HappyKing Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 5 horas: do ponto de vista tributario/legal nem 'e ilicito na maioria das instancias Eu gostava de ouvir aquelas pessoas justificar aquele aumento nas despesas da empresa em restaurantes/hotéis no seu dia de aniversário ou das suas esposas, por acaso. 1 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 6 Dezembro 2024 Imaginem que eu sou dono de uma empresa e tenho um leasing de um carro feito pela empresa Se a minha esposa tiver um acidente de viação (está tudo bem com a esposa) e destroi o carro todo, posso me estar a cagar pq é da empresa? Mandamos vir outro? Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 6 Dezembro 2024 Por alma de quem é que a tua esposa estaria a conduzir o carro da empresa? Trabalha lá? Era em trabalho? 1 Compartilhar este post Link para o post
Che Publicado 6 Dezembro 2024 Por alma de quem é que vais dizer que era a esposa que ia ao volante? Compartilhar este post Link para o post
PRFA47 Publicado 6 Dezembro 2024 Por alma de quem é que a tua esposa ia a conduzir???? 😂😂😂😂 4 Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 6 Dezembro 2024 Consegui imaginar a parte de seres dono da empresa, a da esposa está mais difícil. 1 8 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de HappyKing, há 4 horas: Eu gostava de ouvir aquelas pessoas justificar aquele aumento nas despesas da empresa em restaurantes/hotéis no seu dia de aniversário ou das suas esposas, por acaso. facil. marcam sempre reuniao com um potencial cliente que vive em Bora-Bora nesse dia. Acredita que há coisas bastante mais graves por onde pegar Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: facil. marcam sempre reuniao com um potencial cliente que vive em Bora-Bora nesse dia. Acredita que há coisas bastante mais graves por onde pegar Certo, e depois as câmaras do restaurante de Bora-Bora mostravam ele a lá entrar com a mulher ou a família. Mas eu percebo o que dizes, é relativamente fácil fugir. E é por ser fácil fugir que acontece tanto. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de HappyKing, há 10 minutos: Certo, e depois as câmaras do restaurante de Bora-Bora mostravam ele a lá entrar com a mulher ou a família. Mas eu percebo o que dizes, é relativamente fácil fugir. E é por ser fácil fugir que acontece tanto. Eish, que exagero. Os meios não justificam os fins. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 6 Dezembro 2024 (editado) Citação de Tio Hans, há 3 minutos: Eish, que exagero. Os meios não justificam os fins. Precisamente por isso é que quem o faz está com as costas quentes. É preciso ser muito descarado para ser apanhado e mesmo aí nem sempre. Portugal compara mal contra os países mais desenvolvidos da UE (países nórdicos, França, Alemanha, etc) ao nível da economia paralela. Editado 6 Dezembro 2024 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de HappyKing, há 2 minutos: Precisamente por isso é que quem o faz está com as costas quentes. É preciso ser muito descarado para ser apanhado e mesmo aí nem sempre. Portugal compara mal contra os países mais desenvolvidos da UE (países nórdicos, França, Alemanha, etc) ao nível da economia paralela. Não. E a AT, cá em Portugal, anda cada vez mais em cima disso. Há coisas que são extremamente difíceis de apanhar, é verdade, mas que não justificam câmaras de vigilância. Vamos supor que tu tens uma empresa. Se aparecer uma fatura de uma viagem a Maiorca em agosto, a AT topa. Se a tua mãe/pai/cônjuge fizer anos a uma quinta-feira e fores almoçar fora nesse dia com essa pessoa e meteres a fatura à empresa, ninguém te apanha. De qualquer forma, se meteres essa fatura à empresa, não podes deduzir o IVA e ainda pagas 10% de tributação autónoma sobre o valor da mesma. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 6 Dezembro 2024 (editado) Citação de Bashir, há 1 hora: Por alma de quem é que a tua esposa estaria a conduzir o carro da empresa? Trabalha lá? Era em trabalho? Citação de Che, há 1 hora: Por alma de quem é que vais dizer que era a esposa que ia ao volante? Citação de PRFA47, há 49 minutos: Por alma de quem é que a tua esposa ia a conduzir???? 