Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de rcoelho14, há 1 minuto:

O AO acima de tudo simplificou a língua. Não mudou a forma de falar, nem a construção de frases, nem a gramática.

É muito diferente tirar o C de uma palavra onde não se lê o C, do que mudar a forma fundamental como a língua é falada e escrita.

A língua existe com géneros nas palavras e o seu entendimento é feito também assente nisso.

Começar a dizer "Els são bonites" e "Sou amigue dels" não faz nada para a compreensão nem vejo como melhore a língua em nenhum sentido, tirando o "nada pode ter género porque se não uma percentagem bastante reduzida de pessoas vão ficar chateadas".

Até porque vejo os exemplos acima, e umas vezes o "E" é neutro, outras vezes é masculino e o "S" é o neutro, outras vezes é o "U" neutro, outras vezes o "ele/ela" é substituído por "Ilu".

Eu compreendo o lado delas, mas estamos a falar de alterar de forma muito radical uma língua utilizada por 250M de pessoas, é algo que a acontecer, terá de acontecer de forma natural, não forçada por uma minoria da população falante.

Again, my opinion.
Se discordares, sou todo ouvidos para a tua opinião 🙂

A língua existe com géneros nas palavras porquê? Porque é que casa é feminino mas carro é masculino? Porque assim foi "decidido". Não existe nenhuma razão para dizeres "o casa" ou "a carro" a não ser uma lista de regras arbitrárias que o pessoal acabou por aceitar. O exemplo que deram aí de "Caros Alunos" ser por definição a forma como te diriges a um grupo de alunos sejam homens, mulheres ou não-binários é um exemplo perfeito. No Português (e em várias outras linguas latinas), o masculino é aceite como a norma, como o geral. Porquê?

Eu pessoalmente discordo de muitos dos termos neutros que estão a ser "utilizados", mas entendo perfeitamente as ideias por trás desses termos. É assim que a língua evolve, com discussão e com o pessoal a tentar coisas novas. Esse pessoal está a explorar a língua, a ver o que funciona e o que não funciona. E não tens ainda um conjunto de termos aceites sequer, apenas algo que está a ser "estudado"

Citação de Black Hawk, há 2 minutos:

Ignore list.

Siga.

A questão é que pode ser uma discussão incrivelmente interessante. Mas existe uma santidade da língua na cabeça de muita gente que não entra, de todo, na forma como a língua deve ser estudada e analisada. Todas as línguas estão consistentemente num processo de evolução, de crescimento e de autoanálise. O pessoal que está a tentar fazer com que estes neologismos peguem estão a fazer o que de melhor se pode fazer para que uma língua evolua.

Compartilhar este post

Link para o post

Podíamos era alterar o absoluto disparate de uma Oliveira dar azeitonas e o óleo da azeitona se chamar azeite. 

Ou passamos a chamar a Azeitoneira ou passamos a ter olivas que dão óleo de oliva. 

• Like 7

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 16 minutos:

A língua existe com géneros nas palavras porquê? Porque é que casa é feminino mas carro é masculino? Porque assim foi "decidido". Não existe nenhuma razão para dizeres "o casa" ou "a carro" a não ser uma lista de regras arbitrárias que o pessoal acabou por aceitar. O exemplo que deram aí de "Caros Alunos" ser por definição a forma como te diriges a um grupo de alunos sejam homens, mulheres ou não-binários é um exemplo perfeito. No Português (e em várias outras linguas latinas), o masculino é aceite como a norma, como o geral. Porquê?

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de o Pai já vai, há 8 minutos:

É a opinião dela, e eu discordo.

Mas quando chega ao ponto de "se controlam a forma como nós falamos, vão querer controlar a forma como nós pensamos", lol. Aposto que é super anti "cancel culture"

Editado por El Colosso

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 10 minutos:

pessoas que nao sentem opressao a dizer que aquilo nao é opressao 😞

Aquilo o quê? Dizer coisas como "caros alunos"?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 1 minuto:

É a opinião dela, e eu discordo

Não é a opinião só dela. Mas é uma opinião fundamentada, científica e que pelo menos responde à tua pergunta. O Português deriva do latim, e o masculino alberga o género neutro. 

A línguagem de facto evolui, novas palavras e novos termos entram no dicionário, mas o que querem fazer por decreto com a linguagem não binária é uma estupidez sem qualquer lógica. 

E esta parte é só a minha opinião, claro. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 1 minuto:

Aquilo o quê? Dizer coisas como "caros alunos"?

o que for. nao torna menos importante so porque tu nao o sentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Por estas e por outras é que eu chamo sempre Sr. Vítor, para facilitar.

