelos ''aliados'' estratégicos . O Rio também tem de parar com a conversa da social-democracia/centrismo. Numa frase...Eu posso matar uma pessoa, não quer dizer que eu deva. 

A sede de poder fala mais alto que os ideais, infelizmente é assim que funciona a política. Agora é tarde demais, mas um partido como o Chega nunca deveria ter sido sequer legalizado pelo tribunal constitucional. O mal corta-se pela raiz não é agora. O Chega tem deputados nos Açores, portanto não há muito que se possa fazer. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 39 minutos:

O PSD, CDS, whatever, têm todo o direito de formar governo com quem quiserem e bem lhes apetecer e ninguém na oposição pode fazer algo contra isso. É legítimo. Agora também têm que arcar com as consequências do apoio nefasto que vão receber e terão que aguentar se um dia antecipadamente lhes retirarem o tapete do poder e se ficarem em cacos ultrapassados pelos ''aliados'' estratégicos . O Rio também tem de parar com a conversa da social-democracia/centrismo. Numa frase...Eu posso matar uma pessoa, não quer dizer que eu deva. 

A sede de poder fala mais alto que os ideais, infelizmente é assim que funciona a política. Agora é tarde demais, mas um partido como o Chega nunca deveria ter sido sequer legalizado pelo tribunal constitucional. O mal corta-se pela raiz não é agora. O Chega tem deputados nos Açores, portanto não há muito que se possa fazer. 

Não esqueçamos também, como o @Che diz, que o chega saiu do PSD. O André Ventura nasceu com a ajuda do passos coelho, e agora o Rui Rio está a fazer acordos com o chega

Nunca seria cortado pela raiz, porque já nasceu normalizado

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 49 minutos:

Eu n me importaria de decapitar uns porcos capitalistas, e o PCP tbm n, mas o pcp n têm propostas para legalizar a decapitação a investidores

Não têm propostas dessas, porque nem as deles servem para ganhar votos loles

Citação de andriy pereplyotkin, há 47 minutos:

O Chega não tem lugar num país democrático.  É o tipo de ligações que tem de ser cortada à partida para não estarmos a chorar daqui a uns anos.

Para não estarmos a chorar daqui a uns anos? Mas eu só vejo choro do governo actual, do antigo governo psd, do antigo ps yada yada 

Isso quer dizer que estaremos a chorar por termos democraticamente votado no chega? que p*ta de ironia.

Se é um país democrático, e alguém lá chegar democraticamente, what's gives? Se for o Chega ou PCP ou o Pan o IL ? Só não faz mal se for PS ou PSD, alguns BE, mas como se vê, quem manda ou é o ps ou psd mas valia ser psa e psb mas prontes, era mais fácile.

Citação de Ticampos, há 42 minutos:

O PSD, CDS, whatever, têm todo o direito de formar governo com quem quiserem e bem lhes apetecer e ninguém na oposição pode fazer algo contra isso. É legítimo. 

pois, é o cerne da questão, não se trata da vossa ideologia de esquerda achar que a direita não devia existir, mas se ganhar democraticamente, ai jesus dehmokrassy

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 1 hora:

honest question. 

Penso que sabes bem o que é o racismo, a xenofobia e a discriminação, portanto acho que não preciso de te explicar o que está errado com o Chega.

Repara que esta discussão não existiria, obviamente, se o PSD se coligasse com o CDS e/ou com a IL, até com o PPM se quisessem. O problema aqui é o Chega.

Ao fazer isto, o PSD está a dar plataforma ao Chega e a normalizar um partido onde o racismo, a xenofobia e a discriminação são o prato do dia. E isso não pode acontecer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 28 minutos:

Para não estarmos a chorar daqui a uns anos? Mas eu só vejo choro do governo actual, do antigo governo psd, do antigo ps yada yada 

Isso quer dizer que estaremos a chorar por termos democraticamente votado no chega? que p*ta de ironia.

Se é um país democrático, e alguém lá chegar democraticamente, what's gives? Se for o Chega ou PCP ou o Pan o IL ? Só não faz mal se for PS ou PSD, alguns BE, mas como se vê, quem manda ou é o ps ou psd mas valia ser psa e psb mas prontes, era mais fácile.

O que não falta é regimes autoritários que foram impostos por partidos democraticamente eleitos. O Chega tem um programa em vários pontos inconstitucional, com um grande teor xenófobo e tem nas suas fileiras vários elementos vindos de partidos e movimentos como o NOS do Mário Machado.

Se isto não é uma preocupação para o sistema democrático, não sei o que é.

