Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Puto Perdiz, há 11 minutos:

Tens o valor das propinas a serem pagas. A haver uma expansão no número de alunos as escolas expandiam-se, é uma economia de escala.

O valor do cheque ensino é o valor que o estado gasta por aluno, pelas contas do Ministro da Educação anda à volta dos 6 mil euros/ano. E se o estado não sabe quanto custa um aluno numa escola algo vai mal na gestão.

Eu tenho algumas dúvidas desse valor que o Ministério apresentou até pela forma como as contas foram feitas:

Para chegar aos 6200 euros médios por aluno, o gabinete de Tiago Brandão Rodrigues dividiu o orçamento do Estado destinado ao ministério da Educação pelo número total de alunos do ensino público, em cada um dos anos de estudo.

Esta pode ser classificada como uma conta em bruto, que contém todos os gastos associados à educação, de que são exemplo as iniciativas e programas destinadas aos alunos desse tipo de ensino. Além disso, há ainda uma percentagem significativa de alunos que beneficiam da chamada Ação Social Escolar (ASE), que comparticipa as despesas escolares de alunos carenciados, assegurando, por exemplo, refeições gratuitas.

Mas percebi a ideia. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 18 minutos:

Tiveste a UDP dos anos 70 que para os padrões da época era esquerda mas que nos padrões atuais é extrema esquerda. 

Com 20.000 votos em Lisboa deve eleger. 

A udp foi um dos partidos que esteve na origem do BE certo? Se formos por aí o pcp dessa altura também seria considerado nos padrões atuais de extrema esquerda

20.000 votos nem é muito mas nesse cenário o Chicão também era eleito? Eu até gostava desse cenário, seriam mais dois deputados que fariam frente aos deputados do chega e um parlamento ainda mais fraturado.. 

Ja agora em 2019 tu ou alguma empresa de sondagens previu a entrada do Chega IL e Livre? Penso que Livre ninguém previu e so mesmo no final da noite se soube dessa possibilidade, os outros dois não me recordo. E sempre complicado prever estas novas entradas no parlamento certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de D'artagnaN, há 1 minuto:

Ja agora em 2019 tu ou alguma empresa de sondagens previu a entrada do Chega IL e Livre? Penso que Livre ninguém previu e so mesmo no final da noite se soube dessa possibilidade, os outros dois não me recordo. E sempre complicado prever estas novas entradas no parlamento certo?

Honra seja feita, o Ticampos projetou que haveria três novos partidos no parlamento. Acho que errou no RIR vs. Livre. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Carlos Gouveia, há 4 minutos:

Honra seja feita, o Ticampos projetou que haveria três novos partidos no parlamento. Acho que errou no RIR vs. Livre. 

Pois seria interessante saber se este ano podemos ter “surpresas”.. O chega na altura penso que já era previsível que iam eleger, os outros dois principalmente o Livre foram surpresas. Este ano só vejo surpresas se o RIR eleger no Porto e o MAS em Lisboa.. Os outros partidos duvido que tenham hipóteses, ninguém de direita vai desperdiçar votos no Aliança com PSD e IL a precisar de votos para se consolidarem no parlamento e o Volt também não me cheira que elejam. O MAS pode muito bem roubar os votos do MRPP mas nem sei qual era a base dos eleitores destes, será que eram velhos que se enganavam e votavam nestes a pensar que era o PCP? 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de D'artagnaN, há 51 minutos:

A udp foi um dos partidos que esteve na origem do BE certo? Se formos por aí o pcp dessa altura também seria considerado nos padrões atuais de extrema esquerda

20.000 votos nem é muito mas nesse cenário o Chicão também era eleito? Eu até gostava desse cenário, seriam mais dois deputados que fariam frente aos deputados do chega e um parlamento ainda mais fraturado.. 

Sim, mas a UDP era o mais radical destes, se não estou em erro. A UDP é como se fosse o MAS e os outros 2 BE e Livre. Falhei o Rir e não previ o Livre. Pensei que o Livre não viesse a ter tanto em Lisboa. Pensei que o Rir fosse mais forte no Porto, muito influenciado pelas presidenciais de 2016 e pelas regionais da Madeira 2019 onde se não me falha a memória tiveram bom resultado. 

