Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Black Hawk, há 1 minuto:

Não é difícil imaginar o futuro desse busto.

Eu vou lá deixar um cagalhão.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 58 minutos:

É só fazer as contas, nova versão.

Era suposto ela ter ali uma folha do calculo?

Quem duvida que isto nao influencia e muito devido ao exponencial da subida das pensoes sem um aumento na mesma ordem do PIB em geral ou apenas dos salarios no mesmo nivel, é porque só fez metodos quantitativos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mayday, há 3 horas:

Falando em Salazarismo... Sou o unico aqui que acha o Ventura muito pior/mais perigoso que o Salazar (isto sem querer desvalorizar o factor negativo do Salazarismo)?

Citação de Mayday, há 3 horas:

Sendo honesto, nao gosto de um nem de outro. Mas isso sao contas para outros rosarios. Deu tudo a parte da familia da minha mae e tirou tudo a parte da familia do meu pai, so porque sim. Uns estavam nas terrinhas alentejanas e hoje estao riquissimos, com brutas vivendas e mercedes a porta,  grande parte deles meus primos/tios em segundo grau, que votaram PCP a conta disso por decadas (alguns deles mudaram de ideias recentemente para o Chega porque odeiam ciganos), os outros estavam na cidade, ficaram ainda mais pobres. O status social da parte do meu pai era muito superior a da minha mae, ficou nivelada injustamente, so porque eram de classe media alta. A reforma agraria foi um desastre. Um pais com o Vasco Goncalves a governar por anos, teria sido um desastre no longo prazo. 

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

Isto deveria ser muito mais do foro cultural e histórico, mas entra aqui porque houve quem quisesse trazê-lo para o campo da política.

Daqui a umas horas reabre o mercado do Bolhão, 16 anos depois dos primeiros andaimes que indiciavam o começo do fim e 4 anos depois de um encerramento forçado mas, felizmente, temporário. Aquele ícone portuense que não podia ser reabilitado, que não tinha grande utilidade, cuja destruição do espaço interior era obrigatória, que precisava de mais não sei quantos andares para meter umas Zaras e umas Bershkas, que nunca seria sustentável por via do investimento público e das fracas rendas que por lá se pagavam... enfim, esse Bolhão que pelos vistos existia em cabeças onde corria muita água.

Como neto de ex-comerciantes (que se viram forçados a entregar a loja algures por 2010 ou 2011, dado que o estado a que o mercado chegou fazia com que clientes, novos ou até antigos, fossem uma utopia), sinto-me realmente feliz por ver que, ao fim de tantos anos e de tanta porrada sofrida pelo edifício e por aqueles que fazem dele o marco histórico que é, o Bolhão estará novamente vivo e de pedra e cal no coração da cidade. E que aqueles que o tentaram apagar do panorama portuense caíram aos seus pés que nem pinos, uns atrás dos outros.

Fica a reportagem da SIC de há uns dias, para quem quiser dar uma vista de olhos: 

https://sicnoticias.pt/programas/reportagemespecial/2022-08-25-Bolhao-Quem-te-viu-e-quem-te-ve-2c310919

Editado por Poeira
  • Like 9

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 1 hora:

Falando em Salazarismo... Sou o unico aqui que acha o Ventura muito pior/mais perigoso que o Salazar (isto sem querer desvalorizar o factor negativo do Salazarismo)?

Não sei se te apercebeste mas o que dizes nos parênteses é contraditório com a frase imediatamente anterior. E isto nem sequer é contextualizável ou debatível. É uma afirmação infeliz e perigosa mas acima de tudo errada. Não há nada ao dia de hoje no país que possa sequer ser comparável com o período salazarista. Nada. E eu abomino com todas as minhas forças o Ventura.

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 38 minutos:

Isto deveria ser muito mais do foro cultural e histórico, mas entra aqui porque houve quem quisesse trazê-lo para o campo da política.

