Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de ElliotReid13, Agora:

A que está implícita na tua interpretação de uma série de discussões perfeitamente normais...

Que bela extrapolacao...nem sei de que discussoes estas a falar, mas se é desta sobre o PSD/Ventura, é uma opiniao muito simples. 

Apoiar ou fazer acordos com um partido claramente anti-democratico, racista e xenofobo é errado. Existem pessoas que tentam justificar uma decisao que é injustificavel e quando contrariados, optam por duas defesas:

1) Liberdade de expressao, "Eu tenho direito a minha opiniao"

2) Comunismo, "Ah mas o que defende a extrema esquerda ja nao é um problema

Tu claramente entraste numa das duas defesas, mas a liberdade de expressao nao significa que nao pode se pode criticar essa opniao e o PCP/BE por muitas defeciencias que tenham, nenhuma se compara nem de perto com racismo e xenofobia.

Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

são sim.

como criar democracia num país em que a terra estava toda nas maos de um numero limitados de pessoas? e em que havia todo um povão que trabalhar a terra do senhor uma vida inteira e era dono nem do chão onde era enterrado.

dizer isso é não conhecer como era o Alentejo até aos anos 70. Aquilo era feudalismo à seculo XII, em pleno século XX. Poucos furos acima da escravidão.

Sim e as nacionalizacoes de empresas foi para dar oportunidade aos trabalhadores de levarem aquilo a falencia...e essas terras no Alentejo ao abandono.

Portugal nao era o unico pais assim, basta saltares a fronteira para a Extremadura espanhola e o cenario era o mesmo, no entanto nao vimos os espanhois a nacionalizar terras, ou o Sul de Italia...

Nenhuma dessas medidas é de um pais democratico. Basta dizer que nacionalizacoes de terras so acontecem em paises democraticos quando existem pequenas expropriacoes para contrucao de estradas por exemplo. E ai sao expropriacoes nao nacionalizacoes.

Excelente exemplo da nacionalizacao e redistribuicao de terras esta na Rodesia/Zimbabwe...que bom que foi.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 8 minutos:

Nenhuma dessas medidas é de um pais democratico. Basta dizer que nacionalizacoes de terras so acontecem em paises democraticos quando existem pequenas expropriacoes para contrucao de estradas por exemplo. E ai sao expropriacoes nao nacionalizacoes.

https://en.wikipedia.org/wiki/Land_Acts_(Ireland)

informa te aí faxavor.

A não ser que a Inglaterra. pátria da democracia liberal, não seja democrática.

 

Tu estás a dizer generalidades que era bom que pudessem ser verdade universais aplicáveis em todo o lado em todas as épocas.

Mas há cenários concretos no terreno que de tão esdrúxulos, de tão afastados e qualquer normalidade desejável que apresentam, que não se compadecem com essa normalidade que apregoas. E a Irlanda no século XIX, tal como o Alentejo no século XX eram verdadeiras aberrações na distribuição da terra, ainda herdeiras directas de um feudalismo nunca perturbado que precisavam de ser corrigidas com um abanão para, caramba, meramente as trazer esses sítios para o século XX.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Burkina2008, há 1 minuto:

Que bela extrapolacao...nem sei de que discussoes estas a falar, mas se é desta sobre o PSD/Ventura, é uma opiniao muito simples. 

Apoiar ou fazer acordos com um partido claramente anti-democratico, racista e xenofobo é errado. Existem pessoas que tentam justificar uma decisao que é injustificavel e quando contrariados, optam por duas defesas:

1) Liberdade de expressao, "Eu tenho direito a minha opiniao"

2) Comunismo, "Ah mas o que defende a extrema esquerda ja nao é um problema

Tu claramente entraste numa das duas defesas, mas a liberdade de expressao nao significa que nao pode se pode criticar essa opniao e o PCP/BE por muitas defeciencias que tenham, nenhuma se compara nem de perto com racismo e xenofobia.

