bmfpcdm Publicado 1 Agosto 2023 Ricos pobres, que não têm internet e evitam ler certas coisas. Compartilhar este post Link para o post
Rdom Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Burkina2008, há 37 minutos: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(PPP)_per_capita https://datahelpdesk.worldbank.org/knowledgebase/articles/906519-world-bank-country-and-lending-groups Ou este, que o lucho deixou, Portugal 'e um high income economy. O conceito de pobre ou rico 'e obviamente relativo ao que estas a comparar. Se queres comparar dentro da comunidade Europeia, sim 'e um pais dos mais pobres, mas no caso a que estavamos a referir era uma comparacao mundial, ja que se falou de Panama por exemplo. Portugal comparando com o resto do mundo 'e um pais rico, nem 'e acima da media, 'e mesmo dos 20% dos paises mais ricos do mundo. Isso 'e factual. Nesse mesmo link da Wikipedia está escrito isto: Citação This is why GDP (PPP) per capita is often considered one of the indicators of a country's standard of living,[3][4] although this can be problematic because GDP per capita is not a measure of personal income. O facto de Portugal estar em 42º lugar na lista de "mais ricos por GPD" não é garantia que todos os portugueses vivam condignamente. Ainda há pouco tempo foram publicados dados estatísticos onde um em cada cinco portugueses recebe o salário mínimo e que a média nacional de ordenados está nos 1.328€. Por falar nisso, o nosso mercado imobiliário já chegou ao The Guardian: https://www.theguardian.com/world/2023/jul/29/portugals-bid-to-attract-foreign-money-backfires-as-rental-market-goes-crazy Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 1 Agosto 2023 Espera aí, então quando se diz que Portugal é um país pobre, o termo de comparação não é o Sudão do Sul? Uau, estou chocado. 3 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Agosto 2023 (editado) Citação de Rdom, há 12 minutos: Nesse mesmo link da Wikipedia está escrito isto: O facto de Portugal estar em 42º lugar na lista de "mais ricos por GPD" não é garantia que todos os portugueses vivam condignamente. Ainda há pouco tempo foram publicados dados estatísticos onde um em cada cinco portugueses recebe o salário mínimo e que a média nacional de ordenados está nos 1.328€. Por falar nisso, o nosso mercado imobiliário já chegou ao The Guardian: https://www.theguardian.com/world/2023/jul/29/portugals-bid-to-attract-foreign-money-backfires-as-rental-market-goes-crazy Em qualquer pais do mundo exist gente a viver bem e gente a viver mal. Se nao utilizarmos medias, medianas ou modas nao ha qualquer medida factual que possa ser tomada. Mas se queres melhor ve o IDH que mede o desenvolvimento humano e onde Portugal esta em 38o lugar. Mais uma vez Portugal a nivel mundial 'e um pais rico e desenvolvido. Portugal a nivel da UE 'e um pais pobre. Uma boa visualizacao deste ponto 'e que se o rendimento mundial fosse dividido equitativamente por todo a populacao do mundo (diagamos um comunismo mundial) o rendimento medio de cada portugues caia para metade. So a titulo de curiosidade se fizessem o mesmo na UE o ordenado medio em Portugal subia a volta de 53% Editado 1 Agosto 2023 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 1 Agosto 2023 porra vivi para ver o burkina acusar alguém de confirmation bias 1 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 1 Agosto 2023 Conclusão toda a gente concorda que Portugal é um país pobre para a realidade média da UE e que é um país acima da média da realidade média mundial, mas andam todos a bater uns nos outros por questões de semântica 1 3 5 Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Burkina2008, há 43 minutos: Por esse prisma so ha paises pobres...sera mais dificil viver em Lisboa com 10,000 ano ou em Toquio com 16,000 ou em Atlanta com 15,000 ou mesmo em Dublin com 28,000? 