Daqui a umas horas reabre o mercado do Bolhão, 16 anos depois dos primeiros andaimes que indiciavam o começo do fim e 4 anos depois de um encerramento forçado mas, felizmente, temporário. Aquele ícone portuense que não podia ser reabilitado, que não tinha grande utilidade, cuja destruição do espaço interior era obrigatória, que precisava de mais não sei quantos andares para meter umas Zaras e umas Bershkas, que nunca seria sustentável por via do investimento público e das fracas rendas que por lá se pagavam... enfim, esse Bolhão que pelos vistos existia em cabeças onde corria muita água.

Como neto de ex-comerciantes (que se viram forçados a entregar a loja algures por 2010 ou 2011, dado que o estado a que o mercado chegou fazia com que clientes, novos ou até antigos, fossem uma utopia), sinto-me realmente feliz por ver que, ao fim de tantos anos e de tanta porrada sofrida pelo edifício e por aqueles que fazem dele o marco histórico que é, o Bolhão estará novamente vivo e de pedra no cal no coração da cidade. E que aqueles que o tentaram apagar do panorama portuense caíram aos seus pés que nem pinos, uns atrás dos outros.

Fica a reportagem da SIC de há uns dias, para quem quiser dar uma vista de olhos: 

https://sicnoticias.pt/programas/reportagemespecial/2022-08-25-Bolhao-Quem-te-viu-e-quem-te-ve-2c310919

Faz falta um tópico das cidades para discutir este tipo de coisas

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Não sei se te apercebeste mas o que dizes nos parênteses é contraditório com a frase imediatamente anterior. E isto nem sequer é contextualizável ou debatível. É uma afirmação infeliz e perigosa mas acima de tudo errada. Não há nada ao dia de hoje no país que possa sequer ser comparável com o período salazarista. Nada. E eu abomino com todas as minhas forças o Ventura.

Se achas que comparar um sujeito que faz lembrar em tudo um Mussolini mas que ainda nao subiu ao poder (sim, sorte a nossa que ele tem 0 chances de assumir o poder) nao e comparavel ao Salazarismo... Pronto ok, so dizes isso porque viste um a ser governo e o outro ainda esta a trilhar o seu caminho. Uma coisa ja viste o que foi, a outra aparenta ser menos ma, porque ainda nao aconteceu. O Ventura e um tirano totalitario da pior especie, ainda mais ambicioso e populista no mau sentido que um Salazar... Nao tenho duvidas que numa quarta republica, fora da UE, faria um genocidio na comunidade cigana, nem sequer Salazar tratava tao mal a comunidade cigana. Se vires como ele trata internamente os que ousam divirgir de forma minima...
Tambem e facil dizer que a Meloni nao se compara ao Mussolini, a Le Pen tb nao... Nao subiram ao poder. Mas acreditar que a tirania diminuiu no seculo XXI e inocente e perigoso. O Trump ate subir ao poder tambem parecia so ser um palhacito, ganhou as eleicoes muito por conta dessa imagem tambem. Vimos o que foi... So nao fez uma Guerra Civil a seguir a invasao do Capitolio porque nao conseguiu.
O Hitler se nao tem ganho as eleicoes, seria so um lider da oposicao perdido na historia, do qual ninguem quereria saber.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Poeira, há 7 horas:

Como neto de ex-comerciantes (que se viram forçados a entregar a loja algures por 2010 ou 2011, dado que o estado a que o mercado chegou fazia com que clientes, novos ou até antigos, fossem uma utopia), sinto-me realmente feliz por ver que, ao fim de tantos anos e de tanta porrada sofrida pelo edifício e por aqueles que fazem dele o marco histórico que é, o Bolhão estará novamente vivo e de pedra no cal no coração da cidade. E que aqueles que o tentaram apagar do panorama portuense caíram aos seus pés que nem pinos, uns atrás dos outros.