Essas novas entradas são extremamente difíceis de prever. 

Ninguém deu pelo PAN em 2015, mas toda a gente deu por um Livre, PDR que não elegeram. 

Houve companhias a dar Aliança com 1.1 o que teria eleito o Santana possivelmente (Pitagorica), Chega (Pitagorica e Aximage), livre (Aximage), IL aberto 0 a 1 (UCP), Livre aberto 0 a 1 (UCP). Eurosondagem a dar até 2 deputados não discriminados.  Intercampus e Iscte a dizer que nenhum elegia. 

Não houve nenhuma companhia a acertar nos 3 que entraram. 

Houve 1 companhia que deu RIR aberto na boca das urnas, na noite eleitoral, mas foi só jajao. 

Tenho estipulado que se OBns chegarem a 5.5% no modelo abro 0 a 1 deputados não discriminados, com 7.5% OBns abro 0 a 2 deputados. Sem questionários por todo o lado como em 2019 não tenho nada palpável a que me possa agarrar. Não posso inventar e dizer que sei algo que não sei. Posso-vos dizer que naquele mini questionário do reddit tive algumas surpresas. Que vou contar, mas que podem não querer dizer nada. E não entram no modelo. 

Também posso dar ideias pelo Google trends. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 31 minutos:

Sim, mas a UDP era o mais radical destes, se não estou em erro. A UDP é como se fosse o MAS e os outros 2 BE e Livre. Falhei o Rir e não previ o Livre. Pensei que o Livre não viesse a ter tanto em Lisboa. Pensei que o Rir fosse mais forte no Porto, muito influenciado pelas presidenciais de 2016 e pelas regionais da Madeira 2019 onde se não me falha a memória tiveram bom resultado. 

Essas novas entradas são extremamente difíceis de prever. 

Ninguém deu pelo PAN em 2015, mas toda a gente deu por um Livre, PDR que não elegeram. 

Houve companhias a dar Aliança com 1.1 o que teria eleito o Santana possivelmente (Pitagorica), Chega (Pitagorica e Aximage), livre (Aximage), IL aberto 0 a 1 (UCP), Livre aberto 0 a 1 (UCP). Eurosondagem a dar até 2 deputados não discriminados.  Intercampus e Iscte a dizer que nenhum elegia. 

Não houve nenhuma companhia a acertar nos 3 que entraram. 

Houve 1 companhia que deu RIR aberto na boca das urnas, na noite eleitoral, mas foi só jajao. 

Tenho estipulado que se OBns chegarem a 5.5% no modelo abro 0 a 1 deputados não discriminados, com 7.5% OBns abro 0 a 2 deputados. Sem questionários por todo o lado como em 2019 não tenho nada palpável a que me possa agarrar. Não posso inventar e dizer que sei algo que não sei. Posso-vos dizer que naquele mini questionário do reddit tive algumas surpresas. Que vou contar, mas que podem não querer dizer nada. E não entram no modelo. 

Também posso dar ideias pelo Google trends. 

Recebi 2 Mas em quase 400 pessoas, mas atendendo que é população jovem (mesmo que de direita) , não tem relevância. Contudo, são 2 Mas nas últimas 20 respostas que recebi. Pode estar em crescendo. Mas não deve eleger, para eu ver essa mobilização tinha que ter uns 10 no mínimo e mesmo assim é pouco. Fiquei admirado de apanhar com 6 Volts, mas não deve ser nada também. Não chega às 10 da mesma forma. Fiquei mais admirado com ter apanhado um número relevante de CDS o que em jovens é raro (mas são jovens de direita). Depois é o confirmar das sondagens... IL e Livre a crescer, be a descer, psd mais perto do PS. Nada que mereça especial relevo. 

Agora vou dedicar algum tempo a analisar Google trends dos pequenitos. 

