antifa Publicado 23 Outubro 2024 Citação de bug, há 2 minutos: Eu até aceito a hipótese de o polícia se ter precipitado no disparo por ter pouca experiência. É por isso que se abre um inquérito, para averiguar toda a situação. Mas também sei que quando uma força de autoridade me manda parar, tenho que parar. Se vou fugir é normal que a polícia pense que tenho algo a esconder e venha atrás de mim. Independentemente de tudo, do eventual excesso do polícia ou do sujeito abatido poder ser eventualmente criminoso, percebo a revolta das pessoas do bairro. É sempre a morte de uma pessoa. Não consigo perceber é porque vão incendiar contentores e autocarros e semear este clima de caos. Não percebes porque estás a falar de uma posição de privilégio de alguém que tem a cor certa e nunca viveu no lugar errado. É por isso que a tua interação com a polícia nunca foi negativa, excepto algum bronco que não disse bom dia na operação stop ou um Zé que não perdoou a multa. Se vivesses desde pequeno num bairro destes infelizmente a experiência seria bem diferente, saberias na pele o que é a prepotência da polícia na interação diária, terias sido encostado à parede facilmente mais de meia dúzia de vezes antes sequer de ter 18 ou até 16 anos, saberias a forma agressiva como são feitas as patrulhas da carrinha de intervenção rápida, já tinhas ouvido n histórias de terror de malta que teve de ir passar a noite à esquadra etc. É por isso que as situações destas são um barril de pólvora, porque a tensão e a revolta está presente e nunca se faz nada para alterar o status quo, e nestas situações no bairro os velhotes estão em casa a chorar e os putos cá fora a partir tudo, faz parte, se um lado não muda o outro também não. É simplista mas é difícil não se cair no cliché da polícia má quando os anos passam e é sempre o mesmo filme, são sempre os mais broncos da turma a serem colocados nestes bairros, quase sempre polícias sem qualquer ligação à realidade cultural da vida de um subúrbio daqueles e à convivência com gente de outras etnias, que vêm um negro à noite e borram-se de medo. Sempre as mesmas esquadras com a tv no canto a dar cmtv 24/7, e agora sempre os grupos de whatsapp e telegram a despejar ódio e memes às toneladas. E claro sempre a desresponsabilização pública. 32 1 Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 23 Outubro 2024 (editado) e a forma como, caso após caso, se consegue imediatamente fazer esquecer que existe uma pessoa no meio disto tudo que, neste caso, morreu assassinada pela polícia ou noutros em que são “simplesmente” agredidas e humilhadas em público como se a sua vida valesse 0 Editado 23 Outubro 2024 por Pavel Compartilhar este post Link para o post
antifa Publicado 23 Outubro 2024 Mas neste caso até me parece mais ou menos unânime que o polícia que disparou está f*dido. Não vi grande circo do Chega em sua defesa, e logo eles que sabem logo o que se passou, é logo sinal que não deverá haver muito por onde pegar na defesa. Agora a atenção é desviada para o circo dos autocarros a arder e tal mas no caso em si duvido que haja grandes dúvidas de má conduta. Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 23 Outubro 2024 Citação de antifa, há 2 minutos: Mas neste caso até me parece mais ou menos unânime que o polícia que disparou está f*dido. Não vi grande circo do Chega em sua defesa, e logo eles que sabem logo o que se passou, é logo sinal que não deverá haver muito por onde pegar na defesa. Agora a atenção é desviada para o circo dos autocarros a arder e tal mas no caso em si duvido que haja grandes dúvidas de má conduta. o problema estrutural continuará, e a esquadra de alfragide vai continuar a gozar o prato e a envolver-se em constantes casos de abuso policial como vem a ser hábito há anos ou décadas Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 23 Outubro 2024 (editado) Citação de antifa, há 14 minutos: Não percebes porque estás a falar de uma posição de privilégio de alguém que tem a cor certa e nunca viveu no lugar errado. É por isso que a tua interação com a polícia nunca foi negativa, excepto algum bronco que não disse bom dia na operação stop ou um Zé que não perdoou a multa. Se vivesses desde pequeno num bairro destes infelizmente a experiência seria bem diferente, saberias na pele o que é a prepotência da polícia na interação diária, terias