Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Só se foi no segundo governo, no primeiro não o achei nada de direita.

E muita gente que vota no Chega é bem capaz de ter votado Sócrates em 2005. Ele prometia coisas e ainda por cima era objetivo, quem não se lembra dos outdoors dos 150000 empregos?

Editado por Mica

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 2 minutos:

🤢

O Galamba queimou-se com a cena da EDP. O Pedro Delgado Alves tb não tem projecção suficiente.

 

Epá, deixem-me ter um líder de esquerda no PS. Só uma vez.

 

Se vai para lá o Medina, que politico-ideologicamente é o Sócrates 2.0, fico f*didíssimo.

 

é que já não tenho o LIVRE; Nunca votei no Bloco e não me apetece começar agora; tenho de andar a votar CDU, embora eu seja profundamente europeísta???? Abstenho-me? Voto no MAS?

Onde está a esquerda moderna, sem merdices de passado Maoista/Estalinista, mas sem m*rda ultra-futuristas de 450 géneros, todos e todas? Uma esquerda de direitos aos trabalhadores, de ecologia com racionalidade, de preoucpações sociais ligadas á realidade (habitação, emprego), mas sem depois andarem a posicionar-se à direita em questões orçamentais, parcerias público-privadas, dar aos privados dinheiros públicos, m*rda dessas que me tiram do sério com o PS.

Tenho de fundar um partido, estou a ver.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

O Galamba queimou-se com a cena da EDP. O Pedro Delgado Alves tb não tem projecção suficiente.

 

Epá, deixem-me ter um líder de esquerda no PS. Só uma vez.

 

Se vai para lá o Medina, que politico-ideologicamente é o Sócrates 2.0, fico f*didíssimo.

 

é que já não tenho o LIVRE; Nunca votei no Bloco e não me apetece começar agora; tenho de andar a votar CDU, embora eu seja profundamente europeísta???? Abstenho-me? Voto no MAS?

Onde está a esquerda moderna, sem merdices de passado Maoista/Estalinista, mas sem m*rda ultra-futuristas de 450 géneros, todos e todas? Uma esquerda de direitos aos trabalhadores, de ecologia com racionalidade, de preoucpações sociais ligadas á realidade (habitação, emprego), mas sem depois andarem a posicionar-se à direita em questões orçamentais, parcerias público-privadas, dar aos privados dinheiros públicos, m*rda dessas que me tiram do sério com o PS.

Tenho de fundar um partido, estou a ver.

Devíamos formar o nosso próprio partido, com blackjack e prostitutas

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

O Galamba queimou-se com a cena da EDP. O Pedro Delgado Alves tb não tem projecção suficiente.

 

Epá, deixem-me ter um líder de esquerda no PS. Só uma vez.

 

Se vai para lá o Medina, que politico-ideologicamente é o Sócrates 2.0, fico f*didíssimo.

 

é que já não tenho o LIVRE; Nunca votei no Bloco e não me apetece começar agora; tenho de andar a votar CDU, embora eu seja profundamente europeísta???? Abstenho-me? Voto no MAS?

Onde está a esquerda moderna, sem merdices de passado Maoista/Estalinista, mas sem m*rda ultra-futuristas de 450 géneros, todos e todas? Uma esquerda de direitos aos trabalhadores, de ecologia com racionalidade, de preoucpações sociais ligadas á realidade (habitação, emprego), mas sem depois andarem a posicionar-se à direita em questões orçamentais, parcerias público-privadas, dar aos privados dinheiros públicos, m*rda dessas que me tiram do sério com o PS.

Tenho de fundar um partido, estou a ver.

Pá já reparaste que quase toda a malta de esquerda que estás a encontrar no PS é terrível? Eles nas bases até têm malta porreira, mas esses manos com mais projecção têm-na para se queimarem. E queimam, até pedem por favor.

 

 

Eu acho que o mais próximo do que descreves é o Bloco, tirando o facto de te incomodarem os géneros (que me parece realmente algo muito importante para a tua decisão política). Mas se não te apetece começar a votar agora, terás de te aguentar de alguma maneira. Funda um, se assim é.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de andriy pereplyotkin, há 2 minutos:

Pá já reparaste que quase toda a malta de esquerda que estás a encontrar no PS é terrível? Eles nas bases até têm malta porreira, mas esses manos com mais projecção têm-na para se queimarem. E queimam, até pedem por favor.

