Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Che, há 23 minutos:

Tendo em conta todo o processo do André Ventura desde Loures até hoje, parece-me que o Chega não passará dum bloco de esquerda da direita.

O bloco pelo menos queria ganzas. Prioridades. 

É como diz o velho provérbio chinês: "Dá a um jovem de esquerda uma ganza e ele fuma-a todo o dia. Ensina um jovem de esquerda o método de fabrico e ele funda um partido para o resto da vida"

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post

As sondagens são muito bonitas, mas ainda falta uma semana para as eleições, uma semana atrás davam o PS quase à beira da maioria, agora dão quase num empate técnico, sabe se lá o que vão dizer daqui a uma semana. 😅

Continuo sempre a achar que o PS ganha sem maioria absoluta. 

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei quem será o vencedor e próximo primeiro-ministro no final deste mês.

No entanto, estou com um grande feeling que daqui a um par de meses estaremos a ter novas eleições legislativas.

• Concordo! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

A Rosa Mota a elogiar os Centros de Alto Rendimento como se fossem algo promovido pelo Governo quando os atletas olímpicos são financiados na totalidade pelos 3 Grandes também demonstra muito bem àquilo que vem.

EDIT: Basta ver o caso do Pichardo, trazido para Portugal pelo Benfica, treinado pelo pai e num complexo que nem é um CAR para desmontar muito facilmente esse argumento.

não que discorde, mas os atletas olímpicos, a nível individual, devem ser uma minoria insignificante dos utilizadores dos CAR...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 1 hora:

tipo, é a Rosa Mota a falar 

Só isto é suficiente

Compartilhar este post

Link para o post

O Costa tanto quis queimar as pontes todas à esquerda com fome de maioria absoluta que está perto de se f*der.

• Like 2
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 20 minutos:

O Costa tanto quis queimar as pontes todas à esquerda com fome de maioria absoluta que está perto de se f*der.

A conversa constante do "eu sou o salvador da pátria, só eu - e com maioria absoluta - é que posso salvar o país do desastre e trazer arco-íris e unicórnios a todos" irritou-me bastante durante os debates.
E depois ainda saca aquela de mostrar o orçamento reprovado como se fosse a Bíblia durante o debate contra o Rio.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 52 minutos:

O Costa está neste momento na mesma posição do Passos Coelho em 2015.

O Passitos aproveitou a maioria absoluta para fazer o que quis e lixou-se de alto para propostas e negociações com outros partidos. Quando precisou de negociar, ninguém lhe deu a mão.

O Costa se não saca a maioria absoluta arrisca-se ao mesmo. Precisa da esquerda, menosprezou-a de tal forma que ninguém lhe dará a mão se não fizer um acordo formal. E a direita não lhe dará a mão.

Estes gajos não têm noção que quando se tenta governar sozinho desprezando os outros, os outros vão virar-lhes as costas quando precisarem deles? Isto é básico, basta abrir um livro de história política...

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 9 minutos:

O Costa está neste momento na mesma posição do Passos Coelho em 2015.

O Passitos aproveitou a maioria absoluta para fazer o que quis e lixou-se de alto para propostas e negociações com outros partidos. Quando precisou de negociar, ninguém lhe deu a mão.

O Costa se não saca a maioria absoluta arrisca-se ao mesmo. Precisa da esquerda, menosprezou-a de tal forma que ninguém lhe dará a mão se não fizer um acordo formal. E a direita não lhe dará a mão.

Estes gajos não têm noção que quando se tenta governar sozinho desprezando os outros, os outros vão virar-lhes as costas quando precisarem deles? Isto é básico, basta abrir um livro de história política...

E eu no lugar do Marcelo, ganhe quem ganhar, exigia um acordo formal. Senão daqui a 3 meses temos eleições outra vez.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 22 minutos:

Eu até acho que o Costa quer saltar fora...

