Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 23 minutos:

De que perfil do Facebook veio isso?

Amigos do Chega de uma localidade qualquer, uma amiga minha partilhou isso. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de whatever, há 24 minutos:

"O Paulo ficou a descansar, coisa que bem sabe fazer"

Estamos apresentados.

Citação de Mica, há 23 minutos:

Excepto que não ganhou menos. Mas isso presumo que já sabes, só vieste deixar o quote.

Citação de kareca, há 21 minutos:

Era giro ver de onde é que ele copiou aquilo.

Citação de Ghelthon, há 18 minutos:

De que perfil do Facebook veio isso?

Calma gente, de onde veio não sei, recebi isto num grupo de whatsapp, deve ter vindo dessas páginas do facebook muito giras. @Mica os dados estão incorretos? Eu estranhei porque sempre tive a ideia de que estas situações em que se sobe de escalão de IRS e se ganha menos limpo são raras, mas acabei por não não ter a certeza disso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 1 minuto:

estão incorretos? Eu estranhei porque sempre tive a ideia de que estas situações em que se sobe de escalão de IRS e se ganha menos limpo são raras

Não são raras, não é possível sequer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Genzo, há 17 horas:

Copiou quem?kkk

Como já disseram aí atrás, até parece gira e tal, mas não era eu que queria que fosse mãe dos meus filhos. Ideias do tempo da bisavó dela dispenso. 

Não consigo suportar que Santarém tenha elegido aquele tipo da Opus. Menos mal seria se o Chega tivesse colocado a candidata à Câmara Municipal da Golegã como cabeça de lista por Santarém. Ao menos dava para arregalar a vista: https://www.facebook.com/flavia.reis.777

-----

Eita Sr. Alfredo!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 40 minutos:

O João ficou um sábado de manhã a fazer horas extras para poder ir jantar com a namorada do dia dos namorados e o patrão deu-lhe de prémio 50€

Se houvesse dúvidas quanto à veracidade da história, este ponto esclareceria: nenhum patrão dá um prémio de 50 euros a um empregado que ganha o salário mínimo apenas por ter feito horas extra a um sábado. Em que mundo vive quem acredita que isso é verosímil?!?

• Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 47 minutos:

Sabes porque é que é interessante? Porque é o exemplo claro do capitalismo: os lucros são privados, as perdas são públicas.

Além disso, é também uma excelente indicação do que seria o "SNS" que a direita tanto quer.

Pah, não há não sei quantos sectores a fazerem as mesmas exigências? Eles vão por o estado em tribunal. O tribunal que decida quem tem razão. 

Já o segundo parágrafo é só ridículo. Eu não vejo onde é que a direita quer este sns. Primeiro o psd e a il querem coisas diferentes. A ideia que o Rui rio transmitiu não era essa, ele podia não executar ou que disse ou executar mal, mas associar uma coisa a outra é injusto.

Quanto muito este é uma excelente indicação do que sns que tu achas que a direita quer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de JGabriel, há 2 horas:

O António Costa é O Político. Com tudo o que isso tem de bom e mau. 

quando meteram aí o tópico em que se falou das eleiçoes de 2015, o que mais se dizia era que o António Costa não tinha perfil para polítco 😅

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 3 minutos:

É possível nas taxas de retenção na fonte se estiveres ali resvés a passar de uma taxa para a outra. Contas de merceeiro sem meter nada de TSU e tudo o mais: não casado com 0 dependentes até 814€ tens 7.9% e até 922€ tens 10.1%. Ou seja, uma pessoa que receba 813€ fica com 64€ retidos na fonte e reebe 749€. Uma pessoa que receba 815€, tem os 10.1% e portanto retém 82€ e só recebe 733€.

Agora, claro que depois no final do ano quando se vai fazer o IRS é tudo apurado e recebes mais dinheiro, como é óbvio. Mas pessoas só querem saber da taxa de retenção na fonte, porque o que importa é o dinheirinho daquele mês.

Compartilhar este post

Link para o post

O meu primeiro patrão depois da faculdade só me aumentava o salário em ajudas de custo pq se não eu “pagava mais” 😭

e depois dizia me para “ser discreto” com o aumento 😭

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 4 minutos:

Estão mais uma vez a misturar taxas de retenção com taxa de irs. Se falarmos do valor mensal, sim aquela história pode ser verdadeira. Sendo que depois as coisas são acertadas na declaração de irs.