 

 

Eu acho que o mais próximo do que descreves é o Bloco, tirando o facto de te incomodarem os géneros (que me parece realmente algo muito importante para a tua decisão política). Mas se não te apetece começar a votar agora, terás de te aguentar de alguma maneira. Funda um, se assim é.

O Bloco parece-me que está em estagnação. Mas sim é o que está mais próximo da esquerda 'moderna'.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 8 minutos:

O Galamba queimou-se com a cena da EDP. O Pedro Delgado Alves tb não tem projecção suficiente.

 

Epá, deixem-me ter um líder de esquerda no PS. Só uma vez.

 

Se vai para lá o Medina, que politico-ideologicamente é o Sócrates 2.0, fico f*didíssimo.

 

é que já não tenho o LIVRE; Nunca votei no Bloco e não me apetece começar agora; tenho de andar a votar CDU, embora eu seja profundamente europeísta???? Abstenho-me? Voto no MAS?

Onde está a esquerda moderna, sem merdices de passado Maoista/Estalinista, mas sem m*rda ultra-futuristas de 450 géneros, todos e todas? Uma esquerda de direitos aos trabalhadores, de ecologia com racionalidade, de preoucpações sociais ligadas á realidade (habitação, emprego), mas sem depois andarem a posicionar-se à direita em questões orçamentais, parcerias público-privadas, dar aos privados dinheiros públicos, m*rda dessas que me tiram do sério com o PS.

Tenho de fundar um partido, estou a ver.

Parece-me claramente que tens é de ir para o Livre e fazer trabalho lá dentro, não esperar que alguém faça o trabalhinho por ti.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ed, há 1 minuto:

O Bloco parece-me que está em estagnação. Mas sim é o que está mais próximo da esquerda 'moderna'.

Está porque entrou junto do arco e foi parte da governação, mesmo que do lado de fora. Deixou de ser partido de causas e esteve envolvido em mais decisões. Sofreu com isso, sofreu com o facto de ter feito frente ao PS (ainda que bem, imo) no OE, e precisa de se reunir e reestruturar a forma de apresentar e defender a visão política. Mas o que ele ali pede é o Bloco dos últimos 10, essencialmente. Preocupações com os direitos dos trabalhadores, com o ambiente, linha mais próxima do europeísmo.

  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Thierry Henry, há 41 minutos:

Porquê? A IL também tem uma posição diametralmente oposta à normalidade política em Portugal, só não tem os tiques autoritários e anti-minorias do Chega.

A IL não se apresenta como um partido anti-sistema, nem causa um décimo do nojo no Governo e Comunicação Social que o Chega causa. Reforço mais uma vez o meu ponto de vista, a visibilidade e o incómodo do sistema com o Chega é o principal driver do crescimento do eleitorado, como aconteceu com o Trump nos EUA ou com o Movimento 5* em Itália, por exemplo. 

De qualquer forma, eu até acho que a IL tem capitalizado bastante nos descontentes, mas quase sempre malta do CDS ou da direita liberal do PSD.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 19 minutos:

Parece-me claramente que tens é de ir para o Livre e fazer trabalho lá dentro, não esperar que alguém faça o trabalhinho por ti.

Bora, @IlidioMA?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 21 minutos:

A IL não se apresenta como um partido anti-sistema, nem causa um décimo do nojo no Governo e Comunicação Social que o Chega causa. Reforço mais uma vez o meu ponto de vista, a visibilidade e o incómodo do sistema com o Chega é o principal driver do crescimento do eleitorado, como aconteceu com o Trump nos EUA ou com o Movimento 5* em Itália, por exemplo. 

De qualquer forma, eu até acho que a IL tem capitalizado bastante nos descontentes, mas quase sempre malta do CDS ou da direita liberal do PSD.

Nem tem que apresentar. Aliás, gritar aos sete ventos que se é anti-sistema até é capaz de ser uma red flag de que se calhar quem está a gritar não é assim tão anti-sistema quanto isso. Mas adiante.