Compartilhar este post

Link para o post

não vejo resposta. 

Se o Chega ou Pan ou IL ou crl forem eleitos democraticamente? 

Já não é boa a democracia? 

é muito giro tudo, e respostas?

é atirar areia para os olhos, uns são xenófobos, outros não se assumem como extremistas mas são conotados de conservadores, ou tradicionais, libertários, anarquistas. Escolham a denominação que mais gostarem. 

Mas se qualquer um dos partidos for eleito democraticamente, se for aquele que vocês não gostam, a democracia já não vale nada? 

Isso para mim é contraditório, mas ok.

Editado por Bumba

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 1 minuto:

já chega, por favor, misericórdia

bloqueia jovem padawan 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, Agora:

não vejo resposta. 

Se o Chega ou Pan ou IL ou crl forem eleitos democraticamente? 

Já não é boa a democracia? 

é muito giro tudo, e respostas? 

A resposta está na lei. Infelizmente há vergonha em fazer cumprir por pejo e talvez receio em "perseguir" um partido. Mas se seguirmos a lei o partido nem devia ter sido aceite.

O NSDAP do Hitler foi eleito. A democracia tem falhas e uma delas é, infelizmente, a sua incapacidade em conter movimentos populistas com intenções anti-democráticas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 4 minutos:

Mas se qualquer um dos partidos for eleito democraticamente, se for aquele que vocês não gostam, a democracia já não vale nada? 

Eu sei que estás naquela fase em que só és parvo porque sim, mas eu estou a cagar-me para a existência do PSD, do CDS, da IL, do PPM, whatever.

Agora, um partido fascista, cuja mera existência começou de forma ilegal e vai contra a constituição, não é bem a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, Agora:

A resposta está na lei. Infelizmente há vergonha em fazer cumprir por pejo e talvez receio em "perseguir" um partido. Mas se seguirmos a lei o partido nem devia ter sido aceite.

O NSDAP do Hitler foi eleito. A democracia tem falhas e uma delas é, infelizmente, a sua incapacidade em conter movimentos populistas com intenções anti-democráticas.

A resposta está na lei que não foi cumprida. 

Eu estou a tentar discutir um tema que me faz confusão mesmo, porque as pessoas defendem ideologias e partidos da mesma maneira que defendem o seu clube de futebol. Só quero ter uma conversa imparcial. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Eu sei que estás naquela fase em que só és parvo porque sim, mas eu estou a cagar-me para a existência do PSD, do CDS, da IL, do PPM, whatever.

Agora, um partido fascista, cuja mera existência começou de forma ilegal e vai contra a constituição, não é bem a mesma coisa.

não estou mesmo, a sério. 

Eu sei que o cmpt é tudo esquerda e liberais, alguns comunistas, e o plágio.  

Estou só a ver se alguém é capaz de responder ao óbvio...

Se o Chega com uma parceria do PAN e da Eukanuba fosse eleito, a democracia era uma m*rda? pff respondam (isto é ser parvo pq sim) no entanto a pergunta mantém-se

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 4 minutos:

Eu estou a tentar discutir um tema que me faz confusão mesmo, porque as pessoas defendem ideologias e partidos da mesma maneira que defendem o seu clube de futebol. Só quero ter uma conversa imparcial. 

Isto tem zero a ver com ideologia. Eu assumo-me como alguém de esquerda mas, se aparecesse aí um partido de extrema-esquerda, super anarquista, com o objectivo de destruir toda a propriedade privada, etc. e tal, eu seria contra, e dir-te-ia o mesmo que estou a dizer agora sobre o Chega.

Não é sobre ideologia, é sobre direitos humanos.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Pega lá uma ajuda - tem bonecada, portanto talvez percebas assim: https://miro.medium.com/max/800/1*TnDoAk0BjC7x4OuBISbYCw.jpeg

O que eu acho, honestamente, é que têm todos pesadelos com o Hitler, e Salazar, etc. 

Numa sociedade moderna já temos um Trump, um Bolsonaro, um Maduro. Todos eles no mesmo saco do Ventura, e ainda não vi genocídio a gás nem valas comuns. São loucos? são, mas não são hitlers. 

O hitler é uma personagem que só no tempo dele funcionaria. my honest opinion

Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Isto tem zero a ver com ideologia. Eu assumo-me como alguém de esquerda mas, se aparecesse aí um partido de extrema-esquerda, super anarquista, com o objectivo de destruir toda a propriedade privada, etc. e tal, eu seria contra, e dir-te-ia o mesmo que estou a dizer agora sobre o Chega.

