Ir para conteúdo
What

Tópico da Política, Ambiente e Economia

Publicações recomendadas

Citação de Ghelthon, há 7 horas:

Ninguém gosta de pagar mais impostos do que aqueles que tem de pagar,

E o que se considera "aqueles que tem de pagar"? Os que não dá para  ""optimizar""? Essa otimização não constitui, já, uma fuga a esses impostos que, em teoria, se teriam que pagar?

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 34 minutos:

Há alguém que paga para meter ar nos pneus.

Só para dizer que há sim senhor e é a população toda do reino unido que aqui as bombas cobram moedinha para usar a pistola de ar 😭

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 30 minutos:

(1) Quem é que paga mais impostos do que aqueles que tem de pagar?

(2) Com que contabilistas é que andas a falar? O papel deles é fazer a contabilidade dos seus clientes ou dos seus patrões. Essas coisas dos impostos são a área dos fiscalistas. Sendo certo que há muitos contabilistas que metem o pé em seara alheia.

Conhecer os meandros do crime?

'O quê?? lol

Citação de HappyKing, há 18 minutos:

E o que se considera "aqueles que tem de pagar"? Os que não dá para  ""optimizar""? Essa otimização não constitui, já, uma fuga a esses impostos que, em teoria, se teriam que pagar?

Tu tens a noção do que estás a dizer? Quantos exemplos queres de otimização fiscal? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 9 minutos:

'O quê?? lol

Tu tens a noção do que estás a dizer? Quantos exemplos queres de otimização fiscal? 

Eu não disse que era fuga ao fisco. Mas se tu fazes uma otimização é porque no cenário dito normal irias pagar X impostos e com essa otimização passas a pagar X-Y seja Y o valor que for entre 0.01 e X. Ou seja, o objetivo desta medida é fugires ao pagamento de X (não seriam isto os impostos devidos, a situação default?) e passares a pagar X-Y.

Acho que fui bastante claro. 

Editado por HappyKing

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 9 minutos:

'O quê?? lol

O quê, o quê? Não sabes a diferença entre contabilidade e fiscalidade?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

Eu não disse que era fuga ao fisco. Mas se tu fazes uma otimização é porque no cenário dito normal irias pagar X impostos e com essa otimização passas a pagar X-Y seja Y o valor que valor entre 0 e X. Ou seja, o objetivo desta medida é fugires ao pagamento de X (não seriam isto os impostos devidos, a situação default?) e passares a pagar X-Y.

Acho que fui bastante claro. 

Epá, não é nada assim que funciona. 

Pá, eu posso tentar explicar mas não sei os conhecimentos que tens sobre esta matéria. Tens noção, por exemplo, da diferença entre Resultado Liquido e Resultado Fiscal?

Citação de Descartes, Agora:

O quê, o quê? Não sabes a diferença entre contabilidade e fiscalidade?

Claro que não. Não é o meu trabalho, nem nada. Tu sabes que quem entrega as declarações FISCAIS são os contabilistas certificados, certo? Só para eu perceber o ponto em que nos encontramos nesta conversa.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 4 minutos:

Epá, não é nada assim que funciona. 

Pois não. Tu fazes uma otimização fiscal com o intuito de pagares mais impostos e não menos, pois claro. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 minutos:

Pois não. Tu fazes uma otimização fiscal com o intuito de pagares mais impostos e não menos, pois claro. 

E tu descreves isso como uma "fuga". 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 3 minutos:

Claro que não. Não é o meu trabalho, nem nada. Tu sabes que quem entrega as declarações FISCAIS são os contabilistas certificados, certo? Só para eu perceber o ponto em que nos encontramos nesta conversa.

Sim, e então? Os impostos têm tratamento contabilístico.

Mas aqui estamos a falar de estratégias de otimização fiscal. O que é outra coisa. Até porque os normativos contabilísticos são diferentes dos normativos fiscais. Uma coisa é o Sistema de Normalização Contabilístico (SNC) e outra, completamente diferente e que recorre a competências distintas, é o Código Tributário. Como muito bem sabes.

