Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

esta encontrado o primeiro com uma licenciatura em paleontologia

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 7 horas:

Pois 'e uma realidade que quem estuda coisas que nao teem empregabilidade acaba a fazer trabalhos de m*rda que pagam salarios de m*rda... quem diria que life choices tinham impactos futuros.

os teus filhos odeiam-te lmaoooooo

Editado por Pavel

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 7 horas:

Logo vi que era ficção. Desde quando é que alguém que ganha o RSI tem de trabalhar?

Mas só espero que tenhas aproveitado esse tempo nas obras para aprender a arte do gajo que te pediu para andares escada acima escada abaixo a carregar m*rda para ele e que te pagou 80 euros e que hoje em dia tenhas uma empresa a fazer o que ele faz e que pagues 1500€ limpos ao gajo que te vai buscar as m*rda. 🙏

#empreendendendorismo 

Coisas em que só um liberal poderia pensar. 

Compartilhar este post

Link para o post

Impagável. A explicação que encontro para esta falta de noção, essa sim olímpica, é a barraca da Sagres ali atrás e algum descuido do Hugo Soares relativamente a isso mesmo. 

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 20 horas:

Nao 'e isso que eu disse. Quando se diz que a economia paralela 'e 35% do PIB, estamos a dizer que se calcula que se toda a economia paralela podesse ser contabilizada, o PIB seria 135% do que 'e hoje. Pensei que isso fosse claro dado que o calculo do PIB pela 'e pelo rendimento ou seja gross profit + salarios + IVA - certos subsidios.

Ou seja logo nao se pode calcular de forma certa a economia paralela, logo sendo o PIB 135% com a economia paralela quer dizer que o rendimento de 800 Euros passaria a 1080 Euros.

A maneira como se calcula ou se estima esse valor da economia paralela 'e mesmo uma comparacao entre o valor do PIB e uma coisa chamada "demand for money". Qualquer estatistica como a falada aqui de mediana de rendimentos tem por base valores oficiais e nao tem em conta a economia paralela que 'e uma estimativa, logo por logica o rendimento medio real 'e maior do que o oficial (isto nem 'e uma discussao, 'e um facto).

Poupa-me às análises económicas. Eu frisei que eram questões matemáticas.

No primeiro ponto já te fiz recuar até aos 1080 €. Se utilizasses como base o valor que o Musa referiu (763 €) chegavas a 1030. Bem longe dos 1200 que disparaste erradamente.

Quanto ao outro erro também estás mais perto. Se o PIB "real", integrando a economia paralela, é 135, então, como 35/135=0,26, isso quer dizer que a economia paralela corresponde a 26% da economia "real". Sendo errado dizer-se "tendo em conta que 35% da economia 'e paralela".

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Impagável. A explicação que encontro para esta falta de noção, essa sim olímpica, é a barraca da Sagres ali atrás e algum descuido do Hugo Soares relativamente a isso mesmo. 

Temos que investir nas condições dos Primeiros Ministros que vão ver os Jogos Olímpicos, parece-me a chave para o sucesso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Nem queiram saber quem era o primeiro-ministro do governo responsável pela construção do velódromo de Sangalhos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 2 horas:

Poupa-me às análises económicas. Eu frisei que eram questões matemáticas.

No primeiro ponto já te fiz recuar até aos 1080 €. Se utilizasses como base o valor que o Musa referiu (763 €) chegavas a 1030. Bem longe dos 1200 que disparaste erradamente.

Quanto ao outro erro também estás mais perto. Se o PIB "real", integrando a economia paralela, é 135, então, como 35/135=0,26, isso quer dizer que a economia paralela corresponde a 26% da economia "real". Sendo errado dizer-se "tendo em conta que 35% da economia 'e paralela".

E matematicamente continuas a estar errado porque em qualquer analise economica se diz que economia paralela estima-se em 35% do PIB e isso que dizer que a economia real esta nos 135% do PIB (PIB+economia paralela estimada=135% PIB real ou seja qualquer valor calculado sobre o valor do PIB tem de ser multiplicado por 1.35 para se obter o valor real)...queres continuar ai por ai estas a vontade, mas estas errado alias basta leres o artigo.

Porque nao leste o artigo vou te por aqui os valores

PIB reportado em 2022 - 242,341 M

Economia Paralela Estimada (ENR) em 2022 - 82,232 M

Estimativa do PIB real - 324,573 M

Qualquer per capita baseado no numero reportado do PIB tem um aumento de x*(82323/242341+1)=x*1,34 ou seja 134% (o artigo com os dados da altura coloca o PIB mais baixo do que 242 milhoes por isso falar em 34,37% em vez de 33,99% com os dados reportados finais).

