Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Nem entendo como é possível questionar a legalidade ou a legitimidade deste congresso.

Acho, isso sim, que se pode e deve questionar a falta de bom senso do PCP.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Gorki, há 3 minutos:

Como é que se elegia o novo comité central por zoom, tendo em conta a lei dos partidos políticos? 

Tão simples quanto isto.

f*dasse em tempo de pandemia essa eleicao, decisiva para o futuro da humanidade, certamente se podia passar para Junho

Liberdade de circulacao e outros direitos civis podem-se suspender, agora eleger o novo comite central...crl facam por carta, por televoto, por sinais de fumo ou facam um so candidato, o mesmo da ultima vez, aplauso e aprovacao de unanimidade. Ja deviam estar habituados, era assim que funcionava nos regimes comunistas de Leste...

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 59 minutos:

O PCP também ia pagar pela festa do avante e tem subido nas sondagens.

O PCP não é um partido com um eleitorado assim tão volátil ou ocasional para pagar eleitoralmente. Aliás, estou convencido que esta perseguição anti-comunista vai voltar a aproximar muita gente do partido. Principalmente agora que o Bloco quer dar o cu ao PS à força toda.

Chamas passar de 4.3% para 4.9% subir? Desde Agosto que nao ha uma sondagem que mostre a CDU com mais de 6%, e a unica onde apareceram com 6% e da ISCTE, que antes do 25 de Abril, dava 8%. Sabendo que tiveram 6.33% em Outubro de 2019 e que em 3 sondagens pre pandemia tinham 7/8%, nao considero isto uma subida. E perfeitamente visivel uma descida nas intencoes de voto. Nao e um eleitorado volatil que mude para outros partidos, mas e um eleitorado que em alguns casos excepcionais nao tem dificuldade de se abster.
Dito isto, nao acredito que o partido va definhar, longe disso, e ate pode recuperar, nomeadamente quando mudarem de lider. Mas por agora, claramente estao em fase de queda.

Citação de andriy pereplyotkin, há 54 minutos:

O PCP paga mais eleitoralmente por alinhar com o Governo do que por fazer as suas actividades regulares. Bad take.

Sim e nao, tudo tem o seu peso e medida. Estao a cair por diversas razoes, apoio ao governo, falta de renovacao interna (secretario-geral sobretudo) mas tambem pelas suas atividades regulares nesta altura do campeonato.

Ainda assim acredito que possam voltar aos valores de Outubro de 2019 e quem sabe ate subir para os valores de 2015. Depende do que acontecer daqui para a frente.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Burkina2008, há 26 minutos:

Isto é overeacting. Tenho a certeza que nao existe ninguem que tenha problemas idiologicos no facto de alguns milhares de comunistas irem para um pavilhao cantar a Carvalhesa e a Internacional no meio de discussoes sobre temas actuais do marxismo-leninismo.

E dizer que isto é uma proibicao da accao partidaria tambem é uma dramatizacao/vitimizacao. Isso seria um bom sketch do gato fedorento:

"Ah filho no Natal nao podes vir ca a casa devido a pandemia, mas nao te esquecas de telefonar ao teu pai que vai a um congresso com outros 1000 macacos para discutirem o Ever Hoxha..." 

O facto de eu achar que o PSD/CDS nao estarem correctos nesses comentarios em que falam em proibicao, nao fazem o PC estar certo em nao adiar o congresso. E se as duas coisas estao interligadas porque se o PCP tivesse tido bom senso desde o inicio, nenhum comentario desse estilo teria sido proferido pelos gajos da direita.

Outra vez essa conversa? Isto já foi mais do que discutido na altura do Avante, não contes comigo para voltarmos a andar a comparar cafés com hipermercados e o Natal com congressos partidários.

Mas responde-me só a uma coisa: estás a insinuar que os "comentários desse estilo" da nossa direitola são culpa do PCP?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ascom, há 31 minutos:

Foi a ortodoxia e a teimosia que mantiveram o PCP vivo ao mesmo tempo que praticamente todos os seus congéneres europeus sucumbiram. 