'E impossivel em todos, mas nesse prisma Portugal, Japao, Estados Unidos e Irlanda sao todos paises pobres A comparacao apenas baseada no salario minimo 'e redutora. Aqui em Sao Franciso, o salario minimo sao uns 3000 euros mes e com isso basicamente vais viver no carro. Mais uma vez a comparacao que foi feita, "organizacao desses Jogos do Papa" 'e feita em relacao aos outros paises que organizaram a coisa nao apenas com os paises da EU Depende. Quando grande % da populaçao recebe o ordenado mínimo, deixa de ser. Mas agora ja percebi de onde vem o teu desconhecimento em relação as camadas mais pobres da sociedade portuguesa. Nao me parece que conheças bem o que é um ordenado mínimo em portugal e para o que serve. Compara o poder de compra em portugal com esse ordenando mínimo em relação a europa e certamente iras ver com os teus próprios olhos o que realmente muita gente luta diariamente para ter bens básicos de alimentação que em outras economias europeias, pasme-se, sao praticamente o mesmo preço do que cá mas recebem 3x mais. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 1 Agosto 2023 Citação de noikeee, há 15 minutos: Conclusão toda a gente concorda que Portugal é um país pobre para a realidade média da UE e que é um país acima da média da realidade média mundial, mas andam todos a bater uns nos outros por questões de semântica A questão é que o whatever dizia que um país pobre como Portugal não devia estar a gastar tanto erário público nas JMJ visto que Espanha, mais ricos que nos, não gastou quase nada. 1 Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Sandes., Agora: A questão é que o whatever dizia que um país pobre como Portugal não devia estar a gastar tanto erário público nas JMJ visto que Espanha, mais ricos que nos, não gastou quase nada. Tás a dizer que não se devia organizar!!!!! /topico 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Sima01, há 22 minutos: Depende. Quando grande % da populaçao recebe o ordenado mínimo, deixa de ser. Mas agora ja percebi de onde vem o teu desconhecimento em relação as camadas mais pobres da sociedade portuguesa. Nao me parece que conheças bem o que é um ordenado mínimo em portugal e para o que serve. Compara o poder de compra em portugal com esse ordenando mínimo em relação a europa e certamente iras ver com os teus próprios olhos o que realmente muita gente luta diariamente para ter bens básicos de alimentação que em outras economias europeias, pasme-se, sao praticamente o mesmo preço do que cá mas recebem 3x mais. Estamos a bater na mesma tecla. O ordenado minimo em qualquer pais do mundo vai ser insuficiente para ter uma vida condigna. Isso nao 'e um tema de Portugal mas sim de qualquer pais. Os precos de certos bens custam o mesmo tanto na Noruega como no Sudao, 'e um facto logo quanto menor for o ordenado minimo mais dificil fica das pessoas terem acesso a esses bens. A percentagem da populacao em Portugal a viver com o ordenado minimo, a volta de 22% esta na media europeia, nao 'e algo extraordinario de Portugal. Compartilhar este post Link para o post
Ed Publicado 1 Agosto 2023 No fundo, só não é rico quem não quer. 1 Compartilhar este post Link para o post
bmfpcdm Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Sandes., há 3 minutos: A questão é que o whatever dizia que um país pobre como Portugal não devia estar a gastar tanto erário público nas JMJ visto que Espanha, mais ricos que nos, não gastou quase nada. O mal do whatever foi ter usado a expressão, 'o país aqui ao lado', em vez de, 'a Espanha'. Isso parece ter trocado as voltas todas ao Burkina, "Qual?" Spoiler 13 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Agosto 2023 Citação de bmfpcdm, há 1 minuto: O mal do whatever foi ter usado a expressão, 'o país aqui ao lado', em vez de, 'a Espanha'. Isso parece ter trocado as voltas todas ao Burkina, "Qual?" Ocultar conteúdo Agora estiveste bem Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 1 Agosto 2023 (editado) Citação de Burkina2008, há 19 minutos: Estamos a bater na mesma tecla. O ordenado minimo em qualquer pais do mundo vai ser insuficiente para ter uma vida condigna. Isso nao 'e um tema de Portugal mas sim de qualquer pais. Os precos de certos bens custam o mesmo tanto na