Finalmente, crl.

https://jornaleconomico.pt/noticias/estado-alemao-vende-ultimas-acoes-da-lufthansa-depois-de-salvar-grupo-aereo-da-falencia-936361?utm_term=Autofeed&utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1663137762

Resumindo, devido ao COVID, o Estado Alemão meteu 9 mil milhões na Lufthansa, pouco menos do triplo que o Estado Português prevê injectar na TAP e ficou com 20% do capital. Já recuperou o dinheiro todo e vendeu as acções com um lucro de cerca de 700M€ e a companhia já voltou a dar lucro. Estão a ver a diferença entre defender o interesse público e ser Pedro Nuno Santos?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 12 horas:

Não sei se és, mas eu não acho. A razão é muito simples: nem o Salazar hoje não seria 1/10 do perigo que era nos anos 20 e 30, porque república atual é muito mais consolidada e estável e portanto menos permeável a golpes de estado e ditaduras de extrema-direita.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ticampos, há 10 horas:

Se achas que comparar um sujeito que faz lembrar em tudo um Mussolini mas que ainda nao subiu ao poder (sim, sorte a nossa que ele tem 0 chances de assumir o poder) nao e comparavel ao Salazarismo... Pronto ok, so dizes isso porque viste um a ser governo e o outro ainda esta a trilhar o seu caminho. Uma coisa ja viste o que foi, a outra aparenta ser menos ma, porque ainda nao aconteceu. O Ventura e um tirano totalitario da pior especie, ainda mais ambicioso e populista no mau sentido que um Salazar... Nao tenho duvidas que numa quarta republica, fora da UE, faria um genocidio na comunidade cigana, nem sequer Salazar tratava tao mal a comunidade cigana. Se vires como ele trata internamente os que ousam divirgir de forma minima...
Tambem e facil dizer que a Meloni nao se compara ao Mussolini, a Le Pen tb nao... Nao subiram ao poder. Mas acreditar que a tirania diminuiu no seculo XXI e inocente e perigoso. O Trump ate subir ao poder tambem parecia so ser um palhacito, ganhou as eleicoes muito por conta dessa imagem tambem. Vimos o que foi... So nao fez uma Guerra Civil a seguir a invasao do Capitolio porque nao conseguiu.
O Hitler se nao tem ganho as eleicoes, seria so um lider da oposicao perdido na historia, do qual ninguem quereria saber.

É tanta parvoice pegada num só post que é difícil rebater o quer que seja. Falar em 4ª's repúblicas, falar em genocídios ..

E o argumento de: 'Dizes isso porque ele não está no poder' não faz sentido. O Mateusz Morawiecki não está no poder? O Heinz-Christian Strache não está no poder? Viktor Orbán não está no poder?

Se alguma vez fosse governo o Ventura iria implementar políticas contra imigração/refugiados como essas pessoas fizeram e como por exemplo o partido que entrou agora no governo sueco quer fazer. É grave? Muito. Achar que é sequer comparável ou ainda pior, inferior como chegaste a dizer, ao que se passou no período salazarista, onde se vivia uma ditadura, onde pessoas dissonantes com o governo eram enviadas para campos de concentração conhecido como o Campo da morte lenta, etc, etc é quanto a mim muito grave. 

Fico-me por aqui nesta discussão porque sinceramente nem acredito que estou a discutir que o Salazar era menos perigoso que o Ventura.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixou-se o mercado funcionar e o mercado decidiu pelo alojamento turístico criando um problema no alojamento para estudantes. Agora para resolver essa solução seria deixar o mercado funcionar. Estão a ver ou não?

Compartilhar este post

Link para o post

É um problema muito sério em Coimbra. A cidade costuma ter milhares de estudantes que vêm de outras zonas do país e, com os preços atualmente praticados, muitos dos colocados por cá não têm como encontrar alojamentos ao alcance das bolsas familiares.

Isto não é um problema hipotético, não é uma possibilidade. Está a acontecer realmente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 11 minutos:

É um problema muito sério em Coimbra. A cidade costuma ter milhares de estudantes que vêm de outras zonas do país e, com os preços atualmente praticados, muitos dos colocados por cá não têm como encontrar alojamentos ao alcance das bolsas familiares.

Isto não é um problema hipotético, não é uma possibilidade. Está a acontecer realmente.

E depois apontam a solução para as residências universitárias privadas.