Mas onde é que eu falei em comunismo? Ou fiz sequer a defesa do do que quer que seja? A minha opinião sobre o Chega é tão simples que cabe numa única frase, portanto volto a partilhar: o Chega é um dedo do meio aos partidos do sistema e o crescimento que tem registado assenta na inaptidão de quem está no poder e não nos méritos das propostas com que se apresentam. 

Tu insinuaste que havia aqui alguma simpatia a correr a favor do Chega ou do Estado Novo apenas porque se estavam a por em pé de igualdade todos os regimes autocratas, direita e esquerda, o que me parece uma extrapolação fantástica...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 minutos:

https://en.wikipedia.org/wiki/Land_Acts_(Ireland)

informa te aí faxavor.

A não ser que a Inglaterra. pátria da democracia liberal, não seja democrática.

 

Tu estás a dizer generalidades que era bom que pudessem ser verdade universais aplicáveis em todo o lado em todas as épocas.

Mas há cenários concretos no terreno que de tão esdrúxulos, de tão afastados e qualquer normalidade desejável que apresentam, que não se compadecem com essa normalidade que apregoas. E a Irlanda no século XIX, tal como o Alentejo no século XX eram verdadeiras aberrações na distribuição da terra, ainda herdeiras directas de um feudalismo nunca perturbado que precisavam de ser corrigidas com um abanão para, caramba, meramente as trazer esses sítios para o século XX.

Isso nao foi uma nacionalizacao foi uma expropriacao, sao coisas claramente diferentes. E mais uma vez a realidade do Alentejo em 1975 era a mesma da Extremadura em 1975/6, no entanto a mesma coisa nao foi feita do outro lado da fronteira. E behold....eles nao estao piores do que o Alentejo hoje em dia...na pior das hipoteses estao iguais.

Citação de ElliotReid13, há 5 minutos:

Tu insinuaste que havia aqui alguma simpatia a correr a favor do Chega ou do Estado Novo apenas porque se estavam a por em pé de igualdade todos os regimes autocratas, direita e esquerda, o que me parece uma extrapolação fantástica...

Nada suspeito alguem que comeca com esta discussao...onde sera que ja vimos isto antes?

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Burkina2008, há 4 minutos:

Nada suspeito alguem que comeca com esta discussao...onde sera que ja vimos isto antes?

Sim, o tipo que vota no partido que mais advoga a importância das liberdades individuais é, na verdade, um ultra-conservador. Mas já agora, concordas com a ideia de que são igualmente maus? 😁

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 6 minutos:

Sim, o tipo que vota no partido que mais advoga a importância das liberdades individuais é, na verdade, um ultra-conservador. Mas já agora, concordas com a ideia de que são igualmente maus? 😁

Votas na IL...pois...

Claro que nao sao igualmente maus, as ditaduras de direita apenas perpetuam o status quo, pelo menos as de esquerda criaram alicerces para que as pessoas tivessem formacam, essencial para muitos dos paises de Leste nos terem ultrapassado a nivel de GDP per capita tao rapidamente.

Ja para nao falar na tendencia para o racismo, xenofobia, etc dos regimes totalitaristas de direita.

Compartilhar este post


Link para o post

coisas mais importantes, não sei se já se falou aqui.

Acordo na Guerra do Nagorno Karabakh, mediado pela Russia

Na prática uma capitulação quase total da Arménia/Artsakh, cede todo o território perdido neste conflito deste ano, mais algum que tem de ceder até dia 1 de Dezembro.

Fica com a core region do antiga Republica Autónoma Socialista Soviética do Nagorno Karabakh e um pequeno corredor para a ligar à Arménia que vai ter uma força russa permanente a controlar.

Ou seja, isto foi um sucesso monumental do Azerbaijão que recupera todos o territórios seus, perdidos na guerra de 88-92, que não pertenciam à tal região autónoma, e ainda recuperam partes dessa região autónoma que sempre teve maioria arménia.

Para mim a ilação mais preocupante deste conflito é o precedente. Este era um frozen conflict, dos que há mais tempo estavam congelado no mundo, e reacendeu, com sucesso manifesto para o uma parte, o que pode levar a que outros, noutras latitudes queiram seguir o exemplo dos azeris, até pq o grande dissuador (a comunidade internacional) se mostrou limp neste conflito.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Votas na IL...pois...