Noruega como no Sudao, 'e um facto logo quanto menor for o ordenado minimo mais dificil fica das pessoas terem acesso a esses bens. A percentagem da populacao em Portugal a viver com o ordenado minimo, a volta de 22% esta na media europeia, nao 'e algo extraordinario de Portugal. O que esta a bold é ter um desconhecimento completo da economia na união europeia de grande parte dos países. Mas... ja sei que o significado de condigna pode ter uma interpretação diferente na tua ótica e por isso, nao irei bater mais nesta tecla. Editado 1 Agosto 2023 por Sima01 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Sima01, há 1 minuto: Nem precisei de colocar em bold. Dizer o que colocas-te em bold é ter um desconhecimento completo da economia na união europeia de grande parte dos países. Mas... ja sei que o significado de condigna pode ter uma interpretação diferente na tua ótica e por isso, nao irei bater mais nesta tecla. Diz me em que pais da UE 'e que se tem uma vida condigna com o ordenado minimo? Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 1 Agosto 2023 (editado) Citação de Burkina2008, há 17 minutos: Diz me em que pais da UE 'e que se tem uma vida condigna com o ordenado minimo? Holanda, Bélgica, Alemanha, França tenho conhecimento empírico que sim. Desconfio que em Espanha e Itália tambem mas nestes já é so uma aposta. Inglaterra já teve. edit: Noruega tambem (Nao tenho conhecimento do ordenado mínimo mas sim, de trabalhos mais especializados mas a pessoa que lá vive, ja indicou que facilmente tem uma vida sem preocupações com o ordenado mínimo) e apostava na Dinamarca. Basta nao contar os testões para ires ao supermercado todos os meses e ter o mínimo de acesso a habitação para que, para mim, tenhas uma vida condigna. É uma enorme dor de cabeça que deixas de ter. Editado 1 Agosto 2023 por Sima01 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 1 Agosto 2023 Nem basta muito, trabalho e estive uns tempos numa cidade transfronteiriça, que agora é Eurocidade ou algo assim do género. E vivias melhor do outro lado da fronteira, aliás não faltavam portugueses a ir viver para o lado Espanhol devido aos preços das habitações. Rendas muito mais acessíveis. Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Alonso., há 12 minutos: Nem basta muito, trabalho e estive uns tempos numa cidade transfronteiriça, que agora é Eurocidade ou algo assim do género. E vivias melhor do outro lado da fronteira, aliás não faltavam portugueses a ir viver para o lado Espanhol devido aos preços das habitações. Rendas muito mais acessíveis. Para nao falar do preço dos bens essenciais em comparação ao ordenado praticado. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 1 Agosto 2023 Agora entramos no que é, para cada um, ter uma vida condigna. Nunca mais começa o futebol... 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Agosto 2023 Estamos a falar de capitais ou de vilas no fim do mundo Amesterdao tem um index de renda vs. ordenado medio de 140%, ou seja precisas de um ordenado medio ou de dois ordenados minimos para pagar a renda...muito condigno Na Alemanha que conheco bem porque sou alemao. Se fores viver para um boda qualquer no Leste, mais ou menos, em qualquer cidade "normal" o ordenado minimo da para pagar a renda apenas. Em Franca depende...em Paris nem com 2 ordenados minimos te safas, no interior de Franca suponho que de para viver. Na Belgica 1300 Euros mes depois de impostos pagos em 12 meses parece me duvidoso e em Espanha 1080 Euros por mes antes de impostos a 14 meses dependendo se estas numa cidade ou nao, estas nas mesmas condicoes de Lisboa ou Porto. Italia nao tem salario minimo 2 Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 1 Agosto 2023 (editado) Citação de Burkina2008, há 3 minutos: Estamos a falar de capitais ou de vilas no fim do mundo Já me tinha esquecido que só se existem pessoas que vivam em capitais... quanto a França, estás enganado. Editado 1 Agosto 2023 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Agosto 2023 Fica aqui uma lista de paises