😂😂😂😂 Citação de smashing_pumpkin, há 39 minutos: Consegui imaginar a parte de seres dono da empresa, a da esposa está mais difícil. chorem, já mandei vir um tesla, e este ano não há uamentos pra ninguém Editado 6 Dezembro 2024 por Plagio o Original 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de HappyKing, há 25 minutos: Certo, e depois as câmaras do restaurante de Bora-Bora mostravam ele a lá entrar com a mulher ou a família. Mas eu percebo o que dizes, é relativamente fácil fugir. E é por ser fácil fugir que acontece tanto. Nem os fins juatificam os meios nem o Estado Portugues tem autoridade para pedir isso a Polinesia Francesa Citação de HappyKing, há 13 minutos: Precisamente por isso é que quem o faz está com as costas quentes. É preciso ser muito descarado para ser apanhado e mesmo aí nem sempre. Portugal compara mal contra os países mais desenvolvidos da UE (países nórdicos, França, Alemanha, etc) ao nível da economia paralela. Isto que estamos a falar nao é economia paralela… economia paralela sao biscates, trafico de droga (entre outros) ou o senhor do cafe nao facturar o teu pequeno almoco. Despesas das empresas por mais moralmente erradas que estejam nao sao parte da economia paralela. Alias em teoria ate tens de ter factura de todas essas despesas. Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de Tio Hans, há 27 minutos: Não. E a AT, cá em Portugal, anda cada vez mais em cima disso. Há coisas que são extremamente difíceis de apanhar, é verdade, mas que não justificam câmaras de vigilância. Vamos supor que tu tens uma empresa. Se aparecer uma fatura de uma viagem a Maiorca em agosto, a AT topa. Se a tua mãe/pai/cônjuge fizer anos a uma quinta-feira e fores almoçar fora nesse dia com essa pessoa e meteres a fatura à empresa, ninguém te apanha. De qualquer forma, se meteres essa fatura à empresa, não podes deduzir o IVA e ainda pagas 10% de tributação autónoma sobre o valor da mesma. Mas tens desconto no IRC. O Happy tem razão aqui. Embora seja utópico pensar que existe uma maneira "saudável" de controlar essas situações. Citação de Burkina2008, há 23 minutos: Nem os fins juatificam os meios nem o Estado Portugues tem autoridade para pedir isso a Polinesia Francesa Isto que estamos a falar nao é economia paralela… economia paralela sao biscates, trafico de droga (entre outros) ou o senhor do cafe nao facturar o teu pequeno almoco. Despesas das empresas por mais moralmente erradas que estejam nao sao parte da economia paralela. Alias em teoria ate tens de ter factura de todas essas despesas. Tens de ter faturas de todas as despesas...relacionadas com a atividade. Se fores jantar fora e pedes fatura com NIF da empresa, está errado. Estás a fugir aos impostos. Podem dar as voltas que quiserem, a realidade é esta. Compartilhar este post Link para o post
Rain Dog Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de Tibraco, há 7 minutos: Tens de ter faturas de todas as despesas...relacionadas com a atividade. Se fores jantar fora e pedes fatura com NIF da empresa, está errado. Estás a fugir aos impostos. Podem dar as voltas que quiserem, a realidade é esta. hein? Comida conta, e bem, como despesa da empresa Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 6 Dezembro 2024 (editado) Citação de Tio Hans, há 47 minutos: E a AT, cá em Portugal, anda cada vez mais em cima disso. E, ainda assim, segundo aquela tese, eles conseguem alocar em média 36 por cento das despesas pessoais e 31 por cento das despesas em casa à empresa. Editado 6 Dezembro 2024 por HappyKing Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de Rain Dog, há 1 minuto: hein? Comida conta, e bem, como despesa da empresa As refeições são consideradas despesas mas é das zonas mais cinzentas que existem. Se tiveres uma refeição com um cliente/fornecedor, se pagares um jantar aos teus colaboradores, considera-se que faz parte da atividade. Se fores jantar fora com a tua mulher, na prática é impossivel a AT, ou o contabilista, saber se isso é verdade ou mentira. Mas lá porque é impossivel averiguar essa veracidade, não está certo que o faças. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 35 minutos: Isto que estamos a falar nao é economia paralela… economia paralela sao biscates, trafico de droga (entre outros) ou o senhor do cafe nao facturar o teu pequeno almoco. Despesas das empresas por mais moralmente erradas que estejam nao sao parte da economia paralela. Alias em teoria ate tens de ter factura de todas essas despesas. Sim, eu não queria dizer economia paralela. Eu queria referir estas manobras mais ou menos evidentes de fugir aos impostos devidos. Compartilhar este post Link para o post