Claro que nao sao igualmente maus, as ditaduras de direita apenas perpetuam o status quo, pelo menos as de esquerda criaram alicerces para que as pessoas tivessem formacam, essencial para muitos dos paises de Leste nos terem ultrapassado a nivel de GDP per capita tao rapidamente.

Ja para nao falar na tendencia para o racismo, xenofobia, etc dos regimes totalitaristas de direita.

Ahaha tudo o que precisava de ler, obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, Agora:

Ahaha tudo o que precisava de ler, obrigado!

É f*dido quando se tem razao nao é?

 

Compartilhar este post


Link para o post

Vou ser honesto, naquele período de 74 e 75 o que devia ter sido feito seria uma série de conversões em cooperativas de trabalhadores, em todos os sectores, com consequente formação dos trabalhadores em democracia num contexto laboral.

É muito bonito expropriar mas se q solução não for a transição rumo à democracia então será uma capitulação gigantesca. 

Reforço, teria sido o ideal. A par disso, um regime fiscal que beneficiasse as cooperativas de forma a que estrangulassem as empresas capitalistas.

Se o capitalismo paga X de IRC e Y de IVA, as cooperativas pagam metade ou um terço. Têm que crescer e monopolizar. A democracia tem que ter o monopólio das nossas vidas. 

Portugal nem uma Mondragón tem quando devia ter 20 ou 30. 

  • Like 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 50 minutos:

Sim, o tipo que vota no partido que mais advoga a importância das liberdades individuais é, na verdade, um ultra-conservador. Mas já agora, concordas com a ideia de que são igualmente maus? 😁

Devem ser, mas depois dão palco a malta como o Ricardo Arroja ou a Catarina Maia, já para não falar da legião de Jorges Pires que aí andam. Malta com grande respeito e compreensão pelos direitos das mulheres ou da comunidade LGBT.

E também poderá ser interessante falarmos sobre a proposta de revisão constitucional do partido das liberdades individuais, que quer apagar da CRP normas que criam obrigações estatais quanto a direitos como a educação, saúde, habitação ou cultura. É a aplicação da lógica do mercado aos direitos sociais. Liberdades individuais sim, mas elas que se garantam a si próprias!

 

A Iniciativa Liberal é pelo liberalismo económico. O resto pode ser, desde que não afecte o primeiro.

  • Like 4

Compartilhar este post


Link para o post

O André Ventura amanhã estará na manifestação da malta da restauração em Lisboa.

Curiosamente (ou não), foi anunciado em primeira mão pelos Jornalistas Pela Verdade.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 41 minutos:

Devem ser, mas depois dão palco a malta como o Ricardo Arroja ou a Catarina Maia, já para não falar da legião de Jorges Pires que aí andam. Malta com grande respeito e compreensão pelos direitos das mulheres ou da comunidade LGBT.

E também poderá ser interessante falarmos sobre a proposta de revisão constitucional do partido das liberdades individuais, que quer apagar da CRP normas que criam obrigações estatais quanto a direitos como a educação, saúde, habitação ou cultura. É a aplicação da lógica do mercado aos direitos sociais. Liberdades individuais sim, mas elas que se garantam a si próprias!

 

A Iniciativa Liberal é pelo liberalismo económico. O resto pode ser, desde que não afecte o primeiro.

Quando o resto não te afecta se é assim ou assado, as liberdades individuais são as da carteira.

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 2 horas:

 

Para mim a ilação mais preocupante deste conflito é o precedente. Este era um frozen conflict, dos que há mais tempo estavam congelado no mundo, e reacendeu, com sucesso manifesto para o uma parte, o que pode levar a que outros, noutras latitudes queiram seguir o exemplo dos azeris, até pq o grande dissuador (a comunidade internacional) se mostrou limp neste conflito.