income-housing affordability rating. Em todos estes uma pessoa com o ordenado medio (nem sequer estamos a falar do minimo) consegue comprar uma casa media. Esta ai a Holanda, Espanha, Alemanha e Franca. A Belgica nao cabe na lista mas esta igual como 101% (fica aqui o link https://www.statista.com/statistics/237529/price-to-income-ratio-of-housing-worldwide/). Se em todos estes paises um ordenado medio nao pagam uma casa, como 'e que se vive dignamente com o salario minimo? Citação de Alonso., há 5 minutos: Já me tinha esquecido que só se existem pessoas que vivam em capitais... quanto a França, estás enganado. Hmm em Portugal 50% da pop vive na AML ou no grande Porto e normalmente quando falamos de rendas e empregos estamos mais centrados nisso. Se estivermos a falar de viver em Campomaior, seguramente que um T1 nao custa um ordenado minimo. Compartilhar este post Link para o post
Alonso. Publicado 1 Agosto 2023 (editado) Citação de Burkina2008, há 9 minutos: Hmm em Portugal 50% da pop vive na AML ou no grande Porto e normalmente quando falamos de rendas e empregos estamos mais centrados nisso. Se estivermos a falar de viver em Campomaior, seguramente que um T1 nao custa um ordenado minimo. Acho que o erro da tua análise é mesmo esse. Ou vives numa capital ou vives em " vilas no fim do mundo". Existe meio termo. Eu não vivo numa capital, nem numa cidade grande e olha que os preços de um apartamento não anda longe de um ordenado mínimo. Última vez que andei a ver preços (OLX, etc) o mais barato era 550 euros a 30KM de onde moro. Se me restringir apenas à cidade não encontro mais barato, neste momento, que 650/700. Sem falar que não existe uma rede de transportes decentes e acima de tudo barata. Editado 1 Agosto 2023 por Alonso. Compartilhar este post Link para o post
Sima01 Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Burkina2008, há 30 minutos: Estamos a falar de capitais ou de vilas no fim do mundo Amesterdao tem um index de renda vs. ordenado medio de 140%, ou seja precisas de um ordenado medio ou de dois ordenados minimos para pagar a renda...muito condigno Na Alemanha que conheco bem porque sou alemao. Se fores viver para um boda qualquer no Leste, mais ou menos, em qualquer cidade "normal" o ordenado minimo da para pagar a renda apenas. Em Franca depende...em Paris nem com 2 ordenados minimos te safas, no interior de Franca suponho que de para viver. Na Belgica 1300 Euros mes depois de impostos pagos em 12 meses parece me duvidoso e em Espanha 1080 Euros por mes antes de impostos a 14 meses dependendo se estas numa cidade ou nao, estas nas mesmas condicoes de Lisboa ou Porto. Italia nao tem salario minimo Tenho um colega a viver em berlin num quarto por 250 eur e é um bom quarto. É renda de a 5 anos mas nao aumentou muito por ai alem em relação a esse valor. Vais ao supermercado e o preço dos bens essenciais é quase igual ao de cá. Qual é o ordenado mínimo na Alemanha? Tenho uma amiga na Antuérpia a viver com o namorado num t2 por 750 eur. Ela recebe ordenado minimo porque trabalha na HM e o namorado tambem trabalha lá e recebe o mínimo, que é a volta de 1500/1600 eur. O supermercado, o que é mais caro é a carne porque de resto, é o mesmo preço ou ate, mais barato. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 1 Agosto 2023 Citação de Alonso., há 4 minutos: Acho que o erro da tua análise é mesmo esse. Ou vives numa capital ou vives em " vilas no fim do mundo". Existe meio termo. Eu não vivo numa capital, nem numa cidade grande e olha que os preços de um apartamento não anda longe de um ordenado mínimo. Última vez que andei a ver preços (OLX, etc) o mais barato era 550 euros a 30KM de onde moro. Se me restringir apenas à cidade não encontro mais barato, neste momento, que 650/700. Eu nao disse o contrario apenas disse vilas no final do mundo para que nao venham argumentar, que teem um primo a viver nos arredores de Rostock (cidade "menos apetecivel" da Alemanha) que comprou uma mansao com 10 quartos a ganhar o ordenado minimo. Compartilhar este post Link para o post