Vamos ao exemplo de Coimbra:

Residência Universitária Livensa Living Coimbra: Preços Quarto 

Aqui pagavas a módica quantia de 437 euros por mês por um quarto individual no nível mais baixo de todos. O nível mais alto custava 656 euros/mês. E o pior de tudo é que supostamente tem os quartos esgotados.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 34 minutos:

não é só uma questão de preços, a falta de oferta face à procura é chocante. Para quem acha que isso é mau em Lisboa ainda não viu nada.

Eu quando estava em Lisboa cheguei a ser batido por um quarto em Odivelas porque alguém pagou 6 meses de avanço sem fazer visita, num anúncio colocado online no próprio dia. Agora imaginem isto mas 100x pior, é esse o cenário em Coimbra e Aveiro, por exemplo

Compartilhar este post

Link para o post

habitação... check

deviamos fazer um bingo anual de coisas que não são resolvidas nunca mas que são assunto de discussão no parlamento

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

É tanta parvoice pegada num só post que é difícil rebater o quer que seja. Falar em 4ª's repúblicas, falar em genocídios ..

E o argumento de: 'Dizes isso porque ele não está no poder' não faz sentido. O Mateusz Morawiecki não está no poder? O Heinz-Christian Strache não está no poder? Viktor Orbán não está no poder?

Se alguma vez fosse governo o Ventura iria implementar políticas contra imigração/refugiados como essas pessoas fizeram e como por exemplo o partido que entrou agora no governo sueco quer fazer. É grave? Muito. Achar que é sequer comparável ou ainda pior, inferior como chegaste a dizer, ao que se passou no período salazarista, onde se vivia uma ditadura, onde pessoas dissonantes com o governo eram enviadas para campos de concentração conhecido como o Campo da morte lenta, etc, etc é quanto a mim muito grave. 

Fico-me por aqui nesta discussão porque sinceramente nem acredito que estou a discutir que o Salazar era menos perigoso que o Ventura.

Os tempos são outros. O Salazar era mais perigoso para Portugal, aí sim concordo contigo, mas como indivíduo acho o Ventura mais perigoso. Ele não tem as abebias nem potencial para fazer o que Salazar fez, nem teve os anos dele para o fazer. O que não quer dizer que não seja um besta maior. 

Não tens de responder. Só estou a concluir. 

Citação de Mica, há 1 hora:

Não sei se és, mas eu não acho. A razão é muito simples: nem o Salazar hoje não seria 1/10 do perigo que era nos anos 20 e 30, porque república atual é muito mais consolidada e estável e portanto menos permeável a golpes de estado e ditaduras de extrema-direita.

Sim, mas estava a falar como indivíduo, não como governante.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 58 minutos:

E depois apontam a solução para as residências universitárias privadas.

Vamos ao exemplo de Coimbra:

Residência Universitária Livensa Living Coimbra: Preços Quarto 

Aqui pagavas a módica quantia de 437 euros por mês por um quarto individual no nível mais baixo de todos. O nível mais alto custava 656 euros/mês. E o pior de tudo é que supostamente tem os quartos esgotados.

No caso de quartos individuais em casas particulares, digamos assim, os preços há um ano andavam em cerca de 200 euros/mês. Por esta altura, os preços andam a bater nos 300 euros/mês e a tendência face ao menor número de quartos disponíveis é o preço aumentar.

Alguém terá de meter mão nisto, e não é aquela invisível, terá de ser uma mão bem palpável e real. Da forma como as coisas estão a evoluir, está a criar-se uma situação grave em que o acesso ao ensino superior começa a ficar barrado às famílias com menos posses. Mesmo que um aluno tenha excelência académica e consiga bolsa para as propinas, não conseguem pura e simplesmente alojamento para prosseguir os seus estudos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Black Hawk, há 14 minutos:

Mesmo que um aluno tenha excelência académica e consiga bolsa para as propinas, não conseguem pura e simplesmente alojamento para prosseguir os seus estudos.

as bolsas da dges não eram dadas a quem tem notas excelentes, era um calculo de acordo com os rendimentos do agregado familiar

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 42 minutos:

as bolsas da dges não eram dadas a quem tem notas excelentes, era um calculo de acordo com os rendimentos do agregado familiar

Mas depois era preciso rendimento académico para não ser retirada.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...