Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Liberblue, há 2 minutos:

Tinha tudo legal e alcool zero. Isto é claramente falso. Quem é que é se engana em vez de mandar agua para os vidro liga sem querer os máximos? Das duas uma, ou tinhas carta há um mês ou estavas comprometido e ficaste nervoso com a situação. Já devias ter fumado uma. Só pode, para dar vontade de rir depois.

Ok.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 17 minutos:

Mas talvez não atirar a matar só porque é preto seja uma boa premissa.

f*da-se. Consegues-me explicar, como se eu tivesse 5 anos, o que te indica que o bófia atirou a matar só porque o gajo era preto?

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 8 minutos:

Até eu que nunca me meti em confusões já levei na tromba de um polícia de intervenção e fui posto em filinha com outros na rua.

Os gajos são como touros, vai tudo à frente. Começaram uns 4 gajos à pancada no meio da rua da Oura, varreram toda a gente que estava à volta deles uns 50 our 100 metros. Porquê? Porque sim. Eu estava literalmente a afastar-me do epicentro quando vi que começou a dar m*rda.

PS: e confere essa cena dos grupos de Whatsapp onde partilham entre eles as coisas mais macabras possíveis. Tenho um amigo lá, e qualquer coisa que aconteça no mundo o gajo já tem o vídeo sem qualquer censura.

Mas convenhamos que foi merecido, quem vai para a rua da Oura merece bem umas bastonadas no lombo.

• Like 1
  • Haha 4

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 2 horas:

f*da-se. Consegues-me explicar, como se eu tivesse 5 anos, o que te indica que o bófia atirou a matar só porque o gajo era preto?

Não, porque nada me indica isso. Mas consigo dizer-te que precisas mesmo de aprender a interpretar texto. Tenta ver se há explicações para alunos do Ensino Básico aí na zona.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

Não, porque nada me indica isso. Mas consigo dizer-te que precisas mesmo de aprender a interpretar texto. Tenta ver se há explicações para alunos do Ensino Básico aí na zona.

Tu disseste isto "Mas talvez não atirar a matar só porque é preto seja uma boa premissa."

O que há aqui para interpretar? O que pode significar "atirar a matar só porque é preto" ?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, Agora:

Tu disseste isto "Mas talvez não atirar a matar só porque é preto seja uma boa premissa."

O que há aqui para interpretar? O que pode significar "atirar a matar só porque é preto" ?

E eu ainda acrescentei uma frase a negrito para quem, como tu, tem problemas de interpretação. Imagina se não o tivesse feito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 27 minutos:

Não faço ideia, não sou pago para pensar nessas coisas (nem para andar a escrever no CMPT, mas não digas ao meu patrão).

Mas talvez não atirar a matar só porque é preto seja uma boa premissa. Ou só por ser no bairro X (só para esclarecer, não estou a querer dizer que foi o que aconteceu neste caso específico). Atirar a matar só se for realmente necessário. Do que sei deste caso, a pessoa que foi alvejada tinha uma faca. Imaginando que o agente em causa não estava sozinho, tenho sérias dúvidas que atirar a matar fosse a única opção.

De qualquer forma, apenas te respondi porque estavas a dizer coisas que não só não fazem sentido, como são falsas. Achar que as forças de segurança agem sempre da maneira correcta é wishful thinking, apenas e só. Achar que todas as suas acções são justificadas, idem. E isso vê-se desde as situações menos importantes, como agentes que abusam da autoridade numa operação STOP, até agentes que desatam à bastonada em jogos de futebol ou disparam a matar em situações destas sem ser necessário.

Mas não fiques a pensar que eu penso que todos são maus, não é de todo o caso. E posso dar um exemplo recente (spoiler porque é algum texto):

Não és pago para pensar nas soluções, mas também não és pago para analisar se a ação da Polícia foi excessiva ou não, mas não te coíbes de o fazer.

Independentemente disso e de não se saber o que efetivamente aconteceu no local, julgo que a maioria está mais ou menos de acordo que o disparo na axila poderia ter sido evitado e que o polícia, por ter pouca experiência, se possa ter precipitado com todo o stress da situação. Não me viste, certamente, dizer que a polícia age sempre de maneira correta.

Tenho pena que não tenhas respondido às minhas perguntas.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, Agora:

E eu ainda acrescentei uma frase a negrito para quem, como tu, tem problemas de interpretação. Imagina se não o tivesse feito.

Mas de onde vem essa do "atirar a matar só porque é preto?". Não estás a falar deste caso em concreto, estás a falar de qual caso? O assunto em causa é a postura da bófia no geral. Tu, do nada, colocas a cor de pele do gajo na conversa em questão. Qual é a importância do gajo ser preto, branco ou amarelo?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, Agora:

Não és pago para pensar nas soluções, mas também não és pago para analisar de a ação da Polícia foi excessiva ou não, mas não te coíbes de o fazer.