sido encostado à parede facilmente mais de meia dúzia de vezes antes sequer de ter 18 ou até 16 anos, saberias a forma agressiva como são feitas as patrulhas da carrinha de intervenção rápida, já tinhas ouvido n histórias de terror de malta que teve de ir passar a noite à esquadra etc. É por isso que as situações destas são um barril de pólvora, porque a tensão e a revolta está presente e nunca se faz nada para alterar o status quo, e nestas situações no bairro os velhotes estão em casa a chorar e os putos cá fora a partir tudo, faz parte, se um lado não muda o outro também não. É simplista mas é difícil não se cair no cliché da polícia má quando os anos passam e é sempre o mesmo filme, são sempre os mais broncos da turma a serem colocados nestes bairros, quase sempre polícias sem qualquer ligação à realidade cultural da vida de um subúrbio daqueles e à convivência com gente de outras etnias, que vêm um negro à noite e borram-se de medo. Sempre as mesmas esquadras com a tv no canto a dar cmtv 24/7, e agora sempre os grupos de whatsapp e telegram a despejar ódio e memes às toneladas. E claro sempre a desresponsabilização pública. Primeiro que tudo bom post, assim vale a pena discutir. Relativamente ao que disseste, de facto não sou negro. Mas já vivi num bairro social e sei o que é sentir na pele querer sair de casa de manhã e ter carrinhas de intervenção e pessoal armado até aos olhos. Como eu vivi esta situação, milhares de pessoas viverão o mesmo em zonas problemáticas de Lisboa (e outros) como a Cova da Moura, etc. E percebo o que dizes relativamente ao racismo. Aceito que possa acontecer e que existam polícias efetivamente racistas. Mas também existem polícias de cor (btw nunca sei se preto ou negro é ofensivo). Mas também sei que por norma as pessoas com boas intenções se afastam quando existem confusões. Claro que vão sempre existir sempre pessoas no sítio errado à hora errada, mas no meio de contentores incendiados e apedrejamentos, os polícias não podem andar a perguntar um a um se o senhor é delinquente ou não. Se existe excesso de força por parte da polícia, alguma razão haverá. Como serem recebidos com cocktails, apedrejamentos, tiros, etc. Como sugeres que se faça a gestão destas situações? Deixar de haver patrulhamento? Como dás condições de segurança a crianças e jovens que crescem nestas situações problemáticas? Deixando-os crescer no meio do crime? Editado 23 Outubro 2024 por bug Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 23 Outubro 2024 (editado) Citação de bug, há 15 minutos: Se existe excesso de força por parte da polícia, alguma razão haverá A realidade mostra que esse nexo causal de causalidade tem pouco. Principalmente nestes bairros. _______ Sobre o assunto, bons inputs - parece-me - do Brito Guterres e do Nuno Tito para a discussão. Editado 23 Outubro 2024 por HappyKing 2 Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 23 Outubro 2024 Citação de antifa, há 28 minutos: saberias a forma agressiva como são feitas as patrulhas da carrinha de intervenção rápida, https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/equipa-de-intervencao-rapida-da-psp-atacada-a-tiro-na-cova-da-moura?ref=HP_PrimeirosDestaques Compartilhar este post Link para o post
Lebohang Publicado 23 Outubro 2024 Nuno Melol Nuno Melo, ministro da Defesa, começa por lamentar a morte de um cidadão e sublinha que factos estão a ser apurados, o que “obriga a que não se tirem conclusões antecipadas” Nuno Melol, segundos mais tarde O ministro espera que “rapidamente a ordem seja estabelecida” e que “o país inteiro saiba estar do lado da PSP e das forças de segurança que se sacrificam e esforçam para salvaguarda da nossa vida, liberdade e bem-estar”. 1 Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 23 Outubro 2024 Isto é como nas empresas, tiveram um aumentozinho têm de mostrar mais trabalho também. Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 23 Outubro 2024 Todos nós temos uma opinião sobre tudo, mas na realidade só 5 pessoas (não vejo em nenhum lado a existência de testemunhas) é que sabem o que aconteceu. 