Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Mica, há 22 minutos:

Perguntar porque alguém vota em x ou y não serve de nada, só torna o visado mais defensivo e não vais tirar nada daí porque já não ias votar nele e não (senão não perguntava)

Fica a dica, mas eu não me importo de responder na mesma: considero que fez um excelente e importante trabalho como coordenador de vacinação contra a COVID e agrada-me que não esteja diretamente ligado a um partido, e portanto ao binómio esquerda-direita. Eu não gosto de PRs que sejam altamente propensos a filtrar propostas de um dos lados mas não dos outros, deve ser um árbitro sim mas respeitar o que é decidido no parlamento.

Para além disso, parece-me ser um bom líder, que é uma característica que aprecio num PR.

Tudo isto está sujeito a mudança de opinião à medida que for tendo espaço mediático, caso se candidate mesmo. Como diria o Mário Soares só os burros não mudam de opinião, estou de bem com isso.

Ficaria mesmo surpreendido se alguém ligado a vacinação fosse apoiar-se no Chega.

Era mesmo uma pergunta, não precisas ficar defensivo. Tenho genuína curiosidade, é verdade que não vou votar nele e queria perceber o appeal dele

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 4 minutos:

Era mesmo uma pergunta, não precisas ficar defensivo. Tenho genuína curiosidade, é verdade que não vou votar nele e queria perceber o appeal dele

Eu conheço-te e por isso respondi ☺️

Mas normalmente quando querem genuinamente saber, para tornar os outros mais propensos a responder na boa, é preciso também se dizer porque é que perguntam.

O problema do "porquê?"  é que vai dar um trabalho a responder que a outra pessoa não pediu para no fim raramente servir de alguma coisa. Por outro lado, se fores mais expansivo na pergunta talvez recebas respostas condizentes.

E sim, ando a dar forte em leituras de psicologia 😂

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 27 minutos:

E sim, ando a dar forte em leituras de psicologia 😂

Porquê?

• Triste 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 48 minutos:

Acho que desperta tanta curiosidade nas razões para votar como nas razões para não votar. O que te leva, logo à partida, teres a convicção de que não votas no homem quando ainda não se ouviu o homem a falar sobre politica?

Compartilhar este post

Link para o post

"excelente" trabalho do Almirante foi na verdade empolado pelo facto de Portugal ter uma excelente rede de vacinação (das melhores da Europa), as vacinas terem chegado ao país em massa ao ponto de até sobejarem, os anti-vacinas serem um grupo completamente marginal em Portugal, o Governo ter disponibilizado pavilhões municipais para vacinação da população em massa o que facilitou e muito a logística, o respeitinho crónico que neste país existe pelas fardas da autoridade que leva as pessoas a não questionarem muito as decisões tomadas pelos agentes militares e um súbito desinteresse da Comunicação Social pelos fura-filas da vacinas quando o Almirante assumiu a liderança, talvez derivado do facto do Almirante ser um completo desconhecido enquanto o responsável anterior esteve ligado politicamente ao PS e BE. 

• Like 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 12 minutos:

"excelente" trabalho do Almirante foi na verdade empolado pelo facto de Portugal ter uma excelente rede de vacinação (das melhores da Europa), as vacinas terem chegado ao país em massa ao ponto de até sobejarem, os anti-vacinas serem um grupo completamente marginal em Portugal, o Governo ter disponibilizado pavilhões municipais para vacinação da população em massa o que facilitou e muito a logística, o respeitinho crónico que neste país existe pelas fardas da autoridade que leva as pessoas a não questionarem muito as decisões tomadas pelos agentes militares e um súbito desinteresse da Comunicação Social pelos fura-filas da vacinas quando o Almirante assumiu a liderança, talvez derivado do facto do Almirante ser um completo desconhecido enquanto o responsável anterior esteve ligado politicamente ao PS e BE. 

O "excelente" trabalho foi um excelente trabalho, e no entanto tudo o resto que dizes também é verdade, talvez à excepção da última parte que não faço ideia se é verdade ou não.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 52 minutos:

Acho que desperta tanta curiosidade nas razões para votar como nas razões para não votar. O que te leva, logo à partida, teres a convicção de que não votas no homem quando ainda não se ouviu o homem a falar sobre politica?

