Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de noikeee, há 6 horas:

Já agora, eu pessoalmente acredito que esta extrema-direita contemporânea que está a ganhar terreno na Europa, de memes, das bocas dos gajos da tasca, de imagem branqueada a tentar se descolar à violência do passado, acredito que não seja tão extremista que a dos anos 30, que tá marcada na nossa memória como a pior ameaça política possível à vida humana. Talvez seja mais equiparada a tentar restaurar regimes como o do Salazar e do Franco, não sei. Não tou a ver um futuro 1º ministro Ventura a mandar ciganos para o forno feito Hitler, ou a tentar invadir Olivença e reconquistar África pelo prestígio nacional.

Os politicos à frente dos movimentos até podem não ser, mas os mais ferrenhos por trás são, senão não vias coisas como estas:

https://www.jpost.com/diaspora/antisemitism/proud-boys-leader-trying-to-rebrand-the-group-as-explicitly-antisemitic-648831

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Cannonball, há 19 minutos:

Os politicos à frente dos movimentos até podem não ser, mas os mais ferrenhos por trás são, senão não vias coisas como estas:

https://www.jpost.com/diaspora/antisemitism/proud-boys-leader-trying-to-rebrand-the-group-as-explicitly-antisemitic-648831

Mas não foi essa a razão que levou o Ventura a demitir-se e a recandidatar-se ao partido? Limpar fachos?

Btw, uma pena ver que essa malta tomou conta doa Proud Boys. O fundador Gavin McInnes é todo pró-Israel. De certa forma, também ajuda a reforçar a tua opinião: um grupo de homens criado para falar de sexo, política e beber cerveja, acaba por ser um alvo fácil quando não existe liderança e se expande por núcleos locais.

Editado por Visitante

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 8 horas:

Fascista nem o Ventura é, parece-me. É simplesmente um oportunista de m*rda que diz o que for preciso para ter pessoas à volta dele.

O que é ainda mais perigoso a meu ver.

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 11 minutos:

O que é ainda mais perigoso a meu ver.

Enquanto for ele a mandar, não concordo (embora não faço ideia de até que ponto o gajo é capaz de descer/chegar). Quando houver uma sucessão do Ventura aí é que.. all bets are off

Compartilhar este post


Link para o post

Porque é que se assume à partida que a veia oportunista do Ventura é aquela que mostra no Chega e não a outra que tornou o seu aparecimento no PSD e na TV aceitável?

  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 39 minutos:

O que é ainda mais perigoso a meu ver.

Claro que é. Mas se até um bardamerda como eu vê isso, alguém que fez vida da política como o Rio, não vê? Ou não quer ver?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 13 minutos:

Porque é que se assume à partida que a veia oportunista do Ventura é aquela que mostra no Chega e não a outra que tornou o seu aparecimento no PSD e na TV aceitável?

Porque o histórico do Ventura não é o de um fascista. A tese dele defende precisamente o oposto, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post

A tese do ventura não era um tutorial de como trazer o integralismo lusitano de volta á política?

Porra, a malta que diz q o ventura não é fascista é a mesma que diz q um trump ou um pinochet não é

O fascismo não é uma coisa estática no tempo

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 2 horas:

Mas não foi essa a razão que levou o Ventura a demitir-se e a recandidatar-se ao partido? Limpar fachos?

Btw, uma pena ver que essa malta tomou conta doa Proud Boys. O fundador Gavin McInnes é todo pró-Israel. De certa forma, também ajuda a reforçar a tua opinião: um grupo de homens criado para falar de sexo, política e beber cerveja, acaba por ser um alvo fácil quando não existe liderança e se expande por núcleos locais.

Não... Foi consolidar o poder.

https://www.sabado.pt/portugal/politica/detalhe/andre-ventura-demite-se-da-lideranca-do-chega

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 37 minutos:

 

Por muito que discorde das ideias políticas do homem, tanto como arquitecto como activista ecologista, antes de isto ser algo "comum", foi um homem com H muito grande.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Alonso., há 9 horas:

Duvido que tenha ganho com isto. O chega sempre se manifestou como uma partido anti-sistema. Vamos ver se não fica a perder ao coligar com um partido do sistema

não prejudicou o BE. Enquanto não forem apanhados num esquema de corrupção vão ser considerados anti-sistema, podem baixar um pouco com aprovações de orçamentos, mas o foco será sempre em altos esquemas de corrupção e luvas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de noikeee, há 1 hora:

Enquanto for ele a mandar, não concordo (embora não faço ideia de até que ponto o gajo é capaz de descer/chegar). Quando houver uma sucessão do Ventura aí é que.. all bets are off

E se essa sucessão ocorrer de forma definitiva só em 2050? O Ventura é menino para isso. Um pouco na onda da dinastia Le Pen em França. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 6 minutos:

Enquanto não forem apanhados num esquema de corrupção

Quando forem, a culpa vai ser do sistema que não quer o Chega e portanto começa a inventar investigações e processos judiciais só para o Chega não mandar nisto.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 8 minutos:

E se essa sucessão ocorrer de forma definitiva só em 2050? O Ventura é menino para isso. Um pouco na onda da dinastia Le Pen em França. 