Alias dizer que as analises economicas nao sao o importante mostra apenas como a tua analise que dizer que esse tal valor de "763 nao inclui a economia paralela" nao passar de preconceito 'e apenas uma posta de pescada de quem nao percebe nada de macroeconomia...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 21 minutos:

E matematicamente continuas a estar errado porque em qualquer analise economica se diz que economia paralela estima-se em 35% do PIB e isso que dizer que a economia real esta nos 135% do PIB (PIB+economia paralela estimada=135% PIB real ou seja qualquer valor calculado sobre o valor do PIB tem de ser multiplicado por 1.35 para se obter o valor real)...queres continuar ai por ai estas a vontade, mas estas errado alias basta leres o artigo.

Alias dizer que as analises economicas nao sao o importante mostra apenas como a tua analise que dizer que esse tal valor de "763 nao inclui a economia paralela" nao passar de preconceito 'e apenas uma posta de pescada de quem nao percebe nada de macroeconomia...

Tu até podes ser um guru na macroeconomia mas na matemática mostras muita dificuldade. E pelo caminho que isto levou também me parece que não és muito forte em português.

Vou voltar a explicar como se tu tivesses 10 anos:

PIB = 100

Economia Paralela = 35

Economia Real (chamemos-lhe assim) = 135

Peso da Economia Paralela na Economia Real = 35/135*100=26%

O resto é só conversa na tua cabeça. O primeiro parágrafo é um perfeito disparate porque eu tenho acompanhado esses números. Logo, não estou errado. Aliás, é exatamente com base nesses números que digo que a Economia Paralela representa 26% da Economia Real.

O segundo parágrafo é um delírio. Porque eu disse que a análise económica não é importante para os 2 erros matemáticos que tu cometeste. São erros quer se trate de rendimentos, de cebolas ou de golos de futebol.

• Há 100 cebolas no mercado. Foram para o lixo porque tinham bicho 35% das cebolas que estão no mercado. Conclusão: Foram colhidas 135 cebolas e destas 26% foram para o lixo.
  • Foram validados 100 golos numa competição. Foram anulados 35% dos golos validados. Conclusão: Foram marcados 135 golos e destes 26% foram anulados.

O resto do parágrafo não passa de deficiências de leitura da tua parte e de uma arrogância infantil.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 7 minutos:

Tu até podes ser um guru na macroeconomia mas na matemática mostras muita dificuldade. E pelo caminho que isto levou também me parece que não és muito forte em português.

Vou voltar a explicar como se tu tivesses 10 anos:

PIB = 100

Economia Paralela = 35

Economia Real (chamemos-lhe assim) = 135

Peso da Economia Paralela na Economia Real = 35/135*100=26%

O resto é só conversa na tua cabeça. O primeiro parágrafo é um perfeito disparate porque eu tenho acompanhado esses números. Logo, não estou errado. Aliás, é exatamente com base nesses números que digo que a Economia Paralela representa 26% da Economia Real.

O segundo parágrafo é um delírio. Porque eu disse que a análise económica não é importante para os 2 erros matemáticos que tu cometeste. São erros quer se trate de rendimentos, de cebolas ou de golos de futebol.

• Há 100 cebolas no mercado. Foram para o lixo porque tinham bicho 35% das cebolas que estão no mercado. Conclusão: Foram colhidas 135 cebolas e destas 26% foram para o lixo.
  • Foram validados 100 golos numa competição. Foram anulados 35% dos golos validados. Conclusão: Foram marcados 135 golos e destes 26% foram anulados.

O resto do parágrafo não passa de deficiências de leitura da tua parte e de uma arrogância infantil.

f*dasse ja te expliquei, ja te mostrei um artigo que demonstra como a terminologia 'e aplicada, tu insiste na tua ficamos assim...

Qualquer per capita baseado no numero reportado do PIB tem um aumento de x*(82323/242341+1)=x*1,34 ou seja 134% (o artigo com os dados da altura coloca o PIB mais baixo do que 242 milhoes por isso falar em 34,37% em vez de 33,99% com os dados reportados finais).

"A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) estima que o peso da economia não registada (ENR) no PIB tenha atingido um recorde de 34,37% em 2022, o correspondente a 82.232 mil milhões de euros, valor que equivale, por exemplo, a seis orçamentos da saúde e a 30% da dívida pública."