Não quero ser conspiracionista, mas não admirava se ele tivesse em mira algum cargo europeu ou algo do género e já estivesse-se a lixar para isto tudo. Tendo sido mais astuto que o Durão Barroso, que saiu totalmente queimado para qualquer cargo futuro que possa ter em mente em solo nacional. O Costa sai de uma forma muito mais airosa, não limitando uma futura candidatura a presidente por exemplo. Forçando eleições antecipadas e perdendo-as como quem não quer a coisa. Deixando espaço de manobra para outros cargos. Seja ONU, um cargo na União Europeia ou algo do género. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Seferogol, há 30 minutos:

Eu até acho que o Costa quer saltar fora...

Se quer saltar fora, não sei, mas mantenho o que referi aqui na altura da discussão do OE: as condições de vida neste país vão piorar bastante nos próximos tempos antes de melhorarem, o custo de vida está a aumentar e vamos ter uma crise social muito em breve.

O Costa se calhar está a prever o mesmo e forçou esta situação agora, enquanto ainda tem margem para ganhar eleições e talvez reforçar a sua posição no parlamento, em vez de esperar por eleições em 2023 quando as condições se tivessem deteriorado e a imagem dele e do PS tivessem ido com o galheiro.

E já agora, a esquerda, em especial o BE, é capaz de estar a pensar pela mesma linha e começou a votar contra os OE. Quando as coisas piorarem a sério, terão capital de crédito para clamar que eles votaram contra os OE que provocaram esta situação e sempre lutaram contra o rumo que o país estava a seguir. Não me admirava que daqui a quatro anos o BE esteja a crescer de novo, absorvendo novamente eleitorado do PS e a lutar para ser a terceira força política.

E cheira-me que quem vencer estas eleições levará uma tareia daqui a quatro anos. Só naquela...

Editado por Black Hawk

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 3 minutos:

Não quero ser conspiracionista, mas não admirava se ele tivesse em mira algum cargo europeu ou algo do género e já estivesse-se a lixar para isto tudo.

O Costa está mais farto desta m*rda que eu de ver jogos do Benfica. E hey....eu estou beeeeeeeeeeeeeeeem farto de ver jogos do Benfica!

O Costa ou tem maioria absoluta, ou põe-se a andar. Se ficar atrás do PSD, porreiro pá. Vai-se logo embora, problema resolvido, até festeja (em casa, com a mulher, claro, no Altis fará cara de consternação). Se ganha sem maioria, vai andar ali a arrastar os pés e conduzir apaticamente uma rinda negocial - que fracassa - e depois "Ai!!! que tenho uma hérnia e tal! Tenho de me afastar, pessoal, foi fixe. PêNuno, lidera aí tu as segundas negociações para formar governo, I'm outta here, muthafuckas!"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 11 minutos:

Se quer saltar fora, não sei, mas mantenho o que referi aqui na altura da discussão do OE: as condições de vida neste país vão piorar bastante nos próximos tempos antes de melhorarem, o custo de vida está a aumentar e vamos ter uma crise social muito em breve.

O Costa se calhar está a prever o mesmo e forçou esta situação agora, enquanto ainda tem margem para ganhar eleições e talvez reforçar a sua posição no parlamento, em vez de esperar por eleições em 2023 quando as condições se tivessem deteriorado e a imagem dele e do PS tivessem ido com o galheiro.

E já agora, a esquerda, em especial o BE, é capaz de estar a pensar pela mesma linha e começou a votar contra os OE. Quando as coisas piorarem a sério, terão capital de crédito para clamar que eles votaram contra os OE que provocaram esta situação e sempre lutaram contra o rumo que o país estava a seguir. Não me admirava que daqui a quatro anos o BE esteja a crescer de novo, absorvendo novamente eleitorado do PS e a lutar para ser a terceira força política.

E cheira-me que quem vencer estas eleições levará uma tareia daqui a quatro anos. Só naquela...

Eu acho exatamente o contrário. Vem aí um (relativo) boom económico a caminho, a reboque do PRR. Daí ser importante ter maioria absoluta agora.

