Descartes Publicado 9 Dezembro 2024 E esta pérola? "O ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro assumiu hoje que, ao longo dos 30 anos de vida pública, tomou algumas decisões “de forma ilegal”, mas que “ilegalidade não é crime”. " Ele até tem razão factual mas fica tão mal dizer-se isto assim... A notícia completa aqui: https://desporto.sapo.pt/atualidade/artigos/herminio-loureiro-antigo-presidente-da-liga-de-clubes-assume-ter-tomado-decisoes-ilegais-ao-longo-da-vida-publica?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques 3 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 9 Dezembro 2024 continuamos com o tema moralismo/legal Eu posso achar que ir jantar com um cliente e ir a um restaurante normal e gastar 100 euros ou posso ir a outro tipo de restaurante e gastar 1000. Nao me lembro como é em Portugal mas em varios paises estes cargos nao teem limitacao fiscal…ambos os casos sao legais mais um pode nao ser moral Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: continuamos com o tema moralismo/legal Eu posso achar que ir jantar com um cliente e ir a um restaurante normal e gastar 100 euros ou posso ir a outro tipo de restaurante e gastar 1000. Nao me lembro como é em Portugal mas em varios paises estes cargos nao teem limitacao fiscal…ambos os casos sao legais mais um pode nao ser moral Não é disso que estamos a falar. Estamos a falar de ires jantar com a tua mulher no dia do seu aniversário (ou do teu) por 100 euros, ou 1000 euros, ou 20 euros e contabilizares essa despesa nas contas da empresa. Compartilhar este post Link para o post
Duda34 Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Descartes, há 15 minutos: E esta pérola? "O ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro assumiu hoje que, ao longo dos 30 anos de vida pública, tomou algumas decisões “de forma ilegal”, mas que “ilegalidade não é crime”. " Ele até tem razão factual mas fica tão mal dizer-se isto assim... A notícia completa aqui: https://desporto.sapo.pt/atualidade/artigos/herminio-loureiro-antigo-presidente-da-liga-de-clubes-assume-ter-tomado-decisoes-ilegais-ao-longo-da-vida-publica?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques Depende da ilegalidade. E, a ser crime, temos aqui um belo dolo direto agravador da sanção. Grande Hermínio! Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Dezembro 2024 9/10 Se estivesse o Burkina no lugar do Silvares era perfeito. Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Plagio o Original, há 22 minutos: Lindo menino. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Duda34, há 2 minutos: Depende da ilegalidade. E, a ser crime, temos aqui um belo dolo direto agravador da sanção. Grande Hermínio! Ainda utiliza a cartada do "eu não sabia que isso não se podia fazer". Afinal o homem tem pareceres jurídicos. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Descartes, há 10 minutos: Não é disso que estamos a falar. Estamos a falar de ires jantar com a tua mulher no dia do seu aniversário (ou do teu) por 100 euros, ou 1000 euros, ou 20 euros e contabilizares essa despesa nas contas da empresa. entao diz onde é que alguem disse que isso era legal ou moralmente correcto. o que todos os comentarios dizem é que é ilegal mas muitos fazem porque a AT tem pouco ou nenhum poder para provar que a despesa não é fraude fiscal. Ou seja isto é um ponto mudo. Os contabilistas/fiscalistas sabendo disso, ilegalmente e em conivencia com a empresa enfiam despesas a torto e a direito. Ao fim ao cabo o mesmo que quem vai na autoestrada a 140km hora. É ilegal mas em 99,9% dos casos nao vai ser apanhado. Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 1 minuto: entao diz onde é que alguem disse que isso era legal ou moralmente correcto. o que todos os comentarios dizem é que é ilegal mas muitos fazem porque a AT tem pouco ou nenhum poder para provar que a despesa não é fraude fiscal. Ou seja isto é um ponto mudo. Os contabilistas/fiscalistas sabendo disso, ilegalmente e em conivencia com a empresa enfiam despesas a torto e a direito. Ao fim ao cabo o mesmo que quem vai na autoestrada a 140km hora. É ilegal mas em 99,9% dos casos nao vai ser apanhado. Por isso é que eu disse que não era disso que se estava a falar. Só tu é que estás a bater na tecla da Moralidade vs Legalidade. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 9 Dezembro 2024 (editado) Citação de Descartes, há 14 minutos: Por isso é que eu disse que não era disso que se estava a falar. Só tu é que estás a bater na tecla da Moralidade vs Legalidade. entao ainda bem que estamos conversados quem o faz vai continuar a fazer e a ficar impune e quem nao pode, continuar a insurgir se sem sucesso contra algo que mesmo sabendo que esta errado, nåo conseguem provar Editado 9 Dezembro 2024 por Burkina2008 Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de HappyKing, há 8 minutos: Lindo menino. Como me sinto 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 10 minutos: entao ainda bem que estamos conversados quem o daz vai continuar a fazer e a ficar impune e quem nao pode continuar a insurgir se sem sucesso contra algo que nao mesmo sabendo wue esta errado nao conseguem provar Pois. Estamos conversados. Mas faz sentido continuar a dizer-se que essas práticas são incorretas. Em termos morais e legais. Para não se instalar a ideia de que não faz mal porque todos fazem. E que quem não faz ou não pode ou é burro. Numa lógica de que vergonha não é roubar, é ser apanhado a roubar. 1 Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Descartes, há 22 minutos: Pois. Estamos conversados. Mas faz sentido continuar a dizer-se que essas práticas são incorretas. Em termos morais e legais. Para não se instalar a ideia de que não faz mal porque todos fazem. E que quem não faz ou não pode ou é burro. Numa lógica de que vergonha não é roubar, é ser apanhado a roubar. Eu nunca o fiz por diversas razões que nada teem que ver com a moral da coisa (até porque cada um sabe de si). Agora decididamente nao vou perder tempo a denunciar algo que não consigo provar que esta errado ou mudar. Continuo a dizer que ainda estou para conhecer o primeira pessoa de idade maior que não “optimizou” fiscalmente a sua vida. Foi um senhor arranjar la algo a casa sem factura, vai fazer as unhas a um sitio que nao passa factura, mete despesas escolares no IRS (que nao o sao), vai jantar com a mulher e mete nas despesas da empresa, recebe parte do ordenado em “despesas de viagem”. Aquele que nunca cometeu nenhum destes e outros casos pode de facto apregoar que “vergonha é roubar e nao ser apanhado a roubar”. O resto sao falsos moralistas Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 5 minutos: Foi um senhor arranjar la algo a casa sem factura, vai fazer as unhas a um sitio que nao passa factura, mete despesas escolares no IRS (que nao o sao), vai jantar com a mulher e mete nas despesas da empresa, recebe parte do ordenado em “despesas de viagem”. Nunca fiz nada disso Um chaleco moral! Não venham chorar com a classe operária depois a falar da economia paralela Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Plagio o Original, há 7 minutos: Nunca fiz nada disso Pois eu ja. Ja me fizeram biscates em casa onde nao passaram factura e a minha mulher em Italia no sitio onde lhe fazem as unhas acho que nem sabem o que uma factura 'e.... Compartilhar este post Link para o post