E e por esta mesma razao que acho que o PCP esta longe de ter os dias contados no medio longo prazo. Ate acredito que possa vir a ser o unico partido de esquerda a subir em relacao aos valores de Outubro de 2019. Mas em 2023, nao agora.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post


Link para o post

Como a conversa do avante, se forem cumpridas as normas da dgs, não entendo o problema do congresso

É uma conversa igual à malta anti vax q n acredita na ciência

Compartilhar este post


Link para o post

dexem-se desses debates e vão mas é ver o The Voice que hoje a Áurea, meus amigos, hoje a Áurea...

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 3 minutos:

Como a conversa do avante, se forem cumpridas as normas da dgs, não entendo o problema do congresso

É uma conversa igual à malta anti vax q n acredita na ciência

Se forem cumpridas as normas da DGS, muitas outras coisas não seriam restringidas no contexto actual. É um efeito de bola de neve, que não ajuda o governo a manter alguma coerência na tomada de medidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Rōnin, há 1 minuto:

Se forem cumpridas as normas da DGS, muitas outras coisas não seriam restringidas no contexto actual. É um efeito de bola de neve, que não ajuda o governo a manter alguma coerência na tomada de medidas.

O q o pcp tem vindo a defender é q n é necessário estado de emergência, mas dar condições às pessoas de não se infetarem. Parece me coerente com a conversa do congresso

Pode haver até algum aproveitamento do PCP, visto q o bloco já vota contra, mas mesmo assim esta conversa é parva, pq até na constituição se diz q n se pode proibir...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Black Hawk, há 7 minutos:

Outra vez essa conversa? Isto já foi mais do que discutido na altura do Avante, não contes comigo para voltarmos a andar a comparar cafés com hipermercados e o Natal com congressos partidários.

Mas responde-me só a uma coisa: estás a insinuar que os "comentários desse estilo" da nossa direitola são culpa do PCP?

Nao, esses comentarios nunca deviam existir, agora so existem porque ha 1 partido (sim é so 1) que insiste em fazer algo que nao tem qualquer logica.

E nao é nada disso. Eu vou ter provavelmente de trazer os meus pais para ca porque assim podemos passar o Natal juntos e em Portugal isso provavelments so vai ser possivel se cada familia formar um partido e disser que na noite de Natal esta a fazer uma reuniao partidaria.

É a falta de nocao de um partido (volto a dizer, dos 30 que ha registados é so este que representa 5% da populacao que insiste nessa idiotice).

Citação de Plagio o Original, há 4 minutos:

Como a conversa do avante, se forem cumpridas as normas da dgs, não entendo o problema do congresso

É uma conversa igual à malta anti vax q n acredita na ciência

Sim, por isso é que se podem ir aos estadios de futebol, aos restaurantes, etc, mesmo cumprindo as regras da dgs...

Nao é nenhuma conversa anti vacina, e so tu é que achas que isso é uma boa comparacao.

Ja disse varias vezes, a mim é me igual que facam o congresso ou nao, estando todos abracados ou afastados, tou me a marimbar. Agora se isso se pode realizar entao nao digam as pessoas que outras coisas que tambem mexem com os direitos fundamentais nao se podem fazer.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 19 minutos:

Sim e nao, tudo tem o seu peso e medida. Estao a cair por diversas razoes, apoio ao governo, falta de renovacao interna (secretario-geral sobretudo) mas tambem pelas suas atividades regulares nesta altura do campeonato.

Ainda assim acredito que possam voltar aos valores de Outubro de 2019 e quem sabe ate subir para os valores de 2015. Depende do que acontecer daqui para a frente.

Acho que te falta uma análise sociológica a acrescentar à análise estatística. Estás a ler dados como se fosse chapa 5. Ler uma queda de intenções de voto a partir da pandemia como uma reacção negativa dos votantes (!) do PCP à celebração do 25 de Abril (!!), do 1º de Maio (!!) ou do Avante (!!) é pouco sensato. O votante do PCP, que não tem igual no votante base de qualquer outro partido no que diz respeito à ligação ao mesmo, vive esses momentos com intensidade e argumentou sempre a favor da realização dos mesmos.