O que não impede que o Costa teja cansado. Ser primeiro ministro não é fácil e com 6 anos disto...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 39 minutos:

Eu acho exatamente o contrário. Vem aí um (relativo) boom económico a caminho, a reboque do PRR. Daí ser importante ter maioria absoluta agora.

O que não impede que o Costa teja cansado. Ser primeiro ministro não é fácil e com 6 anos disto...

Sendo realista, acho que as chances do PS ter maioria absoluta neste momento são iguais às do PSD formar maioria sem precisar de qualquer partido a não ser a IL ou o Chega. Altamente improvável. Se era o que o Costa pretendia, está muito mal encaminhado. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de noikeee, há 6 minutos:

Sim, vem dinheiro, mas estou a falar das família. É aí que refiro que as coisas vão piorar severamente. Aliás, já estão.

O preço dos imóveis e das rendas têm aumentado de forma absurda, ao ponto de hoje uma franja bastante significativa da população não ter qualquer perspetiva de poder comprar casa própria e até de arrendar um imóvel no centro de uma cidade.

As pessoas podem arrendar mais barato nos arredores (onde os preços também já se vão tornando inalcançáveis para quem aufere o SMN ou pouco acima disso), mas em compensação terão custos acrescidos nos combustíveis, o que vai dar ao mesmo.

Tomando o exemplo que conheço melhor, Coimbra, qualquer T0 ou T1 dentro da cidade com 20 ou 30 m2 aparece facilmente a 300 euros SEM despesas incluídas. Isto para quem levar para casa 600 ou 700 euros mensais... nem é viver, é sobreviver.

Pior, muitos proprietários apenas arrendam a estudantes. As pessoas daqui estão a arrendar fora da cidade ou nas aldeias em redor, mas a rede de transportes públicos é uma piada, pelo que o que poupam na renda vai para o combustível e manutenção do veículo. Se calhar com juros.

As despesas no geral - telecomunicações, gás, luz, água - também estão a aumentar e já se nota a diferença no preço do cabaz no supermercado desde a passagem de ano.

Onde é que quero chegar com isto? A antiga classe média, famílias que viviam relativamente remediadas, está a ficar mais fina. As pessoas começam a ter dificuldades em pagar para ter onde viver, vivem mais longe do local de trabalho com os inerentes custos associados a deslocações maiores, e estão a deixar de ter excedente orçamental para poupar alguma coisa. Há famílias, conheço muitas aqui, que estão a um problema mecânico no carro de distância de: 1) não terem como ir trabalhar; 2) deixar de conseguir pagar renda; 3) passar fome, literalmente passar fome.

Isto vai eventualmente descambar num sério problema social. É que uma coisa é apertar mais um buraco no cinto e andar com a barriga encolhida, mas outra bem mais séria é haver quem já ande a fazer furos adicionais no cinto metafórico e tenha ficado sem espaço para fazer mais furos.

Andamos a discutir bazucas, investimento no SNS, penas de prisão perpétuas, seguros privados para a saúde e para o ensino superior,  ideologias de género e até a opinião política dos Zés Albinos e das Acácias desta vida, mas aquilo que mais deveria importar, a implosão da classe média e o facto de cada vez mais gente ter dificuldades em sequer conseguir sustentar uma renda para não dormir debaixo da ponte, não, parece assunto que não interessa a ninguém.

E no entanto está a acontecer. E está a chegar a um ponto em que as pessoas vão revoltar-se, e com razão. É que isto de ouvir dizer-se que o preço dos imóveis e das rendas é a lei da oferta e da procura a funcionar e portanto está tudo bem, aguentem-se, mas depois quando os patrões se queixam que não conseguem preencher vagas livres para trabalhar pelo SMN, a lei da oferta e da procura já não serve e não aumentam o salário, a culpa é das pessoas que não querem trabalhar e o caminho é cortar-lhes os apoios sociais para os forçar a trabalhar pelo SMN. SMN esse que já não é suficiente para pagar uma renda na maioria das cidades.