1 delas não está cá para contar a história. É fácil conjugar teorias para um lado ou para o outro. Para mim também é estranho um gajo com uma faca levar um tiro de um policia, que estava acompanhado e que (supostamente) não estava em risco de levar uma facada acabar por disparar e matar uma pessoa. Mas a realidade é que não vi o que aconteceu, não sei o contexto, não sei se os policias estavam em cima da vitima, se estavam a metros de distancia, se ele fugiu da polícia ou não. Citação de bug, há 33 minutos: Se existe excesso de força por parte da polícia, alguma razão haverá. Como serem recebidos com cocktails, apedrejamentos, tiros, etc. Ok, esquece. I'm out of this. Quando fores a Alvalade e levares uma bastonada de um polícia só porque estás no sítio errado no momento errado lembra-te que ele te está a bater porque são recebidos com pedras por parte das claques. Ou aos tiros nos bairros. Compartilhar este post Link para o post
What Publicado 23 Outubro 2024 Citação de antifa, há 46 minutos: Mas neste caso até me parece mais ou menos unânime que o polícia que disparou está f*dido. Não vi grande circo do Chega em sua defesa, e logo eles que sabem logo o que se passou, é logo sinal que não deverá haver muito por onde pegar na defesa. Agora a atenção é desviada para o circo dos autocarros a arder e tal mas no caso em si duvido que haja grandes dúvidas de má conduta. https://sicnoticias.pt/pais/2024-10-22-video-chega-condena-constituicao-como-arguido-do-policia-que-baleou-homem-na-cova-da-moura-e-quer-ouvir-mai-3e54bf8d Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Almeno, há 10 minutos: Ok, esquece. I'm out of this. Quando fores a Alvalade e levares uma bastonada de um polícia só porque estás no sítio errado no momento errado lembra-te que ele te está a bater porque são recebidos com pedras por parte das claques. Ou aos tiros nos bairros. Eu conheço um polícia do corpo de intervenção, que por acaso hoje até vai fazer o jogo do Benfica. E já lhe perguntei isso mesmo. Quando há m*rda como é diferenciam gajos das claques (ou outros que façam m*rda) de pessoal normal que vai somente ver a bola? E a resposta foi que normalmente as pessoas que estão ali por mero acaso afastam-se imediatamente da confusão. Se vão haver pessoas possivelmente a levar uma bastonada sem ter culpa? Sim. Mas no meio de um tumulto como é que queres repor a calma? "Srs. Criminosos dêem um passo para a direita, Srs. Inocentes um passo para a esquerda". É muito fácil falar sentadinho agarrado a um teclado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 23 Outubro 2024 f*da-se os meus parabéns a quem ainda tenta 1 1 2 Compartilhar este post Link para o post
Rōnin Publicado 23 Outubro 2024 aposto que o @Rain Dog aproveitou a confusão para queimar um carro ou dois 👀 1 22 Compartilhar este post Link para o post
Lage_Effect Publicado 23 Outubro 2024 Nada como o sossego de viver no interior/terrinha. Não há dinheiro no mundo que me fizesse morar em Lisboa/Porto. 2 Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Lage_Effect, Agora: Nada como o sossego de viver no interior/terrinha. Não há dinheiro no mundo que me fizesse morar em Lisboa/Porto. De acordo. Não sei a zona onde vives, mas no interior também já foi mais calmo. Compartilhar este post Link para o post
Lage_Effect Publicado 23 Outubro 2024 Citação de bug, há 1 minuto: De acordo. Não sei a zona onde vives, mas no interior também já foi mais calmo. Moro numa aldeia a 5min de Vila Real. Aqui só fica mais agitado quando passa uma ambulancia com as sirenes ligadas e as pessoas saem de casa pra perguntar para quem foi a ambulancia. Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Lage_Effect, há 4 minutos: Moro numa aldeia a 5min de Vila Real. Aqui só fica mais agitado quando passa uma ambulancia com as sirenes ligadas e as pessoas saem de casa pra perguntar para quem foi a ambulancia. Espera só até chegar a próxima caravana. Compartilhar este post Link para o post
Lage_Effect Publicado 23 Outubro 2024 Citação de kareca, Agora: Espera só até chegar a próxima caravana. Que caravana? se era suposto ser uma referencia qualquer passou-me ao lado. 1 Compartilhar este post Link para o post