Independentemente disso e de não se saber o que efetivamente aconteceu no local, julgo que a maioria está mais ou menos de acordo que o disparo na axila poderia ter sido evitado e que o polícia, por ter pouca experiência, se possa ter precipitado com todo o stress da situação. Não me viste, certamente, dizer que a polícia age sempre de maneira correta.

Tenho pena que não tenhas respondido às minhas perguntas.

Nem vou responder, porque não tenho conhecimentos para o fazer. Nem tu, nem provavelmente ninguém aqui dentro tem conhecimento no assunto para responder de forma decente.

Não disseste que era sempre, facto, mas disseste que, se agem de forma excessiva, alguma razão haverá. O que é facto também, mas provavelmente não é a razão em que estás a pensar.

Mas de onde vem essa do "atirar a matar só porque é preto?". Não estás a falar deste caso em concreto, estás a falar de qual caso? O assunto em causa é a postura da bófia no geral. Tu, do nada, colocas a cor de pele do gajo na conversa em questão. Qual é a importância do gajo ser preto, branco ou amarelo?

Nenhuma. Todos sabemos que, se fosse na Comporta, o desfecho seria 100% igual.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Nenhuma. Todos sabemos que, se fosse na Comporta, o desfecho seria 100% igual.

Certo. Então tu achas que isto aconteceu porque o gajo era preto?

Compartilhar este post

Link para o post

Certo. Então tu achas que isto aconteceu porque o gajo era preto?

Não.

Enquanto isto, um assessor parlamentar do partido da pocilga:

Compartilhar este post

Link para o post

"Mas talvez não atirar a matar só porque é preto seja uma boa premissa."

"Não estou a falar deste caso!!!"

"Nenhuma, se fosse na Comporta o desfecho era 100% igual!

"Não, isto não aconteceu porque o gajo era preto".

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 21 minutos:

Até eu que nunca me meti em confusões já levei na tromba de um polícia de intervenção e fui posto em filinha com outros na rua.

Os gajos são como touros, vai tudo à frente. Começaram uns 4 gajos à pancada no meio da rua da Oura, varreram toda a gente que estava à volta deles uns 50 our 100 metros. Porquê? Porque sim. Eu estava literalmente a afastar-me do epicentro quando vi que começou a dar m*rda.

Aí só podes questionar se havia motivo para a varridela ou não. São ordens expressas que os tipos têm. Quando a ordem é para varrer, ninguém fica para trás, seja quem seja. Se um dia forem apanhados no meio de uma coisa dessas, que pode perfeitamente acontecer, p.e., em jogos de futebol, etc. fujam, não se escondam em entradas de prédios e coisas do género. 

Compartilhar este post

Link para o post

Nem vou responder, porque não tenho conhecimentos para o fazer. Nem tu, nem provavelmente ninguém aqui dentro tem conhecimento no assunto para responder de forma decente.

Não disseste que era sempre, facto, mas disseste que, se agem de forma excessiva, alguma razão haverá. O que é facto também, mas provavelmente não é a razão em que estás a pensar.

Pode haver polícias que se entusiasmam nos conflitos e usam força excessiva? Pode.

Pode haver pessoas que por azar apanham por tabela sem ter culpa nenhuma disso? Pode.

Agora diz-me. Achas mesmo que a polícia diz: "Onde é hoje? Vamos afiambrar nos pretos?" Do nada?

Ou fazem patrulhas de controlo em zonas mais propensas a conflito e atuam se tiverem de atuar? É que vocês dizem que a polícia entra por bairros adentro e apanha uns poucos para os encostar à parede e deter. Também posso dizer que já vi polícia a levar com calhaus e cocktails molotof e ficar simplesmente na defensiva, sem contra-atacar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 1 minuto:

Aí só podes questionar se havia motivo para a varridela ou não. São ordens expressas que os tipos têm. Quando a ordem é para varrer, ninguém fica para trás, seja quem seja. Se um dia forem apanhados no meio de uma coisa dessas, que pode perfeitamente acontecer, p.e., em jogos de futebol, etc. fujam, não se escondam em entradas de prédios e coisas do género. 

A grunhice não está só nas patentes mais baixas.

Citação de bug, Agora:

Pode haver polícias que se entusiasmam nos conflitos e usam força excessiva? Pode.

Pode haver pessoas que por azar apanham por tabela sem ter culpa nenhuma disso? Pode.

Agora diz-me. Achas mesmo que a polícia diz: "Onde é hoje? Vamos afiambrar nos pretos?" Do nada?

Ou fazem patrulhas de controlo em zonas mais propensas a conflito e atuam se tiverem de atuar? É que vocês dizem que a polícia entra por bairros adentro e apanha uns poucos para os encostar à parede e deter. Também posso dizer que já vi polícia a levar com calhaus e cocktails molotof e ficar simplesmente na defensiva, sem contra-atacar.