As pessoas querem trabalhar, ninguém prefere ficar a receber 300 euros (valor aleatório) que é o preço da renda em vez de receber algo que lhes permita viver em condições. As pessoas é que já não conseguem acrescentar 150 ou 200 euros de combustível mensal aos seus gastos mensais para irem para o centro da cidade trabalhar por turnos num local onde lhes pagam o SMN. As pessoas estão a começar a pagar para trabalhar.

• Like 18
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 34 minutos:

Há famílias, conheço muitas aqui, que estão a um problema mecânico no carro de distância de: 1) não terem como ir trabalhar; 2) deixar de conseguir pagar renda; 3) passar fome, literalmente passar fome.

Literalmente too poor to get a job.

Aqui na Feira, centro e arredores, não se encontra apartamentos abaixo dos 450-500€/mês, sem mobília.
E geralmente são apartamentos velhos e relativamente pequenos (T2, 86m2, 550€/mês sem mobília, uns 30 anos - foi um exemplo que encontrei no Imovirtual)

Para quem vive aqui, muita gente a trabalhar em fábricas pagos a salário mínimo, é impossível.
E quem trabalha no Porto ainda tem a sorte do autocarro custar 40€/mês, mas só mesmo se estiver no centro da cidade ou em certas freguesias principais, na maioria das freguesias não há transporte direto para o Porto a horas decentes. Aliás, nem transporte decente dentro do concelho há.

Casas para comprar é igual, já cheguei a ver ruínas com 100 anos, a cair aos bocados (sem telhado já sequer), terreno pequeno, à venda por 150 000.

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de rcoelho14, há 7 horas:

Aqui na Feira, centro e arredores, não se encontra apartamentos abaixo dos 450-500€/mês, sem mobília.

Consegues encontrar no meio das "aldeias". Casinhas no meio do nada de Avanca, Mosteiró, São João de Ovar... Sítios onde o imovirtual ainda não chegou

Compartilhar este post

Link para o post

As sondagens dos últimos dias não fazem sentido nenhum. Como podem ter uma diferença tão grande das últimas?

Tenho muitas dúvidas que a IL chegue sequer perto do 3° lugar, é um partido popular nos jovens, mas num país tão envelhecido facilmente o Chega tem mais dois ou três pontos percentuais, principalmente no interior do país (infelizmente).

O PS nada fez para se distanciar tanto do PSD no início e o PSD nada fez para se aproximar agora.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Hidden, há 52 minutos:

As sondagens dos últimos dias não fazem sentido nenhum. Como podem ter uma diferença tão grande das últimas?

Tenho muitas dúvidas que a IL chegue sequer perto do 3° lugar, é um partido popular nos jovens, mas num país tão envelhecido facilmente o Chega tem mais dois ou três pontos percentuais, principalmente no interior do país (infelizmente).

O PS nada fez para se distanciar tanto do PSD no início e o PSD nada fez para se aproximar agora.

Pergunto-me se não serão as empresas de sondagens a acautelar-se por causa da decisão de toda a gente, incluindo doentes covid, poderem votar. Isso pode levar a maior abstenção dos idosos com medo de apanhar a doença. É que os partidos que mais subiram foram os dos jovens como a IL, o Livre, PSD. E os que mais desceram foram os dos idosos, PS, CDU. Não sei se é o caso. Mas para mim faria sentido. Bastaria darem menos peso aos idosos. O PS nos idosos ganharia com maioria absoluta. Nos jovens a IL é super forte. 

Compartilhar este post

Link para o post

Tal como o vídeo do Jerónimo este está muito bom. Excelente iniciativa.

Compartilhar este post

Link para o post

O do Chicão... 😂

"O que é que mudava na comunicação social?"

"Reparei que há mais ex-opositores meus do que apoiantes na comunicação social por isso tentava equilibrar a balança"

wtf???

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...