• Like 19

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de o Pai já vai, há 1 minuto:

Não é a opinião só dela. Mas é uma opinião fundamentada, científica e que pelo menos responde à tua pergunta. O Português deriva do latim, e o masculino alberga o género neutro. 

A línguagem de facto evolui, novas palavras e novos termos entram no dicionário, mas o que querem fazer por decreto com a linguagem não binária é uma estupidez sem qualquer lógica. 

E esta parte é só a minha opinião, claro. 

Mas quem é que está a querer decidir por decreto? E porque é que é uma estupidez sem lógica?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, Agora:

o que for. nao torna menos importante so porque tu nao o sentes.

E não o torna mais importante só porque alguém o sente. Se te sentes oprimido ou ofendido não significa automaticamente que está a existir opressão ou ofensa.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de antifa, Agora:

Por estas e por outras é que eu chamo sempre Sr. Vítor, para facilitar.

Tem sido, de forma não irónica, como pessoas trans tem respondido a criticas sobre o uso dos pronomes nos EUA. Se não querem usar os pronomes, digam só o nome então

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 1 minuto:

E não o torna mais importante só porque alguém o sente. Se te sentes oprimido ou ofendido não significa automaticamente que está a existir opressão ou ofensa.

ja sei, ben. facts don't care about your feelings.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, Agora:

ja sei, ben. facts don't care about your feelings.

Boa argumentação. Nem sei porque é que ainda me dou ao trabalho. Tão mais fácil acabar discussões colocando rótulos. f*da-se é horrivel ter uma discussão hoje em dia.

• Like 1
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de El Colosso, há 5 minutos:

Mas quem é que está a querer decidir por decreto? E porque é que é uma estupidez sem lógica?

https://portugal2020.pt/conhece-o-novo-manual-de-linguagem-inclusiva/

A tentativa de usar a linguagem para nos tornarmos inclusivos é uma estupidez sem lógica, porque não é esse o objectivo da linguagem. Quando queres tornar a linguagem neutra para agradares a uma minoria da população e acabas por prejudicar outras minorias, não estás a ser inclusivo, estás a ser ideológico. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de NIkeL, há 5 minutos:

Boa argumentação. Nem sei porque é que ainda me dou ao trabalho. Tão mais fácil acabar discussões colocando rótulos. f*da-se é horrivel ter uma discussão hoje em dia.

jeez, desculpa. disseste basicamente que nao havia um problema e que a soluçao era "lidem com isso".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sumudica by Night, há 2 minutos:

jeez, desculpa. disseste basicamente que nao havia um problema e que a soluçao era "lidem com isso".

Para te sentires ofendido, tem de haver uma ofensa. Não entendo em que é que falar português seja ofensivo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de o Pai já vai, há 8 minutos:

https://portugal2020.pt/conhece-o-novo-manual-de-linguagem-inclusiva/

A tentativa de usar a linguagem para nos tornarmos inclusivos é uma estupidez sem lógica, porque não é esse o objectivo da linguagem. Quando queres tornar a linguagem neutra para agradares a uma minoria da população e acabas por prejudicar outras minorias, não estás a ser inclusivo, estás a ser ideológico. 

Isso são tudo recomendações, e em nenhuma dessas recomendações tens neologismos como os que foram metido lá atrás. É literalmente um conjunto de recomendações para que documentos e textos oficiais em vez de dizerem "Nascido Em" dizerem "Local de Nascimento". 

Eu nem vou pegar no "o objetivo da linguagem não é a inclusão"

Editado por El Colosso

Compartilhar este post

Link para o post

Muito gostam de cascar nos betos mas eles já têm a solução há décadas: tratar toda a gente por você.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 4 minutos:

Muito gostam de cascar nos betos mas eles já têm a solução há décadas: tratar toda a gente por você.

Hmm

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 5 minutos:

Fuck, os betos são mais inclusivos que quase toda a gente 😞

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 5 minutos:

Hmm

Pensando bem não resolvem nada, mas "você é estúpide" é mais simpático!

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 2 horas:

nós falamos como se tivessemos no seculo xv, as nossas colónias é que evoluiram a língua 

há linguistas que afirmam o contrário. O Brasil fala mais proximo de como nós falariamos no século XVI, nós é que divergimos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de IlidioMA, há 1 minuto:

há linguistas que afirmam o contrário. O Brasil fala mais proximo de como nós falariamos no século XVI, nós é que divergimos.

Em termos de sotaque, pelo menos, é quase certo que assim o é.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...