Petar Musa Publicado 25 Julho 2024 Citação de Hidden, há 2 horas: Pior os escuteiros, para mim são todos psicopatas. Respeito muito o escutismo. Aprendi muito nos anos que lá andei Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 25 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 4 minutos: Respeito muito o escutismo. Aprendi muito nos anos que lá andei E assim se explica muita coisa... 1 2 Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 25 Julho 2024 Não li tudo mas percebo os 2 pontos de vista. Por um lado faz sentido beneficiar as crianças desfavorecidas que mais necessitam de apoio, o que é justo e a longo prazo melhor para toda a sociedade; por outro lado não faz sentido criar desincentivos perversos ao trabalho, em que famílias com pais a trabalhar possam ter menos rendimentos disponíveis por mês do que quem tem apoios do estado, porque as creches são tão caras. Não admira que isso também crie sentimentos de injustiça. Não há maneira de criar mecanismos que tentem dar resposta às duas coisas tipo 50/50? Sei lá tentar fazer com que as creches não sejam tão estupidamente caras Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 25 Julho 2024 Citação de noikeee, há 4 minutos: Não li tudo mas percebo os 2 pontos de vista. Por um lado faz sentido beneficiar as crianças desfavorecidas que mais necessitam de apoio, o que é justo e a longo prazo melhor para toda a sociedade; por outro lado não faz sentido criar desincentivos perversos ao trabalho, em que famílias com pais a trabalhar possam ter menos rendimentos disponíveis por mês do que quem tem apoios do estado, porque as creches são tão caras. Não admira que isso também crie sentimentos de injustiça. Não há maneira de criar mecanismos que tentem dar resposta às duas coisas tipo 50/50? Sei lá tentar fazer com que as creches não sejam tão estupidamente caras A questão é que podemos tentar virar o problema de várias maneiras e nunca vamos conseguir arranjar uma solução justa porque isso implicaria algo que cobrisse toda e qualquer circunstância e uma consciência plena de todas as variáveis e situações de vida dos cidadãos. Mesmo que tal fosse possível temos ainda o problema dos recursos finitos do nosso país, apesar de termos dinheiro sabemos que ele é muito mal gerido e muitas vezes apenas atirado aos problemas com pouco critério e de onde muita gente se aproveita para tirar o seu quinhão parasitando ainda mais o sistema. O que fica é um lençol curto cheio de buracos para tapar um problema que escorre por todos os lados. Eu compreendo que se tente criar algum sentido de justiça nas medidas, mas acho que falta compreensão geral para aceitar que tal ninguém sair prejudicado muito dificilmente irá acontecer. Citação de noikeee, há 4 minutos: Não há maneira de criar mecanismos que tentem dar resposta às duas coisas tipo 50/50? Sei lá tentar fazer com que as creches não sejam tão estupidamente caras Uma creche é cara por natureza, além do espaço fisico, licenciamento e certificações (muitas vezes com obras feitas para que o espaço cumpra todos os requisitos escritos na lei), tens ainda de pagar staff, materiais, limpeza, contabilista, advogados, etc. Tudo isto custa muito dinheiro e tu queres que as pessoas que tomam conta das crianças estejam também elas bem porque senão tens pessoas mal na vida a tomar conta dos filhos de outros e isso é um problema. Por estas e por outras é que em muitas terras do interior tens "creches" ilegais (um pouco como os lares) porque as pessoas precisam de um sitio para colocar os miúdos mas não há quem tenha capacidade para pagar o que é necessário para uma creche 100% legalizada possa existir - Isto porque aí atrás alguém disse algo como "façam só mais creches, sejam empreendedores" Eu vivi emigrado na Holanda e tive colegas a pagar mais de 3000€/mês para ter 3 de 4 filhos na creche. Sei que em Portugal os valores são diferentes mas ainda assim é importante ter noção dos valores. Junta a isto um estado que gera mal o dinheiro, como dito acima, e dá para ver que é muito complicado ter medidas "justas" para todos, ou pelo menos tentem prejudicar o menos possível. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 25 Julho 2024 Citação de Descartes, há 7 horas: Não faz sentido quando tens cobertura integral a partir dos 6 anos. Não deves criar um hiato entre os 4 e 5 anos sujeitando milhares de crianças à interrupção do seu percurso educativo. Aliás, a própria proposta apresentada pelo PCP no quadro da geringonça que foi aprovada em 2022 só fez sentido porque o Governo deliberou a universalidade e obrigatoriedade de frequência do pré-escolar a partir dos 5 anos em 2009 e a partir dos 4 anos em 2015. Ou seja, atualmente o pré-escolar é obrigatório e universal. O problema é que ainda não existe essa oferta pública integral na prática. Parece-me bem mais prioritário cumprir com as Leis aprovadas em 2009 e 2015 do que com a Lei aprovada em 2022. Percebo o ponto de vista. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Julho 2024 Citação de noikeee, há 40 minutos: Não li tudo mas percebo os 2 pontos de vista. Por um lado faz sentido beneficiar as crianças desfavorecidas que mais necessitam de apoio, o que é justo e a longo prazo melhor para toda a sociedade; por outro lado não faz sentido criar desincentivos perversos ao trabalho, em que famílias com pais a trabalhar possam ter menos rendimentos disponíveis por mês do que quem tem apoios do estado, porque as creches são tão caras. Não admira que isso também crie sentimentos de injustiça. Não há maneira de criar mecanismos que tentem dar resposta às duas coisas tipo 50/50? Sei lá tentar fazer com que as creches não sejam tão estupidamente caras Nunca vou entender esse argumento do "desincentivo ao trabalho", que também é muito usado quando o assunto é RSI. Até parece que é melhor não ter trabalho, ou estar tão mal ao ponto de ser qualificável para RSI. Essa gente tem uma vida de sonho, não haja dúvidas. Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 25 Julho 2024 Citação de Ghelthon, Agora: Nunca vou entender esse argumento do "desincentivo ao trabalho", que também é muito usado quando o assunto é RSI. Até parece que é melhor não ter trabalho, ou estar tão mal ao ponto de ser qualificável para RSI. Essa gente tem uma vida de sonho, não haja dúvidas. Acho que o ponto é mais tu fazeres a tua parte, ser um membro activo e contribuinte para a sociedade e sentires que tens certas coisas a remar "contra" ti. Fazeres o esforço para ganhar mais mas seres penalizado com mais impostos, teres emprego e teres filhos mas depois sentes que os outros te passam à frente no acesso às creches, queres ter uma empresa mas depois teres milhentos entraves e armadilhas judiciais para seres apanhado na curva e multado. Isto apenas generalizando, obviamente que há muita gente que tem azar na vida e tem filhos e precisa de ser ajudado. Voltamos ao ponto do ser ou não justo, quando tentas ajudar e beneficiar uns corres o risco de prejudicar outros. 1 Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 25 Julho 2024 Citação de Ghelthon, há 18 minutos: Nunca vou entender esse argumento do "desincentivo ao trabalho", que também é muito usado quando o assunto é RSI. Até parece que é melhor não ter trabalho, ou estar tão mal ao ponto de ser qualificável para RSI. Essa gente tem uma vida de sonho, não haja dúvidas. Esse raciocínio tem uma pecha enorme. Pressupões que toda a gente tem a mesma ambição e a percepção de conforto que tu tens. Compartilhar este post Link para o post
noikeee Publicado 25 Julho 2024 Citação de Ghelthon, há 20 minutos: Nunca vou entender esse argumento do "desincentivo ao trabalho", que também é muito usado quando o assunto é RSI. Até parece que é melhor não ter trabalho, ou estar tão mal ao ponto de ser qualificável para RSI. Essa gente tem uma vida de sonho, não haja dúvidas. Eu tou mais a falar na generalidade e não em situações específicas, tu não queres criar situações em que uma pessoa ao obter emprego ou a legalizar a sua situação, tenha no final das contas poucos ou nenhuns incentivos financeiros, sobre manter os benefícios do estado. Por motivos óbvios. É que nem toda a gente pensa três passos a frente, e entende que arranjar um emprego mauzinho pode ser uma forma de depois arranjar emprego melhor etc etc. A escada às vezes está tão inclinada que desmotiva, e as pessoas pensam que mais vale tentar manter os benefícios do estado e se arriscar tentar fazer uns biscates não declarados. Se há situações em que isso aconteça regularmente em Portugal não estou informado o suficiente para saber. Sei que o RSI é miserável e nunca será só por aí, mas também sei que a cultura em Portugal de tentar "arranjar formas de fugir ao sistema" é super entranhada, em todos os estratos sociais. Até a tentar trabalhar 100% legal tu notas que está tudo contra ti, começas a fazer carreira, 3, 4, 5, 6 anos de trabalho e a ganhar as primeiras promoções na carreira, os teus impostos a comerem a maior parte do rendimento que consigas ter aumentado por motivo de promoções, precisamente ao mesmo tempo que deixas de ser elegível para qualquer benefício social que te reste (e/ou ao mesmo tempo que perdes os benefícios de jovem), e começas a te revoltar contra o sistema. 