Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Samaris, há 1 minuto:

Permite-me apenas acrescentar ao meu post anterior, que continuas a basear a tua opinião em factos falaciosos. Eu respeito a tua opinião, quando defendes que uma parte significativa dos portugueses, da maneira com as opções partidárias foram apresentadas, queriam algo diferente, embora no final do dia o PSD tenha sido o partido mais votado. Agora o que não podes dizer é que o resultado das eleições tem de ser analisado após a contagem dos votos, esquecendo que depois da contagem dos votos as regras do jogo foram alteradas. Isso é falacioso, e como eu te tenho por um gajo inteligente, eu acho que tu sabes bem o que estás aí a fazer.

Gostava que me garantisses que o resultado eleitoral seria exactamente o mesmo caso no boletim de voto desse para por cruzinha no PSD e desse igualmente para por cruzinha na geringonça PS + BE + PCP, mas lamentavelmente não vais ser capaz de me garantir uma coisa dessas. Não vais ser sequer capaz de garantir que a geringonça indo a votos contra o PSD teria maioria absoluta.

É impossível prever tal coisa, porque isso nunca foi hipótese. As hipóteses na ida às urnas era cada partido individualmente, e foi com base nessa realidade que as pessoas escolheram daquela forma. As regras do jogo mudaram depois da contagem dos votos.

No mundo das realidades alternativas, quem sabe se havendo à priori informação de que o PS afinal não seria só PS mas sim PS + BE + PCP, as pessoas não votassem numa maioria de direita.

O PSD não foi o partido mais votado, isso é um facto falacioso.

A coligação "Portugal à Frente" foi mais votada, mas não tinha apenas o PSD.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Samaris, há 3 minutos:

Permite-me apenas acrescentar ao meu post anterior, que continuas a basear a tua opinião em factos falaciosos. Eu respeito a tua opinião, quando defendes que uma parte significativa dos portugueses, da maneira com as opções partidárias foram apresentadas, queriam algo diferente, embora no final do dia o PSD tenha sido o partido mais votado. Agora o que não podes dizer é que o resultado das eleições tem de ser analisado após a contagem dos votos, esquecendo que depois da contagem dos votos as regras do jogo foram alteradas. Isso é falacioso, e como eu te tenho por um gajo inteligente, eu acho que tu sabes bem o que estás aí a fazer.

Gostava que me garantisses que o resultado eleitoral seria exactamente o mesmo caso no boletim de voto desse para por cruzinha no PSD e desse igualmente para por cruzinha na geringonça PS + BE + PCP, mas lamentavelmente não vais ser capaz de me garantir uma coisa dessas. Não vais ser sequer capaz de garantir que a geringonça indo a votos contra o PSD teria maioria absoluta.

É impossível prever tal coisa, porque isso nunca foi hipótese. As hipóteses na ida às urnas era cada partido individualmente, e foi com base nessa realidade que as pessoas escolheram daquela forma. As regras do jogo mudaram depois da contagem dos votos.

No mundo das realidades alternativas, quem sabe se havendo à priori informação de que o PS afinal não seria só PS mas sim PS + BE + PCP, as pessoas não votassem numa maioria de direita.

Estava capaz de jurar que o governo do Passos Coelho foi em coligação e que não foi desse modo que se apresentou a eleições. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Jamarcus, há 1 minuto:

Mas quem é que falou em abolir eleições e nomear intelectuais, só?

De forma direta, ninguém. Mas se acham que o Marcelo é culpado pela subida do Chega, o que deduzes daí? 

Além disso, já tiveste ai 2 ou 3 users a manifestarem agrado perante essa ideia.

Até porque, se estão ok com as eleições, porque não aceitam os resultados? Porque ofendem as pessoas que votaram num determinado partido? Achas que isso é saber viver em Democracia?

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Sandes., Agora:

O PSD não foi o partido mais votado, isso é um facto falacioso.

A coligação "Portugal à Frente" foi mais votada, mas não tinha apenas o PSD.

Quem diria que há quem faças coligações à priori. Há outro espectro político cuja especialidade é mais coligações à posteriori.