Mas no outro dia lo uma notícia que dizia que em alguns casos, porque não tem havido actualização do mínimo de existência (?) podes acabar por efectivamente receber menos se ganhares pouco acima do salário mínimo. Mas segundo sei penso que vão actualizar estes valores para ver se isso não acontece.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 5 minutos:

Se houvesse dúvidas quanto à veracidade da história, este ponto esclareceria: nenhum patrão dá um prémio de 50 euros a um empregado que ganha o salário mínimo apenas por ter feito horas extra a um sábado. Em que mundo vive quem acredita que isso é verosímil?!?

é bastante normal, que eu saiba até é mesmo 50€ o valor base para situações assim

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de jean-luc godard, há 3 minutos:

É possível nas taxas de retenção na fonte se estiveres ali resvés a passar de uma taxa para a outra. Contas de merceeiro sem meter nada de TSU e tudo o mais: não casado com 0 dependentes até 814€ tens 7.9% e até 922€ tens 10.1%. Ou seja, uma pessoa que receba 813€ fica com 64€ retidos na fonte e reebe 749€. Uma pessoa que receba 815€, tem os 10.1% e portanto retém 82€ e só recebe 733€.

Agora, claro que depois no final do ano quando se vai fazer o IRS é tudo apurado e recebes mais dinheiro, como é óbvio. Mas pessoas só querem saber da taxa de retenção na fonte, porque o que importa é o dinheirinho daquele mês.

Citação de Castor, há 1 minuto:

Estão mais uma vez a misturar taxas de retenção com taxa de irs.

Era isto. Eu referia-me à taxa de IRS e não taxa de retenção. 

Compartilhar este post

Link para o post

"Porque raio é que queres um aumento João? Para gastares em luxos como aquecimento, gasolina ou comida?"

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 3 minutos:

É por estas e outras que certas ideologias estão irremediavelmente afastadas. A visão do mundo e do que é viver é totalmente oposta

A) O facto de alguém ganhar o salário mínimo numa empresa que pode na realidade pagar mais 62.25 euros é logo sinal de alerta.

B) Se uma empresa precisa que os seus colaboradores efetuem trabalho adicional regular ao fim de semana é porque a empresa está mal dimensionada, mal gerida e\ou tem quadros sem a capacidade necessária.

C) O Paulo ficou em casa a descansar porque fez durante a semana o trabalho para o qual é pago, no tempo de trabalho contratualizado com a entidade empregadora ( e mesmo assim, conhecendo a realidade portuguesa certamente fez mais do que as 8 horas diárias). Logo, a forma como o Paulo é apresentado prosupoe que o trabalhador (e não colaborador, porque se é para colaborar, o Paulo ia fazer voluntariado no sábado de manhã) existe para ser subserviente a entidade empregadora e que os que não são, são uns malandros preguiçosos

D) O facto do João ter que trabalhar mais horas do que as contratualizadas para poder levar a namorada a jantar fora só demonstra que a visão de vida desta gente pressupõe que para se viver uma vida completa é necessário que o trabalhador se sujeite as necessidades sua entidade empregadora, eternizando a relação de domínio da iniciativa privada empresarial (que defenderei sempre a necessidade e existência). Na realidade o João só vai jantar fora com a namorada porque a entidade empregadora na sua magnânima caridade o obriga a trabalhar mais horas do que as contratualizadas para atingir as margens de lucro e produção que quer.

E) O patrão do João não lhe deu um prêmio. O patrão do João limitou-se a cumprir o seu dever moral, ético e legal de compensar financeiramente o seu trabalhador (e não colaborador) pelo trabalho adicional que o mesmo aceitou fazer para esconder as falhas da entidade empregadora.

F) O patrão pagou mais IRS porque foi incapaz de fazer uma gestão competente que previsse a necessidade de mais produção por parte dos trabalhadores. Se tem contratado trabalhadores em número suficiente e\ou gerido bem os que tem, tal não era necessário.