2 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 25 Julho 2024 Citação de Abraxas, há 22 minutos: Voltamos ao ponto do ser ou não justo, quando tentas ajudar e beneficiar uns corres o risco de prejudicar outros. Voltamos ao ponto de que há ignorancia sobre como os apoios são dados, ignorancia como é a vida dos outros que não temos nada que ver com isso e confiar que a ficalização está a fazer o seu trabalho e a melhorar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Abraxas Publicado 25 Julho 2024 Citação de noikeee, há 6 minutos: Eu tou mais a falar na generalidade e não em situações específicas, tu não queres criar situações em que uma pessoa ao obter emprego ou a legalizar a sua situação, tenha no final das contas poucos ou nenhuns incentivos financeiros, sobre manter os benefícios do estado. Por motivos óbvios. É que nem toda a gente pensa três passos a frente, e entende que arranjar um emprego mauzinho pode ser uma forma de depois arranjar emprego melhor etc etc. A escada às vezes está tão inclinada que desmotiva, e as pessoas pensam que mais vale tentar manter os benefícios do estado e se arriscar tentar fazer uns biscates não declarados. Se há situações em que isso aconteça regularmente em Portugal não estou informado o suficiente para saber. Sei que o RSI é miserável e nunca será só por aí, mas também sei que a cultura em Portugal de tentar "arranjar formas de fugir ao sistema" é super entranhada, em todos os estratos sociais. Até a tentar trabalhar 100% legal tu notas que está tudo contra ti, começas a fazer carreira, 3, 4, 5, 6 anos de trabalho e a ganhar as primeiras promoções na carreira, os teus impostos a comerem a maior parte do rendimento que consigas ter aumentado por motivo de promoções, precisamente ao mesmo tempo que deixas de ser elegível para qualquer benefício social que te reste (e/ou ao mesmo tempo que perdes os benefícios de jovem), e começas a te revoltar contra o sistema. Este é um exemplo de alguem com RSI, mas o mesmo acontece com um jovem que sai da faculdade e começa a trabalhar como estagiário ou numa posição básica e quer evoluir para tentar fazer alguma coisa da vida. E chegas ao ponto que sentes que já não vale a pena, fazes a mala e vais para outro país. Isto é a história de milhares e milhares da minha geração e da maior parte do meu circulo de amigos. E acredito não ser o único aqui que vê isto a acontecer. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 25 Julho 2024 Citação de Jimpo, há 12 horas: Se para ti uma criança aprende mais com horários fixos e rotinas do que a brincar em casa, num parque infantil, na rua, também deixo isso contigo. É quem nem tem comparação o quanto uma criança se desenvolve mais estando na creche do que estando em casa. Vejo tanto nas minhas como nas crianças à volta, os que foram para a creche cedo foram muito mais estipulados e desenvolvidos, e conseguiram desenvolver empatia e independência. Aprendem a gerir a relação com os pares, a gerir conflitos, etc. E digo eu que nos primeiros anos fui criado com os meus avós, só fui para a pré primária depois aos 3 anos. Citação de Jimpo, há 11 horas: Numa creche tens um rácio de 1 educadora para 6/7 bebés(?). É impossível teres uma educadora para cada criança. Estão 5 crianças a chorar ao mesmo tempo com necessidades a precisarem de ser atendidas e não podem ser acalmadas ao mesmo tempo, aumentado o stress na criança podendo potencialmente criar problemas sócio afectivos na criança. Não sei se entretanto mudou, mas quando meti as minhas na creche o mínimo legal era 2 educadoras para 10 bebés, sendo que tirando uma escola todas as que vi tinham 3. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 25 Julho 2024 Citação de Abraxas, há 2 horas: Acho que o ponto é mais tu fazeres a tua parte, ser um membro activo e contribuinte para a sociedade e sentires que tens certas coisas a remar "contra" ti. Fazeres o esforço para ganhar mais mas seres penalizado com mais impostos, teres emprego e teres filhos mas depois sentes que os outros te passam à frente no acesso às creches, queres ter uma empresa mas depois teres milhentos entraves e armadilhas judiciais para seres apanhado na curva e multado. Isto apenas generalizando, obviamente que há muita gente que tem azar na vida e tem filhos e precisa de ser ajudado. Voltamos ao ponto do ser ou não justo, quando tentas ajudar e beneficiar uns corres o risco de prejudicar outros. Citação de Tibraco, há 2 horas: Esse raciocínio tem uma pecha enorme. Pressupões que toda a gente tem a mesma ambição e a percepção de conforto que tu tens. Obviamente. Mas o mundo não é preto e branco. Há N razões que podem levar alguém a estar nessas condições. E duvido, sinceramente, que a percentagem de pessoas que recebe RSI e não quer uma vida melhor seja grande ou até relevante. Duvido também que haja alguém que pense "naaa, tenho uma vida de m*rda, mas assim tenho creche, portanto deixo-me estar". Dito isto, eu sou um socialista, portanto para mim faz todo o sentido que quem tenha mais pague para ajudar quem tem menos. Sobejamente conhecido, mas para mim faz sentido que a sociedade funcione como a imagem do lado direito: Gosto que os meus impostos paguem RSI a mandriões? Não, claro que não. Mas isso é tão ínfimo que não me preocupa minimamente. Há problemas bem maiores, mesmo dentro do assunto da aplicação dos impostos. Citação de noikeee, há 2 horas: Eu tou mais a falar na generalidade e não em situações específicas, tu não queres criar situações em que uma pessoa ao obter emprego ou a legalizar a sua situação, tenha no final das contas poucos ou nenhuns incentivos financeiros, sobre manter os benefícios do estado. Por motivos óbvios. É que nem toda a gente pensa três passos a frente, e entende que arranjar um emprego mauzinho pode ser uma forma de depois arranjar emprego melhor etc etc. A escada às vezes está tão inclinada que desmotiva, e as pessoas pensam que mais vale tentar manter os benefícios do estado e se arriscar tentar fazer uns biscates não declarados. Se há situações em que isso aconteça regularmente em Portugal não estou informado o suficiente para saber. Sei que o RSI é miserável e nunca será só por aí, mas também sei que a cultura em Portugal de tentar "arranjar formas de fugir ao sistema" é super entranhada, em todos os estratos sociais. Até a tentar trabalhar 100% legal tu notas que está tudo contra ti, começas a fazer carreira, 3, 4, 5, 6 anos de trabalho e a ganhar as primeiras promoções na carreira, os teus impostos a comerem a maior parte do rendimento que consigas ter aumentado por motivo de promoções, precisamente ao mesmo tempo que deixas de ser elegível para qualquer benefício social que te reste (e/ou ao mesmo tempo que perdes os benefícios de jovem), e começas a te revoltar contra o sistema. Acho que já estás a divergir para outras questões. É evidente que o cenário actual não é ideal, a nenhum nível. Mas, no cenário actual, e no assunto das creches, faz-me sentido que quem tem menos posses sejam beneficiado. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 25 Julho 2024 Citação de challenger, há 10 minutos: Qual a causa? Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 25 Julho 2024 Citação de HappyKing, há 16 minutos: Qual a causa? Apresentação de resultados. Não sou especialista, mas os lucros foram mais baixos que o esperado e houve um aumento de custos maior que o esperado. Provavelmente vem down sizing a caminho. 1 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Julho 2024 Citação de challenger, há 34 minutos: :partyhard: /BE Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 25 Julho 2024 Citação de Petar Musa, há 12 minutos: :partyhard: /BE Estás a antecipar diminuição do preço das fraldas? Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Julho 2024 Citação de Descartes, há 16 minutos: Estás a antecipar diminuição do preço das fraldas? Só vou comprar fraldas no estrangeiro para não pagar impostos em Portugal para dar aos RSI 1 Compartilhar este post Link para o post