Já analisei dos grandes assim por alto. 

O Rio está com algum momentum, empatando com o Costa, ganha em interesse no Norte(incluindo Santarém,Lisboa e Coimbra) e o Costa no Sul. Podemos dizer que é o mapa de Portugal em 1147.

Isto quando vi que já foi antes de ontem. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 4 horas:

Recebi 2 Mas em quase 400 pessoas, mas atendendo que é população jovem (mesmo que de direita) , não tem relevância. Contudo, são 2 Mas nas últimas 20 respostas que recebi. Pode estar em crescendo. Mas não deve eleger, para eu ver essa mobilização tinha que ter uns 10 no mínimo e mesmo assim é pouco. Fiquei admirado de apanhar com 6 Volts, mas não deve ser nada também. Não chega às 10 da mesma forma. Fiquei mais admirado com ter apanhado um número relevante de CDS o que em jovens é raro (mas são jovens de direita). Depois é o confirmar das sondagens... IL e Livre a crescer, be a descer, psd mais perto do PS. Nada que mereça especial relevo. 

Agora vou dedicar algum tempo a analisar Google trends dos pequenitos. 

Já analisei dos grandes assim por alto. 

O Rio está com algum momentum, empatando com o Costa, ganha em interesse no Norte(incluindo Santarém,Lisboa e Coimbra) e o Costa no Sul. Podemos dizer que é o mapa de Portugal em 1147.

Isto quando vi que já foi antes de ontem. 

O que me faz acreditar que o MAS pode eleger e sobretudo o facto do BE estar a descer em popularidade e estes eleitores se quiserem votar num partido semelhante tem no MAS a melhor alternativa.. Acredito do que vou vendo que muitos eleitores do BE vão votar Livre ou IL e nunca consideraram MAS porque este apareceu “tarde” nestas eleições.

Depois foram o partido que mais se destacou e popularizou naquele lamaçal que foi o debate dos partidos pequenos e por último alguns votos do MRPP podem ser transferidos para o MAS, pois o MRPP apresentou de facto uma candidata fraquíssima e quem vota MRPP pode teoricamente muito bem mudar o seu voto para o MAS

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Puto Perdiz, há 9 horas:

um partido que teve 3 mil votos nas últimas eleições e 6 mil nas últimas europeias.

Eu por acaso estou curioso se esta malta já leu o programa eleitoral do MAS. E digo curioso porque é engraçado um partido que diz ser urgente acordar a Esquerda ter apenas 12 medidas no seu manifesto, todas em Caps Lock Tamanho 34 mas apenas 6 delas explicadas ao detalhe.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 6 minutos:

Eu por acaso estou curioso se esta malta já leu o programa eleitoral do MAS. E digo curioso porque é engraçado um partido que diz ser urgente acordar a Esquerda ter apenas 12 medidas no seu manifesto, todas em Caps Lock Tamanho 34 mas apenas 6 delas explicadas ao detalhe.

😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 55 minutos:

E nem falam de política externa do que me lembro.. Neste momento ainda não percebi se são pro-UE e pro-Nato ou se são contra.. E dessas medidas muitas delas são defendidas pelo o bloco como o fim das propinas ou o investir e tornar gratuito os transportes públicos. Acho que o que eles defendem que os diferencia do BE é mesmo a posição deles em relação à mineração do lítio. 

Editado por D'artagnaN

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei da medida de indexar as rendas a 30% do salário. Presumo que seja o SMN.

Eu pergunto-me se são assumidamente trotskistas ou se em Portugal é tudo partidos pós ideológicos.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o Daniel Oliveira, que foi um dos fundadores do Bloco, diz que a fação do MAS eram os lunáticos que existiam dentro do partido antes de saírem acho que ficam apresentados.

É dar-lhes um ou dois meses no Parlamento até esta versão polida sair.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 8 minutos:

Quando o Daniel Oliveira, que foi um dos fundadores do Bloco, diz que a fação do MAS eram os lunáticos que existiam dentro do partido antes de saírem acho que ficam apresentados.