La porque nao tens argumentos de valor escusas de estar a inventar e a confundir calculos, eu sei e todos sabemos como se calcula o que se paga de imposto na compra de um bem e que a taxa de IVA sao valores diferentes, o IVA de um produto sao 21% no entanto se fizeres a divisao o que pagaste em IVA foi 17,4% do valor da compra...mas va se la saber porque 'e que em economia se diz que o IVA 'e 21% ou que a ENR sao neste caso 34%...enfim mais uma vez nao tens argumentos e continuas a alinhar pela palermice...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 4 minutos:

f*dasse ja te expliquei, ja te mostrei um artigo que demonstra como a terminologia 'e aplicada, tu insiste na tua ficamos assim...

"A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) estima que o peso da economia não registada (ENR) no PIB tenha atingido um recorde de 34,37% em 2022, o correspondente a 82.232 mil milhões de euros, valor que equivale, por exemplo, a seis orçamentos da saúde e a 30% da dívida pública."

E tu só continuas a ser burro porque queres.

Foi com esses dados que eu te disse que o rendimento mediano estava mais perto dos 1000 euros do que dos 1200 que tu tinhas indicado. Tu depois fizeste as contas com uma base de 800 € e chegaste a 1080. Com os 763 € dava cerca de 1030. Um ponto para mim.

O outro erro que cometes é quando afirmas que a economia paralela é 35% da economia real. Isso é falso. Com os dados que agora apresentas: 82,232 M/324,573 M=0,253. Ou seja, a economia paralela é 25% da economia real.

Eu não estou a discutir o estudo da FEUP. Estou a discutir 2 erros que tu cometeste no 1º post. Quando chutaste um valor de 1200 sem qualquer base. E quando te expressaste incorretamente ao dizer que a economia paralela é 35% da economia real. Os erros não estão no estudo nem nos dados. Estão nas tuas afirmações que não correspondem ao que os dados transmitem. Os burros não são os professores autores do estudo, és só tu.

Compartilhar este post

Link para o post

A

Citação de Descartes, há 2 minutos:

E tu só continuas a ser burro porque queres.

Foi com esses dados que eu te disse que o rendimento mediano estava mais perto dos 1000 euros do que dos 1200 que tu tinhas indicado. Tu depois fizeste as contas com uma base de 800 € e chegaste a 1080. Com os 763 € dava cerca de 1030. Um ponto para mim.

O outro erro que cometes é quando afirmas que a economia paralela é 35% da economia real. Isso é falso. Com os dados que agora apresentas: 82,232 M/324,573 M=0,253. Ou seja, a economia paralela é 25% da economia real.

Eu não estou a discutir o estudo da FEUP. Estou a discutir 2 erros que tu cometeste no 1º post. Quando chutaste um valor de 1200 sem qualquer base. E quando te expressaste incorretamente ao dizer que a economia paralela é 35% da economia real. Os erros não estão no estudo nem nos dados. Estão nas tuas afirmações que não correspondem ao que os dados transmitem. Os burros não são os professores autores do estudo, és só tu.

Certo e o IVA 'e 17,4% e nao 21%

Quando recebes um aumento de 3% dizes que fosto aumentado em 2,...(porque 3/103)

O facto de tu nao perceberes que nunca ninguem em economia quando se adiciona algo como impostos, aumentos ou dotacoes fala do quanto esse valor representa do novo total mas quanto esse valor aumenta percentualmente o total anterior em valor bruto 'e apenas desconhecimento da tua parte.

De resto eu nem fiz o calculo ao principio por 800, fiz por 900, queres um ponto, toma la, estavas errado em tudo e sobretudo no que consideraste como preconceito, mas depois vens falar de infantilidade...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 32 minutos:

Certo e o IVA 'e 17,4% e nao 21%

Quando recebes um aumento de 3% dizes que fosto aumentado em 2,...(porque 3/103)

O facto de tu nao perceberes que nunca ninguem em economia quando se adiciona algo como impostos, aumentos ou dotacoes fala do quanto esse valor representa do novo total mas quanto esse valor aumenta percentualmente o total anterior em valor bruto 'e apenas desconhecimento da tua parte.

De resto eu nem fiz o calculo ao principio por 800, fiz por 900, queres um ponto, toma la, estavas errado em tudo e sobretudo no que consideraste como preconceito, mas depois vens falar de infantilidade...

Como estás no estrangeiro desculpo-te por mais um erro. O IVA aqui é de 23%.

Se ninguém fala do peso no novo total, então é mais um erro para a tua coleção. Porque foste tu que te referiste ao novo total. Daí eu ter identificado o erro matemático.

Ao princípio quando? Quando chutaste os 1200 euros? Mas porque raio utilizaste os 900 se o número que tinha sido indicado pelo Musa foi de 763? Porque te apeteceu? Quando me respondeste fizeste as contas com 800.