A Polícia não dirá. Agentes da Polícia? Quantos não dirão isso ou pior.

E não é "dizem que", isso é o que acontece.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 5 minutos:

A Polícia não dirá. Agentes da Polícia? Quantos não dirão isso ou pior.

E se disserem será por serem todos extremamente racistas, xenófobos, militantes do Chega, fãs do Hitler ou porque já se confrontaram com n situações de conflito em que a falar cordialmente não resolvem nada e se for preciso ainda são insultados gratuitamente e agredidos?

Que haja problemas nas forças de segurança, aceito perfeitamente. Agora esta diabolização de quem tem como função manter a ordem na nossa sociedade, não faz nenhum sentido.

Editado por bug

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 2 minutos:

E se disserem será por serem todos extremamente racistas, xenófobos, militantes do Chega, fãs do Hitler ou porque já se confrontaram com n situações de conflito em que a falar cordialmente não resolvem nada e se for preciso ainda são insultados gratuitamente e agredidos?

Que haja problemas nas forças de segurança, aceito perfeitamente. Agora esta diabolização de quem tem como função manter a ordem na nossa sociedade, não faz nenhum sentido.

Não claro, devem dizer isso em resultado dos profundos estudos antropológicos e sociológicos que fazem sobre essas comunidades.

Alguém que diz "vou afiambrar nos pretos" não é racista, tens razão. É só alguém super bem formado.

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Não é grunhice. É por segurança. Teoricamente a polícia não deveria varrer zonas quando não existe necessidade.

Eu sei disto porque um amigo meu nas imediações do Dragão levou uma bastonada. Explicando, ele estacionou o carro, ia para o estádio e andava um grupo de claqueiros do SLB à solta. Havia um grupo de claqueiros do Porto que os topou e começou a haver confusão. O meu amigo foi apanhado no meio da confusão. Veio o CI e varreu a rua onde estavam os adeptos do Porto. O meu amigo tentou esconder-se e levou a tal bastonada. Aquilo acabou logo a seguir e ele questionou um agente que lhe pediu desculpa e lhe explicou que (1) se o polícia o deixasse para trás ele deixava de estar protegido dos adeptos do SLB e (2) se o agente que lhe deu a bastonada lhe fosse pedir por favor para ele sair da entrada do prédio onde estava escondido ficavam os dois desprotegidos.

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Citação de Tio Hans, há 2 minutos:

Não é grunhice. É por segurança. Teoricamente a polícia não deveria varrer zonas quando não existe necessidade.

Eu sei disto porque um amigo meu nas imediações do Dragão levou uma bastonada. Explicando, ele estacionou o carro, ia para o estádio e andava um grupo de claqueiros do SLB à solta. Havia um grupo de claqueiros do Porto que os topou e começou a haver confusão. O meu amigo foi apanhado no meio da confusão. Veio o CI e varreu a rua onde estavam os adeptos do Porto. O meu amigo tentou esconder-se e levou a tal bastonada. Aquilo acabou logo a seguir e ele questionou um agente que lhe pediu desculpa e lhe explicou que (1) se o polícia o deixasse para trás ele deixava de estar protegido dos adeptos do SLB e (2) se o agente que lhe deu a bastonada lhe fosse pedir por favor para ele sair da entrada do prédio onde estava escondido ficavam os dois desprotegidos.

Certo, uma situação bastante específica, também pode acontecer. Mas queria dizer que tinhas razão, muito do que acontece vem de ordens superiores, e portanto a grunhice não é limitada aos "peões".

Editado por Ghelthon

Compartilhar este post

Link para o post

Não claro, devem dizer isso em resultado dos profundos estudos antropológicos e sociológicos que fazem sobre essas comunidades.

Alguém que diz "vou afiambrar nos pretos" não é racista, tens razão. É só alguém super bem formado.

Eu concedo que nestes bairros, zonas mais problemáticas, viva muita gente honesta e que trabalha de sol a sol para ter uma vida minimamente digna e que apenas vive assim porque não têm possibilidades de conseguir uma vida melhor. A vida é assim, sempre houve pessoas mais abastadas e outras com menos possibilidades. As pessoas dos bairros sociais não são todas criminosas.

O problema é que vocês nunca querem ver o meio-termo. Parece que no vosso mundo de fantasia não existem pessoas más e criminosas e que os polícias é que são todos uns grunhos maus.

Disse "afiambrar nos pretos" como supostamente os polícias diriam e também porque puxaste o assunto da cor das pessoas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 17 minutos:

A minha percepção deste vídeo é que o polícia que atirou foi o que respondeu ao gajo do vídeo e que depois está de volta do homem a ver os sinais vitais.

Pela linguagem corporal parece-me claramente que se precipitou. Está todo borrado e percebe-se que ele acha que fez m*rda.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...