Jimpo Publicado 9 Dezembro 2024 Não pagar IVA em festas nem IMI é moralmente aceite porque está na lei? Ou é otimização fiscal? 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Burkina2008, há 12 minutos: Eu nunca o fiz por diversas razões que nada teem que ver com a moral da coisa (até porque cada um sabe de si). Agora decididamente nao vou perder tempo a denunciar algo que não consigo provar que esta errado ou mudar. Continuo a dizer que ainda estou para conhecer o primeira pessoa de idade maior que não “optimizou” fiscalmente a sua vida. Foi um senhor arranjar la algo a casa sem factura, vai fazer as unhas a um sitio que nao passa factura, mete despesas escolares no IRS (que nao o sao), vai jantar com a mulher e mete nas despesas da empresa, recebe parte do ordenado em “despesas de viagem”. Aquele que nunca cometeu nenhum destes e outros casos pode de facto apregoar que “vergonha é roubar e nao ser apanhado a roubar”. O resto sao falsos moralistas Não se trata de denunciar. Isso até acaba por ser mesquinho. Trata-se apenas de reconhecer que são práticas incorretas. Que contornam a Lei e moralmente criticáveis. E sendo certo que todos as praticam, uns mais, outros menos, não considero que se trata de falsos moralismos. Pelo menos da parte daqueles que têm consciência que estão a praticar atos criticáveis, que é o meu caso. Claro que já recorri a serviços sem fatura. Claro que já contribuí para fraudes fiscais ao não solicitar fatura em tudo o que consumo. Claro que já circulei em excesso de velocidade ou estacionei onde não era permitido. E tantas outras coisas que todos fazemos no dia a dia. Onde é que se traça a fronteira do socialmente admissível e do inconcebível? Nem sei bem. Acho que depende muito do contexto. Compartilhar este post Link para o post
Burkina2008 Publicado 9 Dezembro 2024 Citação de Descartes, há 1 minuto: Não se trata de denunciar. Isso até acaba por ser mesquinho. Trata-se apenas de reconhecer que são práticas incorretas. Que contornam a Lei e moralmente criticáveis. E sendo certo que todos as praticam, uns mais, outros menos, não considero que se trata de falsos moralismos. Pelo menos da parte daqueles que têm consciência que estão a praticar atos criticáveis, que é o meu caso. Claro que já recorri a serviços sem fatura. Claro que já contribuí para fraudes fiscais ao não solicitar fatura em tudo o que consumo. Claro que já circulei em excesso de velocidade ou estacionei onde não era permitido. E tantas outras coisas que todos fazemos no dia a dia. Onde é que se traça a fronteira do socialmente admissível e do inconcebível? Nem sei bem. Acho que depende muito do contexto. Pois mas ai 'e que esta. Um portugues medio que ganhe os seus 30,000 ano, vai ao mecanico porque o carro f*deu...a factura com IVA sao 5000, sem IVA sao 4000 (so para arredondar), ele e o mecanico defraudaram o estado em 1000 Euros. O dono de uma PME, vai no aniversario da mulher para Paris e gastam 5000 Euros que metem nos custos da empresa, ficando assim a defraudar o estado no imposto correspondente se esse lucro tivesse sido taxado 1000 Euros tambem contas redondas. Um 'e mais aceitavel do que o outro? E o Joaquim do cafe, que nao regista nenum dos 1000 cafes que vende diariamente, defraudando o estado em mais ou menos 40,000 Euros ano...mas coitado nao 'e um "empresario" 'e apenas um negocio familiar, um cafezinho de bairro. Eu nao me indigno contra quem recebe qualquer subisidio estatal (RSI, desemprego, o crl que o f*da) de forma indevida (sao uma gota no oceano). Custava mais aos contribuintes controlar esses casos do que o que se ganhava com isso. A logica 'e semelhante nos outros casos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Descartes Publicado 10 Dezembro 2024 (editado) Citação de Burkina2008, há 34 minutos: Pois mas ai 'e que esta. Um portugues medio que ganhe os seus 30,000 ano, vai ao mecanico porque o carro f*deu...a factura com IVA sao 5000, sem IVA sao 4000 (so para arredondar), ele e o mecanico defraudaram o estado em 1000 Euros. O dono de uma PME, vai no aniversario da mulher para Paris e gastam 5000 Euros que metem nos custos da empresa, ficando assim a defraudar o estado no imposto correspondente se esse lucro tivesse sido taxado 1000 Euros tambem contas redondas. Um 'e mais aceitavel do que o outro? E o Joaquim do cafe, que nao regista nenum dos 1000 cafes que