O meu ponto é: a IL tem uma visão diferente para o país (como o Chega tem), simplesmente não tem um discurso radicalizado no que toca às minorias nem anda com a conversa de serem anti-sistema na boca a todo o momento e, se olharmos ao que propõem, são provavelmente o partido que defende mais medidas que rompem com o tradicional em Portugal, seja aplicado pelo PS ou pelo PSD. Ora, não achas esquisito que as pessoas votem no CHEGA que, para além do liberalismo económico, trás agarrado o discurso autoritário, racista e xenófobo, quando há uma solução relativamente próxima no campo económico mas que não tem esse tal discurso autoritário, racista e xenófobo? Não estarão as pessoas a votar realmente baseadas nesse discurso?

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 14 minutos:

Nem tem que apresentar. Aliás, gritar aos sete ventos que se é anti-sistema até é capaz de ser uma red flag de que se calhar quem está a gritar não é assim tão anti-sistema quanto isso. Mas adiante.

O meu ponto é: a IL tem uma visão diferente para o país (como o Chega tem), simplesmente não tem um discurso radicalizado no que toca às minorias nem anda com a conversa de serem anti-sistema na boca a todo o momento e, se olharmos ao que propõem, são provavelmente o partido que defende mais medidas que rompem com o tradicional em Portugal, seja aplicado pelo PS ou pelo PSD. Ora, não achas esquisito que as pessoas votem no CHEGA que, para além do liberalismo económico, trás agarrado o discurso autoritário, racista e xenófobo, quando há uma solução relativamente próxima no campo económico mas que não tem esse tal discurso autoritário, racista e xenófobo? Não estarão as pessoas a votar realmente baseadas nesse discurso?

As posições do Chega e da Iniciativa Liberal a nível económico são muito diferentes uma da outra, embora sejam ambas muito diferentes de tudo o que existe em Portugal.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

As posições do Chega e da Iniciativa Liberal a nível económico são muito diferentes uma da outra, embora sejam ambas muito diferentes de tudo o que existe em Portugal.

? Flat tax, universidades e escolas privadas a dar vouchers às pessoas, hospitais privados com vouchers tbm

Diria q são gêmeos siameses

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de antifa, há 48 minutos:

Parece-me claramente que tens é de ir para o Livre e fazer trabalho lá dentro, não esperar que alguém faça o trabalhinho por ti.

been there, done that, como já disse no outro dia.

Citação de Che, há 29 minutos:

Bora, @IlidioMA?

ctg não, que tu pões-te a dizer coisas muito 1968 e depois não sei o que te faça XDXD

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 minutos:

As posições do Chega e da Iniciativa Liberal a nível económico são muito diferentes uma da outra, embora sejam ambas muito diferentes de tudo o que existe em Portugal.

Confesso que não conheço os programas políticos de ambos totalmente a fundo, mas em linhas gerais não são ambos muito baseados no liberalismo? 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 3 minutos:

been there, done that, como já disse no outro dia.

ctg não, que tu pões-te a dizer coisas muito 1968 e depois não sei o que te faça XDXD

Prometo não fazê-lo. Ou então vamos para o PAN, prometemos um aeroporto para cães e gatos e abolimos as touradas. Acho que dá para a maioria absoluta. 

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Che, há 3 minutos:

Prometo não fazê-lo. Ou então vamos para o PAN, prometemos um aeroporto para cães e gatos e abolimos as touradas. Acho que dá para a maioria absoluta. 

eu votava. glória e honra aos patudos

  • Like 4

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 minuto:

Confesso que não conheço os programas políticos de ambos totalmente a fundo, mas em linhas gerais não são ambos muito baseados no liberalismo? 

São muito diferentes.

O Chega propõe a desregulação total, uma espécie de decalque do modelo dos EUA. Estás doente? Ou tens seguro ou pagas um absurdo? Engravidaste? Ou tens seguro ou ficas sem receber nos primeiros meses de vida da criança, se não trabalhares.

O que a IL propõe é que o Estado e os privados assegurem um conjunto de "serviços", chamemos-lhe assim, em conjunto. Uma espécia de PPP para tudo. O que eles defendem é algo do género: ser há uma escola privada com qualidade, porque não o estado pagar para que todos os alunos possam frequentá-la? Se há um hospital privado com capacidade, use-se esse hospital.

Creio que fui mais ou menos claro. E, claro que, uma coisa é o que dizem e outra é o que fariam, de facto. E não deixa de haver pontos de contacto.

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 hora:

O Galamba queimou-se com a cena da EDP.

