Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de andriy pereplyotkin, Agora:

Achas que a AIMA anda na rua a apontar para malta e a dizer "este tem ar de estónio e pela forma como anda não está legalizado"? Os relatórios servem mesmo para não cairmos no caminho das "percepções", que tanto podem ter verificação na realidade como surgir apenas porque estamos mais alerta para determinado assunto.

Tu consegues explicar-me, sinceramente, como é possível fazer um estudo da imigração ilegal? A única variável que eles podem controlar consiste nos casos que são apanhados. Ora, é uma "percepção" afirmar que existe muito mais imigração ilegal para lá daquela que é detetada?

Os estudos são um bom ponto de partida mas, como em tudo na vida, é necessário o contexto. Faz lembrar os números dos desempregados. Claro, metem uma porrada deles a ter formações random e contam como população ativa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, Agora:

Ah! Então o choque cultural não tem nada a ver com o facto de irem vestidos para a piscina, mas é sim uma questão de higiene. O mesmo é dizer que choque cultural equivale a higiene. A nossa cultura é higienica. As outras não.

As duas não podem ser compatíveis, é isso?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 9 minutos:

Como fazes essa destrinça? Este imigrante é ilegal, aquele não é? Como é que, ao andares na rua, tens essa percepção?

Portanto, pelos estudos que leste, estás convencido de que não tem existido um aumento da imigração em Portugal. Páginas e páginas a debater o assuntos, é um dos principais temas entre as forças politicas mas afinal é tudo uma loucura porque temos o mesmo número de imigrantes de há 16 anos. Pensava que o aumento da imigração era um facto, mas não para ti.

Aqui em Peniche, temos claramente a sensação de que temos mais imigrantes e mais pessoas cá a viverem. Os dados podem dizer o que quiserem, nunca se viu tantas pessoas em Peniche. Mas tu, que vieste cá este ano, tens uma percepção melhor do que a minha, é isso? Agora a % de ilegais, não faço ideia. 

Mete o bold no singular para ficar correcto.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 2 minutos:

Eu não descarto que haja aproveitamento político da situação, atenção. Agora também me parece que não podemos tapar o sol com a peneira, quando existem diversos relatos de intervenientes diretos.

Os espaços públicos portugueses têm regras. Se as pessoas vêm para o nosso país, parece-me mais ou menos lógico que cumpram essas regras.

A questão é que o que é regra aqui, poderá não ser regra nos seus países de origem. Daí o choque cultural que falei.

Ninguém está a tapar qualquer coisa, estou a dizer que o facto de conheceres alguns casos pontuais não é estatisticamente relevante e, por si só, não deveria levar a um aumento generalizado da sensação de insegurança.

Quanto às regras dos espaços públicos, a piscina que frequentas indica que é proibido ir com mais roupa que o habitualmente visto por cá?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 1 minuto:

e os gajos que tomam banho de boxers no balneário? javardos

Jarvardos são os polícias.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 46 minutos:

Um dia de conversa e já se passou de falar de violência policial, que é o foco deste caso, para imigração ilegal, crise na habitação e martelanço de dados do INE. Esta tropa está bem treinada e a malta cai na esparrela com uma facilidade do crl, há que dar os parabéns. 

Atualização: já vamos na higiene. 

• Like 1
  • Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 1 minuto:

As duas não podem ser compatíveis, é isso?

O que não é compatível é a tua cabeça com ela própria. Soubesses defender o que aparentas acreditar e já dava para discutir alguma coisa.

Tu dizes primeiro que é um choque cultural quem vai para piscinas públicas todos vestidos. Afinal, já não tem nada a ver com o facto per se de irem vestidos, mas sim porque o choque cultural é uma mera questão higiénica.

Ai de ti que alguma vez tenhas ou venhas a mijar numa piscina pública ou no mar do Atlântico. Isso não é tipicamente e culturalmente português. Não quero nadar no meio do teu mijo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Pavel, há 1 minuto:

e os gajos que tomam banho de boxers no balneário? javardos

E os tugas que andam em tronco nu ou de bikini nos centros comerciais no Verão, quando diz lá que é proibido?

Regras são para se cumprir, mas se eu gostar delas. 