vende diariamente, defraudando o estado em mais ou menos 40,000 Euros ano...mas coitado nao 'e um "empresario" 'e apenas um negocio familiar, um cafezinho de bairro. Eu nao me indigno contra quem recebe qualquer subisidio estatal (RSI, desemprego, o crl que o f*da) de forma indevida (sao uma gota no oceano). Custava mais aos contribuintes controlar esses casos do que o que se ganhava com isso. A logica 'e semelhante nos outros casos. Para mim são as 3 situações inaceitáveis. Aceitável é o cliente do Joaquim que vai todos os dias beber um café e não pede fatura sabendo perfeitamente que ele não vai declarar a receita de cerca de 300 euros anuais, em números redondos. Ou o cliente do mecânico que lhe paga 50 euros por ele ter ido desempanar o carro que ficou sem bateria. Na situação do dono da PME que vai para Paris a título pessoal e mete as despesas na conta da empresa nem consigo imaginar uma situação que seja aceitável. Mas já admiti que é difícil traçar a fronteira. Editado 10 Dezembro 2024 por Descartes Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 10 Dezembro 2024 Há uns anos, mas já sendo obrigatório os programas de faturação serem certificados, quase todos tinham uma coisa oculta que era o "Semáforo". Quando vão a um restaurante, a consulta de mesa era certificada. Para x€ em consultas de mesa tem que haver x€ em faturação. O que acontecia era que, quem não pedisse fatura, os programas tinham um botão oculto que pagava todos os registos da consulta de mesa e assim não aparecia no SAF-T no final do mês Compartilhar este post Link para o post
Lip McBoatface Publicado 10 Dezembro 2024 Estão há dias a discutir esta questão e não creio ter visto discussões sobre o que acho que deve ser o cerne da discussão: Qual é a meta/objectivo dessa tributação? Qual é a razão para tratar esses gastos empresariais como algo tributado de forma diferente do indivíduo? E pergunto isto genuinamente. Quem sabe, talvez estas leis tenham sido em prol de muito lobbying de modo a criar loopholes para uma classe social. E quanto aos objectivos, se olharmos para exemplos que deram (pagar o almoço da família ao sábado? pagar a gasolina em Agosto até ao Algarve com o carro da empresa? criar mecanismos de redução de balanços contabilísticos de IRC tributáveis ao poder gerar formas inúmeras de incluir gastos?), qual é modo em que devemos utilizar este método que beneficia o coletivo melhor? A ver se podemos discutir isto, porque a conversa facilmente se tornou num espaço para o pessoal se fazer sentir bem ao acusar outros ou praticar auto-perdões, não estou a aprender muito com isso. Compartilhar este post Link para o post
Plagio o Original Publicado 10 Dezembro 2024 Citação de Lip McBoatface, há 8 minutos: A ver se podemos discutir isto, porque a conversa facilmente se tornou num espaço para o pessoal se fazer sentir bem ao acusar outros ou praticar auto-perdões, não estou a aprender muito com isso. Desculpe lá se não somos uma companhia intelectualmente estimulante, doutor Compartilhar este post Link para o post
HappyKing Publicado 10 Dezembro 2024 "os jovens talentos se “inclinam mais para um desafio muito aliciante”, embora com salários inferiores, em vez de um “bom salário com um trabalho rotineiro” porque “faz parte da juventude a superação e a tentativa de superação” Concordam com isto? E já agora, sabem quem disse isto? Compartilhar este post Link para o post
Tibraco Publicado 10 Dezembro 2024 Citação de HappyKing, há 10 minutos: "os jovens talentos se “inclinam mais para um desafio muito aliciante”, embora com salários inferiores, em vez de um “bom salário com um trabalho rotineiro” porque “faz parte da juventude a superação e a tentativa de superação” Concordam com isto? E já agora, sabem quem disse isto? O ideal seria conjugar os dois mas, em caso de dúvida, dou prioridade a um salário superior. Alguém de direita, certamente. Compartilhar este post Link para o post