Tu até podes exercer ambas as competências mas são dois papéis diferentes. Na qualidade de consultor fiscal dizes ao cliente que é boa ideia colocar a fatura da festa de aniversário da filha nas despesas da empresa; na qualidade de contabilista registas a dita despesa nas contas da empresa.

Compartilhar este post

Link para o post

É a contabilidade e o direito: os cursos que ensinam as pessoas a serem colaboracionistas de classe, os cursos dos reaccionários, serão os primeiros a ir à parede pra serem fuzilados

Editado por Plagio o Original

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 1 minuto:

Sim, e então? Os impostos têm tratamento contabilístico.

Mas aqui estamos a falar de estratégias de otimização fiscal. O que é outra coisa. Até porque os normativos contabilísticos são diferentes dos normativos fiscais. Uma coisa é o Sistema de Normalização Contabilístico (SNC) e outra, completamente diferente e que recorre a competências distintas, é o Código Tributário. Como muito bem sabes.

Tu até podes exercer ambas as competências mas são dois papéis diferentes. Na qualidade de consultor fiscal dizes ao cliente que é boa ideia colocar a fatura da festa de aniversário da filha nas despesas da empresa; na qualidade de contabilista registas a dita despesa nas contas da empresa.

Quem é que faz o apuramento do IRC? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 1 minuto:

Quem é que faz o apuramento do IRC? 

O contabilista.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 6 minutos:

E tu descreves isso como uma "fuga". 

Fuga no sentido de escapar aquele pagamento. Mas é igual o termo que dás. Eu só queria que o Ghelton respondesse o que são os impostos "aqueles que tem de pagar". 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 11 minutos:

O contabilista.

Ora bem. E é uma competência exclusiva dos contabilistas certificados. Um fiscalista pode emitir um parecer sobre um determinado assunto, mas o CC é que faz os cálculos e preenche a modelo 22. Até porque caso exista algun erro, é ele que é responsabilizado.

Diga-se que 99% das empresas não lidam com fiscalistas.

Portanto, dizeres que quem trata dos impostos são os fiscalistas não faz sentido. 

Citação de HappyKing, há 13 minutos:

Fuga no sentido de escapar aquele pagamento. Mas é igual o termo que dás. Eu só queria que o Ghelton respondesse o que são os impostos "aqueles que tem de pagar". 

Mas isso tem uma conotação negativa. Se souberes o que são "incentivos fiscais", vais perceber que não faz sentido falar em fuga. Podes aumentar o CS e tens um beneficio fiscal , por exemplo. Podes investir em fundos de investigação e, novamente, beneficias de um incentivo fiscal. Isto além de não ser ilegal, é incentivado pelo estado lol

Portanto, existe otimização fiscal que vai muito para lá de meter uma fatura indevida de almoço. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 27 minutos:

Vou te dar um exemplo que se aplica a mim e muitos outros emigrantes. Se voltasse a Portugal presumo que tivesse que me candidatar ou inscrever no programa regressar para pagar menos impostos. A situação default para um emigrante a regressar seria, presumo, não estar nesse programa, e a optimização fiscal seria pagar esses impostos devidos com o desconto associado ao programa. Fraude fiscal seria um gajo qualquer estar em Portugal a viver com a morada fiscal em França e depois mudar para Portugal só quando se enquadrasse no programa regressa

Edit: o tribaco reagiu com um concordo por isso posso estar errado

Editado por Sandes.
  • Like 2
  • Haha 4
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 9 minutos:

A situação default para um emigrante a regressar seria, presumo, não estar nesse programa

Aí estamos a falar de um programa do governo que incentiva a esse regresso. Não me parece o melhor exemplo. O que eu digo é: se entras naquela perspetiva de abrir empresa unipessoal e pagas a creche e o que mais houver com aquele dinheiro em princípio estás a fazer uma otimização fiscal cujo objetivo, ou um deles, é pagares menos impostos do que na situação normal. O que eu disse ou questionei apenas foi quais eram "aqueles impostos que tínhamos de pagar" usando a expressão do Ghelton. Se os da situação normal ou após a creche e afins serem pagos. 