Além de que nunca vi nenhuma piscina que proíba o uso de burka. Mas isso pode ser defeito meu que não me misturo com pobres.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, Agora:

Ninguém está a tapar qualquer coisa, estou a dizer que o facto de conheceres alguns casos pontuais não é estatisticamente relevante e, por si só, não deveria levar a um aumento generalizado da sensação de insegurança.

Quanto às regras dos espaços públicos, a piscina que frequentas indica que é proibido ir com mais roupa que o habitualmente visto por cá?

Daí eu ter falado em sensação de insegurança e não em aumento de taxa de criminalidade. As pessoas podem-se sentir mais inseguras mesmo que não existam crimes. Ou não?

Não faço a mínima ideia, porque nem frequento piscinas públicas. O que eu sei, é que se for visitar ou residir para um país muçulmano, vou procurar respeitar os costumes desses mesmos países.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 1 minuto:

O que não é compatível é a tua cabeça com ela própria. Soubesses defender o que aparentas acreditar e já dava para discutir alguma coisa.

Tu dizes primeiro que é um choque cultural quem vai para piscinas públicas todos vestidos. Afinal, já não tem nada a ver com o facto per se de irem vestidos, mas sim porque o choque cultural é uma mera questão higiénica.

Ai de ti que alguma vez tenhas ou venhas a mijar numa piscina pública ou no mar do Atlântico. Isso não é tipicamente e culturalmente português. Não quero nadar no meio do teu mijo.

f*da-se, que desagradável do crl que tu és. Vens aí cheio de raiva mandar postas de pescada, mas qual é a tua opinião sobre o tema em questão? Isso é que era fixe sabermos. Até porque fazes questão de afirmar que és de direita.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 3 minutos:

Ninguém está a tapar qualquer coisa? Então e as gajas que andam de burka? Tudo tapadinho.

Citação de Duda34, há 2 minutos:

Já ouvi histórias de pessoal a cagar no mar. Não tenho dados que comprovem, mas foi em Peniche.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, Agora:

f*da-se, que desagradável do crl que tu és. Vens aí cheio de raiva mandar postas de pescada, mas qual é a tua opinião sobre o tema em questão? Isso é que era fixe sabermos. Até porque fazes questão de afirmar que és de direita.

LOL. O que tem ser de direita - que sou - com o facto de não achar que uma pessoa entre vestida numa piscina pública faça disso um choque cultural?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 8 minutos:

Faz lembrar os números dos desempregados. Claro, metem uma porrada deles a ter formações random e contam como população ativa.

Então e não deve ser assim?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, há 2 minutos:

Mas que é que disse que era uma mera questão de higiene? As duas coisas podem ser perfeitamente compatíveis, senhor doutor.

Não é comum em Portugal as pessoas irem tomar banho vestidas com lençóis. Acho que isso é factual.

Ir tomar banho a um espaço comum, com esse tipo de roupa, em pleno verão com calor e transpiração, é falta de higiene.

Não gostas de água quentinha?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Duda34, Agora:

LOL. O que tem ser de direita - que sou - com o facto de não achar que uma pessoa entre vestida numa piscina pública faça disso um choque cultural?

Obviamente, nada. Só que o tema em questão, que derivou nem sei bem como, para a indumentária dos banhistas, é a imigração descontrolada, ilegal e que pode, ou não, influenciar o preço das casas. Tu apareces aí todo nervosinho a saltar em cima do bug por causa das roupas ou lá que crl estavam a falar. Curtia era ver o teu ponto de vista sobre o tema macro. Ou tens medo de defender as tuas ideias de direita no cmpt?

Citação de Thierry Henry, Agora:

Depende. Se o único fim dessas formações for manipular os dados do desemprego, para favorecer o governo em funções, claro que não é uma prática correta.

Citação de Le God, há 4 minutos:

Já ouvi histórias de pessoal a cagar no mar. Não tenho dados que comprovem, mas foi em Peniche.

Quantas variantes desta piada este gajo vai dizer? LOL

És clone de quem, diz aí.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 2 minutos:

Toda a gente sabe que as formações do IEFP são um verbo de encher.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 minuto:

Depende. Se o único fim dessas formações for manipular os dados do desemprego, para favorecer o governo em funções, claro que não é uma prática correta.