Sim, infantilidade. E cada vez mais. Foste infantil quando te apresentaste como grande macroeconomista quando eu te disse desde o princípio que a minha questão não tinha nada a ver com economia. E agora ainda estás mais infantil porque estás a fazer birra a ver se me vences pelo cansaço.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 10 minutos:

Como estás no estrangeiro desculpo-te por mais um erro. O IVA aqui é de 23%.

Se ninguém fala do peso no novo total, então é mais um erro para a tua coleção. Porque foste tu que te referiste ao novo total. Daí eu ter identificado o erro matemático.

Ao princípio quando? Quando chutaste os 1200 euros? Mas porque raio utilizaste os 900 se o número que tinha sido indicado pelo Musa foi de 763? Porque te apeteceu? Quando me respondeste fizeste as contas com 800.

Sim, infantilidade. E cada vez mais. Foste infantil quando te apresentaste como grande macroeconomista quando eu te disse desde o princípio que a minha questão não tinha nada a ver com economia. E agora ainda estás mais infantil porque estás a fazer birra a ver se me vences pelo cansaço.

Onde 'e que eu referi o novo total?

Sim chutei os 1200 Euros porque li algures 900. 800 foi o que referenciaste depois para finalmente dizeres que tinham sido 763 do Musa...

Ok, continuas, ja percebeste que estavas errado mas como nao queres admitir fazes birra e depois acusas os outros disso mesmo...epa vai dormir que o que te faz falta 'e sono porque obviamente continuas sem admitir que estavas errado no cerne da questao a que eu respondi inicialmente

Citação de Burkina2008, Em 13/08/2024 at 17:26:

'E bastante logico pensar que a realidade 'e que esse numero esta mais perto dos 1200 por mes do que dos 800 sendo a razao a existencia de uma economia paralela em Portugal a rondar os 35% do PIB.

Esta 'e a frase inicial, onde 'e que a minha frase varia do que o estudo menciona?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 8 minutos:

Onde 'e que eu referi o novo total?

Bold [1] da citação abaixo.

Quando dizes que 35% da economia é paralela. O que pressupõe que estás a englobar a parte "paralela" no total da economia.

Sim chutei os 1200 Euros porque li algures 900. 800 foi o que referenciaste depois para finalmente dizeres que tinham sido 763 do Musa...

Bold [2] da citação abaixo. Não fui eu que referenciei os 800. Foste tu. E agora apareces com os 900 que terás usado para chegar aos 1200 que "leste algures".

Ok, continuas, ja percebeste que estavas errado mas como nao queres admitir fazes birra e depois acusas os outros disso mesmo...epa vai dormir que o que te faz falta 'e sono porque obviamente continuas sem admitir que estavas errado no cerne da questao a que eu respondi inicialmente

Vou seguir o teu conselho. Foi divertido até certo ponto mas agora começas a aborrecer-me. Estás a ficar demasiado parecido no tipo de argumentos com aqueles rapazolas do Chega que por aqui andavam a marrar contra as paredes na altura das eleições.

Citação de Burkina2008, Em 14/08/2024 at 01:26:

'E bastante logico pensar que a realidade 'e que esse numero esta mais perto dos 1200 por mes do que dos 800 [2] sendo a razao a existencia de uma economia paralela em Portugal a rondar os 35% do PIB.

https://noticias.up.pt/2023/06/21/economia-paralela-em-portugal-representa-quase-35-do-pib/

Agora nao consigo encontrar mas ha uns 30 anos atras quando a Andaluzia chegou a ter uma taxa de desemprego oficial de 30%, houve um estudo de um economista que provou apartir do PNB da regiao que o desemprego real estava mais perto de 12% e que o rendimento medio era quase 40% daquele declarado (per capita).

Em Portugal obvio que  situacao passados 30 anos nao 'e semelhante, mas tendo em conta que 35% da economia 'e paralela [1] (isto em valor bruto obviamente) e que dessa parte obviamente que estamos a falar de uma fatia importante de actividade criminosa vinda de diversos tipos de trafico, a maior parte 'e salarios nao declarados, trabalho por conta propria nao declarado etc...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Quando dizes que 35% da economia é paralela. O que pressupõe que estás a englobar a parte "paralela" no total da economia.

Nao nao prossupoem e podes perguntar a qualquer economista e ele vai te dizer que isso quer dizer que a economia real 'e 135% em relacao ao PIB reportado

Ja te expliquei varias vezes e 'e a maneira como se expressa esses valores em teoria economica!