É dar-lhes um ou dois meses no Parlamento até esta versão polida sair.

Ele no eixo do mal chegou mesmo a dizer que no momento em que o MAS são os mais moderados naquele debate dos partidos sem deputados, que o resto fica apresentado.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

Ler o quê?

Vamos fingir que o "sucesso" do MAS naquele debate não foi por parecerem um dos poucos normais entre os mais chalupas dos chalupas e porque quem representou o partido foi uma tipa minimamente engraçada, o que despoletou os simps todos de esquerda?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 5 minutos:

Ler o quê?

Vamos fingir que o "sucesso" do MAS naquele debate não foi por parecerem um dos poucos normais entre os mais chalupas dos chalupas e porque quem representou o partido foi uma tipa minimamente engraçada, o que despoletou os simps todos de esquerda?

Isto parece-me uma excelente ideia. Se o MAS conseguir eleger alguém, sugiro que todos os partidos pequenos comecem a apresentar moças jeitosas como candidatas.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 3 minutos:

Isto parece-me uma excelente ideia. Se o MAS conseguir eleger alguém, sugiro que todos os partidos pequenos comecem a apresentar moças jeitosas como candidatas.

Quem fundou isto foi a Joana Amaral Dias, a cavalona das cavalonas. Só que não foi eleita. 

Compartilhar este post

Link para o post

MAS, o PCTP/MRPP do Bloco de Esquerda sem os posters gigantes de Estaline e Mao Tse-Tung nas sedes.

Compartilhar este post

Link para o post

o MAS queria, como com o Brexit, um referendo para sair da UE. Suavizaram um bocado o discurso, agora usam o do que são contra esta UE e que ela não é reformável.

Mas pronto, é o MAS. De manhã dizem que é um não caso a porrada entre eles e os do Chega, à tarde já dizem que foram agredidos e que vão apresentar queixa na polícia.

Citação de Tio Hans, há 16 minutos:

e nas próximas eleições o MAS começa a dar tempo de antena à Inês Velze

ines_van_elze.jpg

MAS-Ines-VanVelze.png

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 17 minutos:

MAS, o PCTP/MRPP do Bloco de Esquerda sem os posters gigantes de Estaline e Mao Tse-Tung nas sedes.

Quanto ao MRPP, tirando no CMPT estao acabadissimos. Devem vir a ser dos mais fortes do pequenos, mas eleger? Se nao conseguiram antes tambem nao sera agora.

Citação de Che, há 20 minutos:

Quem fundou isto foi a Joana Amaral Dias, a cavalona das cavalonas. Só que não foi eleita. 

Comecou no BE, simpatizou com o Livre, com o PS (chegou-se a falar que pudesse integrar o partido), fez parte do AGIR, Nos Cidadaos. E por ai fora. Ate que acabou como comentadora da CMTV.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Noutras notícias aparentemente a "independente" Ossanda Liber, ex-candidata à CM Lisboa em Outubro do ano passado, virou em menos de meio ano vice-presidente do Aliança.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 3 minutos:

Noutras notícias aparentemente a "independente" Ossanda Liber, ex-candidata à CM Lisboa em Outubro do ano passado, virou em menos de meio ano vice-presidente do Aliança.

num cadáver ambulante como o Aliança não deve ser difícil chegar, ver e vencer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 minuto:

Nao acho nada de surpreendente, dado a Alianca ser um partido morto e dadas as posicoes de direita dela. A Catarina Martins em 2 anos passou de independente a lider do BE. Nao vejo problema nenhum nisso, num caso e noutro.

Compartilhar este post

Link para o post

Fico sempre desconfiado que as pessoas que se queixam dos jornalistas por terem e partilharem a opinião que têm são os mesmos que dizem que o jornalismo está na lama, que já não é como antigamente. Aquele antigamente em que efectivamente havia marcação política cerrada por parte dos jornalistas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de depina, há 7 minutos:

6330495B-9989-492D-BC03-1AE231369B56.jpeg

já estamos neste ponto para sacar votos ao BE?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...