... Menos mal? Até porque ao longo do tempo a personagem há de ter algum desgaste na opinião pública. 

Mas tudo depende de até que ponto o gajo se deixar descer. Se continuar a haver erosão de certos valores e ele continuar sempre ao sabor do vento, é perigoso à mesma como seria um ideólogo mais convicto e com maior adulação pela violência (não que defender coisas como a castração química não sejam violentas) ou pela segregação étnica/racial. 

Seja lá como for, se algum dia forem o partido mais votado tamos f*didos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 16 minutos:

Quando forem, a culpa vai ser do sistema que não quer o Chega e portanto começa a inventar investigações e processos judiciais só para o Chega não mandar nisto.

não acho, só os votantes hardcore é que vão dizer isso. Se é verdade que ele foi buscar votos à abstenção ou a quem não está contente com os outros partidos devido a escândalos eles perdem esses votos.

Editado por Puto Perdiz
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 49 minutos:

E se essa sucessão ocorrer de forma definitiva só em 2050? O Ventura é menino para isso. Um pouco na onda da dinastia Le Pen em França. 

O exemplo não é dos melhores. A filha é muito mais moderada que o Pai era 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Alonso., há 12 horas:

Uma coisa é criticar outra é catalogar o Rio como facista. Durante muito tempo também andaram com o CDS ser um partido de fascistas, o que não corresponde a verdade.

Tu podes ser uma pessoa cheia de qualidades, ajudar os teus amigos e família, fazer voluntariado, doar boa parte do teu vencimento para causas sociais... mas se fizeres parte do planeamento de um assalto, és ladrão.

E não vale a pena chorar por "fora o assalto" seres um cidadão exemplar pois não é isso que deixa de fazer de ti um ladrão.

O Rui Rio há de descobrir isto, infelizmente mais tarde do que cedo. E a maioria dos portugueses também. Já no passado foi assim, as pessoas eventualmente deram-se conta do que estavam a tornar-se.

Infelizmente, porém, tarde de mais.

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Alonso., Agora:

O exemplo não é dos melhores. A filha é muito mais moderada que o Pai era 

Mais esperta, queres tu dizer

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 35 minutos:

não acho, só os votantes hardcore é que vão dizer isso. Se é verdade que ele foi buscar votos à abstenção ou a quem não está contente com os outros partidos devido a escândalos eles perdem esses votos.

Sim, talvez. Mas eu não sei se esses "descontentes" são assim uma facção tão grande. Pelo menos a impressão que tenho é que há muitos apoiantes lá.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Alonso., há 1 hora:

O exemplo não é dos melhores. A filha é muito mais moderada que o Pai era 

Estava mais a falar do pai que é um bom exemplo. Liderou a FN de 1972 a 2011.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Plagio o Original, há 4 horas:

A tese do ventura não era um tutorial de como trazer o integralismo lusitano de volta á política?

Porra, a malta que diz q o ventura não é fascista é a mesma que diz q um trump ou um pinochet não é

O fascismo não é uma coisa estática no tempo

Por acaso o fascismo tem um conjunto de princípios muito bem definidos. Eu sei que não parece, porque hoje em dia de banaliza esse termo para tudo o que é direita conservadora, mas a verdade é que Fascismo enquanto corrente política está bem fundamentado nos escritos do Mussolini.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, Agora:

Por acaso o fascismo tem um conjunto de princípios muito bem definidos. Eu sei que não parece, porque hoje em dia de banaliza esse termo para tudo o que é direita conservadora, mas a verdade é que Fascismo enquanto corrente política está bem fundamentado nos escritos do Mussolini.

Isso tbm serve para dizer q o salazar n foi uma figura fascista

Essa conversa é mais velha q o Jerónimo de Sousa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, Agora:

Por acaso o fascismo tem um conjunto de princípios muito bem definidos. Eu sei que não parece, porque hoje em dia de banaliza esse termo para tudo o que é direita conservadora, mas a verdade é que Fascismo enquanto corrente política está bem fundamentado nos escritos do Mussolini.

eles não querem saber elliot. 

facho é facho. 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

    Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

×
×
  • Criar Novo...