O Galamba é um idiota. Acha-se muito cool por causa do brinco, mas na verdade não percebe nada sobre nada. Nem sobre a pasta dele, quanto mais...

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de ElliotReid13, há 2 horas:

Aceito perfeitamente a lógica, mas acredito que também se pode aplicar às pessoas que votam Chega apesar do "leve" racismo. O meu ponto é, qual será a principal motivação para o crescimento a pique daquele eleitorado? O racismo (contra ciganos), ou a posição anti-sistema? Eu vou mais para a segunda.

Eu considero que a retórica racista não é independente da retórica anti-sistema, ambas presentes no discurso do Ventura, pois identifico a existência de uma relação entre elas. A nota de exemplo: o racismo contra os ciganos, em particular, manifesta-se no ataque aos apoios sociais que lhes são concedidos. Ora, a forma mais eficiente de reduzir a “subsídio-dependência” é restringir e reduzir ao máximo esses mesmos apoios sociais (afinal de contas, sem subsídios não há dependência), erodindo assim, com o fim de destruir, o Estado Social (algo presente no programa do partido, a substituição do presente Estado Social por um Estado Arbitral).

Editado por bmfpcdm
  • Concordo! 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 15 minutos:

O Galamba é um idiota. Acha-se muito cool por causa do brinco, mas na verdade não percebe nada sobre nada. Nem sobre a pasta dele, quanto mais...

Citando Sabrina Salerno, "boys boys boys".

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Thierry Henry, há 51 minutos:

Nem tem que apresentar. Aliás, gritar aos sete ventos que se é anti-sistema até é capaz de ser uma red flag de que se calhar quem está a gritar não é assim tão anti-sistema quanto isso. Mas adiante.

O meu ponto é: a IL tem uma visão diferente para o país (como o Chega tem), simplesmente não tem um discurso radicalizado no que toca às minorias nem anda com a conversa de serem anti-sistema na boca a todo o momento e, se olharmos ao que propõem, são provavelmente o partido que defende mais medidas que rompem com o tradicional em Portugal, seja aplicado pelo PS ou pelo PSD. Ora, não achas esquisito que as pessoas votem no CHEGA que, para além do liberalismo económico, trás agarrado o discurso autoritário, racista e xenófobo, quando há uma solução relativamente próxima no campo económico mas que não tem esse tal discurso autoritário, racista e xenófobo? Não estarão as pessoas a votar realmente baseadas nesse discurso?

Eu percebo o ponto de vista, mas não concordo. Isto porque o Chega é um partido marginalizado por quem está no poder e pela comunicação social. Uma boa parte do eleitorado está zangado, sentindo-se marginalizado pelos consecutivos anos de governação PS e PSD, sente que não tem voz, e acaba por convergir para o partido dos marginalizados. Talvez te recordes do circo que foi o último congresso do partido, ninguém se entende com ninguém lá dentro, dada a heterogeneidade de ideologias que ali está congregada. O próprio Ventura está constantemente em guerras com franjas do partido. A única coisa que os une é mesmo a vontade de ver tudo a arder.

Posso estar enviesado porque conheço malta da IL, e poucos do Chega. Mas penso que a IL, tentando romper com o paradigma da esquerda em Portugal, o tenta fazer com um discurso mais leve (memes, cartazes, eventos informais, etc.), tendo como alvo pessoas concretas (Costa, Pedro Nuno Santos, etc.) e não todo o arco do poder, trazendo malta para a discussão e não para a luta na rua como o Chega tenta fazer. 

Citação de Thierry Henry, há 45 minutos:

Confesso que não conheço os programas políticos de ambos totalmente a fundo, mas em linhas gerais não são ambos muito baseados no liberalismo? 

Neoliberalismo não é liberalismo. Vais encontrar pontos em comum entre os dois, claro, mas um quer menos peso do Estado na economia, outro defende uma total desregulação do mercado.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Ghelthon, há 39 minutos:

O Galamba é um idiota. Acha-se muito cool por causa do brinco, mas na verdade não percebe nada sobre nada. Nem sobre a pasta dele, quanto mais...

Não foste tu que uma vez respondeste-lhe, no fb, sobre a energia nuclear? 😄 Ficou logo apresentado aí, não percebia patavina.

Eu confesso que até gosto do PNS. Não sei se daria um bom PM, mas é bastante inteligente, tem carisma e nota-se que é um gajo mesmo de esquerda. 

