IlidioMA Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Mayday, há 8 minutos: Fernando Medina? Parece-me o nome mais óbvio. gomitei-me na boca só de pensar no Sócas 2.0 a liderar o PS. Compartilhar este post Link para o post
Mica Publicado 26 Janeiro 2021 Acho muito difícil que não seja o Pedro Nuno Santos o próximo secretário geral do PS. Se isso é bom ou não, não sei. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de bmfpcdm, há 34 minutos: Eu considero que a retórica racista não é independente da retórica anti-sistema, ambas presentes no discurso do Ventura, pois identifico a existência de uma relação entre elas. A nota de exemplo: o racismo contra os ciganos, em particular, manifesta-se no ataque aos apoios sociais que lhes são concedidos. Ora, a forma mais eficiente de reduzir a “subsídio-dependência” é restringir e reduzir ao máximo esses mesmos apoios sociais (afinal de contas, sem subsídios não há dependência), erodindo assim, com o fim de destruir, o Estado Social (algo presente no programa do partido, a substituição do presente Estado Social por um Estado Arbitral). Certo, mas eu creio que te estás a focar num subconjunto apenas. A conversa das "pessoas de bem" não pressupõe uma simples distinção entre portugueses brancos e ciganos, pretos ou paquistaneses. De uma forma simplista, o que ele procura com essa distinção, parece-me, é isolar aqueles que vivem da "mama do Estado". Agora, dentro das pessoas que vais encontrar nesse grupo, vais ter segmentos que se sentem insatisfeitos com ciganos, outros com desempregados de longa-duração, outros com o influxo de brasileiros (mesmo os que trabalham), outros com políticos, etc. A retórica dos ciganos é aquela que tem mais visibilidade, porque foi a porta de entrada dele na cena mediática, e porque não passa uma entrevista sem lhe falarem disso. No entanto, eu vejo o Ventura com nuances no discurso e nos chavões usados de forma a alavancar o descontentamento específico de cada um desses grupos. O facto de ele ser um oportunista sem substância torna-o bastante maleável e apelativo a diferentes franjas da população. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Jpa, há 8 minutos: Não foste tu que uma vez respondeste-lhe, no fb, sobre a energia nuclear? 😄 Ficou logo apresentado aí, não percebia patavina. Confirmo. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de ElliotReid13, há 11 minutos: Certo, mas eu creio que te estás a focar num subconjunto apenas. A conversa das "pessoas de bem" não pressupõe uma simples distinção entre portugueses brancos e ciganos, pretos ou paquistaneses. De uma forma simplista, o que ele procura com essa distinção, parece-me, é isolar aqueles que vivem da "mama do Estado". Agora, dentro das pessoas que vais encontrar nesse grupo, vais ter segmentos que se sentem insatisfeitos com ciganos, outros com desempregados de longa-duração, outros com o influxo de brasileiros (mesmo os que trabalham), outros com políticos, etc. A retórica dos ciganos é aquela que tem mais visibilidade, porque foi a porta de entrada dele na cena mediática, e porque não passa uma entrevista sem lhe falarem disso. No entanto, eu vejo o Ventura com nuances no discurso e nos chavões usados de forma a alavancar o descontentamento específico de cada um desses grupos. O facto de ele ser um oportunista sem substância torna-o bastante maleável e apelativo a diferentes franjas da população. O exemplo foi aquele, pois é o ponto racista do discurso dele que ninguém pode dar a volta. Naturalmente que o seu discurso vai para além do racismo, passando por xenofobia, homofobia e transfobia. Citando o programa do partido: “A proibição da propaganda da agenda LGBTI no sistema de ensino.” Podemos identificar outro exemplo em que a retórica discriminatória está de mãos dadas com a retórica anti-sistema. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de bmfpcdm, há 4 minutos: O exemplo foi aquele, pois é o ponto racista do discurso dele que ninguém pode dar a volta. Naturalmente que o seu discurso vai para além do racismo, passando por xenofobia, homofobia e transfobia. Citando o programa do partido: “A proibição da propaganda da agenda LGBTI no sistema de ensino.” Podemos identificar outro exemplo em que a retórica discriminatória está de mãos dadas com a retórica anti-sistema. Mais uma vez concordo, mas estás a ir de encontro ao que tenho defendido. Mais do que um voto racista, é um voto de alguém que está zangado com o poder. A "propaganda da agenda LGBTI" é um claro ataque ao Bloco, mas foi preciso o Bloco ganhar expressão e influência (nos últimos 5 anos a segurar o Governo PS) para que houvesse um movimento concertado de ataque a essa agenda. Creio que se estivessemos aqui a fazer uns bullet points daquilo que o Ventura defende, iríamos perceber que a esmagadora maioria desses pontos é quase um contra-peso de tudo aquilo que o PS/Bloco defendem. Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de ElliotReid13, há 15 minutos: Mais uma vez concordo, mas estás a ir de encontro ao que tenho defendido. Mais do que um voto racista, é um voto de alguém que está zangado com o poder. A "propaganda da agenda LGBTI" é um claro ataque ao Bloco, mas foi preciso o Bloco ganhar expressão e influência (nos últimos 5 anos a segurar o Governo PS) para que houvesse um movimento concertado de ataque a essa agenda. Creio que se estivessemos aqui a fazer uns bullet points daquilo que o Ventura defende, iríamos perceber que a esmagadora maioria desses pontos é quase um contra-peso de tudo aquilo que o PS/Bloco defendem. Nós discordamos nisto: tu defendes que o voto no Ventura é essencialmente motivado pelo seu discurso anti-sistema; racionalizando que as pessoas que votam nele, fazem-no independentemente da componente discriminatória do discurso dele. Eu defendo que as essas duas componentes do seu discurso, discriminatória e anti-sistema, são indissociáveis; que ele procura, mais ou menos dissimuladamente, explorar os preconceitos presentes na consciência geral da população portuguesa de forma a subverter o Estado Social. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de ElliotReid13, há 1 hora: Eu percebo o ponto de vista, mas não concordo. Isto porque o Chega é um partido marginalizado por quem está no poder e pela comunicação social. Uma boa parte do eleitorado está zangado, sentindo-se marginalizado pelos consecutivos anos de governação PS e PSD, sente que não tem voz, e acaba por convergir para o partido dos marginalizados. Talvez te recordes do circo que foi o último congresso do partido, ninguém se entende com ninguém lá dentro, dada a heterogeneidade de ideologias que ali está congregada. O próprio Ventura está constantemente em guerras com franjas do partido. A única coisa que os une é mesmo a vontade de ver tudo a arder. Posso estar enviesado porque conheço malta da IL, e poucos do Chega. Mas penso que a IL, tentando romper com o paradigma da esquerda em Portugal, o tenta fazer com um discurso mais leve (memes, cartazes, eventos informais, etc.), tendo como alvo pessoas concretas (Costa, Pedro Nuno Santos, etc.) e não todo o arco do poder, trazendo malta para a discussão e não para a luta na rua como o Chega tenta fazer. Neoliberalismo não é liberalismo. Vais encontrar pontos em comum entre os dois, claro, mas um quer menos peso do Estado na economia, outro defende uma total desregulação do mercado. Na verdade a IL quer imenso Estado na economia, só não quer é que as pessoas paguem ao Estado. Que continua a ser o milagre por explicar. 7 Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de andriy pereplyotkin, há 17 minutos: Na verdade a IL quer imenso Estado na economia, só não quer é que as pessoas paguem ao Estado. Que continua a ser o milagre por explicar. Nada mais falso, defendemos pouco estado na economia, aliás nenhum. Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Liberblue, Agora: Nada mais falso, defendemos pouco estado na economia, aliás nenhum. Se o Estado paga aos privados para serem uma opção para quem não os pode usar e simultaneamente mantém os serviços públicos, querem bastante o Estado na economia. 2 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Liberblue, há 1 minuto: Nada mais falso, defendemos pouco estado na economia, aliás nenhum. não defendem os cheques ensino e saúde? Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de andriy pereplyotkin, Agora: Se o Estado paga aos privados para serem uma opção para quem não os pode usar e simultaneamente mantém os serviços públicos, querem bastante o Estado na economia. Mas isso é o que temos agora, mas na realidade nós liberalistas (obvio que existem varias opiniões dentro do liberalismo) mais radicais como eu, queremos um mercado completameste desregulado e totalmente privatizado. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Liberblue, há 3 minutos: Nada mais falso, defendemos pouco estado na economia, aliás nenhum. Ou seja agora era para falir tudo certo? Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: Ou seja agora era para falir tudo certo? A estonia, lituania e letonia faliram? Compartilhar este post Link para o post