Almeno Publicado 23 Outubro 2024 Citação de bug, há 12 minutos: Eu conheço um polícia do corpo de intervenção, que por acaso hoje até vai fazer o jogo do Benfica. E já lhe perguntei isso mesmo. Quando há m*rda como é diferenciam gajos das claques (ou outros que façam m*rda) de pessoal normal que vai somente ver a bola? E a resposta foi que normalmente as pessoas que estão ali por mero acaso afastam-se imediatamente da confusão. Se vão haver pessoas possivelmente a levar uma bastonada sem ter culpa? Sim. Mas no meio de um tumulto como é que queres repor a calma? "Srs. Criminosos dêem um passo para a direita, Srs. Inocentes um passo para a esquerda". É muito fácil falar sentadinho agarrado a um teclado. E quando eles rompem do nada e não te dá tempo para fugires deles? E quando mesmo assim, quando te afastas eles continuam atrás de ti para te bater? E quantas vezes nem sequer é um tumulto, mas 2 ou 3 campeões, e eles entram a direito para bater? Eu também conheço uma besta que está no Corpo de Intervenção que se gaba de adorar esses dias porque têm ordens para bater em toda a gente. Já vi e vivi n situações só no contexto do futebol. Em todas elas a ação policial foi bruta, exagerada e feita por atrasados mentais. E nenhuma foi um tumulto, como preferiste utilizar para defenderes o teu ponto de vista. 1 Compartilhar este post Link para o post
El Shafto Publicado 23 Outubro 2024 (editado) Citação de bug, há 1 hora: Se existe excesso de força por parte da polícia, alguma razão haverá. Como serem recebidos com cocktails, apedrejamentos, tiros, etc. Esta parte é particularmente interessante, não podemos continuar a desdobrar essa lógica? Afinal, se são recebidos com cocktails, apedrejamentos, tiros, etc., alguma razão haverá. Editado 23 Outubro 2024 por El Shafto Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Almeno, há 14 minutos: E quando eles rompem do nada e não te dá tempo para fugires deles? E quando mesmo assim, quando te afastas eles continuam atrás de ti para te bater? E quantas vezes nem sequer é um tumulto, mas 2 ou 3 campeões, e eles entram a direito para bater? Eu também conheço uma besta que está no Corpo de Intervenção que se gaba de adorar esses dias porque têm ordens para bater em toda a gente. Já vi e vivi n situações só no contexto do futebol. Em todas elas a ação policial foi bruta, exagerada e feita por atrasados mentais. E nenhuma foi um tumulto, como preferiste utilizar para defenderes o teu ponto de vista. Há maus profissionais em todas as profissões e haverão sempre inocentes a apanharem por tabela. Então diz-me como a polícia deve controlar situações desordeiras? Não mandam tiros para o ar primeiro, por exemplo? Compartilhar este post Link para o post
Axadrezado Publicado 23 Outubro 2024 Citação de bug, há 31 minutos: Eu conheço um polícia do corpo de intervenção, que por acaso hoje até vai fazer o jogo do Benfica. E já lhe perguntei isso mesmo. Quando há m*rda como é diferenciam gajos das claques (ou outros que façam m*rda) de pessoal normal que vai somente ver a bola? E a resposta foi que normalmente as pessoas que estão ali por mero acaso afastam-se imediatamente da confusão. Se vão haver pessoas possivelmente a levar uma bastonada sem ter culpa? Sim. Mas no meio de um tumulto como é que queres repor a calma? "Srs. Criminosos dêem um passo para a direita, Srs. Inocentes um passo para a esquerda". É muito fácil falar sentadinho agarrado a um teclado. Sim. https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/agentes-da-psp-absolvidos-de-agressao-a-adepto-do-boavista-que-ficou-cego Compartilhar este post Link para o post
Pavel Publicado 23 Outubro 2024 Citação de Axadrezado, há 3 minutos: Sim. https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/agentes-da-psp-absolvidos-de-agressao-a-adepto-do-boavista-que-ficou-cego https://www.record.pt/futebol/futebol-nacional/liga-betclic/sporting/detalhe/adepto-do-sporting-foi-atingido-por-bala-de-borracha-no-olho-e-pode-ficar-cego Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 23 Outubro 2024 Citação de doom_master, há 1 hora: Malta, eu sei perfeitamente que estamos perante (mais) uma situação que nos deixa com as emoções à flor da pele, seja pelo sentimento de injustiça, pelas atitudes de/contra forças de segurança ou pelos comentários de terceiros, mas podemos tentar evitar tornar isto numa caixa de comentários de um CM da vida? Eu aproveito este post para deixar a minha opinião. Como em quase tudo na vida, as opiniões estão extremadas. Não há quem não veja racismo em tudo. Uns são mesmo racistas e xenófobos e usam o argumento da raça ou da nacionalidade para justificar todo e qualquer problema e os outros acham que toda a gente é racista. 1 Compartilhar este post Link para o post