Mas sinto que já andamos aqui em círculos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tibraco, há 48 minutos:

Ora bem. E é uma competência exclusiva dos contabilistas certificados. Um fiscalista pode emitir um parecer sobre um determinado assunto, mas o CC é que faz os cálculos e preenche a modelo 22. Até porque caso exista algun erro, é ele que é responsabilizado.

Diga-se que 99% das empresas não lidam com fiscalistas.

Portanto, dizeres que quem trata dos impostos são os fiscalistas não faz sentido.

Eu não disse que são os fiscalistas que tratam dos impostos. Muito pelo contrário. Disse que " Os impostos têm tratamento contabilístico."

O que eu disse, e que te induziu em erro,  foi que "Essas coisas dos impostos são a área dos fiscalistas.". Sendo que, por "essas coisas" estava a referir-me às estratégias de otimização fiscal. Que era o assunto que estava a ser aqui discutido.

Citação de Tibraco, há 48 minutos:

Mas isso tem uma conotação negativa. Se souberes o que são "incentivos fiscais", vais perceber que não faz sentido falar em fuga. Podes aumentar o CS e tens um beneficio fiscal , por exemplo. Podes investir em fundos de investigação e, novamente, beneficias de um incentivo fiscal. Isto além de não ser ilegal, é incentivado pelo estado lol

Portanto, existe otimização fiscal que vai muito para lá de meter uma fatura indevida de almoço. 

Esta conversa não está a ser comigo mas acho que vale a pena fazer um ponto de ordem à mesa. Ninguém está contra medidas de otimização fiscal que estejam devidamente previstas na Lei e que, muitas vezes, são desconhecidas dos contribuintes. Sejam eles indivíduos ou empresas.

O que se critica são medidas abusivas e que configuram fraude fiscal. Que, incorretamente, têm sido colocadas no mesmo bolo, chamando a tudo "otimização fiscal". E que, na prática, só contribui para branquear a fraude ou diabolizar a otimização fiscal, dependendo do posicionamento de quem se pronuncia.

O teu primeiro parágrafo está correto, tal como o post do @Sandes. e vários outros exemplos que aqui têm sido colocados.

O erro está no segundo parágrafo. Quando se designam igualmente práticas que configuram crimes como otimização fiscal.

Está errado dizer que a otimização fiscal vai para além de meter uma fatura indevida de almoço. Porque meter uma fatura indevida de almoço não é otimização fiscal. É fraude fiscal.

Editado por Descartes
  • Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 1 hora:

Eu, pessoalmente, considero a "fuga" como um acto ilícito, fora da lei, como inventar deslocações para sacar dinheiro em KMS ou meter as férias do macaco na sad do Porto. Usar formas legais para poupar em impostos, no limite, todos fazemos. Basta procurarmos uma bomba de gasolina mais barata para atestar o depósito e pagar menos IVA e isp.

Relativamente à questão dos contabilistas e dos fiscalistas, 99% dos contabilistas certificados não percebe um boi de fiscalidade (e há muitos que nem de contabilidade percebem).

Cumprimentos,

Um contabilista certificado que dorme com uma consultora fiscal há muitos anos.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Tio Hans, há 4 minutos:

Um contabilista certificado que dorme com uma consultora fiscal há muitos anos.

Quero ver o Tibraco a ultrapassar esta fasquia. 😁

• Haha 6

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 3 minutos:

Quero ver o Tibraco a ultrapassar esta fasquia. 😁

Vamos lá ver quem vai ganhar o maior argumento de autoridade

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 2 horas:

Maximizar as deduções no IRS é uma forma de optimização fiscal.