Mais um pequeno sinal de desestabilização geopolítica internacional. Com a China a ganhar influência e a mudar o panorama internacional: os States ainda na administração Trump pouco interessados em tomar a iniciativa de moderar conflitos internacionais; a pandemia a causar crise económica grave (que leva a vários tipos de turbulência, social unrest) e a distrair todas as potências à escala mundial que têm muito que fazer para resolver a pandemia internamente, há uma maior possibilidade de poder haver pequenos focos de conflito aqui e ali. 

Vamos ver se isto foi um caso isolado ou o início de um padrão.. 

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de andriy pereplyotkin, há 8 horas:

Devem ser, mas depois dão palco a malta como o Ricardo Arroja ou a Catarina Maia, já para não falar da legião de Jorges Pires que aí andam. Malta com grande respeito e compreensão pelos direitos das mulheres ou da comunidade LGBT.

E também poderá ser interessante falarmos sobre a proposta de revisão constitucional do partido das liberdades individuais, que quer apagar da CRP normas que criam obrigações estatais quanto a direitos como a educação, saúde, habitação ou cultura. É a aplicação da lógica do mercado aos direitos sociais. Liberdades individuais sim, mas elas que se garantam a si próprias!

 

A Iniciativa Liberal é pelo liberalismo económico. O resto pode ser, desde que não afecte o primeiro.

Não sei do que falas quando mencionas essas pessoas especificamente, confesso. De qualquer forma, os valores do partido são os da igualdade de direitos de género e orientação sexual e, para mim, isso é mais importante do que pensam (ou interpretam o que pensam, porque não sei o contexto) a pessoa x ou y.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 10 horas:

ara mim a ilação mais preocupante deste conflito é o precedente. Este era um frozen conflict, dos que há mais tempo estavam congelado no mundo, e reacendeu, com sucesso manifesto para o uma parte, o que pode levar a que outros, noutras latitudes queiram seguir o exemplo dos azeris, até pq o grande dissuador (a comunidade internacional) se mostrou limp neste conflito.

O Azerbaijão só se meteu nisto porque tinha as costas bem quentes por parte dos turcos, aquilo é uma ditadura que tem o povo relativamente sob controlo, não se tratou de uma guerra para aumentar a popularidade do "Governo" como a Argentina frente à Inglaterra nas Malvinas mas pura e simplesmente pela oportunidade de abocanhar algum território do inimigo com o alto patrocínio da super-potência da região.

Tenho sérias dúvidas que os turcos repitam a graça contra o Chipre e/ou Grécia como ameaçam fazer no Egeu, p.e.

Compartilhar este post


Link para o post

Mas aqui a questão chave é porque é que isto aconteceu agora e não antes

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 10 horas:

Mais um pequeno sinal de desestabilização geopolítica internacional. Com a China a ganhar influência e a mudar o panorama internacional: os States ainda na administração Trump pouco interessados em tomar a iniciativa de moderar conflitos internacionais; a pandemia a causar crise económica grave (que leva a vários tipos de turbulência, social unrest) e a distrair todas as potências à escala mundial que têm muito que fazer para resolver a pandemia internamente, há uma maior possibilidade de poder haver pequenos focos de conflito aqui e ali. 

Vamos ver se isto foi um caso isolado ou o início de um padrão.. 

exacto. alguém ainda se lembra quando uns líricos diziam "a pandemia vai-nos tornar mais humanos". vai ser o contrário. o mundo está distraído, deixa-me cá acabar com o meu inimigo.

Citação de Lebohang, há 2 horas:

O Azerbaijão só se meteu nisto porque tinha as costas bem quentes por parte dos turcos, aquilo é uma ditadura que tem o povo relativamente sob controlo, não se tratou de uma guerra para aumentar a popularidade do "Governo" como a Argentina frente à Inglaterra nas Malvinas mas pura e simplesmente pela oportunidade de abocanhar algum território do inimigo com o alto patrocínio da super-potência da região.

Tenho sérias dúvidas que os turcos repitam a graça contra o Chipre e/ou Grécia como ameaçam fazer no Egeu, p.e.

com a grécia não se metem. No Chipre tb tenho dúvidas. São territorios da UE e os Turcos dependem muito da UE como parceiro.