G) Quando a empresa onde trabalham falir por incompetência da entidade gestora ou quebra do sistema financeiro, o João vai agradecer aos deuses ter descontado para a SS e dessa forma receber apoios e subsídios que ajudem a estabilizar a vida até ter outro emprego ou aceder a um sistema de saúde que o apoie quando a namorada dele tiver cancro. Já o patrão vai agradecer os apoios estatais que lhe poderão ser facultados para poder prosseguir a sua vida. 

Está é a visão de um gajo de centro-esquerda, de um social democrata. Não sou propriamente um comunista nem voto no MRPP

Honestamente, tenho dúvidas sobre qual é a visão mais parva, se a tua, se a do gajo que escreveu essa posta...

• Like 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 5 minutos:

Certo, a minha primeira reação foi logo essa, obviamente que aquilo é um história de algo que nunca aconteceu. Mas quando pensei em refutar fiquei sem ter 100% de certezas de que os cálculos estavam errados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Elvis, há 1 minuto:

Honestamente, tenho dúvidas sobre qual é a visão mais parva, se a tua, se a do gajo que escreveu essa posta...

Cá está. Estamos irremediavelmente distantes.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 13 minutos:

Calma gente, de onde veio não sei, recebi isto num grupo de whatsapp, deve ter vindo dessas páginas do facebook muito giras. @Mica os dados estão incorretos? Eu estranhei porque sempre tive a ideia de que estas situações em que se sobe de escalão de IRS e se ganha menos limpo são raras, mas acabei por não não ter a certeza disso.

Quem ganha mais não leva menos dinheiro, pode é passar a reter na fonte (ou reter mais). Ao fim do ano vai ganhar sempre mais. Portanto não é verdade que "o João pagou 3€ para trabalhar a bendita manhã".

Por acaso pensei mesmo que tinhas posto isto aqui para expor uma narrativa ridícula, devias ter comentado o quote para não levares com tantas respostas 😄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 9 minutos:

O meu primeiro patrão depois da faculdade só me aumentava o salário em ajudas de custo pq se não eu “pagava mais” 😭

e depois dizia me para “ser discreto” com o aumento 😭

tirando o meu emprego atual, onde os meus patrões são estrangeiros e não sabem como funcionam essas coisas,  também sempre foi assim comigo. Pelo menos que me lembre nunca me aconteceu como em literalmente todos os trabalhos que tive no Canadá, onde recebia salário mínimo e o resto era em cash 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Rain Dog, há 8 minutos:

é bastante normal, que eu saiba até é mesmo 50€ o valor base para situações assim

Normal aonde? É que tenho conhecidos em vários locais diferentes e em diferentes sectores de actividade e nenhum alguma vez recebeu prémios por fazer horas extra. Receberam, isso sim, o pagamento das próprias horas extra, que é a obrigação do empregador e não constitui prémio algum.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de SAS_Robben, há 4 minutos:

Cá está. Estamos irremediavelmente distantes.

Pois estamos, mas eu também me considero um social democrata, mais à direita, é certo, e acho essa vilanização do patrão absolutamente ridícula e sem qualquer lógica.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Lebohang, como apagó os anexos? Tenho 19mb de 20mb e não consigo apagar memes do kaizerball. 

Screenshot-20220202-133722.jpg

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que é bem explicito que o exemplo se refere ao pagamento pelo sábado feito. 

Vai tudo depender da actividade, mas actualmente 50 euros é o normal

75/80 feriados e domingos;

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, Agora:

Normal aonde? É que tenho conhecidos em vários locais diferentes e em diferentes sectores de actividade e nenhum alguma vez recebeu prémios por fazer horas extra. Receberam, isso sim, o pagamento das próprias horas extra, que é a obrigação do empregador e não constitui prémio algum.

eu também estava a falar do pagamento das horas extra, não de um bónus adicional 😉 entendi mal

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 6 minutos:

Quem ganha mais não leva menos dinheiro, pode é passar a reter na fonte (ou reter mais). Ao fim do ano vai ganhar sempre mais. Portanto não é verdade que "o João pagou 3€ para trabalhar a bendita manhã".

https://observador.pt/especiais/ganhar-mais-e-receber-menos-aumento-do-salario-minimo-agravou-distorcao-do-irs/

O que falei num post meu anterior. Não tenho a certeza se vai mesmo ser mudado ou não, mas acredito que sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...