Mas pronto a frase do estudo esta errada (todo o conceito economico esta errado) e tu 'e que estas certo...ta bem boa noite!

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 10 minutos:

Portanto a frase do estudo esta errado e tu 'e que estas certo...ta bem boa noite!

A frase do estudo está corretíssima. A tua é que não está. Não a que citaste mas aquela em que dizes que "tendo em conta que 35% da economia 'e paralela".

Porque o Estudo não está a englobar a economia paralela na economia ou no PIB. E tu estás. Se englobas e pretendes referir-te à economia real, então a economia paralela representa 25% desse total.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 3 minutos:

A frase do estudo está corretíssima. A tua é que não está. Não a que citaste mas aquela em que dizes que tendo em conta que 35% da economia 'e paralela.

Porque o Estudo não está a englobar a economia paralela na economia ou no PIB. E tu estás. Se englobas e pretendes referir-te à economia real, então a economia paralela representa 25% desse total.

Nao nao estou isso 'e a tua interpretacao errada da coisa, alias como te disse nenhum economista entenderia o que eu escrevi dessa forma mas como disse vai la dormir

Toma la mais um exemplo:

How Big Is the Underground Economy?

Estimates vary widely, but some put the underground economy between 6.4% and 12% of U.S. gross domestic product (GDP). In the second quarter of 2023, U.S. GDP was estimated at $27.06 trillion, which puts the underground economy somewhere between $1.7 trillion and $3.2 trillion.

https://www.investopedia.com/articles/markets/032916/how-big-underground-economy-america.asp

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 3 minutos:

Nao nao estou isso 'e a tua interpretacao errada da coisa, alias como te disse nenhum economista entenderia o que eu escrevi dessa forma mas como disse vai la dormir

Estás. Porque quando dizes que 35% da economia é paralela, dizes também que 65% da economia é declarada e registada.

Editado por Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, Agora:

Estás. Porque quando dizes que 35% da economia é paralela, dizes também que 65% da economia é declarada e registada.

Nao nao estou porque quando se fala de estimativas em economia nunca se pode compor numeros dessa forma sequer...mais uma vez falas do que nao sabe...

Epa esta tudo bem eu tambem nao falo de fisica e quimica porque nao sei nada do assunto...nao tem mal nenhum admitir que nao se sabe do que se esta a falar Descartes

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Burkina2008, há 6 minutos:

Nao nao estou porque quando se fala de estimativas em economia nunca se pode compor numeros dessa forma sequer...mais uma vez falas do que nao sabe...

Epa esta tudo bem eu tambem nao falo de fisica e quimica porque nao sei nada do assunto...nao tem mal nenhum admitir que nao se sabe do que se esta a falar Descartes

Que números é que não se podem compor? Que 35+65=100?

Pior do que falar do que não se sabe é dizer disparates sobre algo que se alega saber. E ainda pior é teimar no disparate suportando-se nesse suposto conhecimento.

Para o caso de ainda não teres entendido eu volto a dizer-te: as minhas questões não têm nada a ver com economia. É pura matemática. E por mais que tentes não me convencerás de que a matemática aplicada às questões económicas é especial e tem regras diferentes.

Qualquer universo corresponde a 100%. Se algo é 35% desse universo então está lá englobado.

Se o PIB é 100% e existe uma parte não registada no PIB que ascende a 35% desse valor temos dois resultados possíveis: ou a economia paralela é 0% do PIB (porque não o integra não estando nele registada) ou é 25% da economia se considerarmos a soma do PIB com a economia paralela (135) que passa a ser o novo universo de 100%.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 7 minutos:

Que números é que não se podem compor? Que 35+65=100?

Pior do que falar do que não se sabe é dizer disparates sobre algo que se alega saber. E ainda pior é teimar no disparate suportando-se nesse suposto conhecimento.

Para o caso de ainda não teres entendido eu volto a dizer-te: as minhas questões não têm nada a ver com economia. É pura matemática. E por mais que tentes não me convencerás de que a matemática aplicada às questões económicas é especial e tem regras diferentes.

Qualquer universo corresponde a 100%. Se algo é 35% desse universo então está lá englobado.

Se o PIB é 100% e existe uma parte não registada no PIB que ascende a 35% desse valor temos dois resultados possíveis: ou a economia paralela é 0% do PIB (porque não o integra não estando nele registada) ou é 25% da economia se considerarmos a soma do PIB com a economia paralela (135) que passa a ser o novo universo de 100%.

Certo o mundo e todos os artigos economicos estao errados e tu esta certo...ate amanha valente!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

• Criar Novo...