Mas já que me quotaste, e agradeço o facto de entretanto ter passado a ser merecedor da tua atenção e de que até já lês o que eu escrevo, és capaz de me garantir o mesmo resultado eleitoral caso Portugal à frente tivesse concorrido contra a Geringonça?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de mike, há 6 minutos:

2- Gostem ou não, há cada vez mais gente farta da cultura woke que invadido o mundo ocidental, he/she they/them, casas de banho mistas, cirurgias para mudança de sexo pagas por gente que não concorda com isso. Há muita gente a pensar assim, gente que até não tem qualquer problema com homossexualidade, ou mesmo com as ideias em si, mas quando querem forçar algo numa pessoa e dizem que "tens de te habituar" ou tens de aceitar, fazem com que a pessoa acabe por ser marginalizada. E quem é que te diz, não, não estás mal??

Já te cruzaste sequer alguma vez na vida com uma pessoa não-binária ou trans?

Compartilhar este post


Link para o post

O aumento do número de imigrantes que se verificou nos últimos anos era o que faltava para os racistas saírem da toca, quando os eleitores estavam descontentes votavam no outro estarola ou nos partidos mais pequenos e não tínhamos este pântano

Não é preciso fazer posts tão longos 

  • Concordo! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Diogo_CFB, Agora:

@Longineu,  quando ainda eras Mikkelsen

sdds. má decisão ter mudado o nick 😞 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Samaris, Agora:

Quem diria que há quem faças coligações à priori. Há outro espectro político cuja especialidade é mais coligações à posteriori.

Mas já que me quotaste, e agradeço o facto de entretanto ter passado a ser merecedor da tua atenção e de que até já lês o que eu escrevo, és capaz de me garantir o mesmo resultado eleitoral caso Portugal à frente tivesse concorrido contra a Geringonça?

Não sei, mas sei que se juntares os votos nas eleições anteriores a 2015 o PSD e o CDs perderam 800k de votos. Acho que Portugal estava farto deles

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de mike, há 6 minutos:

4- Os ordenados em Portugal são baixos, é um facto. O que é que o Português pode fazer sobre isso? imigrar ou recusar trabalhar por esses valores. Mas a segunda hipóteses não se coloca quando tens imigração descontrolada. Quem é que fala disso?

Pegando neste ponto, desculpa mas é só desonestidade. Vou supor que a "imigração descontrolada" é de pessoas do Sudeste Asiático nos últimos 2-3-4 anos. Há 10 anos, em Portugal, quando não havia imigração descontrolada, as pessoas rejeitavam baixos salários? Dizer que as pessoas aceitam receber mal porque há demasiados imigrantes não tem ponta por onde se pegue.

Citação de Samaris, há 2 minutos:

Quem diria que há quem faças coligações à priori. Há outro espectro político cuja especialidade é mais coligações à posteriori.

São igualmente legítimas. Eleges deputados, ponto. A partir daí, desenham-se quadros de governação. Isto é do mais comum que existe no mundo.

Compartilhar este post


Link para o post

Nós elegemos deputados. Deputados esses que depois forma uma maioria e apresentam uma proposta de PM e Governo.

As regras são estas, sempre foram. Metam isto na cabeça.

São tão legitimas quando o Santana Lopes se tornou PM como quando o Costa fez a Geringonça e seria tão legitimo agora se o Marcelo tivesse dado oportunidade ao Parlamento para escolher outro PM e Governo.

Editado por SAS_Robben
  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de Jamarcus, há 4 minutos:

São igualmente legítimas. Eleges deputados, ponto. A partir daí, desenham-se quadros de governação. Isto é do mais comum que existe no mundo.

Discordo pelas razões já mencionadas. 

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 6 minutos:

Dizes que vai para além do racismo e xenofobia mas depois a maioria dos pontos que colocas está cheio de referências xenófobas ou de intolerância perante a diferença. Acho que deste a resposta a ti mesmo.

É uma questão de visão.

 

Dizer que há um problema com certas comunidades é ser racista? Ou apontar um fato?

Dizer que não se concorda com ideologia de gênero é ser xenófobo? Ou ter uma opinião diferente? 

 

Muda o chip( tu e os outros partidos), não vai ser assim que vão parar a onda do Chega. Procura argumentos diferentes em vez dos típicos xenófobo/racista...

Maia uma vez, eu não votei no chega, mas foi um dia 3 partidos que ponderei.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de SAS_Robben, há 1 minuto:

Nós elegemos deputados. Deputados esses que depois forma uma maioria e apresentam uma proposta de PM e Governo.

Quem te garante que os deputados iam ser elegidos em igual número se à data da votação os eleitores soubessem que uma geringonça de esquerda ia acontecer?