Não é sobre ideologia, é sobre direitos humanos.

Mas se ganhassem via democrática?  #perguntasimples

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, Agora:

Se queres ter uma conversa imparcial faz perguntas concretas. Estás só a dizer coisas e a continuar em frente. O que é que não estás a perceber? A Lei dos Partidos Políticos coloca limites aos partidos que o Chega não cumpre. Em adição, o programa partidário apresenta várias medidas que têm um carácter inconstitucional.

A partir deste pressuposto, só podemos fazer assunções. A criação do partido parece ter sido facilitada e não houve, até ao momento, indicações por parte do MP para o TC avaliar a constitucionalidade do mesmo.

Pondo isto de parte, a democracia tem falhas, como as já mencionadas. Desde sempre que é frágil a conter movimentos populistas autoritários. A mensagem é fácil de trabalhar pelo foco na forma sobre o conteúdo e a falta de compromisso com a verdade (bem estudado, ainda ontem colei aí um excerto de um livro sobre este discurso na Áustria dos anos 90). E nos últimos 20 anos temos assistido a um reavivar destes movimentos, muito em parte por uma maior organização a nível europeu e a colagem a uma ala neoliberal pouco vincada na Europa. Compreendes isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 2 minutos:

Se queres ter uma conversa imparcial faz perguntas concretas. Estás só a dizer coisas e a continuar em frente. O que é que não estás a perceber? A Lei dos Partidos Políticos coloca limites aos partidos que o Chega não cumpre. Em adição, o programa partidário apresenta várias medidas que têm um carácter inconstitucional.

A partir deste pressuposto, só podemos fazer assunções. A criação do partido parece ter sido facilitada e não houve, até ao momento, indicações por parte do MP para o TC avaliar a constitucionalidade do mesmo.

Pondo isto de parte, a democracia tem falhas, como as já mencionadas. Desde sempre que é frágil a conter movimentos populistas autoritários. A mensagem é fácil de trabalhar pelo foco na forma sobre o conteúdo e a falta de compromisso com a verdade (bem estudado, ainda ontem colei aí um excerto de um livro sobre este discurso na Áustria dos anos 90). E nos últimos 20 anos temos assistido a um reavivar destes movimentos, muito em parte por uma maior organização a nível europeu e a colagem a uma ala neoliberal pouco vincada na Europa. Compreendes isso?

Se estão lá, não são ilegais, senão não estariam, o sistema não é corrupto certo? 

Têm medidas incostitucionais, não deveria ser um impedimento? porque não é? 

compreendo. obrigado. 

Mas se o Chega for eleito democraticamente. a democracia fica gasta? 

a isto é que não há resposta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bumba, há 2 minutos:

O que eu acho, honestamente, é que têm todos pesadelos com o Hitler, e Salazar, etc. 

Numa sociedade moderna já temos um Trump, um Bolsonaro, um Maduro. Todos eles no mesmo saco do Ventura, e ainda não vi genocídio a gás nem valas comuns. São loucos? são, mas não são hitlers. 

O hitler é uma personagem que só no tempo dele funcionaria. my honest opinion

Por termos esses 3 m*rda eleitos no mundo, quer dizer que precisamos de um em Portugal?

E claro que, hoje em dia, não vais ter um genocídio em massa a acontecer num país europeu (tiro a China porque pronto, ninguém se mete com a China), porque os restantes interviriam rapidamente. Mas não é preciso ser uma reencarnação do partido nazi para ser algo que tem de ser expurgado da nossa sociedade, e especialmente da nossa política.

Citação de Bumba, há 2 minutos:

Mas se ganhassem via democrática?  #perguntasimples

Em todas as sociedades há quem se identifique com o extremismo, isso nunca vai mudar, acho eu. Basta ver que já passaram quase 50 anos do fim da ditadura em Portugal e ainda hoje há quem tenha uma foto do Salazar no quarto.

Se fossem eleitos e chegassem ao poder, que remédio teríamos senão aceitar ou ir morar para outro sítio - não somos o Trump para andar a chorar pelo resultado de eleições perdidas. Mas aí o caminho seria tirá-los de lá o mais depressa possível.

Citação de Bumba, há 1 minuto:

Mas se o Chega for eleito democraticamente. a democracia fica gasta? 

a isto é que não há resposta.

Não, só significa que há algo de manifestamente errado na sociedade. Mas, independentemente disso, instituições supostamente democráticas como o PSD, não deviam servir de muleta à sua normalização.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...