 

Já agora, sobre a discussão de há pouco do AV ter roubado votos ao PSD: está muito bom este artigo.

https://expresso.pt/presidenciais2021/2021-01-25-O-que-levou-28.404-alentejanos-a-votar-em-Ventura--Abandono-protesto-e-percecoes-de-realidade

Vou deixar aqui parte dele: 

Spoiler

 

"COINCIDÊNCIA COM O PSD

Estas eleições levaram a uma perda de votantes de mais de 35 mil pessoas nos distritos alentejanos. Como o universo é mais pequeno, os resultados em percentagem oscilam bastante o que levou a que fossem parar rapidamente aos noticiários. Mas há mais notas a tomar nestes resultados, que parecem não ser muito explicados pelos resultados obtidos pelo candidato apoiado pelo PCP, João Ferreira.

O candidato comunista perdeu 4.948 votos nos distritos do Alentejo quando se faz a comparação com os resultados do candidato Edgar Silva, apoiado pelo PCP, nas presidenciais de 2016. A perda de votos do PCP não parece assim explicar o sucesso de Ventura no Alentejo, parecendo haver, isso sim, uma transferência de voto para Ana Gomes, para Marcelo Rebelo de Sousa (que subiu bastante de votação nos três distritos) e para a abstenção. Uma leitura possível de fazer é a de que Ana Gomes conseguiu consumir parte dos votos que há cinco anos tinham sido de Marisa Matias, como os que João Ferreira perdeu. Em Beja, os dois candidatos da esquerda perderam um total de 6.259, Ana Gomes teve 5.613; em Évora, os dois perderam 7.405 voto, Ana Gomes obteve 5.974; em Portalegre, os dois perderam 4.292 votos e Ana Gomes obteve 4.034. Não explicará tudo, dado que há cinco anos, Sampaio da Nóvoa, apoiado por uma ala do PS, conseguiu um resultado elevado no Alentejo.

Nos três distritos, Marcelo conseguiu mais 13.469 votos, o que parece significar que conseguiu captar votos perdidos um pouco por todo o espectro político.

Caeiros acredita que muitos dos votantes do PCP ficaram em casa, "confinados", dado que é uma população mais velha. Mas há também aqui um ponto a reter: o PCP com a "geringonça" já tinha tido dificuldades nas eleições autárquicas, perdendo várias autarquias para o PS. Zélia Parreira acredita que houve também alguma penalização: "O PCP deixou de ter a posição de oposição", o PSD nunca conseguiu ter esse papel no Alentejo, por isso, o caminho estava mais aberto para outro discurso, diz a bibliotecária.

O próprio Rui Rio, líder do PSD, admitiu que o seu partido sempre teve muitas dificuldades no extenso território a sul do Tejo e, a avaliar pelos votos de André Ventura, parece que o espaço à direita do PS não cresceu assim tanto nos distritos do Alentejo. Retirando Marcelo Rebelo de Sousa da equação, em quem muitos socialistas, comunistas e bloquistas alentejanos terão votado, os votos dos outros dois candidatos da direita (Ventura e Tiago Mayan Gonçalves) são quase coincidentes com os votos que o PSD obteve nas legislativas de 2019.

Em Beja, Ventura obteve 8.490 votos, o PSD tinha tido 8.544 (Mayan obteve 708); em Évora, Ventura conseguiu 9.720 votos, o PSD tinha conseguido 12.937 (Mayan teve 1176, o que perfaz os dois juntos mais próximos do resultado do PSD); o mesmo em Portalegre, Ventura com 7.908 votos, Mayan com 703, perfazendo 8611, mais próximo dos 10.375 que o PSD obteve.

A explicação encontra-se no voto mais tradicional no PSD no Alentejo. A prova de fogo de Ventura será em quem conseguirá mobilizar para as autárquicas nestes distritos. Para Caeiros, "o Chega está a substituir a facção mais conservadora do PSD e a reduzir a pó o CDS. Quando forem as autárquicas", se verá quais os rostos que apresenta para tentar captar o voto mais de proximidade."

 

Não que não haja algumas pessoas que já votaram PCP a votar no AV, mas é como é óbvio está a captar muita mais gente do PSD e do CDS. O Rui Rio que se preocupe com isto, em vez de dizer quatro vezes a mesma m*rda.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

×
×
  • Criar Novo...