Compartilhar este post


Link para o post

É preciso compreender e reintegrar os votantes da extrema-direita na Democracia. A começar pelos 100.000 que votaram no ADN a quem poderemos dar aulas noturnas de Português A para aprenderem a interpretar um boletim de voto.

  • Haha 3

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Elvis, há 34 minutos:

Pá, numa situação ideal, o objectivo é caminhar para isso…

Espera... o quê?!

Caminhar para o quê?

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Samaris, há 2 minutos:

Quem te garante que os deputados iam ser elegidos em igual número se à data da votação os eleitores soubessem que uma geringonça de esquerda ia acontecer?

Considerando que os deputados eleitos podem mudar de posição a cada dia que se sentam no parlamento, então acho que é melhor convocarmos eleições todos os domingos.

Eu até acho que o Marcelo legitimamente convocou estas eleições. Posso o atacar por outros motivos mas por esse não.

Tal não me impede de compreender que o meu sistema politico está assente neste sistema parlamentar e que os governos e PM dependem dos deputados eleitos e não o contrário.

Editado por SAS_Robben
  • Like 1

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de mike, há 18 minutos:

Mas vocês teem tanta dificuldade assim a perceber o voto no chega para além de racismo e fenofobia? Se o teem ainda conseguem ser menos espertos que quem vota no chega.

1- O pessoal está cansado dos mesmos sempre a mandar e a coisa não melhorar. Como tal e normal mudar. Que opções tens? Quem é que nunca teve chance de se provar?

2- Gostem ou não, há cada vez mais gente farta da cultura woke que invadido o mundo ocidental, he/she they/them, casas de banho mistas, cirurgias para mudança de sexo pagas por gente que não concorda com isso. Há muita gente a pensar assim, gente que até não tem qualquer problema com homossexualidade, ou mesmo com as ideias em si, mas quando querem forçar algo numa pessoa e dizem que "tens de te habituar" ou tens de aceitar, fazem com que a pessoa acabe por ser marginalizada. E quem é que te diz, não, não estás mal??

3- A comunidade cigana SEMPRE foi um problema em Portugal. Vivem á margem da lei, casamentos arranjados, as crianças vão a escola quando querem e a grande maioria das pessoas que teem de lidar com eles tem ou já tiveram problemas, nunca ninguém teve a coragem de falar disso. 

4- Os ordenados em Portugal são baixos, é um facto. O que é que o Português pode fazer sobre isso? imigrar ou recusar trabalhar por esses valores. Mas a segunda hipóteses não se coloca quando tens imigração descontrolada. Quem é que fala disso? 

5- O sistema judicial em Portugal é horrível, um gajo entra na tua casa mata-te a tua família, viola a tua filha e vai 25 anos para a prisão. Tem bom comportamento e ao fim de 17 está aí fora. Um gajo com 20 anos faz isso e está aí com 37. Quem é que fala sobre isso?

6- Os ordenados mal chegam para comprar/arrendar uma casa, mas estão tantos imigrantes a vir que os senhorios sobem ainda mais o preço porque sabem que arrendam/vendem, quem fala sobre isso?

6- Agora junta isso tudo, e tu que opções tens? BE- já esteve no governo, e as opções dadas são dar mais a quem menos faz. 

CDU- Um partido que só fala para velhos e apoia um regime terrorista

Livre: Um partido que fala bem mas é demasiado papa açorda para o comum cidadão, além de ser demasiado "leve" na justiça.

PAN: que está mais preocupado em ajudar animais do que na vida das pessoas

PS/PSD os 2 que levaram o país ao estado atual.

IL: um partido que dificilmente alguma vez vai cativar eleitorado de classes sociais baixas

Chega: um partido que nunca lá esteve, que é sem dúvida o mais criticado e que mesmo assim diz o que tu pensas mas não podes dizer sem ser chamado de nomes. Que tem um líder super carismático e que representa uma rotura com o rumo atual. Há muita gente disposta a "pagar para ver"

Eia bem. Excelente

Compartilhar este post


Link para o post

Eu contra mim falo que vivo num país que teve as últimas eleições em 2019 e já vai no terceiro primeiro ministro, e cheio de demissões e alterações de ministros, mas acho que seria perfeitamente legítimo dar tempo ao MP para formalizar melhor a sua acusação antes de mandar um governo de maioria absoluta abaixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Samaris, há 2 horas:

 Talvez seja hora de parar para ouvir as pessoas que votam no Chega, saber os reais motivos que os levam a votar nesse sentido, e tentar encontrar as alternativas. 