Tens, por outro lado, muitos outros argumentos para essa queda. A facilitação de algumas medidas do Governo e consequente alguma perda de presença no espaço de "oposição", a falta de renovação dos quadros superiores, a falta de identificação das vontades das novas gerações de votantes, entre outras.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ticampos, há 34 minutos:

Chamas passar de 4.3% para 4.9% subir? Desde Agosto que nao ha uma sondagem que mostre a CDU com mais de 6%, e a unica onde apareceram com 6% e da ISCTE, que antes do 25 de Abril, dava 8%. Sabendo que tiveram 6.33% em Outubro de 2019 e que em 3 sondagens pre pandemia tinham 7/8%, nao considero isto uma subida. E perfeitamente visivel uma descida nas intencoes de voto. Nao e um eleitorado volatil que mude para outros partidos, mas e um eleitorado que em alguns casos excepcionais nao tem dificuldade de se abster.
Dito isto, nao acredito que o partido va definhar, longe disso, e ate pode recuperar, nomeadamente quando mudarem de lider. Mas por agora, claramente estao em fase de queda.

O PCP ainda paga pelo chumbo do PEC IV que permitiu a chegada da direita neoliberal ao poder e agora pela geringonça. Isto a juntar ao problema demográfico da camaradagem. 

Pouco ou nada tem a ver com festas ou congressos, nem nunca terá. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Bumba, há 13 minutos:

 

O Nuno Melo é um palerma, mas este Mamadou Ba nao esta atras....

"Portugal tem muito a aprender com o Brasil"...

"Os negros sao tratados como lixo em Portugal"...

Nao sabia que se conseguia dizer tanta estupidez em 60 segundos. So faltava dizer que Portugal tinha muito a aprender com os regimes da Guine Bissau e Angola.

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Mayday, há 16 minutos:

O PCP ainda paga pelo chumbo do PEC IV que permitiu a chegada da direita neoliberal ao poder e agora pela geringonça. Isto a juntar ao problema demográfico da camaradagem. 

Pouco ou nada tem a ver com festas ou congressos, nem nunca terá. 

Acredito que o PCP tivesse entrado na casa dos 2 digitos se tivessem havido eleicoes no pico da Troika, em 2013 e antes da entrada em cena do Antonio Costa. Os ventos eleitorais tambem jogaram sempre contra eles. Ocorrendo eleicoes nos momentos em que o partido tinha menos a ganhar com isso. Subscrevo o que disseste no primeiro paragrafo, letra a letra.

Compartilhar este post


Link para o post

Isto para o PCP é publicidade gratuita. Glória e honra!

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Gorki, há 16 horas:

Como é que se elegia o novo comité central por zoom, tendo em conta a lei dos partidos políticos? 

Tão simples quanto isto.

image.thumb.png.1fbb838c07cc892df9d71e630faef966.png

Shor verde

Citação de IlidioMA, há 16 horas:

dexem-se desses debates e vão mas é ver o The Voice que hoje a Áurea, meus amigos, hoje a Áurea...

Hoje? Dá gosto de ver todos os dias.

Compartilhar este post


Link para o post

Depois admiram-se que o governo diz que nao sabe de onde originam 81% dos casos. O pai de um dos meus melhores amigos é policia no aeroporto, começou com sintomas de gripe normal depois passou mas começou a perder o paladar e o olfato, ligou para a saude24 e disseram-lhe que não tinha os sintomas necessários para fazer o teste. Lá foi ele à Luz pagar do bolso dele e tadam, deu positivo. Não tivessem dinheiro para ir ao privado e lá ia o pai dele trabalhar infetar mais uns quantos. É mais fácil fechar tudo em casa

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de scallywag, há 1 hora:

Depois admiram-se que o governo diz que nao sabe de onde originam 81% dos casos. O pai de um dos meus melhores amigos é policia no aeroporto, começou com sintomas de gripe normal depois passou mas começou a perder o paladar e o olfato, ligou para a saude24 e disseram-lhe que não tinha os sintomas necessários para fazer o teste. Lá foi ele à Luz pagar do bolso dele e tadam, deu positivo. Não tivessem dinheiro para ir ao privado e lá ia o pai dele trabalhar infetar mais uns quantos. É mais fácil fechar tudo em casa

Vamos la perceber uma coisa sobre estes third party stories...