Mas tudo o resto, Siria, Armenia, Libia, is fair game.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 2 horas:

Mas aqui a questão chave é porque é que isto aconteceu agora e não antes

em boa verdade o conflito reacendeu em 2016.

A guerra original foi de 1988-92. Sim, 1988, ou seja ainda ante da queda da URSS. Portanto, sim, duas províncias do mesmo país estiveram em guerra uma com a outra (o que é capaz de ser caso único no mundo). Ainda houve esporádicos combates até 1994, mas a coisa cristalizou na chamada Linha de Contacto. Essa guerra foi um tremendo sucesso da Arménia, que à boa maneira de Obi Wan Kenbi, tinha o high ground e por isso venceu. não só ficou com a pretendida Região Autónoma do Alto Karabakh (que estava dentro do Azerbaijão, mas sempre teve maioria - mas tipo de 90% - étnica arménia), como ainda ficou com regiões em torno dessa zona, mesmo que de maioria étnica azeri.

A Linha de Contacto ficou parada no tempo, com trincheiras, soldados e canhões, qual WWI, mas sem combates - Vá aqui e ali um soldado ou outro levava uns tiros. A guerra não tinha acabado em 1992, tinha havido apenas um cessar fogo - bem, como agora. Mas em 2016 o Azerbaijão lançou uma ofensiva. Na altura os observadores internacionais played it down e caracterizaram como "meh, é só mais uma sessão de troca de tiros, ali é costume". Porém a verdade é que essa ofensiva de 2016 é que lança as bases para esta vitória. Primeiro o Azerbaijão quebrou pela primeira vez a linha de contacto e recuperou 2 ou 3 aldeias. Na altura ninguém deu grande importancia a isso, eram aldeia insignificantes. Mas o segundo ponto que fundeia a ofensiva de 2020 é que para o Azerbaijão foi, essa operação demonstrou que não só a Linha de Contacto não era inquebrável, como a Arménia (e a sua puppet Republic do Artsakh) estavam débeis e não conseguiriam resistir militarmente.

Portanto eles sabiam que uma guerra futura poderia correr lhes bem. E esperara. Esperaram até três coisas acontecerem:

_ os EUA sob o comando do Orange Man se demitirem completamente do seu papel de policia do mundo;

_ a Turquia, o seu daddy, ganhar outra preponderância militar na região;

_ o mundo estar distraído.

Em 2020 isto tudo aconteceu, e toca de nos últimos meses de presidência de Trump - antes que entre uma nova administração Democrata que queria recuperar o papel intervencionista dos EUA - lançar esta ofensiva, os yankees não disseram nada - como previsto - a Russia não soube o que fazer porque ainda se vê a si própria como o daddy de todas as suas ex-repúblicas; a Turquia deu todo o apoio, e a Arménia viu-se sozinha contra um país que tem 4 vezes mais população. Foi um desastre militar para a Arménia e o acordo agora assinado é quase um Tratado de Versalhes 2.0.

Ou seja, isto não fica por aqui.  

Editado por IlidioMA

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 2 horas:

Simples.

estou a ver que nas sessões de terapia da fala, para além de se aprender a dizer os "R's", têm de começar a aprender a ter alguma p*ta de noção

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 5 horas:

Não sei do que falas quando mencionas essas pessoas especificamente, confesso. De qualquer forma, os valores do partido são os da igualdade de direitos de género e orientação sexual e, para mim, isso é mais importante do que pensam (ou interpretam o que pensam, porque não sei o contexto) a pessoa x ou y.

O Ricardo Arroja já defendeu que a licença de maternidade não devia ser paga (em 2019, não é uma posição com 20 anos), a Catarina Maia é contra quotas de género e confunde género e sexo no campo LGBT (com a sensibilidade de um elefante numa loja de porcelanas) e o Jorge Pires é meramente um idiota machista. Os dois primeiros foram candidatos às Europeias e cabeças de lista distritais, não são militantes de vão de escada que ninguém conhece.

Os valores do partido não valem de nada se continuam a elevar pessoas que não os respeitam e promovem.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...