É difícil quando nem as próprias pessoas sabem bem o que querem.

Se fossemos um país a sério, a esta hora estavam os líderes dos partidos democráticos a reunir e concertar estratégias para levar o país para o século 21, mas como nenhum se interessa com isso vai continuar tudo igual só que agora os grunhos, racistas e xenófobos estão en maior número 

  • Concordo! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 minuto:

André Ventura hoje no Jornal da Noite da TVI

5993237c-13e4-4178-b3a0-8276ec84e5e9_tex

Então mas não eram contra a comunicação social? 🤔

  • Like 2

Compartilhar este post


Link para o post
Citação de mike, há 19 minutos:

Mas vocês teem tanta dificuldade assim a perceber o voto no chega para além de racismo e fenofobia? Se o teem ainda conseguem ser menos espertos que quem vota no chega.

1- O pessoal está cansado dos mesmos sempre a mandar e a coisa não melhorar. Como tal e normal mudar. Que opções tens? Quem é que nunca teve chance de se provar?

2- Gostem ou não, há cada vez mais gente farta da cultura woke que invadido o mundo ocidental, he/she they/them, casas de banho mistas, cirurgias para mudança de sexo pagas por gente que não concorda com isso. Há muita gente a pensar assim, gente que até não tem qualquer problema com homossexualidade, ou mesmo com as ideias em si, mas quando querem forçar algo numa pessoa e dizem que "tens de te habituar" ou tens de aceitar, fazem com que a pessoa acabe por ser marginalizada. E quem é que te diz, não, não estás mal??

3- A comunidade cigana SEMPRE foi um problema em Portugal. Vivem á margem da lei, casamentos arranjados, as crianças vão a escola quando querem e a grande maioria das pessoas que teem de lidar com eles tem ou já tiveram problemas, nunca ninguém teve a coragem de falar disso. 

4- Os ordenados em Portugal são baixos, é um facto. O que é que o Português pode fazer sobre isso? imigrar ou recusar trabalhar por esses valores. Mas a segunda hipóteses não se coloca quando tens imigração descontrolada. Quem é que fala disso? 

5- O sistema judicial em Portugal é horrível, um gajo entra na tua casa mata-te a tua família, viola a tua filha e vai 25 anos para a prisão. Tem bom comportamento e ao fim de 17 está aí fora. Um gajo com 20 anos faz isso e está aí com 37. Quem é que fala sobre isso?

6- Os ordenados mal chegam para comprar/arrendar uma casa, mas estão tantos imigrantes a vir que os senhorios sobem ainda mais o preço porque sabem que arrendam/vendem, quem fala sobre isso?

6- Agora junta isso tudo, e tu que opções tens? BE- já esteve no governo, e as opções dadas são dar mais a quem menos faz. 

CDU- Um partido que só fala para velhos e apoia um regime terrorista

Livre: Um partido que fala bem mas é demasiado papa açorda para o comum cidadão, além de ser demasiado "leve" na justiça.

PAN: que está mais preocupado em ajudar animais do que na vida das pessoas

PS/PSD os 2 que levaram o país ao estado atual.

IL: um partido que dificilmente alguma vez vai cativar eleitorado de classes sociais baixas

Chega: um partido que nunca lá esteve, que é sem dúvida o mais criticado e que mesmo assim diz o que tu pensas mas não podes dizer sem ser chamado de nomes. Que tem um líder super carismático e que representa uma rotura com o rumo atual. Há muita gente disposta a "pagar para ver"

as 95 teses de martin luther, 1517 (colourised)

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Citação de SAS_Robben, há 5 minutos:

Considerando que os deputados eleitos podem mudar de posição a cada dia que se sentam no parlamento, então acho que é melhor convocarmos eleições todos os domingos.

Eu até acho que o Marcelo legitimamente convocou estas eleições. Posso o atacar por outros motivos mas por esse não.

Tal não me impede de compreender que o meu sistema politico está assente neste sistema parlamentar e que os governos e PM dependem dos deputados eleitos e não o contrário.

Resumindo, não consegues garantir.

Compartilhar este post


Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

  • Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

×
×
  • Criar Novo...