Então mas qual era a tua solução? As pessoas inscritas em centro de emprego, a terem formação, não contarem como desempregadas? Quais é que contariam então?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 3 minutos:

Mas que é que disse que era uma mera questão de higiene? As duas coisas podem ser perfeitamente compatíveis, senhor doutor.

Não é comum em Portugal as pessoas irem tomar banho vestidas com lençóis. Acho que isso é factual.

Ir tomar banho a um espaço comum, com esse tipo de roupa, em pleno verão com calor e transpiração, é falta de higiene.

Não gostas de água quentinha?

De calções não se transpira? Ou de bikini? Até é pior, fica ali tudo de molho e depois quando vou dar um mergulho engolem água temperada com tomates. 

Vai na volta e o "lençol" até é mais higiénico, se for de linho é não tiver nada por baixo é muito mais fresco do que andar todo nu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, há 1 minuto:

Então mas qual era a tua solução? As pessoas inscritas em centro de emprego, a terem formação, não contarem como desempregadas? Quais é que contariam então?

As pessoas que estão a ter formação NÃO contam como desempregadas. Fazem parte da população ativa. Entendeste?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 3 minutos:

Daí eu ter falado em sensação de insegurança e não em aumento de taxa de criminalidade. As pessoas podem-se sentir mais inseguras mesmo que não existam crimes. Ou não?

Não faço a mínima ideia, porque nem frequento piscinas públicas. O que eu sei, é que se for visitar ou residir para um país muçulmano, vou procurar respeitar os costumes desses mesmos países.

Claro que podem. Daí a minha questão no final deste post:

Citação de doom_master, há 17 minutos:

Não querendo desvalorizar os casos em questão, que serão sempre de lamentar, mas teres pessoas próximas que já vivenciaram em primeira pessoa situações de insegurança devido a algum imigrante é uma gota de água num oceano estatisticamente. Percebo que por te serem pessoas próximas possam acabar a influenciar a tua própria percepção também, mas será que faz sentido falar globalmente num "aumento da sensação de insegurança" com base em casos pontuais? Será que esse possível "aumento da sensação de insegurança" está mais baseado em dados estatísticamente relevantes, ou será que acaba por ser mais influenciado por discursos anti-imigração por parte de demagogos e manchetes sensacionalistas?

Se não existirem crimes, porque se haveriam de se sentir mais inseguras? Por puro preconceito e manipulação da opinião pública, certo?

Quanto ao tema da burka na piscina, foste tu quem o puxou. Mas como disseste nesse mesmo post, e muito bem:

Citação de bug, há 11 horas:

Não existe aqui essa opressão e as pessoas são livres para se vestirem como quiserem

No entanto, aproveitaste o resto do mesmo post, e dos seguintes, para fazer precisamente isso: oprimir pessoas pela sua escolha de indumentária, sem que estejam a ir contra qualquer lei ou regra. Falas que há um choque cultural, pois aqui não é habitual. Verdade, sem dúvidas. Mas porque é que alguém se haveria de sentir desconfortável pelo que outra pessoa veste, especialmente se não está a cometer nenhuma ilegalidade? Quem está mal é quem está a cumprir as regras, ou quem está incomodado com quem as está a cumprir?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 5 minutos:

Quantas variantes desta piada este gajo vai dizer? LOL

És clone de quem, diz aí.

Todas as que te deixem nervoso desse lado do ecrã. 

Sou clone do @pedropb13

• Like 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Le God, há 1 minuto:

De calções não se transpira? Ou de bikini? Até é pior, fica ali tudo de molho e depois quando vou dar um mergulho engolem água temperada com tomates. 

Vai na volta e o "lençol" até é mais higiénico, se for de linho é não tiver nada por baixo é muito mais fresco do que andar todo nu.

Queres é ver as transparências.

Compartilhar este post

Link para o post

f*da-se, até alguém ir banhar-se com roupa vos incomoda. Deve ser terrível viver nesse vosso mundo.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 minuto:

As pessoas que estão a ter formação NÃO contam como desempregadas. Fazem parte da população ativa. Entendeste?

Eu já sabia que tu não fazes ideia do que é a população ativa, foi só bait para o vires escrever de forma mais explícita. Agora vou almoçar. 

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...