Nao acredito em homens providenciais que aparecem numa manhã de nevoeiro. É o caminho para uma democracia autoritária, com a qual não concordo

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 44 minutos:

Militares a meterem-se na política da-me calafrios

Tão óbvio que nem sei como isto não é red flag o suficiente para qualquer pessoa que sequer considere votar nele.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 2 horas:

O homem se for esperto manda o eventual apoio do Chega para um sítio que eu cá sei.

Ele nesta entrevista diz isto:

Citação

Olhando para a atualidade, para o atual contexto político, sente falta de alguma task force em alguma área específica?

Se me permitir, não quero comentar política, porque a política é dos políticos, eu sou militar. Julgo que o nosso país, como cidadão, o nosso país tem muitos problemas que tem de resolver. E muitas vezes, quando temos muitos problemas, ficamos confusos, em termos das prioridades, etc. Agora, não vejo nenhum outro método que não seja um método democrático. O que é perigoso é simplificação de soluções. É haver certas forças políticas que advogam soluções muito simplificadas e que podem ser muito atraentes em termos mediáticos, mas que podem ser perigosas depois em termos de execução. Julgo que o equilíbrio está ao centro. O centro deve ser forte e deve encontrar soluções dentro do que é a democracia. E neste momento também não vejo partidos que queiram subverter a democracia no sistema político português. O resto é política. E à política os políticos. Eu sou militar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de RAG, há 19 minutos:

Nao acredito em homens providenciais que aparecem numa manhã de nevoeiro. É o caminho para uma democracia autoritária, com a qual não concordo

Não percebi. A razão para não votares nele é porque outras pessoas acreditam que ele é um homem providencial?

Eu não faço ideia se vou votar nele. Quero ouvir o que ele tem a dizer e logo tomarei a decisão. 

Por curiosidade, votaste no AVB? Que também se enquadra nessa onda de D.Sebastiao ?

• Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

Não se preocupem, quando o Almirante começar a falar em Serviço Militar Obrigatório as intenções de voto dele irão cair a pique. 

Compartilhar este post

Link para o post

Pá, se a concorrência forem Marques Mendes, Seguros e afins... Venha de lá o Almirante.

E como aparentemente é necessário reforçar o óbvio, a minha opinião está sujeita a mudar quando/se o Almirante defender ideias com as quais eu não concorde.

• Concordo! 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 19 minutos:

Tão óbvio que nem sei como isto não é red flag o suficiente para qualquer pessoa que sequer considere votar nele.

Para mim não é assim tão óbvio, sobretudo para a posição de PR em Portugal, que tem um poder diminuído comparado com os casos que tem vem à cabeça..

Para além disso, muitos desses militares atingiram posições de enorme importância em contextos de guerra, crise e/ou fragilidade democrática. E mesmo nesses contextos também tivemos o Eisenhower e o de Gaulle.

Queres um red flag a sério? Espera pelo PPC com o apoio do CH

Citação de Quan Chi, há 8 minutos:

Pá, se a concorrência forem Marques Mendes, Seguros e afins... Venha de lá o Almirante.

E como aparentemente é necessário reforçar o óbvio, a minha opinião está sujeita a mudar quando/se o Almirante defender ideias com as quais eu não concorde.

Simpatizo com o Marques Mendes, não sei se vai dar um bom PR mas se for eleito não me vai tirar o sono.

Preocupam-me mais outros candidatos com raízes no mesmo partido.

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lebohang, há 1 hora:

E porque quem lá estava metia os pés pelas mãos, como acontece demasiadas vezes em Portugal. Basta chegar alguém com um minimo conceito de organização para as coisas andarem.

Citação de Ghelthon, há 25 minutos:

Não acho que ser militar deve ser limitador de alguma coisa se bem que, também me causa alguns nervos ter um militar como figura máxima do país

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 49 minutos:

Não percebi. A razão para não votares nele é porque outras pessoas acreditam que ele é um homem providencial?

Eu não faço ideia se vou votar nele. Quero ouvir o que ele tem a dizer e logo tomarei a decisão. 

Por curiosidade, votaste no AVB? Que também se enquadra nessa onda de D.Sebastiao ?