Mayday Publicado 25 Julho 2024 Efeito Mercadona. Eu agora também só vou lá. 1 2 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 25 Julho 2024 (editado) Citação de Mayday, há 8 minutos: Efeito Mercadona. Eu agora também só vou lá. Efeito Mercadona mas é na Polónia que é de onde vem maior parte da faturação e lucros. Pelo que li têm cada vez mais concorrência lá. Havia muitas localidades onde só eles tinham supermercado e que agora começa a haver supermercados de outras marcas. Se bem que cá também deve haver esse efeito mas não deve ter grande impacto nas contas. Eu já não faço lá compras regulares há anos e sinto que estão a ficar para trás em relação à concorrência, mas é apenas a minha percepção. Editado 25 Julho 2024 por challenger Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 25 Julho 2024 (editado) Sim, estão a investir à grande da Colombia. Dado o historico, parece mais uma queda que volta e meia dão. Por isso já sabem meninos, boa altura para comprar. Editado 25 Julho 2024 por kareca Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 25 Julho 2024 Citação de challenger, há 23 minutos: Efeito Mercadona mas é na Polónia que é de onde vem maior parte da faturação e lucros. Pelo que li têm cada vez mais concorrência lá. Havia muitas localidades onde só eles tinham supermercado e que agora começa a haver supermercados de outras marcas. Se bem que cá também deve haver esse efeito mas não deve ter grande impacto nas contas. Eu já não faço lá compras regulares há anos e sinto que estão a ficar para trás em relação à concorrência, mas é apenas a minha percepção. Em termos de preços, mas compras que faço, são mais caros que o Continente. Além de que, o Continente tem aquele engodo dos x% em cartão. O do Pingo Doce é inútil E o Pingo Doce perto de minha casa é desorganizado e sujo Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 25 Julho 2024 Citação de HappyKing, há 10 horas: Eu disse que discordava porque do que interpreto da curva de Heckman é que o investimento na educação e desenvolvimento das crianças pequenas, especialmente nos primeiros anos de vida (0-3), geram retornos muito mais altos do que em idades avançadas e mais altos do que nas idades seguintes. A educaçao e desenvolvimento nao sao lineares, nem continuos. Estas a assumir que a criança vai ter sempre um estimulo de aprendizagem igual (de nivel alto) durante toda a sua vida e que ira ser sempre em crescendo, quando nao se pode dizer que seja verdade. Nao é por ter adquirido competencias primeiro que os outros até aos 3 anos, e se depois até aos 6 tiver pouco ou nenhum estimulo, que vai continuar avançado ou "melhor" que outros que tenham tido um percurso diferente. Para mais os estudos de onde sao tiradas as conclusoes sao de estudos em que pegam em crianças de meio desfavorecidos (que nao é sinonimo de pessoas desempregadas penso eu) e lhe sao dadas educaçao de alto nivel e principalmente individualizada. Ora isto nao é o que acontece numa creche normal e publica. Estamos de acordo que quanto mais investimento na educaçao melhor. Que seja tudo publico e de alto nivel. Mas nao ha recursos ilimitados nem mundos perfeitos onde isso exista nesse momento. Mais importante que a creche gratuita para todos, seria de melhorar as condiçoes de emprego. Tao importante como a creche gratuita para quem tem pais desempregados sera de empregar esses pais e com boas condiçoes de trabalho/emprego. 1 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 25 Julho 2024 Citação de Ghelthon, há 3 horas: é isto que me tem feito confusao e que tenho tentado explicar o meu ponto de vista do porquê nao me chocar a questao da decisao nos Açores O que acontece com uma vantagem da creche gratuita pra quem esta desempregado (e que ha um partido que nao quer que eles tenham direito) é que o maior da imagem (com salarios muito mais alto que a norma) continua com a caixa debaixo dos pes porque nao lhe faz diferença pagar creche, o mais pequeno (desempregado/RSI) podes dar 2/3 caixas e ele continua sem ver o jogo porque o problema principal que é ter emprego continua sem o ter, e quem esta no meio que é quem tem salarios normais/normais baixos fica sem caixa e fica ao nivel do mais pequeno. é nivelar por baixo. é dizer "olhe que quem esta desempregado esta ao mesmo nivel de um trabalhador com salario ate 1000 euros". Claro, quem tem salario até 1000 euros é arrastado para o nivel de quem tem um income mais baixo. Quem mais vai sofrer com a falta de lugar na creche, é quem tem salarios normais. A nao ser que sejam criadas muito mais vagas. E como isso nao se faz de um dia para o outro.. 2 Compartilhar este post Link para o post