Duas pessoas com o mesmo salário, mesmo estado civil, mesmo numero de filhos, tudo igual, podem pagar diferentes valores de IRS.

Se uma delas maximizar as deduções, paga menos do que o outro.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Plagio o Original, há 24 minutos:

Vamos lá ver quem vai ganhar o maior argumento de autoridade

Tu. A tua transformação burguesa só pode ser fruto de otimizações fiscais imaculadas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Descartes, há 39 minutos:

Eu não disse que são os fiscalistas que tratam dos impostos. Muito pelo contrário. Disse que " Os impostos têm tratamento contabilístico."

O que eu disse, e que te induziu em erro,  foi que "Essas coisas dos impostos são a área dos fiscalistas.". Sendo que, por "essas coisas" estava a referir-me às estratégias de otimização fiscal. Que era o assunto que estava a ser aqui discutido.

Esta conversa não está a ser comigo mas acho que vale a pena fazer um ponto de ordem à mesa. Ninguém está contra medidas de otimização fiscal que estejam devidamente previstas na Lei e que, muitas vezes, são desconhecidas dos contribuintes. Sejam eles indivíduos ou empresas.

O que se critica são medidas abusivas e que configuram fraude fiscal. Que, incorretamente, têm sido colocadas no mesmo bolo, chamando a tudo "otimização fiscal". E que, na prática, só contribui para branquear a fraude ou diabolizar a otimização fiscal, dependendo do posicionamento de quem se pronuncia.

O teu primeiro parágrafo está correto, tal como o post do @Sandes. e vários outros exemplos que aqui têm sido colocados.

O erro está no segundo parágrafo. Quando se designam igualmente práticas que configuram crimes como otimização fiscal.

Está errado dizer que a otimização fiscal vai para além de meter uma fatura indevida de almoço. Porque meter uma fatura indevida de almoço não é otimização fiscal. É fraude fiscal.

Já percebi o teu ponto. De facto, entendi mal.

Mas eu fui o primeiro a criticar a tal fatura. Obviamente que esse exemplo não é otimização nenhuma. Existe é um sem fim de medidas que visam essa mesma otimização. 

Quanto ao Tio Hans, foi bastante injusto para com a nossa classe profissional e falhou no Dever de Lealdade. Vou fazer queixa dele à Ordem.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ghelthon, há 12 minutos:

Maximizar as deduções no IRS é uma forma de optimização fiscal.

Duas pessoas com o mesmo salário, mesmo estado civil, mesmo numero de filhos, tudo igual, podem pagar diferentes valores de IRS.

Se uma delas maximizar as deduções, paga menos do que o outro.

Verdade. Desde que não se coloque a fatura das compras do mês no Continente só porque lá estava um caderno e uma esferográfica para maximizar as deduções com despesas com educação. Porque, afinal, isso passa a ser um problema da AT e só não faz quem não pode.

Citação de Tibraco, há 1 minuto:

Quanto ao Tio Hans, foi bastante injusto para com a nossa classe profissional e falhou no Dever de Lealdade. Vou fazer queixa dele à Ordem.

ch*pa Tio!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de HappyKing, há 9 minutos:

Tu. A tua transformação burguesa só pode ser fruto de otimizações fiscais imaculadas.

A única coisa de que se falou aqui que eu recebi foi dinheiro em kms, quando estava a começar, e aí ou recebia em kms ou não recebia. Mas dps fui embora e a partir daí recebi sempre tudo no rendimento base 😎 e não me queixo dos impostos 😎 nunca optimizei os meus impostos 😎 não recebi o irs jovem por um ou dois anos de diferença 😎 pago sempre tudo certinho 😎

Em vez de me queixar com os impostos e me focar nas optimizações, verguei a mola, como diz o nosso querido amigo @Che

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora

• Criar Novo...