Erro meu. Podes me pôr na lista do grupo que não respondes? Obrigado 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 36 minutos:

Para mim não é assim tão óbvio, sobretudo para a posição de PR em Portugal, que tem um poder diminuído comparado com os casos que tem vem à cabeça..

Para além disso, muitos desses militares atingiram posições de enorme importância em contextos de guerra, crise e/ou fragilidade democrática. E mesmo nesses contextos também tivemos o Eisenhower e o de Gaulle.

Queres um red flag a sério? Espera pelo PPC com o apoio do CH.

Poder destituir governos e ter o máximo poder legislativo não me parece pouco.

Citação de Petar Musa, há 27 minutos:

Não acho que ser militar deve ser limitador de alguma coisa se bem que, também me causa alguns nervos ter um militar como figura máxima do país

Não leves isto pessoalmente, mas é só pegar num livro de História.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Quem é que pode destituir governos e tem o máximo poder legislativo? O PR? Tens a certeza disso?

Não é nada disso que o PR tem à sua disposição. O que ele tem é o poder de destituir quem tem o poder legislativo e a capacidade de destituir governos, o que é uma coisa muito diferente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 1 minuto:

Por cá não é um grande exemplo, o Salazar não esteve envolvido no 26 de Maio que para todos os efeitos foi um golpe militar feito por membros do Exército. Daí que, para efeitos históricos, o período conhecido por Estado Novo não começar em 1926.

Compartilhar este post

Link para o post

O almirante a mim cheira-me a esturro. Já fui adepto da ideia dos políticos não serem políticos, ao longo dos anos foi-me afastando dessa ideia, porque comecei a achar que a habilidade política é muito importante para gerir a opinião pública e manter a estabilidade das instituições - não serve de muito ter em cargos políticos altos gente que não têm essa habilidade, porque depois aparece uma crise ou outra e não a sabem gerir e as crises tornam-se maiores do que eram. No momento atual com a ameaça crescente da extrema direita, é ainda mais importante neste cargo específico, ter alguém que tenha essa habilidade política para tentar proteger o sistema dessa ameaça. Uma pessoa desconhecida a qual nem sabemos muito bem as suas opiniões políticas, é um completo tiro no escuro. Depois também deixa-me desconfortável voltar a introduzir os militares na política, parece uma espécie de retrocesso ao PREC.

Posto isto, os nomes que andam a rodar como eventuais candidatos mais tradicionais, também não me inspiram confiança. Não gosto nada do Marques Mendes, acho-o um mau candidato, um tipo arrogante que não vai inspirar votos; a versão Breaking Bad do Passos, agora mais próximo do Chega, assusta-me; o Centeno agrada-me porque em termos ideológicos é o que estou mais próximo, mas não é um tipo do povo, acho que em campanha não vai correr bem; o Santos Silva é o Marques Mendes da esquerda; o Seguro parece-me uma figura de outros tempos desfasada da realidade atual. Tou quase tentado a dizer que o Paulinho das Feiras é o possível candidato menos mau, e isso assusta-me porque abomino o CDS e ainda não esqueci os submarinos 

Editado por noikeee

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser o almirante, será difícil fazer pior que o marcelo sousa

Se deixa chateado uns quantos opinion makers e as pessoas que queriam tachos lá do ps e do psd, eu gosto

Compartilhar este post

Link para o post

Eu como sempre voto no candidato apoiado pelo meu partido. Logo se o PS apoiar essa burra branca...assim sera, mas espero que nao.

Dito isto e visto que o Guterres nao se candidata (ainda), o Almirante vence facil a primeira volta.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 36 minutos:

Não é bem assim como o Desc disse, mas mesmo sendo um poder considerável, não é nada que todos os outros também não tivessem tido até à data, e a condição de militar não implica que vá usar esses poderes de forma mais ou menos responsável em comparação com políticos.

Sobre a tua resposta ao Musa, também convém não ser anacrónico e ao mesmo tempo perceber os contextos políticos desses países que lês nos livros de História. Esse argumento não é convincente para mim, e até já te dei exemplos de países democráticos onde militares com poderes não correu propriamente mal. Disse e repito, tenho muito mais receio de certos e determinados ressabiados que provavelmente se irão recandidatar e com o apoio dos populistas.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...