andriy pereplyotkin Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Liberblue, Agora: Mas isso é o que temos agora, mas na realidade nós liberalistas (obvio que existem varias opiniões dentro do liberalismo) mais radicais como eu, queremos um mercado completameste desregulado e totalmente privatizado. Não estou a falar do que tu pretendes, estou a comentar sobre o que a IL defende. E a IL tem como proposta a manutenção do SNS e do Ensino Público em simultâneo com o financiamento de privados para poderem ser concorrentes dos primeiros. Portanto sim, querem bastante peso do Estado na economia. Isto, claro, a menos que estejam a mentir. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Liberblue, Agora: A estonia, lituania e letonia faliram? Sim porque la não existe intervencao publica na economia... A estonia, letonia e lituania são para o liberais a cuba e coreia do norte dos comunistas Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 26 Janeiro 2021 Mas vocês estão a discutir a proposta do Chega para a Economia? Sabem lá eles o que isso é. Copiam as ideias da IL, dizem o contrário do que diz o BE e está feito o Programa. Quando alguém lhes pergunta qualquer coisa sobre os fundamentos das propostas respondem tipo Genzo... Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 26 Janeiro 2021 (editado) Citação de Puto Perdiz, há 11 minutos: não defendem os cheques ensino e saúde? As coisas não podem ser implementadas as três pancadas, quando defendo privatização e pouco estado, são coisas a aplicar gradualmente. o Importante é acabar com o clientelismo estatal existente nos varios sectores privatizados Citação de Burkina2008, há 5 minutos: Sim porque la não existe intervencao publica na economia... A estonia, letonia e lituania são para o liberais a cuba e coreia do norte dos comunistas sim, mas não faliram, é aqui o ponto. E Democracia tambem. Editado 26 Janeiro 2021 por Liberblue Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Liberblue, há 5 minutos: queremos um mercado completameste desregulado e totalmente privatizado. Claro. Como não. E quem não tiver unhas passa fome. Mas depois cá estará a caridade para resolver... Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de andriy pereplyotkin, há 3 minutos: Não estou a falar do que tu pretendes, estou a comentar sobre o que a IL defende. E a IL tem como proposta a manutenção do SNS e do Ensino Público em simultâneo com o financiamento de privados para poderem ser concorrentes dos primeiros. Portanto sim, querem bastante peso do Estado na economia. Isto, claro, a menos que estejam a mentir. As ideias finais são parecidas com as minhas, mas aplicar o Liberalismo na sua essencia que é isso que a IL quer não pode ser de um dia para o outro. Muitos paises pro Liberais estão agora a colher os frutos de politicas feitas há 30 anos atrás. Citação de Descartes, há 1 minuto: Claro. Como não. E quem não tiver unhas passa fome. Mas depois cá estará a caridade para resolver... Como no Norte da Europa? é so fomeca por lá... Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Liberblue, há 1 minuto: As coisas não podem ser implementadas as três pancadas, quando defendo privatização e pouco estado, são coisas a aplicar gradualmente. o Importante é acabar com o clientelismo estatal existente nos varios sectores privatizados sim, mas não faliram, é aqui o ponto. Ta visto que temos aqui o Genzo liberal Conectar factos soltos e chegar a conclusoes juntando coisas completamente unrelated Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Liberblue, há 1 minuto: Como no Norte da Europa? é so fomeca por lá... Não queria transformar isto no Twitter, mas sabes q o norte da Europa tem décadas de social democracia, medidas de centro esquerda? 2 Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Liberblue, há 9 minutos: A estonia, lituania e letonia faliram? a estónia tem serviço nacional de saúde, tem educação pública, etc... Compartilhar este post Link para o post
Liberblue Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Burkina2008, Agora: Ta visto que temos aqui o Genzo liberal Conectar factos soltos e chegar a conclusoes juntando coisas completamente unrelated E por esta atitude de pensamento binario que ideologias como o Chega crece. Quem tiver uma opinião contraria é logo marcados com apelidos. Dêem espaço á troca de ideias e ao debate. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 26 Janeiro 2021 Citação de Liberblue, há 15 minutos: Nada mais falso, defendemos pouco estado na economia, aliás nenhum. Hum, acho que estás enganado. Mais uma vez, liberalismo vs neo-liberalismo. Mas já dei demais para este peditório. Compartilhar este post Link para o post