hugoooo_17 Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de Plagio o Original, há 2 horas: Imaginem que eu sou dono de uma empresa e tenho um leasing de um carro feito pela empresa Se a minha esposa tiver um acidente de viação (está tudo bem com a esposa) e destroi o carro todo, posso me estar a cagar pq é da empresa? Mandamos vir outro? o carro não sei mas a esposa aproveita o acidente, finge a morte, muda o nome para debora e foge com o berto do talho para niteroi. 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de HappyKing, há 33 minutos: E, ainda assim, segundo aquela tese, eles conseguem alocar em média 36 por cento das despesas pessoais e 31 por cento das despesas em casa à empresa. Sim porque uma coisa é o que alguem estima pu pensa…agora provar que efectivamente essas despesas nao sao parte da actividade da empresa é muito dificil/impossivel O mesmo acontece com muitas empresas que dao carro a quem la trabalha. Sim o carro serve para ir de casa para o trabalho mas tambem serve para ir de ferias ou para coisas pessoais. A nivel de contabilidade empresarial entra a gasolina e as portagens todas (regra geral nas contas da empresa). É bom para o trabalhador porque fica com carro gasolina e portagens pagas e é bom para a empresa que enfia mas gastos…não são apenas os donos das empresas que aproveitam, sao todos os que podem. E quem nao o faz é apenas porque nao pode. Dito isto posso dizer que a realidade na Alemanha a nivel de PMEs é igual ou ainda pior que em Portugal. A diferença é que existem suficientes multinacionais a pagar impostos que acabam por compensar(ap contrario de PT) Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 6 Dezembro 2024 (editado) Citação de Tibraco, há 53 minutos: As refeições são consideradas despesas mas é das zonas mais cinzentas que existem. Se tiveres uma refeição com um cliente/fornecedor, se pagares um jantar aos teus colaboradores, considera-se que faz parte da atividade. Se fores jantar fora com a tua mulher, na prática é impossivel a AT, ou o contabilista, saber se isso é verdade ou mentira. Mas lá porque é impossivel averiguar essa veracidade, não está certo que o faças. Acho que ninguem afirmou que moralmente nao esta errado, mas sendo algo que nao se consegue comprovar continua a ser “legal” aos olhos do Estado/AT Editado 6 Dezembro 2024 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 6 Dezembro 2024 Nem tudo é perdido para o estado. Em vez de irem ao tasco comer a diária por 10€ com prato, sobremesa e café que o dono não passa fatura sempre vao almoçar a restaurantes de média/alta gama e pedem a fatura que o restaurante vê-se obrigado a declarar. Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 3 horas: Acho que ninguem afirmou que moralmente nao esta errado, mas sendo algo que nao se consegue comprovar continua a ser “legal” aos olhos do Estado/AT Daí a criação da TA. Um imposto que, de resto, faz todo o sentido. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 6 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 3 horas: Sim porque uma coisa é o que alguem estima pu pensa…agora provar que efectivamente essas despesas nao sao parte da actividade da empresa é muito dificil/impossivel O mesmo acontece com muitas empresas que dao carro a quem la trabalha. Sim o carro serve para ir de casa para o trabalho mas tambem serve para ir de ferias ou para coisas pessoais. A nivel de contabilidade empresarial entra a gasolina e as portagens todas (regra geral nas contas da empresa). É bom para o trabalhador porque fica com carro gasolina e portagens pagas e é bom para a empresa que enfia mas gastos…não são apenas os donos das empresas que aproveitam, sao todos os que podem. E quem nao o faz é apenas porque nao pode. Dito isto posso dizer que a realidade na Alemanha a nivel de PMEs é igual ou ainda pior que em Portugal. A diferença é que existem suficientes multinacionais a pagar impostos que acabam por compensar(ap contrario de PT) Nunca percebi porque é que é bom para as emrpesas se o dinheiro sai na mesma para pagar essa despesa. Alguém que me clarifique sff Compartilhar este post Link para o post