- Portugal ou qualquer outro pais teem uma capacidade de testes diaros que podem processar.

- Fazer um teste custa dinheiro ao estado ou seja a todos nos.

- Por muito que se espere na linha, logo que o "pai do teu amigo" tivesse dito que perdeu o paladar e/ou o olfato, tinha automaticamente sido mandado para testagem.

Estes factos sao muito simples, Portugal nao pode testar diariamente todas as pessoas que derem um espirro (é tecnicamente impossivel), logo se alguem telefonar a dizer que tem a garganta arranhada e pingo no nariz, a ordem é para ficar em casa mas nao automaticamente para ser testado, uma vez que existem varios outros virus. Tenho a certeza que ninguem lhe disse "Homem nao se preocupe com isso e vá mas é trabalhar"

E desengane-se quem acha que estas limitacoes sao apenas em Portugal. Na Alemanha o limite maximo tecnicamente possivel de testes sao 1 milhao. Ate ha um mes atras toda a gente que chegasse de aviao vinda de um pais de risco (que ha um mes e ainda hoje sao 99,9% dos paises do mundo) tinha de ser testada de borla ainda no aeroporto. Uma vez que isto estava a consumir demasiada capacidade de testes, levando tambem a atrasos a obter os resultados, agora quando se chega tem de se fazer quarentena de 10 dias ou apenas 5 se optarem por fazer um teste (que em alguns estados ainda é de borla) e o mesmo der negativo.

Tambem aqui na Dinamarca, apenas se testa quando necessario. Ou seja se tiveres uma dor de garganta tens de ficar em casa, thats it! Se ficares com sintomas mais complicados ai sim es testado.

Vamos la ser serios e nao comecar outra vez com as conversas dos conhecidos do grupo do whatsapp a reportar que existem tantos mortos de Covid que ate deixam os corpos no meio dos corredores...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de scallywag, há 1 hora:

Depois admiram-se que o governo diz que nao sabe de onde originam 81% dos casos. O pai de um dos meus melhores amigos é policia no aeroporto, começou com sintomas de gripe normal depois passou mas começou a perder o paladar e o olfato, ligou para a saude24 e disseram-lhe que não tinha os sintomas necessários para fazer o teste. Lá foi ele à Luz pagar do bolso dele e tadam, deu positivo. Não tivessem dinheiro para ir ao privado e lá ia o pai dele trabalhar infetar mais uns quantos. É mais fácil fechar tudo em casa

Aqui em casa foi mais ou menos assim. Mas houve dispensa para quarentena. Contudo, o teste foi feito pelo privado. Caso contrário não existiam certezas se tinha ou não ocorrido contágio.

Compartilhar este post


Link para o post

Todas as pessoas que conheço que tiveram sintomas foram testadas em 24 a 48h depois de ligarem para a saúde 24.

E tanto são pessoas do verão, como pessoas que foram hoje em pico.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ego Sum, há 7 minutos:

Todas as pessoas que conheço que tiveram sintomas foram testadas em 24 a 48h depois de ligarem para a saúde 24.

E tanto são pessoas do verão, como pessoas que foram hoje em pico.

Em termos se covid acho que a saude24 está a dar boa resposta. Se bem que há muitos atrasos noutras matérias de saúde. O meu pai tem um pacemaker, tem que ter consultas de rotina, por 2x já viu as consultas serem adiadas e agora só para o ano que vem é que irá finalmente ter a consulta de rotina. No caso dele não houve consequências, mas outras pessoas poderão não ter tanta sorte. 

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...